GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quarta-feira, 30 de novembro de 2022

COPA DO MUNDO

Austrália vence Dinamarca pela diferença mínima e avança às oitavas

Austrália consegue vitória e avança para as oitavas de final pela segunda vez na sua história (Foto: Chandan KHANNA / AFP)


Os Cangurus celebram vitória magra, suficiente para bater um rival pouco inspirado e justificado por mensagem política


Até onde vai a índole por defender um ideal? Provavelmente a Dinamarca tenha apresentado um exemplo ao jogar sem inspirações e perder por 1 x 0 frente à Austrália, na manhã desta quarta-feira (30/11), no Estádio de Al-Janoub, em Al-Wakrah, pela rodada final do Grupo D da Copa do Mundo Qatar-2022.

Para os australianos, trata-se de uma glória vencer uma equipe qualificada. Entretanto, nos 90 minutos, tal realidade não se concretizou, com raríssimas chegadas dos europeus, intencionados a tão somente participar da competição com sua camisa e sua mensagem a favor dos direitos humanos, uma pauta tocada uma e outra vez pelos daneses. O que o mundo pode ver como uma vergonha, é motivo de orgulho para o povo dinamarquês.

Os Cangurus aguardam o vencedor do Grupo D da competição, a ser definido na tarde de hoje. Quem vencer esta divisão enfrenta a formação oceânica, representante da Ásia, no próximo sábado (3/12), no Estádio Ahmad Bin Ali, em Al-Rayyan, a partir das 16h.
O jogo

A partida iniciou com os daneses pressionados contra as linhas altas e a força da marcação austral. Tal ímpeto resultou no primeiro cartão amarelo já com três minutos de jogo, apresentado para o lateral-direito Aziz Behich. Com um pouco mais de campo, os europeus trabalhavam pacientemente a bola, sem pressa nem dificuldade para criar chances de ter como finalizar. Aos dez minutos, Mathias Jensen foi o primeiro a chutar em gol, exigindo a defesa de Matt Ryan.

Após ceder o esférico, os Cangurus decidiram por tentar contra-ataques com o mesmo sucesso que as investidas rivais, devido à sua boa postura defensiva neste segundo instante, sem correr grandes riscos, com o resultado zerado servindo-lhe para seguir na competição. Apenas em trama dinamarquesa pelo seu lado direito, aos 19, o goleiro Matt Ryan quase se atrapalha após desvio de um colega defensor.

Os nórdicos cercavam e não faziam questão de ceder a posse de bola com facilidade, tanto ao apertar no campo rival quanto ao desenvolver minuciosamente seus passes a partir da intermediária de ataque. Era um grande risco para os oceânicos manter-se recuados desta forma e, evidentemente, estavam cientes desta possibilidade de fracasso.

Ao sair de seu campo, os australianos sentiam claramente a periculosidade da exposição ao sofrer um forte contragolpe aos 28, findado com chute próximo à meta executado por Christian Eriksen. Sem a mesma carga no campo contrário, os representantes da Ásia mantiveram mais o esférico e voltaram a levar perigo aos 41, com Mitchell Duke, em encaixe de Peter Schmeichel.

Para a etapa final, os austrais voltaram com a firme ideia da possibilidade de bater a forte seleção adversária em campo, subindo suas linhas de marcação até o meio-campo e disputando a bola nestes espaços, evitando a proximidade à sua área sempre que possível. O novo ritmo exigiu maior correria dos daneses, apesar da alternativa selecionada fosse a abertura na distribuição tática de seus homens, ainda ineficaz para gerar ocasiões de gol.

Após mexer mais ainda no time por volta dos 12 minutos, a ofensividade fez da retaguarda um fator de exposição. Na primeira chance após as alterações, logo em seguida, Eriksen bateu falta perigosamente fechada, com pouco ângulo desde a esquerda do ataque. Aos 15, Mathew Leckie teve um contra-ataque claro, cortou contra Joakim Maehle duas vezes e finalizou perfeitamente, com batida rasteira e inalcançável ao arqueiro, para abrir o placar.

Apesar do tento, a situação do jogo ficou ainda mais equilibrada, ao invés de uma reação mais incisiva dos nórdicos, como era esperado. Como se nada estivesse acontecendo, o tempo se ia e a Dinamarca pouco atacava com ímpeto, considerando, independentemente do resultado a seguir, uma apresentação tíbia e decepcionante de uma postulante a sensação e favorita à classificação, indicada pela prévia.

Termina assim a participação de uma das seleções ativistas pelos vários temas sociais e políticos feridos nesta Copa do Mundo, sem brilhantismo nem exibição, como no ocultar do escudo nacional nas três partidas, fechando a competição na lanterna do grupo. O passe equivocado de Joachim Andersen para Andreas Christensen, em diferença de cinco metros, sem marcadores por perto, aos 35, comprova que os europeus fingiram não saber jogar futebol.

No abafa final do jogo, Schmeichel até foi à área em escanteio aos 48, mas apenas para fazer figura dramática. O córner, sem surpresas, parou nas mãos de Ryan, faltando três minutos para o fim do jogo.

Ficha técnica: 

Austrália 1

Ryan; Degenek, Souttar, Rowles e Behich; Mooy, Irvine, Leckie (Hrustic) e Goodwin (Baccus); Duke (Maclaren) e McGree (Wright)

Técnico: Graham Arnold

Dinamarca 0

Schmeichel; Kristensen (Bah), Andersen, Christensen e Maehle (Skov); Hojbjerg, Jensen (Damsgaard), Eriksen, Olsen (Cornelius) e Lindstrom; Braithwaite (Dolberg)

Técnico: Kasper Hjulmand

Gol: Leckie, aos 15 minutos do 2º tempo

Cartões amarelos: Behich e Degenek (Austrália); Skov (Dinamarca)

Arbitragem: Mustapha Ghorbal (Argélia)

Correio Braziliense

FESTA DO DIA DO BOLEIRO 2022

O vigésimo encontro do dia do boleiro depois de algumas turbulências vai acontecer no Sítio do Pica Pau Amarelo. 


Mesmo com todo problema causado pelo Santa Cruz Futebol Clube em não ceder o seu estádio para a realização da tradicional pelada dos craques eternos, ou, eternos boleiros a festa vai acontecer com toda a alegria de todos os anos e daqueles que participam do evento.

Depois de está tudo acertado para que fosse realizado no estádio do Arruda, inclusive com a garantia de um ofício passado pelo presidente, Antônio Luiz Neto. Entregue ao nosso ídolo, Ramon, membro da comissão dos craques eternos. Acabamos  surpreendidos com a negativa do espaço, praticamente em cima da hora. Alegando tratamento do gramado. Mesmo tendo sido fechado em setembro. 

O que obrigou aos organizadores correr em busca de outro local! A notícia boa, é que os boleiros vão conseguir realizar seu evento, graças ao apoio incondicional do presidente do Clube de campo Sítio do Pica Pau Amarelo Joas Freitas Costa e do diretor de esportes Jorge Bezerra . 

Agora é definitivo, todos estão convidados, boleiros, torcedores, dirigentes e imprensa em geral. A tradicional festa dos boleiros é sempre uma festa de confraternização dos eternos craques do nosso futebol. 

FESTA DO BOLEIRO

LOCAL - SÍTIO DO PICAPAU AMARELO - PARATIBE

DIA 10/12/22 A PARTIR DAS 08 DA MANHÃ

SPORT - DEFENDENDO QUEM O CONTRATOU

Sob contexto de turbulência política no Sport, Enderson Moreira defende ações do Executivo

"O Sport está acima de qualquer um", aponta o treinador (Foto: Rafael Bandeira/SCR)


Às vésperas de uma eleição, Sport tem dado passos na construção do elenco; até o próprio treinador teve o nome contestado pela oposição


Os últimos dias não têm sido nada tranquilos na Ilha do Retiro. E esse cenário dificilmente mudará até o próximo dia 16, data das eleições para o biênio 2023/2024. Oposição e situação têm trocado farpas, e até desentendimento que por pouco não terminou em agressão física. E no meio dessa batalha entre leões, está o técnico Enderson Moreira, que também tem sido um dos pontos de discussão entre os dois grupos concorrentes no pleito.

Recém contratado pelo atual presidente e candidato, Yuri Romão, o treinador concedeu uma entrevista exclusiva à reportagem do Esportes DP, onde saiu em defesa das ações de renovação de contrato com atletas. “Às vezes, a questão política do clube não vai de acordo com o calendário esportivo. O Sport não pode ficar esperando até o dia das eleições, aguardando, esperando um mês todo, praticamente, sem fazer as renovações e contratações que precisam ser feitas. Não pode”, reiterou Enderson Moreira.

“O presidente é presidente até que um novo tome posse. E enquanto ele está à frente, tem que tomar as suas atitudes. Independentemente de qualquer outra situação, acho que o nosso presidente está sendo correto. Ele está pensando o Sport acima de qualquer outra coisa”, reforçou o treinador.

Um dos motivos apontados por Enderson é o planejamento visando a temporada, sobretudo na Série B, e que o clube não perca opções disponíveis. “Para que o Sport não saia atrás, depois, e pegue o mercado com poucas possibilidades. Atletas que, talvez, podem ser acessados nesse momento. Então, ele está fazendo, enquanto não tem eleição, o que é preciso ser feito.”

Até mesmo o próprio Enderson chegou a ser contestado pelo pré-candidato - e que não formalizou candidatura - Eduardo Carvalho. Ponto que o técnico entende ser possível de contornar. “Respeito demais aqueles que não concordam, discordam, que pensam diferente. Mas o Sport está acima de qualquer um deles, e o clube não pode, neste momento, em seu segundo ano seguido na Série B, ficar esperando”, argumentou.

“Infelizmente, essa eleição foi marcada no calendário em um momento muito ruim. E o presidente não pode ser omisso neste momento. Precisa fazer o que tem que ser feito para que o Sport tenha a equipe mais competitiva possível para a próxima temporada”, concluiu.

DP

SPORT - YURI ROMÃO DIZ QUE FOI TRAÍDO

Presidente do Sport critica ex-VP de Patrimônio: 'Fui traído'

Yuri Romão realizou duras críticas ao ex-dirigente do Sport (Foto: Paulo Paiva/Sport do Futuro )


Durante evento de lançamento da chapa 'Sport do Futuro', Yuri Romão criticou Fortunato Russo por pleitear cargo majoritário do clube


Uma disputa que promete ser acirrada entre os poderes do clube tem agitado os bastidores. Em coletiva de imprensa, no jantar de adesão à reeleição de Yuri Romão a presidência do Sport, o atual mandatário teceu críticas ao ex-vice-presidente de Patrimônio do Leão, Fortunato Russo. Entre elas, Romão mencionou que o ex-dirigente reivindicava cargo majoritário no clube, foram feitas fortes declarações como "vaidade pessoal" e "traição".

“Em relação ao ex-vice-presidente Fortunato Russo, talvez por uma questão de vaidade pessoal, ele desejava um cargo majoritário na chapa, ele atropelou o processo. De forma pelas minhas costas, isso eu não gostei. A vocês mesmos da imprensa e a várias outras pessoas, eu nem sabia que ia ser candidato, eu decidi ser candidato a muito pouco tempo. A minha mulher está ali, para convencê-la que eu iria ser o candidato foi um problema. Então, eu disse a todos, eu posso até não ser o candidato, mas a condução do processo é minha e disso eu não abro mão. Eu fui traído nessa condução, fui isolado, ele mesmo saiu (Fortunato Russo)”, alfinetou.

De um lado, pela situação, a chapa Sport do futuro, formada pelo atual presidente Yuri Romão; José Roberto Moura será o vice-presidente, Silvio Neves Batista, presidente do Conselho.

Pela oposição, concorre ao pleito a chapa Lealdade ao Sport, encabeçada pelo ex-vice-presidente Luciano Bivar; Augusto Caldas, o ex-diretor de futebol da gestão de Milton Bivar, candidato à vice-presidência. Ricardo Pereira, presidente do Conselho Deliberativo.

Segundo edital oficial divulgado pelo clube, a eleição ocorrerá no dia 16 de dezembro, das 8h às 18h, na sede social da Ilha do Retiro. Além disso, também foi informado que  sócios titulares maiores de idades e adimplentes, que tenham ingressado no quadro social do clube até o dia anterior a votação estarão aptos ao voto.

DP

SPORT - REVIRAVOLTA NA ELEIÇÃO RUBRO NEGRA

Comissão eleitoral do Sport aponta irregularidades nas chapas, e veta candidatura de Luciano Bivar

Luciano Bivar demonstrou surpresa com a decisão da comissão (Foto: Bernardo Dantas/DP/D.A Press )


Por ser deputado federal, ex-presidente foi considerado inelegível, e considera decisão como 'estapafúrdia'


Reviravolta na eleição para novo presidente do Sport. Nesta quarta-feira (30), a comissão eleitoral do Leão informou que as duas chapas concorrentes apontam irregularidades, sendo o ex-presidente e candidato pela chapa “Lealdade ao Sport”, Luciano Bivar, inelegível para concorrer ao cargo, por ter mandato válido como deputado federal.

Ainda de acordo com a apuração, a chapa "Lealdade ao Sport" está estudando uma forma de recorrer dentro do estatuto do clube. Do contrário, o candidato a vice do executivo, Augusto Caldas, deve passar a encabeçar a candidatura à presidência.

Procurado pela reportagem Alexandre Bartilotti, presidente da comissão eleitoral, explicou a decisão. “Com base no estatuto do clube, nos princípios gerais do direito e nas normas de direito eleitoral, a comissão entendeu que existe uma incompatibilidade do candidato, pois ele é detentor de mandato de Deputado Federal. Ele terá o prazo para afastar essa inelegibilidade, seja se afastando do mandato de deputado, seja substituindo seu nome na chapa”, disse.   


Alexandre Bartilotti também informou que foram encontradas irregularidades em ambas as chapas candidatas. “Analisamos todas as condições de elegibilidade e a documentação apresentada pelas chapas inscritas. Em ambas as chapas foram identificadas algumas irregularidades. Elas foram notificadas na terça-feira (29) e podem no prazo de até dois dias úteis corrigir as irregularidades apontadas”, afirmou. 

O jurídico da Chapa está avaliando como proceder após a decisão da comissão eleitoral. Além de Luciano Bivar, o grupo de oposição teria Augusto Caldas como vice-presidente, Kadico Pereira para Presidente do Conselho Deliberativo, além de Rafael Arruda, que seria o vice-presidente do CD. 

Segundo edital oficial divulgado pelo clube, a eleição ocorrerá no dia 16 de dezembro, das 8h às 18h, na sede social da Ilha do Retiro. Além disso, também foi informado que  sócios titulares maiores de idades e adimplentes, que tenham ingressado no quadro social do clube até o dia anterior à votação estarão aptos ao voto.

"Decisão estapafúrdia"

Luciano Bivar comentou sobre o assunto e se mostrou surpreendido pela notícia. “A candidatura não é de Luciano Bivar. A candidatura é de vários rubro-negros que não querem ver o Sport vendido. A Chapa me colocou na cabeça por uma circunstância normal. Me estranhou o departamento jurídico dizer que ela foi tornada legítima, mas não vejo nada no estatuto sobre isso. Essa decisão é estapafúrdia, é um negócio inimaginável. Tem uma falta de discernimento nessa ordem”, disse o Deputado Federal.

DP

TIREM SUAS DÚVIDAS

TRABALHO E PREVIDÊNCIA EM PAUTA


Queda de eucalipto - Acidente de trabalho

Um trabalhador receberá uma indenização de R$ 137 mil, por danos morais e materiais, após ser atingido na cabeça por um eucalipto durante o serviço de corte de árvores em uma fazenda. O trabalhador contou que, devido à pancada, passou a sentir fortes dores de cabeça, sensibilidade a ruídos, agravamento da perda da visão e perturbações psicológicas, sendo necessário o acompanhamento psiquiátrico. A decisão é da juíza do Trabalho Cláudia Eunice Rodrigues.Pensão por morte para cônjuge ou companheiro, cumulação e redução                                 A reforma da Previdência, Emenda Constitucional 103/2019, determina em seu Art. 24: É vedada a acumulação de mais de uma pensão por morte deixada por cônjuge ou companheiro, no âmbito do mesmo regime de previdência social, ressalvadas as pensões do mesmo instituidor decorrentes do exercício de cargos acumuláveis na forma do art. 37 da Constituição Federal. No § 2º está ordenado: Nas hipóteses das acumulações previstas no § 1º, é assegurada a percepção do valor integral do benefício mais vantajoso e de uma parte de cada um dos demais benefícios, apurada cumulativamente de acordo com as seguintes faixas:I - 60% do valor que exceder 1 salário-mínimo, até o limite de 2 salários-mínimos;II - 40% do valor que exceder 2 salários-mínimos, até o limite de 3 salários-mínimos;III - 20% do valor que exceder 3 salários-mínimos, até o limite de 4 salários-mínimos; eIV - 10% do valor que exceder 4 salários-mínimos.
Os redutores não serão aplicados se a acumulação de pensões for do mesmo regime de previdência. Por exemplo, se as pensões forem do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) da União, dos Estados, Municípios ou Distrito Federal, que permitem a acumulação de cargos. Sendo a acumulação de pensão do RPPS e pensão paga pelo INSS, haverá aplicação dos redutores.

Ney Araújo - Advogado Previdenciarista e Trabalhista                                    

E O POVO QUE SE LASQUE

Alesp aprova projeto que aumenta em 50% salários de governador, vice e secretários a partir de 2023

(Divulgação/Alesp)


O texto foi apresentado pelo deputado estadual Carlão Pignatari (PSDB) e tramitou em regime de urgência.


Nesta terça-feira (29), a Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) aprovou o projeto de lei que garante o aumento de salário de 50% para o governador eleito de São Paulo, o vice dele e os secretários de estado da próxima gestão, em 2023.

O texto foi apresentado pelo deputado estadual Carlão Pignatari (PSDB) e tramitou em regime de urgência. A medida ainda precisa ser sancionada pelo governador Rodrigo Garcia (PSDB).

O projeto foi aprovado por 56 votos favoráveis. Outros seis deputados votaram contra a medida. Os únicos parlamentares que votaram contra foram os deputados Ricardo Melão (Novo), Janaína Paschoal (PRTB), Carlos Gianazzi (PSOL), Mônica Seixas (PSOL), Patrícia Gama (PSDB) e Adriana Borgo (Agir).

CargoValor atualAumento aprovado para 2023Variação %
GovernadorR$ 23.048,59R$ 34.572,8950%
Vice-governadorR$ 21.896,27R$ 32.844,4150%
Secretários de estadoR$ 20.743,72R$ 31.115,5850%
Painel da Alesp mostra os deputados estaduais que votaram a favor e contra a proposta de aumento de 50% nos salários do 1º escalão do governo paulista. — Foto: Reprodução

EMPRÉSTIMO CONSIGNADO

Senado aprova aumento da margem do empréstimo consignado para servidor




Senado aprovou hoje (29) a medida provisória (MP) que aumenta a margem do empréstimo consignado de servidores públicos federais para 45% da remuneração. Antes, o limite era de 35%, sendo 30% para empréstimos com desconto em folha e 5% para o cartão de crédito. A MP original, editada pelo governo em agosto, trazia uma margem de 40%, mas foi ampliada pela Câmara dos Deputados e confirmada pelo Senado. O empréstimo consignado é descontado automaticamente em folha de pagamento. O texto segue para sanção presidencial.

De acordo com o texto aprovado, 5% da margem de 45% ficarão reservados exclusivamente para amortização de despesas ou saques de cartão de crédito e 5% para o cartão consignado. Assim, se o servidor ou funcionário público desejar obter empréstimo pela linha de crédito consignado, poderá dispor de 35% de margem. Caso queira ultrapassar esse limite, poderá destinar mais 5% de seus recursos para quitar dívida ou efetuar saque de cartão consignado de benefício. E, se desejar, ainda mais 5% de seus recursos para antecipar consumo, poderá efetuar por meio do cartão de crédito.

“Decerto, é muito melhor financeiramente, para os que se endividam além da margem máxima recomendável de 30%, obter recursos emergenciais com a garantia da margem consignável em vez de obtê-los sem garantia em linha de crédito do rotativo do cartão de crédito ou do cheque especial”, afirmou, em seu parecer, o relator do texto, senador Plínio Valério (PSDB-AM).

A porcentagem aprovada hoje será aplicada em empréstimos para servidores públicos federais quando leis ou regulamentos específicos não definirem percentuais maiores.

Estão contemplados pela medida empregados públicos federais da administração direta, autárquica e fundacional; servidores públicos federais inativos; militares das Forças Armadas; militares do Distrito Federal e dos ex-territórios federais; pensionistas de servidores e militares das Forças Armadas, do Distrito Federal e dos ex-territórios; e militares da inatividade remunerada.

*Com informações da Agência Senado