GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sexta-feira, 2 de junho de 2023

SAÚDE

Secretaria Estadual de Saúde confirma sétimo caso de Candida auris

O paciente é um idoso de 69 anos, internado no Hospital do Tricentenário (Foto: Divulgação )


O sétimo caso do superfungo Cândida auris foi confirmado nesta quinta-feira (1º) pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE). Trata-se de um idoso de 69 anos, internado no Hospital do Tricentenário. Com a nova confirmação, Pernambuco totaliza, agora, sete casos diagnosticados, com duas altas hospitalares, em 2023. 

Os dois primeiros casos foram confirmados no dia 18 de maio, os pacientes são dois homens, de 48 e 77 anos, que foram identificados com o fungo Candida auris e continuam em observação. O terceiro caso, também de um homem, dessa vez de 66 anos, foi confirmado na segunda-feira (22), mas este já recebeu alta hospitalar. O quarto caso de Candida auris foi confirmado na última segunda-feira (29, o paciente tem 63 e é do sexo masculino. Na terça-feira (30) mais dois casos foram confirmados, a primeira vítima é uma idosa de 70 anos, que já havia recebido alta no último dia 23. O outro, é um homem de 51 anos que continua internado. 

De acordo com a SES, o novo paciente encontra-se internado e cumprindo isolamento no setor de enfermaria. O homem foi admitido no serviço “devido ao histórico de infecção do trato urinário e não apresenta repercussões clínicas decorrentes do fungo.  O diagnóstico se deu por meio da realização de exames de vigilância para casos contactantes de caso positivo. Este é o terceiro caso da Cândida auris no Hospital do Tricentenário este ano.

O Hospital Miguel Arraes estava fechado para novas internações, devido a protocolo de saúde do estado para evitar a propagação do superfungo. A unidade de saúde estava atendendo apenas casos de urgência. Os demais foram encaminhados para outras unidades. Já o Hospital Tricentenário está apenas com uma área interditada. No entanto, a SES-PE comunicou que a partir desta sexta-feira (2) será iniciado o processo de desbloqueio dos leitos no Hospital Miguel Arraes, em Paulista. Neste primeiro momento,  56 leitos serão liberados, sendo 28 de cirurgia geral e outros 28 de ortopedia. Esses leitos poderão receber pacientes encaminhados pela Central Estadual de Regulação de Leitos. É importante frisar que o setor de emergência permanece sem receber novos pacientes.  

A Secretaria Estadual de Saúde por meio da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa) reforça o compromisso com a assistência integral dos pacientes atendidos na rede de saúde e a importância de não estigmatizar os pacientes diagnosticados com a Cândida auris.


Nenhum comentário:

Postar um comentário