Alerta de chuva na RMR se estende até esta terça-feira (27)
A tendência de precipitação detalha chuvas de fraca a moderada até o final deste mês de junho, na sexta-feira (30). (Foto: Romulo Chico/DP)
Com o surgimento de um canal de umidade no Oceano Atlântico, que se deslocou em direção a Pernambuco, favorecendo a ocorrência de chuva com intensidade maior e aumentando o risco de precipitação de moderada a alta, esta segunda-feira (26) foi de fortes chuvas em algumas áreas do estado.
O alerta de chuvas da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) continuará até a noite desta terça-feira (27). O aviso vale para a Região Metropolitana do Recife e as Zonas da Mata Norte e Sul. De acordo com a Apac, entretanto, não são chuvas atípicas: fazem parte do período e devem seguir até o início de julho.
Segundo o órgão, por exemplo, apesar de as chuvas estarem fortes e diárias, no recife, por exemplo, ainda não se atinou o volume acumulado esperado para o mês de junho. Até ontem, havia chovido 68% doe esperado para o mês na capital, ou cerca de 390 milímetros.
A Apac informou, ainda, que o Rio Capibaribe Mirim, em Itambé (Caricé), atingiu a cota de alerta na tarde desta ontem. Ainda segundo a Apac, os municípios de Itambé e Goiana, na Mata Norte, devem permanecer em atenção com a possibilidade de inundação.
No Recife, as equipes da Prefeitura entraram em estágio de mobilização desde a manhã desta segunda-feira. O alerta foi renovado à noite. Não houve registro de incidentes graves, no entanto, em nenhuma das cidades da Região Metropolitana, apenas vias alagadas.
O telefone de plantão da defesa Civil na capital é o 0800-081-3400. No estado, o número é 199.
DP
Nenhum comentário:
Postar um comentário