Eliminações vexatórias e falta de planejamento: os erros do Santa Cruz com técnicos em 2023
A desclassificação precoce do Mais Querido na Série D do Brasileiro escancara uma série de erros cometidos ao longo da temporada de 2023
A desclassificação precoce do Santa Cruz na Série D, assim como todas as decepções acumuladas ao longo de 2023, não aconteceram por acaso. É reflexo - e consequência - de uma temporada marcada por eliminações dentro de campo e péssimo planejamento fora dele. Um dos fatores para os insucessos é a contínua troca de comando técnico, o Mais Querido completou uma década que não termina sem mudanças de treinador. O último longínquo foi Zé Teodoro que passou de 2010 a 2012.
Ranielle Ribeiro
O Santa Cruz iniciou o ano sob o comando técnico de Ranielle Ribeiro que chegou com o currículo de ter conquistado o acesso com o Campinense para a Série C em 2021. Na época, o treinador tirou o peso de uma década da Raposa na quarta divisão e também conquistou o Paraibano, dando fim a um jejum de cinco anos sem título.
Na Cobra Coral, o comandante começou conquistando a vaga na Copa do Nordeste, depois de bater o Caucaia e o Botafogo-PB, na seletiva. O Tricolor teve 12 jogos sem perder no começo da temporada, porém, as atuações em campo, eram questionáveis pelo alto número de empates.
Com o passar do tempo a desconfiança se tornou reprovação, após emendar uma sequência de resultados negativos, o treinador foi demitido após a goleada sofrida diante do Fortaleza no Arruda, que culminou na desclassificação na primeira fase do Nordestão, anteriormente, a equipe coral já tinha sido eliminada da Copa do Brasil, pelo América-MG. No total, o técnico dirigiu o Santa Cruz em 21 partidas, com seis vitórias, 10 empates e cinco derrotas - 44% de aproveitamento.
Felipe Conceição
O sucessor Felipe Conceição chegou ao Mais Querido cercado de desconfiança, principalmente, pela fraca campanha realizada no rival Náutico na temporada passada. O comandante desembarcou com a missão de apagar o incêndio do clube e conquistar a vaga da Série D via estadual. Após sofrer um revés histórico diante do Íbis, em pleno estádio do Arruda, não conseguiu garantir o calendário nacional para 2024. Além disso, a Cobra Coral amargou a eliminação diante do Petrolina, nas penalidades máxima, pelas quartas de final.
Na quarta divisão, o Santa Cruz teve boa sequência invicta e parecia que iria se classificar com antecedência, mas caiu de rendimento no segundo turno. O técnico não resistiu a derrota para o Campinense e, ainda nos vestiários, foi comunicado pela diretoria sobre sua demissão no cargo. Foram 16 jogos, 7 vitórias, cinco empates e 4 derrotas - 54,1% de aproveitamento.
Evaristo Piza
Com a missão de classificar o clube ao mata-mata da Série D, Evaristo Piza assumiu o clube restando apenas dois jogos. Após a recusa do coordenador técnico Zé Teodoro e de outros candidatos. Diante disso, o treinador chegou com objetivo principal reverter a situação do Mais Querido, conduzindo a equipe de volta às vitórias e buscando a classificação para a próxima fase da competição. Apesar do pouco tempo de treinamento, o comandante sabia que o Tricolor dependia apenas de suas forças para se classificar ao mata-mata.
No entanto, o que se viu foi um time totalmente modificado, o novo técnico optou por barrar jogadores contestados pela torcida. A passagem durou apenas 11 dias do anúncio oficial até a última partida na Série D. Somando apenas dois jogos a frente da equipe, com um empate e uma derrota - 16,66% de aproveitamento. Apesar do fracasso, o treinador se colocou à disposição para iniciar o projeto da temporada de 2023. No entanto, o comandante deve esperar uma definição das eleições presidenciais do clube, que acontecem em dezembro.
Números do Santa Cruz em 2023:
38 jogos
13 vitórias
16 empates
9 derrotas
48,24% de aproveitamento
Santa Cruz sob comando de Ranielle Ribeiro:
21 jogos
6 vitórias
10 empates
5 derrotas
44% de aproveitamento
Santa Cruz sob comando de Felipe Conceição:
16 jogos
7 vitórias
5 empates
4 derrotas
54,1% de aproveitamento
Santa Cruz sob comando de Evaristo Piza
2 jogos
1 empate
1 derrota
16,66% de aproveitamento
DP
Nenhum comentário:
Postar um comentário