Lula teve 154 mil inserções de rádio a mais no 2º turno, acusa Fábio Faria
Ministro disse já ter entregue dados da auditoria contratada para analisar as publicações ao longo do 2º turno ao ministro Alexandre de Moraes
O ministro Fábio Faria (Comunicações) afirmou que o resultado de uma auditoria nas propagandas políticas apresentadas no rádio e identificaram que a campanha de Lula teve 154 mil inserções de rádio a mais que a do presidente Jair Bolsonaro durante o segundo turno, entre os dias 7 e 21 de outubro.
Faria disse ter entregado “informalmente” os dados ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Alexandre de Moraes. “Isso é uma grave violação do sistema eleitoral”, disse.
Segundo Faria, apenas na região Nordeste, foram cerca de 30 mil inserções a menos para Bolsonaro nas duas semanas analisadas.
“O lugar mais forte disso é o Estado da Bahia. Só na primeira semana foram mais de 7 mil (inserções) a mais para o candidato do PT”, disse, antes de cobrar o “direito igualitário” de disputar as eleições.
Faria explicou que esses dados dizem respeito apenas às duas semanas do segundo turno e que os dados do 1º turno estão sendo levantados pelas empresas de auditoria, mas os primeiros sete dias constam em ação já movida pela campanha de Bolsonaro junto ao TSE.
“Não sei se dá tempo para que sejam restabelecidas todas essas horas, tem que fazer uma conta, mas que seja feito rápido isso. O TSE vai agora fazer a sua própria checagem”, explicou.
André Brito
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