Raquel Lyra culpa Paulo Câmara pela exclusão de PE da Transnordestina
Governadora mobiliza bancada pernambucana e ministros de Lula, para garantir trecho da ferrovia até o Porto de Suape
A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), afirmou nesta sexta-feira (17) que o governo anterior, de Paulo Câmara (PSB), “cochilou” e agiu com “descaso”, ao permitir que o principal ramal pernambucano da Ferrovia Transnordestina fosse retirado do cronograma da obra, em 2022. A gestora tucana mobiliza a bancada federal pernambucana e ministros do governo petista de Lula para levar a ferrovia até o Porto de Suape, que exalta como ponto estratégico para o desenvolvimento do Brasil.
Sucessora de Paulo Câmara (PSB), Raquel Lyra argumenta que a “Transnordestina é de Pernambuco”, desde o desenho original do projeto, por ser essencial para o amadurecimento do Porto de Suape e por concluir ser mais barato investir no ramal batizado de Salgueiro-Suape.
Ao publicar em seu Twitter um vídeo em defesa da retomada do projeto original da Transnordestina, Raquel Lyra não citou diretamente seu antecessor. Mas atribui a exclusão do traçado dos trilhos da ferrovia entre Salgueiro (PE) e o Porto de Suape, “no finalzinho do ano passado, ao “retrato do abandono que o governo deixou a economia de Pernambuco”.
“A gente vai se reposicionar no cenário econômico do Nordeste brasileiro. Mas, para isso precisamos garantir infraestrutura. A Transnordestina é uma conquista do povo de Pernambuco. E a gente vai trabalhar de maneira incansável, unindo a todos, como já estamos fazendo. Vamos juntos. Não me falta coragem para garantir essa obra. E sei que força não falta aos Pernambucanos”, disse Raquel Lyra.
Eleita em 2º turno sob a comoção da trágica morte de seu marido em pleno domingo de votação do 1º turno, a governadora Raquel Lyra pode colher frutos favoráveis à obra estratégica. E conta com o reflexo de sua posição de neutralidade na guerra presidencial travada entre Lula e Jair Bolsonaro (PL), em 2022.
Raquel Lyra defende união de esforços para garantir que o Porto de Suape, interligado na Transordestina, possa cumprir seu papel de desenvolvimento do Nordeste e do Brasil, com a integração de Pernambuco com o Brasil e do Nordeste brasileiro com o mundo. O tema foi ponto de pauta de encontro da governadora com a bancada federal, na semana passada.
O Diário do Poder não conseguiu respostas da assessoria do ex-governador, mas mantém o espaço aberto para Paulo Câmara rebater as críticas.
Veja a defesa que a governadora da restauração do projeto original da obra:
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