São João do estado tem investimento de R$ 4,57 milhões em segurança
Para garantir a tranquilidade nos polos juninos de 2 de junho a 2 de julho, o Governo do Pernambuco aumentou em 20% o total de recursos empregados nas diárias dos profissionais das forças de segurança pública, na comparação com o São João de 2022 (Foto: Divulgação )
A Operação São João 2023, que reforça o policiamento nos focos juninos de Pernambuco, começou com um incremento de 20% no investimento do Governo do Estado. Durante um mês, as forças de segurança pública vão aumentar sua presença em cidades como Caruaru, Recife, Arcoverde, Carpina, Limoeiro, Petrolina e Serra Talhada. Ao longo de um mês, serão empregados R$ 4,57 milhões no pagamento de diárias extras aos profissionais das operativas da Secretaria de Defesa Social (SDS), que vão atuar do Litoral ao Sertão para garantir a proteção dos pernambucanos e turistas.
A Secretaria de Defesa Social e os órgãos parceiros da Operação São João 2023 realizaram o planejamento para atender a todos os pedidos, proporcionando a tranquilidade necessária às festas que estejam devidamente regularizadas. Para isso, 25.404 diárias extras foram disponibilizadas, em todas as operativas da segurança pública, tanto para o pré-São João, que se estende de 2 a 21 de junho, quanto no São João propriamente dito, entre 22 e 25 de junho, até o período pós-junino, que se dará de 26 de junho a 2 de julho.
CARUARU
Na Capital do Forró, o policiamento já tem reforço especial no entorno do Pátio do Forró Luiz Gonzaga, no Alto do Moura e no Polo Azulão, com o efetivo do 4º Batalhão e do 1º Batalhão Integrado Especializado (1º BIEsp) da Polícia Militar (PMPE). O monitoramento das vias da cidade tem o apoio de drones do Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciods), equipados com câmeras. Por sua vez, a Polícia Civil (PCPE) atenderá as ocorrências em uma Delegacia Móvel, além do plantão da 14ª Delegacia Seccional.
OUVIDORIA
A Ouvidoria da SDS também se faz presente no Pátio Luiz Gonzaga, para receber reclamações e esclarecer dúvidas dos cidadãos sobre os serviços das forças de segurança. O serviço atende, ainda, pelos telefones 181 e 0800-081-5001, assim como pelo Whatsapp (81) 99488-3455, sempre das 7h às 19h.
DELEGACIAS MÓVEIS E PLANTÕES 24 HORAS
A Polícia Civil vai contar com Delegacias Móveis no São João em Pernambuco, a exemplo do emprego nas cidades do Recife e Caruaru. Mas as delegacias dos municípios também vão redobrar o atendimento: 64 delas funcionarão em plantão 24 horas. Desse total, 24 estão na Região Metropolitana, 20 no Agreste e Zona da Mata e mais 20 no Sertão. As mulheres vão contar, ainda, com os plantões 24 horas de seis Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher, que funcionam no Recife (Santo Amaro), em Jaboatão (Prazeres), Olinda, Paulista, Caruaru e Petrolina.
Centros de Comando e Controle ativados
Para coordenar as atividades de todas as forças de segurança pública de Pernambuco, a SDS vai ativar três Centros Integrados de Comando e Controle (CICC): em Caruaru, no Recife e em Serra Talhada. Neles, haverá o videomonitoramento dos festejos juninos de todas as regiões do Estado, para que o policiamento seja utilizado nos locais e horários de maior necessidade em cada polo.
REFORÇO NO PATRULHAMENTO
A PMPE montou um esquema especial para o policiamento ostensivo de 23 rodovias estaduais pernambucanas, que dão acesso aos municípios que atraem mais visitantes no São João. Esse reforço se dará, por exemplo, nas PEs 160 (que leva a Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste), 90 (caminho para Carpina e Limoeiro) e 655 (que liga Sobradinho, na Bahia, a Petrolina, no Sertão de Pernambuco). Haverá também parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) no patrulhamento de seis BRs, como a 232, principal via de acesso a Caruaru e outras cidades do Agreste, a 408 (acesso de Recife a Carpina) e a 101 (de Goiana a Palmares).
CORREGEDORIA GERAL
Equipes da Corregedoria Geral da SDS percorrerão os principais focos de São João de Pernambuco para assegurar a boa prestação de serviço da segurança pública. Elas acompanharão qualquer ocorrência disciplinar ou criminal que tenha como autores integrantes da PMPE, PCPE, Polícia Científica, Corpo de Bombeiros Militar ou Polícia Penal. Também ativará um plantão 24 horas em sua sede, que fica na Avenida Conde da Boa Vista, nº 428, Centro do Recife. Os telefones para os quais a população pode ligar e denunciar são (81) 3184-2714 e (81) 3184-2756.
DP
Nenhum comentário:
Postar um comentário