A obra “Moça com brinco de pérolas”, de Johannes Vermeer, foi a grande inspiração de uma pernambucana que venceu o concurso internacional de arte na categoria adulto da organização americana Embracing our Differences. Nomeada “Somos todos pérolas”, a obra da estudante de Artes Visuais do IFPE Olinda, Whittney de Araújo, foi escolhida entre 13.733 produções enviadas por 119 países, levando uma premiação em dinheiro.
No desenho, a estudante retrata oito diferentes mulheres em identificação com releituras da “Moça com brinco de pérolas”, chamando atenção para a diversidade e a importância da representatividade. “É assim que a arte ajuda no processo de aceitação, por meio da reflexão de que nenhuma pessoa é igual a outra. Não sermos iguais não significa uma coisa ruim. A representatividade importa e tem impacto na vida de cada pessoa. Abraçar nossas diferenças é um passo muito importante para a mudança.”, explica Whittney.
A produção da estudante pode ser conferida na galeria virtual da organização responsável pelo concurso. A obra também será exibida na Flórida, no Parque Bayfront (18 de janeiro à 12 de março); no Parque Butler (22 de março à 19 de abril); e no State College of Florida (26 de abril à 29 de maio). "Abraçar a Bondade" foi o tema escolhido para a edição de 2023 da premiação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário