Vídeo mostra que Pelé criou dribles e melhores jogadas usados até hoje
Rei morreu, mas está imortalizado pelo futebol exuberante e incomparável
Edson Arantes Nascimento, o Pelé, imortalizado como o maior jogador de futebol de todos os tempos, que o fez conquistar o título de Rei, morreu na tarde desta qunta-feira (29) em São Paulo.
Ele estava internado desde o fim de novembro no Hospital Albert Einstein para reavaliação da quimioterapia contra o tumor de cólon e o tratamento de uma infecção respiratória.
De acordo com o hospital, a causa da morte foi por falência múltipla dos órgãos. Pelé deixa seis filhos.
O velório de Pelé acontecerá na Vila Belmiro, estádio que foi sua casa durante 18 anos. Ele será enterrado no Memorial Necrópole Ecumênica, em Santos, onde o Rei do futebol tinha um espaço reservado desde 2003.
Perfil
Pelé nasceu na cidade mineira de Três Corações, em 23 de outubro de 1940 e ganhou notoriedade mundial pela habilidade com a bola.
É considerado um dos maiores atletas da história e foi eleito atleta do século pela Federação Internacional de História e Estatística do Futebol.
A lenda do futebol ganhou três títulos da Copa do Mundo pela seleção brasileira, em 1958, 1962 e 1970, duas Copas Roca (1957 e 1963), uma Taça do Atlântico (1960), três Taças Oswaldo Cruz (1958, 1962 e 1968) e uma Taça Bernardo O’Higgins (1959)
Maior goleador
O sucesso de Pelé não se deve apenas à seleção. Foi pelo Santos que ele marcou a maior parte dos seus 1281 gols (em 1363 jogos), que o transformaram no maior goleador da história do futebol mundial.
“O Pelé foi o único jogador, pelo menos que eu saiba, que fazia uma boa jogada contra um time, ou um gol de placa, e a torcida adversária aplaudia, às vezes, de pé”, diz Helal.
E um destes gols mobilizou a atenção do público de forma especial, o de número mil, alcançado no dia 19 de novembro de 1969 em vitória de 2 a 1 do Santos sobre o Vasco no estádio do Maracanã. Pelé tinha apenas 29 anos ao alcançar esta marca.
Homenagens
Nas redes sociais, fãs e autoridades do mundo inteiro reconheceram a grandiosidade e o talento de Pelé e publicaram diversas homenagens.
Nenhum comentário:
Postar um comentário