GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quarta-feira, 31 de maio de 2023

DELIS ORTIZ FAÇA UM "L"

Lula se cala e repórter da Globo desabafa: “Soco na imprensa”

Delis Ortiz Foto: Reprodução


Delis Ortiz foi agredida por seguranças de Nicolás Maduro dentro do Palácio do Itamaraty



A jornalista Delis Ortiz, da GloboNews, foi agredida com um soco na região do tórax por seguranças do ditador Nicolás Maduro, na noite desta terça-feira (30), dentro do Palácio do Itamaraty.

Ao comentar sobre o caso, Delis revelou a dor da violência e do que esse ataque representa não só para ela, como para todos os jornalistas. 

– A imprensa não pode aceitar isso em nenhum lugar do mundo (…). Eu levei um susto, uma dor, este tipo de soco prende a sua respiração. A impressão que deu é que explodiu tudo dentro de mim – revelou.

O ataque dos seguranças de Maduro contra jornalistas aconteceu após uma reunião de presidentes da América do Sul, por causa de um empurra-empurra dos profissionais de imprensa para se aproximarem do ditador.

Além dos seguranças de Maduro, agentes a serviço do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência brasileira também se envolveram na confusão.

– Sensação de impotência e de violência. Um soco no peito de toda imprensa. Agrediu todo mundo, de uma só vez – declarou Delis Ortiz.

ASSISTA:

ONDE ESTÁ ALEXANDRE DE MORAES?

Ex-GSI de Lula, Gonçalves Dias falsificou relatório do 8/1

Lula e Gonçalves Dias Foto: José Cruz/Agência Brasil


General retirou do ofício os registros que revelam que ele foi informado do expressivo risco das manifestações



Um bloco de documentos da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) que trata sobre o 8 de janeiro, que foi entregue ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, e revelado na tarde desta quarta-feira (31) aos membros da Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência (CCAI) do Congresso Nacional. Esses documentos prometem atear fogo na CPMI que investiga as manifestações radicais que depredaram as sedes dos Três Poderes, no Distrito Federal.

Trata-se de dois relatórios da Abin sobre o caso. Uma breve análise de ambos já revela que houve adulteração no primeiro relatório de inteligência expedido pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI) de Lula, ao Congresso Nacional, comandado naquela data pelo general Gonçalves Dias. O general retirou do ofício os registros que revelam que ele foi informado por mensagens enviadas para o seu celular do expressivo risco de balbúrdia e até mesmo de articulações para invadir os prédios públicos, segundo a coluna de Malu Gaspar, do jornal O Globo.

Esses documentos serão imediatamente encaminhados à CPMI do 8 de janeiro e, certamente, cairão como uma bomba na comissão.

Parlamentares relataram que no primeiro ofício, entregue à comissão no dia 20 de janeiro e assinado pelo diretor-adjunto de Gonçalves Dias, Saulo Moura da Cunha, não consta os 11 alertas que o chefe do GSI recebeu no próprio telefone celular, entre os dias 6 e 8 de janeiro, avisando acerca dessas manifestações radicais.

Ocorre que exatamente esses mesmos alertas estão presentes em outra versão do mesmo documento, encaminhada pela Abin para a mesma comissão, em 8 de maio. Isso é, quando o GSI já estava sob comando do general Marco Antonio Amaro dos Santos.

A primeira versão desse ofício foi encaminhada ao Congresso Nacional atendendo ao pedido da CCAI, logo em seguida dos atos radicais, enquanto a segunda versão foi entregue por determinação do ministro Alexandre de Moraes, deferindo um pedido feito pela Procuradoria-Geral da República.

No dia 4 de maio, o magistrado ordenou que a Abin e a Polícia Militar do Distrito Federal enviassem os relatórios à PGR e, também, mandou a comissão do Senado encaminhar todos os relatórios de inteligência que obteve.

A segunda versão do ofício, com a assinatura do atual diretor-adjunto da agência, Alessandro Moretti, contém 11 envios de alertas para o celular do general Gonçalves Dias, com três mensagens enviadas diretamente a ele.

Portanto, não há que se falar em dúvida de que os responsáveis da área de inteligência do governo tinham total ciência do “risco de ações violentas contra edifícios públicos e autoridades”.

Marcos Melo

CRITICANDO O DESGOVERNO PETISTA

Oposição venezuelana critica Lula: ‘Não entendeu que os tempos mudaram’

Henrique Capriles pretende disputar Presidência da Venezuela nas eleições de 2024. Foto: JUAN BARRETO / AFP.


Capriles afirmou que Lula não sabe da realidade dos venezuelanos


O líder da oposição ao ditador venezuelano Nicolás Maduro, Henrique Capriles, declarou nesta quarta-feira (31) que o presidente Lula (PT) “não entendeu que os tempos mudaram”. A critica do venezuelano rebateu fala do petista durante a cúpula dos presidentes da América do Sul, quando ele afirmou que o regime ditatorial da Venezuela é uma “narrativa”.

“Lula, pelo visto, não entendeu o que aconteceu na Venezuela. Não sou extremista, mas sua declaração foi infeliz. Lula foi eleito democraticamente, como Petro (Colômbia), Boric (Chile), Lacalle Pou (Uruguai). Onde não houve eleições democráticas na América do Sul? Na Venezuela”, declarou Capriles em entrevista ao jornal O Globo.

Capriles ainda afirmou que o petista está com um pensamento “retórico” sobre o país vizinho brasileiro e ainda destacou que Lula não sabe da realidade vivida pelos venezuelanos.

“Quem está apegado a uma retórica é ele, com desconhecimento sobre nossa realidade. Foi um tapa na cara nos milhões de venezuelanos que estão espalhados pelo mundo [..] Gostaria de saber o que Lula pensa sobre a situação de nossos aposentados que ganham menos de US$ 5 por mês”, afirmou.

A fala de Lula rendeu criticas de outros presidentes sul-americanos, como o uruguaio Lacalle Pou, que declarou que o petista querer esconder o assunto é a mesma coisa que “tapar o sol com o dedo”, além do chileno Gabriel Boric, que afirmou que a situação da Venezuela não é uma “narrativa”.

O venezuelano Henrique Capriles pretende disputar Presidência do país nas eleições de 2024.

Mael Vale

NINGUÉM QUER DITADOR NO BRASIL

Comissão da Câmara aprova moção de repúdio à visita do ditador Maduro

Ditador venezuelano Nicolás Maduro e Lula, no Palácio do Planalto. Foto: Ricardo Stuckert/PR


A Comissão de Relações Exteriores repudiou recepção cheia de "pompa" de Nicolás Maduro pelo petista Lula


A Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados aprovou, no final da manhã desta quarta-feira (31), por 21 votos favoráveis, 11 e contrários e duas abstenções, uma moção de repúdio à recepção promovida pelo governo Lula (PT) ao ditador da Venezuela, Nicolás Maduro.

Deputados como Glauber Braga (Psol-RJ) e Fausto Pinato (PP-SP) defenderam a ditadura, sob a justificativa da defesa das “relações diplomáticas” entre países da América do Sul.

Já parlamentares da oposição, como Marcel van Hattem (Novo-ES), autor da moção de repúdio, Marco Feliciano (Rep-SP) e Eduardo Bolsonaro (PL-SP) criticaram a recepção com “pompa” feita pelo governo brasileiro ao ditador venezuelano.

Segundo van Hattem, “a vinda do ditador Nicolás Maduro ao Brasil sinaliza grave mensagem do nosso país no cenário político internacional. No mínimo, omissão e complacência do atual Governo brasileiro com o regime ditatorial, corrupto e opressor que por ele é mantido na Venezuela. Não é demais lembrar os incontáveis desrespeitos aos direitos humanos e a destruição do Estado de Direito na Venezuela”, explicou o deputado.

De acordo com a organização da sociedade civil venezuelana Foro Penal, a Venezuela mantém 285 prisioneiros políticos, muitos deles em centros de detenção provisórios dos serviços de inteligência, que negam acesso às suas dependências até mesmo a membros da ONU.

“Esta Moção tem por objetivo sinalizar a plena discordância à comunidade internacional com a vinda de Maduro ao Brasil. O Parlamento brasileiro também possui a responsabilidade de primar pela diplomacia internacional e fazer jus à manutenção do Estado de Direito em nosso país, como reza nossa Constituição”, enfatizou van Hattem.

Presidente da CREDN, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB-SP) enumerou os crimes pelos quais Maduro enfrenta processo junto ao Conselho de Direitos Humanos da ONU e ao Tribunal Penal Internacional (TPI). “O Maduro responde por assassinatos, torturas, agressões, violência sexual e desaparecimentos, no âmbito da ONU. No TPI, são robustas as acusações de resposta violenta aos protestos da oposição, torturas, espancamentos, sufocamentos, afogamentos, choques elétricos e estupros dos presos, além de centenas de prisões sem qualquer fundamentação legal”, explicou.

Aécio Neves (PSDB-MG) lamentou o ocorrido e destacou que “o Brasil se apequenou e se apequenou pela voz do seu presidente da República. E o que, talvez, seja o mais grave, que as novas gerações de brasileiros passem a relativizar países autoritários, ditaduras sangrentas”, assinalou.

Vários deputados relataram o drama de centenas de venezuelanos, hoje abrigados em Boa Vista e Pacaraima (RR) e que fugiram da fome, da pobreza e das perseguições políticas. Para os parlamentares governistas, o Brasil não pode abrir mão de manter relações diplomáticas com a Venezuela, país com o qual dividimos uma fronteira de 2,2 mil quilômetros.

Moção de Repúdio

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados repudia visita oficial ao Brasil do Presidente e ditador da Venezuela, Sr. Nicolás Maduro em 29 de maio de 2023. Esta Comissão repudia o tratamento omisso, inadequado e lamentável que o Governo Brasileiro está concedendo ao ditador venezuelano e manifesta que o Brasil condena, severamente, as violações à democracia, aos direitos humanos e às liberdades individuais em curso na Venezuela.

AS MENTIRAS DE LULA SOBRE A VENEZUELA

‘Lula mente’, diz Juan Guaidó sobre ditadura venezuelana

Guaidó se declarou presidente da Venezuela em 2019 e foi reconhecido pelo Brasil, Estados Unidos, Alemanha, Reino Unido, França, Canadá, entre outros países. Foto: Reprodução/Instagram.


O venezuelano participou de um encontro virtual na Câmara


Parlamentares da oposição ao governo do presidente Lula (PT) receberam nesta quarta-feira (31) o autoproclamado presidente da Venezuela, Juan Guaidó, em uma reunião virtual na Câmara dos Deputados.

O encontro teve como pauta a vinda do ditador venezuelano Nicolás Maduro ao Brasil e a fala de Lula durante a cúpula dos presidentes da América do Sul, quando o petista afirmou que o regime ditatorial da Venezuela é uma “narrativa”.

Guaidó criticou o presidente brasileiro e disse que ‘Lula mente’ ao afirmar que a ditadura da Venezuela não passa de narrativas.

“[…] É muito grave para a constituição, é muito grave para o continente o que Lula mentiu”, declarou.

Juan Guaidó, se autoproclamou presidente interino do país no dia 23 de janeiro de 2019 e foi reconhecido pelos governos do Brasil, Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, França, Alemanha, Portugal, Dinamarca, Suécia, entre outros países.

Na época, o Itamaraty disse em nota que reconheceu o venezuelano. “[…] O Brasil reconhece o Senhor Juan Guaidó como Presidente Encarregado da Venezuela e apoiará política e economicamente o processo de transição para que a democracia e a paz social voltem ao país vizinho”

Mael Vale

NEGANDO TUDO

Padre Airton Freire comenta seu afastamento

Foto: Divulgação

Por meio de uma nota à imprensa a assessoria do Padre Airton Freire, criador da Fundação Terra, em Arcoverde, comentou o seu afastamento da igreja por determinação da Diocese de Pesqueira.
Na nota o Padre Airton Freire “nega a prática de qualquer ato ilícito e reafirma sua inocência”. O religioso disse ainda que não são verdadeiras as alegações contra ele dirigidas. 

“O sacerdote lamenta ter sido alvo de acusações infundadas e injustas e já constituiu advogados para exercer sua defesa”, diz a nota.

De acordo com a assessoria o criador da Fundação Terra considera que o afastamento determinado pela Diocese de Pesqueira “permitirá que as apurações transcorram com toda a tranquilidade necessária para que se apure a verdade sobre os fatos”, conclui o texto.

Padre Airton tem 66 anos e, ontem (30), teve o sacramento da ordem suspenso por cautela (“Ad Cautelam”, como foi divulgado em latin). Com isso, o padre fica proibido (ou vedado, como diz a nota) de presidir ou administrar qualquer Sacramento ou Sacramental. A nota termina por informar que o  fundador da Fundação Terra está proibido de atuar como padre (ministério presbiterial).

Em uma entrevista dada por Silvia Tavares de Souza Cunha, a um programa exibido em um canal web de Carpina e veiculado no YouTube, ela disse que teria sido estuprada pelo motorista do padre, conhecido como Jailson, em agosto do ano passado. 

A denunciante disse ainda que o crime teria acontecido na frente do padre Airton e com a conivência dele. A vítima disse também que nada o padre fez para impedir o seu motorista. 

A Polícia Civil de Pernambuco informa que está empenhada nas investigações, atuando de forma técnica e com compromisso. Mas que  no momento, não é possível fornecer mais informações,  pois o caso segue sob segredo de Justiça.

SEGURANÇA

Companhia aérea vai pesar passageiros de voos internacionais

Foto: Reprodução/ Freepik

A empresa Air New Zealand vai pesar passageiros de voos internacionais até 2 de julho. A medida é uma exigência da Autoridade de Aviação Civil da Nova Zelândia e tem como objetivo o estudo e atualização de dados sobre a distribuição de pesos nos aviões.

“Pesamos tudo o que vai na aeronave — da carga às refeições a bordo, à bagagem no porão. Para clientes, tripulação e malas de cabine, usamos pesos médios, que obtemos ao fazer esta pesquisa”, explicou Alastair James, especialista em melhoria do controle de carga da companhia.

Segundo a Air New Zealand, os passageiros não serão obrigados a subir na balança. A pesagem ocorrerá na entrada do saguão do portão de embarque de alguns voos da companhia, que partem do Aeroporto Internacional de Auckland, entre 29 de maio e 2 de julho.

"Sabemos que subir na balança pode ser assustador. Queremos garantir aos nossos clientes que não há exibição visível em nenhum lugar. Ninguém pode ver seu peso - nem mesmo nós! É completamente anônimo. É simples, é voluntário e, ao pesar, você estará nos ajudando a voar com segurança e eficiência, sempre", pontuou Alastair James.

Por: Correio Braziliense

INVESTIMENTO

Recife investe cerca de R$ 45 milhões para novas obras em ruas

As intervenções estão em fase de licitação e se somam às 44 grandes obras atualmente em andamento, 66 entregues desde 2021 e 24 com início autorizado. Moradores de Água Fria, Dois Unidos, Cohab, Barro, Jordão, Ibura, Guabiraba e Várzea serão beneficiados (Foto: Divulgação )


Após assinar a ordem de serviço, no último domingo (28), de 24 obras de contenção definitiva de encostas, a Prefeitura do Recife anunciou novas licitações para intervenções em mais 14 ruas. Os editais já foram publicados no Diário Oficial do Município e preveem investimentos em torno de R$ 45 milhões para a proteção de taludes em diversas áreas de risco da cidade. Atualmente, estão em andamento outras 44 obras de contenção definitiva de encostas e, nos últimos dois anos, foram entregues 66 obras do tipo à população, em um investimento de R$ 140 milhões.

As obras já em licitação contemplam encostas nos bairros de Água Fria, Dois Unidos, Cohab, Barro, Jordão, Ibura, Guabiraba e Várzea. A secretária municipal de Infraestrutura, Marília Dantas, destaca que este é o maior investimento em obras de morros da história da cidade. “É um investimento que nunca antes foi feito na cidade do Recife. Nunca tanta obra foi executada e projetada na cidade ao mesmo tempo. O principal objetivo é fazer com que as pessoas estejam fora de perigo em suas moradias”, afirma. 

A intervenção nas ruas Aline, Guanambi e Porfírio de Santana, em Água Fria, está orçada em R$ 18,7 milhões. Outra contenção de grande porte será feita na Rua Padre Henrique, no Barro, onde serão investidos cerca de R$ 10 milhões para a proteção dos taludes. Um lote que inclui as ruas Água Azul (Dois Unidos); Tanapé (Cohab); Professora Lourdes Dutra (Água Fria); São José do Egito (Jordão); Hugo Carneiro e Rio Espera (Ibura) terá obras no valor de R$ 12 milhões. E outros R$ 5,2 milhões vão garantir a segurança dos moradores das ruas Pedro Belo (Guabiraba); Sibaúna, Rosal e Quinta Subida do Córrego Jardim Primavera (Várzea).

Com o programa ProMorar, viabilizado com a maior operação de crédito internacional já realizada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) com um município, no valor de R$ 2 bilhões, a perspectiva é realizar 100 grandes obras de contenção de encostas por ano. Entre as outras ações do ProMorar estão obras de macrodrenagem para reduzir o risco de inundações, como o alargamento da calha dos rios Tejipió, Jiquiá e Moxotó, além de investimentos em infraestrutura e habitabilidade. No conjunto de investimentos que serão financiados também estão pavimentação, implementação de espaços de convivência, equipamentos urbanos, saneamento e moradia.

RESTITUIÇÃO

Receita pagou nesta quarta primeiro lote de restituição do IR 2023

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A Receita Federal libera nesta quarta-feira (31) o pagamento do primeiro lote de restituição do Imposto de Renda (IR) Pessoa Física de 2023. Os valores estão depositados na conta-corrente do contribuinte, indicada na declaração.

O lote contempla 4,1 milhões de contribuintes que estão fila de prioritários, como idosos acima de 80 anos, pessoas com deficiência, professores e quem fez a declaração pré-preenchida ou optou por receber a restituição pelo Pix. 

Para consultar se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita Federal na internet e clicar nos itens "Meu Imposto de Renda" e "Consultar a Restituição".

Clique aqui para ler e ouvir a série completa Tira-Dúvidas do IR 2023.

Neste primeiro lote, considerado pelo órgão o maior da história, são pagos cerca de R$ 7,5 bilhões aos contribuintes.

A entrega da declaração do imposto começou no dia 15 de março e termina hoje, às 23h59.


SANTA CRUZ - VENDAS DE INGRESSOS SUSPENSAS

Santa Cruz anuncia suspensão de vendas online e ingressos serão físicos contra o Sousa

Santa Cruz encerra vendas on-line para jogo contra o Sousa (Foto: Evelyn Victoria/SCFC)


No comunicado emitido pelo clube, a medida tem como objetivo evitar a falsificação e tentativa de duplo acesso com o mesmo ingresso no Arruda


O Santa Cruz suspendeu a venda de ingressos online para o jogo contra o Sousa-PB, no próximo sábado, às 16h, no Arruda. A comercialização começou nesta última terça, porém, diante de uma recomendação da Federação Pernambucana de Futebol (FPF) e  dos órgãos competentes, o clube decidiu encerrar as vendas de forma virtual. Com isso, o torcedor terá que se deslocar ao José do Rego Maciel para adquirir o bilhete de forma física e presencial.

No comunicado emitido pelo clube, a medida tem como objetivo evitar a falsificação dos bilhetes e tentativa de duplo acesso com o mesmo ingresso virtual. A Cobra Coral promete divulgar cronograma de como será realizada a troca dos bilhetes adquiridos de  forma online.

Os ingressos estão sendo comercializados nas bilheterias do Arruda e nas lojas da Cobra Coral nos shoppings (Tacaruna, Boa Vista, Recife, Patteon e Guararapes). Os bilhetes estão sendo vendidos: arquibancada superior R$ 20; Atrás da barra R$ 25; Escudo R$ 60/30; Sócios R$ 20 e Cadeiras R$ 80. No dia da partidas, os ingressos serão vendidos até ás 13h.

Confira na íntegra a nota oficial do Santa Cruz:

“Em virtude de problemas que comprometem a operação do jogo, como falsificação, cópias e tentativas de duplo acesso com os ingressos virtuais, o Santa Cruz foi orientado pela Federação Pernambucana de Futebol e demais órgãos competentes a encerrar as vendas feitas de maneira online para a partida contra o Sousa. 

Em breve, informaremos o processo para a troca dos bilhetes adquiridos pela internet e como deve ser feita a retirada do ingresso para o Sócio”
 

NÁUTICO - APRESENTADOS OFICIALMENTE

Danilo Cardoso e Wesley Junio são apresentados pelo Náutico e garantem luta pelo acesso

Jogadores foram apresentados no Centro de Treinamento alvirrubro (Foto: Tiago Caldas/CNC)


Zagueiros já treinavam com o elenco, mas estavam impedidos de estrear por conta da sanção imposta pelo CNRD, resolvida na última semana


Após semanas apenas treinando com o elenco do Náutico e impedidos de atuarem oficialmente por conta de uma sanção da CNRD, os zagueiros Danilo Cardoso e Wesley Junio foram oficialmente apresentados pelo Timbu nesta quarta-feira (31). Os dois já haviam sido relacionados no empate sem gols diante do América-RN, com o primeiro citado atuando poucos minutos no fim da partida. Rodolpho Moreira, diretor de futebol do Náutico, explicou a situação. 

“São dois atletas que estão trabalhando conosco já tem algumas semanas e por uma questão burocrática acabaram impossibilitados de estarem relacionados. A gente enaltece muito o quanto eles acrescentaram no treinamento, o foco permaneceu igual, os dois trabalharam da melhor forma possível e estão à disposição do professor Fernando Marchiori para o jogo contra o Pouso Alegre”, disse o dirigente. 

Revelado pela base do Botafogo, Wesley Junio, que pertence ao São Luiz-RS, chegou por empréstimo ao Timbu e também acumula passagens pelo sub-20 e sub-23 do Bahia. Na atual temporada, o jogador de 22 anos atuou oito vezes pela Copa do Brasil e Campeonato Gaúcho. O defensor falou sobre a expectativa de ficar disponível para atuar, citando até mesmo conversas com Rodolpho Moreira

“Fiquei bastante ansioso. Mas era aquela ansiedade de estar dentro do campo e ajudar os companheiros. Rodolpho foi bem sincero comigo, falou para ter calma e que ia resolver a situação logo. Já pude estar junto com os companheiros nos Aflitos e agora é trabalhar para buscar voos mais altos”, disse Wesley Junio. Já Danilo Cardoso, que chega ao Náutico após passagem no Athletic-MG, reiterou o objetivo de lutar pelo acesso. 
 
 

“Me sinto muito feliz e honrado de estar em um clube como o Náutico, sei da grandeza desse clube e por isso aceitei o desafio. Sei que o momento que a gente está não define quem somos. Vamos buscar esse acesso. A gente tinha a expectativa de jogar, mas foi bom para mim. Peguei ritmo e conheci os atletas. Foi o tempo certo e uma adaptação boa”, afirmou o defensor, também comentando sobre seu primeiro jogo com a camisa alvirrubra. 

“Me senti feliz pela estreia. As circunstâncias do jogo não foram das melhores, foram apenas 10 minutos e a gente precisava da vitória. Um jogo não define e estamos trabalhando firmes para conseguir o acesso. Foi um processo de adaptação bom para mim e tenho muito a agregar para conseguir esse objetivo”, disse o zagueiro, que deve fazer sua estreia como titular no próximo sábado (3), às 16h30, diante do Pouso Alegre. 

DP

SANTA CRUZ - GOLS NOS MINUTOS FINAIS

Santa Cruz sofre com apagões e gols nos minutos finais: 'Não pode acontecer de novo'

Santa Cruz já deixou de somar três pontos por gols nos acréscimos (Foto: Divulgação/Nacional-PB)


'A gente tem que aprender, essas coisas que vem na vida que a gente não pode deixar acontecer de novo', disse o treinador Felipe Conceição


Ano passado, o Santa Cruz amargou uma eliminação na quarta divisão que foi consumada na reta final da partida diante do Tocantinópolis, tento sofrido o gol derradeiro aos 42 minutos da etapa complementar. Na atual temporada, a Cobra Coral iniciou a Série D, vivendo novamente a situação que vai se tornando preocupante e dramática: a de sofrer gols nos últimos minutos das partidas quando está em vantagem no placar. São derrotas e empates, como o gol sofrido contra o Nacional de Patos, quando o Mais Querido estava na dianteira do placar por 2 a 1 e levou gol aos 52 minutos do segundo tempo, permitindo a reação do adversário.

Dentro do mundo do futebol prevalece a lógica de que o resultado é o que o mais importa, os tropeços trazem além de tudo desconfiança e cobranças. Apesar do curto recorte nesta Série D, a equipe coral sofreu metade dos gols nos minutos finais. Nos últimos jogos fora de casa, o Santa Cruz deixou de somar três pontos na tabela de classificação. Os revés nos minutos finais, custam uma condição melhor na luta pela classificação na próxima fase. Caso tivesse conseguido segurar o resultado, o Tricolor seria líder do grupo A-3, com 10 pontos. A dura realidade mostra o clube com apenas um ponto longe do Arruda, na quarta colocação, com sete pontos.

“Mais uma vez num jogo fora de casa, mais uma vez um gol no finalzinho, mais uma vez, mas a gente tem que aprender. Essas coisas que vem na vida que a gente não pode deixar acontecer de novo. Hoje levamos um ponto, no outro dia não levamos nenhum ponto. É um ponto importante, mas poderiam ser três”, lamentou o treinador após o empate contra o Nacional-PB.

Buscando embalar na competição, o Santa Cruz terá uma sequência de dois jogos no Arruda. No sábado (2), a Cobra Coral enfrenta o Sousa, líder do grupo, às 16h. Já na quinta-feira (8), mede forças com o Pacajus, às 19h30.

DP

SPORT - A VOLTA DO CAPITÃO

Recuperado de lesão, Rafael Thyere reforça o Sport contra o São Paulo

Thyere desfalcou o Leão nos dois últimos jogos, contra Criciúma e ABC (Foto: Sandy James/DP Foto )


Capitão treinou normalmente na última atividade antes da viagem à capital paulista


Após ficar dois jogos de molho - foi desfalque contra Criciúma e ABC, pela ordem -, o capitão Rafael Thyere reforça o Sport no duelo diante do São Paulo, nesta quinta-feira (1º), pela volta das oitavas de final da Copa do Brasil. O defensor treinou normalmente na última atividade antes da viagem à capital paulista e será uma opção a mais para o técnico Enderson Moreira diante do tricolor. 

Lembrando que o Rubro-negro precisa vencer por pelo menos três gols de diferença para ficar com a vaga às quartas de finais. Caso vença por dois, o classificado será definido nas cobranças de pênaltis. Na ida, realizada na Ilha do Retiro, vitória são-paulina por 2 a 0. 

Além de Thyere, outros dois atletas também podem ser novidades diante do Tricolor Paulista: o lateral-direito Ewerthon e o meia-atacante Paulinho, ambos das categorias de base. 

Sendo assim, um possível time do Sport no Morumbi será composto por: Renan; Eduardo (Ewerthon), Rafael Thyere, Sabino e Felipinho; Ronaldo, Fábio Matheus (Pedro Martins) e Jorginho; Fabrício Daniel (Edinho), Vagner Love e Luciano Juba. 

O elenco rubro-negro embarcou para São Paulo nesta quarta-feira (31) às 13h25, com chegada prevista para as 16h (de Brasília).

DP

INTIMIDAÇÃO COVARDE

Gleisi Hoffmann intimida convidada em CPI do MST

A petista alegou que a convidada vai ter que virar testemunha e responder pelas acusações feitas. Foto: Reprodução/Youtube.

A convidada afirmou que era "escravizada" pelo movimento


A presidente do PT e deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR) teve uma postura considerada intimidatória com a convidada Nelcilene Reis e parlamentares durante a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga invasões ilegais promovidas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Nelcilene participou do MST nos anos de 2016 a 2019 e afirmou que saiu do grupo porque não aceitava a maneira que era tratada. Ela afirmou que o grupo agia como uma ‘espécie de ditadura’ e se os participantes não fizessem o que era mandado pelos líderes eles “derrubavam os barracos” e tiravam as pessoas de dentro.

“[…] Estavam reunidos para derrubar meu barraco, que eu tinha quer sair porque eu tinha desrespeitado a bandeira do MST “, afirmou a mulher que foi ameaçada na época por ouvir música.

Os parlamentares que integram a CPI fizeram inúmeras perguntas para a convidada que afirmou também que era escravizada pelo movimento e que trabalhava sem receber.

No meio da sessão, Hoffmann declarou que Nelcilene apresentou supostos crimes praticados pelo MST e se ela não for responsabilizada pelas falas, a comissão vai ser nula. A petista afirmou também que os parlamentares vão ter que transformar a convidada em testemunha e ela terá que responder pelas acusações feitas, assim como os deputados.

Após a fala da petista, parlamentares presentes na sessão gritaram palavras como “intimidação”, “tá intimidando a convidada”, “tá querendo intimidar”.

Nelcilene rebateu Hoffmann e declarou que relatou apenas “o que ela viveu”.

Mael Vale

APOIO DE LULA A DITADOR DESAGRADA A TODOS

Lula consegue desagradar esquerda e direita no continente

Após passar vergonha endossando Putin e recuar perante o G7, Lula ganhou o desprezo de Zelensky e correu para foto com Nicolás Maduro.


Sob forte influência do ativista radical tardio Celso Amorim, 81 anos, Lula (PT) agora conseguiu desagradar presidentes de esquerda e de direita, no continente, reunidos em Brasília. Pagou o mico de ouvir críticas abertas do conservador uruguaio Luis Lacalle Pou e até do comunista chileno Gabriel Boric, inconformados com sua lorota de que a ditadura venezuelana seria uma “narrativa”. A mentira irritou os presidentes que, ideologicamente antagônicos, têm em comum o respeito à democracia.

Só pisando na bola

Após passar vergonha endossando Putin e recuar perante o G7, Lula ganhou o desprezo de Zelensky e correu para foto com Nicolás Maduro.

Boric viu o horror

O esquerdista Gabriel Boric insistiu que a ditadura de Maduro não é uma narrativa, é algo “real e sério”. Mais: “vi o horror dos venezuelanos”.

Tapando sol com o dedo

“O pior que podemos fazer é tapar o sol com o dedo”, afirmou Lacalle Pou, referindo-se à distorção que Lula faz da realidade na Venezuela.

Mentira virando ‘verdade’

Ao conclamar Maduro a “mudar a narrativa”, Lula parecia tentar passar ao ditador a própria experiência vitoriosa de criar narrativas contra fatos.

Cláudio Humberto