Há sete anos, Santa Cruz celebrava o título da Copa do Nordeste; relembre campanha
Elenco da Cobra Coral com o troféu da Copa do Nordeste (Foto: Ricardo Fernandes/DP)
Com Grafite como destaque, tricolores venceram o Campinense na decisão
Além de marcar o Dia do Trabalhador, o 1º de maio também ficará eternamente na história do Santa Cruz. Há exatos sete anos, a Cobra Coral conquistava a Copa do Nordeste após um empate em 1 a 1 diante do Campinense, no estádio Amigão, em Campina Grande, levando sua massa de torcedores ao delírio com um dos feitos mais importantes da história do clube.
Como nomes marcantes no elenco comandado por Milton Mendes, como Tiago Cardoso, Danny Morais, Grafite, Keno, Léo Moura e João Paulo, o clube iniciou sua trajetória com uma derrota em casa para o Bahia, mas prontamente se recuperou no Grupo C, terminando na segunda colocação com uma campanha de três vitórias, um empate e duas derrotas. Nas quartas de final, o adversário foi o Ceará.
No jogo de ida, disputado no Arruda, o Santa Cruz saiu atrás no placar, quando Rafael Costa marcou para o Vozão ainda no primeiro tempo. Porém, a estrela de Keno começou a surgir na segunda etapa. Após bela troca de passes com Grafite e Wallyson, o atacante empatou a partida. No último minuto regulamentar, ele se sagrou o herói da virada após anotar um verdadeiro golaço no goleiro Everson, garantindo a vantagem para o duelo de volta.
No Castelão, o tricolor contou com mais uma grande atuação do goleiro Tiago Cardoso, que além de realizar complicadas intervenções, defendeu pênalti cobrado por Rafael Costa e salvou no rebote após finalização de Assisinho. Já no fim da partida, Wallyson marcou para garantir a vitória e a vaga na semifinal da Copa do Nordeste, onde o time teria novamente o Bahia pela frente, única equipe que havia derrotado o Santa Cruz na competição.
Mais uma vez fazendo a primeira partida no Arruda, o tricolor acabou saindo atrás do placar. Hernane Brocador aproveitou rebote de Tiago Cardoso e marcou o primeiro do Bahia. Já no fim da primeira etapa, Keno anotou mais um golaço para empatar. A virada veio com Grafite, que aproveitou passe de João Paulo, driblou o goleiro e balançou as redes com extrema categoria. Já no fim do jogo, Luisinho, ex-jogador do Santa, empatou em cobrança de pênalti.
Porém, em plena Fonte Nova, o Santa Cruz venceu o Bahia por 1 a 0 e garantiu vaga na grande final. Grafite roubou a bola já no campo de ataque, passou por Marcelo Lomba e ficou livre para anotar mais um no Nordestão. Em jogo marcado por três expulsões e clima quente em Salvador, os pernambucanos conseguiram segurar o resultado até o apito final. A decisão foi contra o Campinense, que na outra semifinal, eliminou o Sport nos pênaltis.
Em um Arruda lotado, Grafite, de cabeça, marcou seu quinto gol na Copa do Nordeste, se igualando com Keno na artilharia do Santa Cruz na competição, e abriu o placar contra o Campinense. Já na segunda etapa, também com uma cabeçada, Tiago Sala empatou para a Raposa. Mas, nos acréscimos, Bruno Moraes, o general, garantiu a vitória tricolor na partida de ida da grande decisão.
No jogo que garantiu o título, o Santa Cruz saiu novamente atrás do placar. Após o 0 a 0 persistir no primeiro tempo, Rodrigão acertou um belo chute já na grande área e marcou para o Campinense, fazendo a festa da torcida no Amigão e levando a decisão momentaneamente para os pênaltis. Porém, aos 33 minutos, Arthur empatou o jogo e confirmou a conquista da Copa do Nordeste para o time do Arruda.
Confira a escalação do Santa Cruz na partida decisiva:
Tiago Cardoso; Vítor (Bruno Moraes), Neris, Danny Morais e Tiago Costa; Uillian Correia, Leandro Lima (João Paulo) e Lelê (Wellington); Arthur, Keno e Grafite. Técnico: Milton Mendes.
DP
DP
Nenhum comentário:
Postar um comentário