GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sexta-feira, 30 de setembro de 2022

A VERDADE APARECENDO

Pesquisa Brasmarket indica vitória de Bolsonaro no 1° turno

Presidente Jair Bolsonaro Foto: Alan Santos/PR


Presidente tem a maioria dos votos válidos tanto na análise espontânea quanto na estimulada



A pesquisa de intenção de voto para presidente da República realizada pelo instituto Brasmarket e divulgada nesta sexta-feira (30) indicou a possibilidade de que o presidente Jair Bolsonaro (PL) vença a eleição já no primeiro turno. Tanto na análise espontânea quanto na estimulada, o atual líder tem preferência maior do que a soma dos concorrentes, ou seja, possui a maioria dos votos válidos.

No levantamento espontâneo, quando a lista de candidatos não é apresentada aos entrevistados, Bolsonaro aparece com 44,3%, contra 27,6% de Lula (PT), 3,8% de Ciro Gomes (PDT) e 3,2% de Simone Tebet (MDB). Na soma, todos os concorrentes do atual chefe do Executivo tem 35,5% do eleitorado, o que indica a possibilidade de vitória do líder já no primeiro turno.

Já na pesquisa estimulada, Bolsonaro tem 45,4%, contra 30,9% de Lula, 6,2% de Ciro e 5,2% de Tebet. Somados, os índices dos concorrentes do presidente totalizam 43,7%, o que também aponta uma tendência de que o resultado seja sacramentado a favor do chefe do Executivo já na primeira rodada de votação.

O instituto Brasmarket entrevistou 1.600 pessoas em 529 cidades brasileiras entre os dias 26 e 28 de setembro. A margem de erro é de 2,45% para mais ou menos e o nível de confiabilidade é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-08847/2022.

NÁUTICO - LESÃO CONFIRMADA

Geuvânio tem lesão muscular confirmada e desfalca Náutico

Atacante vira desfalque contra o Tombense (Foto: Tiago Caldas/CNC)


Atacante não enfrenta o Tombense, na próxima terça-feira


A notícia mais temida foi concretizada. Após a realização de exame nesta quinta-feira, o atacante Geuvânio teve uma lesão muscular grau 1 na coxa direita confirmada e não enfrenta o Tombense, na próxima terça-feira, às 21h30, no estádio dos Aflitos.

Este é o segundo problema seguido na região adutora da coxa em menos de um mês. O jogador sentiu dores na partida contra o Vasco da Gama, no último dia 16, e foi substituído por Kieza, aos 40 minutos do segundo tempo. Em seguida, o avançado foi desfalque diante do Sampaio Corrêa.

Após fazer apenas duas sessões de treinamento, Geuvânio atuou no sacrifício no clássico contra o Sport, na última quarta-feira, porém, apesar de abrir o placar aos quatro minutos de jogo, sentiu a mesma lesão e foi sacado aos 15 para a entrada do jovem Júlio, formado nas categorias de base do Timbu.

Com quatro gols marcados, Geuvânio é o atual artilheiro do Náutico na Série B, depois de ultrapassar o volante Richard Franco, que tem três. Sem a presença do atleta, a tendência é que o próprio Júlio assuma a vaga na próxima rodada.

DP

SPORT - REUNIÃO SOBRE O SAF

Yuri Romão revela bastidores de reunião envolvendo investidores sobre possível SAF do Sport

Sport segue trabalhando e estudando sobre o assunto (Foto: Arnaldo Sete/Esp. DP Foto)


Presidente do Leão disse ter recebido elogios, além de conversar com dois ingleses sobre o assunto


Um dos temas mais recorrentes do futebol brasileiro nos últimos anos, a SAF segue em pauta também no Sport. Membros da diretoria do Leão já falaram anteriormente sobre o interesse de adotar o modelo no clube. Dessa vez, Yuri Romão, presidente rubro-negro, deu detalhes sobre uma reunião com investidores sobre o assunto.

O mandatário do Sport confirmou ter participado de uma reunião na semana passada em São Paulo com um possível investidor. Ele também revelou que dois ingleses fizeram parte das conversas. “Eu conversei na semana passada, eu fiz uma reunião, reunião muito boa, na quarta-feira (14) pela manhã em São Paulo com um investidor. Inclusive com a participação de dois ingleses por vídeo”, disse o presidente. 

Ele ainda revelou um elogio do possível investidor em relação aos balanços apresentados pelo Sport durante a reunião. “Eu queria até fazer um agradecimento aos meus vice-presidente financeiro, vice-presidente administrativo e todas as suas equipes, porque nós recebemos um elogio no meio da apresentação. O investidor brasileiro parou e disse que está analisando vários balanços de clubes e o do Sport é o único que  dá a tranquilidade de seguir adiante numa proposta”, afirmou Yuri Romão. 

O presidente do Sport também comentou sobre a importância de conquistar o acesso para a Série A do Campeonato Brasileio de 2023, já que isso ajudaria nessas possíveis negociações de SAF. Atualmente o Leão está na 6ª colocação da Série B, mas conseguiu diminuir sua distância para o Vasco, que ocupa a 4ª posição. Na próxima terça-feira (4), o time vai até Santa Catarina enfrentar o Brusque e precisa de um bom resultado para seguir embalado na disputa, já que depois terá pela frente uma dura sequência, tendo Cruzeiro e Vasco, jogando como mandante, e o Londrina, no Estádio do Café. 

DP

NÁUTICO - MUITAS DERROTAS

Náutico tem um turno inteiro de derrotas na Série B

Júlio chorou bastante após a derrota para o Sport (Foto: Rafael Vieira/DP Foto)


Com o clássico contra o Sport, Timbu perdeu 19 partidas na competição


O fundo do poço nunca esteve tão perto para o Náutico. Após perder o Clássico dos Clássicos, a equipe se manteve com 27 pontos e tem quase 100% de chance de ser rebaixada para a Série C. O resultado negativo contra o Sport também levou o Timbu à marca de 19 derrotas na Série B, o que significa um turno inteiro dentro da competição sem saber o que é vencer. 

Até o momento, o alvirrubro pernambucano tem 28,12% de aproveitamento, já que venceu sete jogos e empatou seis. Dos 20 clubes da Segundona, o Náutico só não saiu derrotado nas 32 rodadas que disputou contra o Brusque, já que superou o adversário no estádio dos Aflitos e no Augusto Bauer, e Ituano, depois de ter vencido em casa e empatado fora. 

Outros times que o Timbu pode acabar o campeonato sem ter perdido podem ser Tombense, Criciúma e Novorizontino, que são as três próximas partidas do clube. Fora de casa, o Náutico empatou com os dois primeiros por 1 a 1, além de ter vencido o último no Recife por 3 a 1. Com o resultado negativo da última quarta-feira, a equipe comandada por Dado Cavalcanti chegou a três derrotas seguidas, com nove gols sofridos nestes jogos.

O próximo compromisso do Náutico pela Série B é na próxima terça-feira, contra o Tombense, às 21h30, no estádio dos Aflitos. É praticamente o último fio de esperança do time na busca pela saída da zona de rebaixamento.

DP

SANTA CRUZ - RENOVAÇÕES

Negociações do Santa Cruz com o XV de Piracicaba por Daniel Pereira e Luan Bueno chegam à reta final

Dupla foi titular de forma absoluta na Cobra (Foto: Rafael Melo/SCFC e Rafael Melo/SCFC)


Daniel disputou 15 jogos pela Cobra Coral na Série D; Luan foi a campo em 16 partidas, num total de 18 possíveis


A novela envolvendo as renovações de Daniel Pereira e Luan Bueno com o Santa Cruz chega em seus últimos capítulos. O coordenador técnico Zé Teodoro, que vem sendo o elo entre o Tricolor e o XV de Piracicaba, detentor dos direitos econômicos do volante e zagueiro, respectivamente,  revelou que os atletas desejam permanecer no Arruda para a próxima temporada. 

"Eu conversei pessoalmente com os dois jogadores (Daniel e Luan) e eles querem ficar. Gostaram do Santa Cruz, da cidade. Agora a gente espera um posicionamento mais firme do clube (XV). Pelo que eu estou sentido, eles não fazem mais parte dos planos da equipe para a próxima temporada", pontuou Zé Teodoro em entrevista à Rádio Clube de Pernambuco. 

A questão financeira, entretanto, pode ser um empecilho para o desfecho positivo das negociações. Caso o XV exija alguma espécie de compensação financeira, o Santa deve desistir do negócio. "Agora a gente precisa levar pelo lado financeiro, apresentar as possibilidades ao presidente Antônio Luiz Neto. Porque eu não posso falar sobre isso, minha obrigação é analisar a parte técnica dos jogadores e levar à gestão", destacou Zé.

As negociações já se arrastam há mais de um mês. Em meados de agosto, o XV mostrou interesse em conversar, mas o negócio acabou esfriando. Daniel Pereira e Luan Bueno têm contrato com o clube até 2023. 
 
Em campo, a dupla conseguiu dar conta do recado. Daniel Pereira atuou em 15 jogos como titular e foi peça-chave da equipe de Marcelo Martelotte na reta final da Série D. No empate diante do Tocantinópolis, contudo, acabou recebendo cartão vermelho e ficou de fora da partida decisiva, que culminou com a eliminação coral. 

Já o experiente Luan Bueno, de 35 anos, participou de 16 dos 18 jogos do Santa na competição e formou dupla de zaga entrosada com Alemão. Tanto Luan quanto Daniel não conseguiram balançar as redes. 

DP

SPORT - MANTER O MESMO ESQUEMA

Sem medo de atacar, Claudinei desabafa e não descarta manter 4-2-4 no Sport contra o Brusque

Em busca da vitória como visitante, Claudinei destacou: 'Vamos escolher a equipe para vencer' (Foto: Rafael Vieira/DP Foto)


'Pode me acusar de tudo, menos de jogar para não ganhar jogos', desabafou o treinador do Sport


A vitória do Sport no Clássico com o Náutico serviu mais do que a simples soma de três pontos para o Leão. Para o técnico Claudinei Oliveira, ela foi um ponto importante para fortalecer suas convicções de estilo de jogo. Ao entrar em campo já com o sistema tático do 4-2-4, que até então só vinha utilizando nos tempos finais contra os adversários, o treinador rubro-negro ressaltou a coragem para adotar uma postura ofensiva em campo.

“Eu acho que podem me acusar de tudo desde que eu cheguei no Sport, menos de não jogar para ganhar os jogos. De não jogar pra frente, de não ser ofensivo. Não. Nossa equipe de não propor jogo, de não finalizar o tempo todo, tentar o gol o tempo todo”, desabafou o treinador após a partida.

No entanto, para seguir sonhando com o acesso, o Sport precisa fazer essa postura gerar resultados práticos. Literalmente, transformar a coragem e a ofensividade, tão pregadas pelo treinador, em pontos. “A gente está perdendo (os jogos), e não fizemos um ponto fora de casa desde que eu cheguei. Coisa que me incomoda bastante, e que não é uma normal na minha carreira, ficar tantos jogos fora sem vencer, ou sem pelo menos empatar”, disse, antes de justificar sua convicção ao escolher uma estratégia de jogo mais ousado.

“Não é por falta de coragem. Se a gente tiver que jogar com o quarteto na frente, a gente vai jogar. Se a gente achar que é melhor jogar com três zagueiros, a gente vai jogar. Com três volantes, a gente vai jogar também. Mas vamos escolher a equipe para vencer”, completou Claudinei.

Ainda de acordo com o treinador, não está descartada a chance de repetir o 4-2-4 já de início diante do Brusque, na próxima rodada, em Santa Catarina. “O jogo está longe ainda. A gente tem que ter calma para tomar as decisões. É uma possibilidade”, iniciou. “A gente mostrou que dá para jogar com quatro jogadores na frente. Se todo mundo ajudar, todo mundo voltar para marcar, dá para jogar dessa forma”, concluiu.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Bolsonaro finaliza com Deus, Pátria, Família e Liberdade

Presidente Jair Bolsonaro durante suas considerações finais no debate da TV Globo Foto: Reprodução/TV Globo


Em suas considerações finais, candidato à reeleição defendeu a continuidade de seu governo



O presidente Jair Bolsonaro, candidato à reeleição, foi o últimos dos candidatos a apresentar suas considerações finais no debate eleitoral promovido pela TV Globo. E em sua fala, ele disse que defende “Deus, Pátria, família e liberdade”.

Durante um minuto e meio, Bolsonaro explicou porque merece dar continuidade a seu governo.

– Temos um governo que está rompendo quatro anos sem corrupção. Um governo que respeita a família brasileira e diz não ao aborto – apontou.

Ao final, Bolsonaro repetiu o bordão utilizado durante a campanha em 2018.

– Um governo que quer continuar com seu voto para que a felicidade chegue aonde tenha que chegar, a você. Brasil acima de todos, Deus acima de todos – disse.

DEBATE NA GLOBO

Bolsonaro em debate da Globo: “Tome vergonha na cara, Lula”

Ex-presidiário Lula no debate da Globo Foto: EFE/André Coelho


Candidatos pediram seguidos direitos de resposta



Em três pedidos de direito de resposta seguidos, Lula e Bolsonaro trocaram acusações sobre episódios de corrupção durante os governos petistas e do atual presidente, no debate entre candidatos ao Palácio do Planalto realizado nesta quinta-feira (29) pela TV Globo.

Lula questionou Bolsonaro sobre sua gestão durante a pandemia e as acusações levantadas pela CPI da Covid-19. Bolsonaro respondeu mencionando a prisão do ex-presidente e fazendo críticas aos episódios de corrupção durante os governos do PT.

– Tome vergonha na cara, Lula – afirmou o atual presidente.

*AE

ÓDIO DA ESQUERDA

Filho de Bolsonaro tem casa pichada: ‘ódio gratuito à minha família’


O filho mais novo do presidente foi a público para denunciar o caso

O filho “04” do presidente Jair Bolsonaro (PL), Jair Renan, afirmou, na noite desta quinta-feira, que sua casa foi pichada. O integrante da família do chefe do Executivo mora com sua mãe, a candidata a deputada distrital, Ana Cristina Valle (PP-DF), em Brasília.

“Picharam a porta da minha casa em represália não só a minha mãe que é candidata a deputada distrital, que automaticamente se percebe o ódio entregue gratuito a família Bolsonaro”, escreveu em story no Instagram. 

Na imagem é possível ler as palavras “morte” e “Bolsonaro” escritas na fachada da residência.



ERROS HISTÓRICOS DAS PESQUISAS

Em 2014, todos os institutos de pesquisas erraram durante agosto e setembro


Os principais institutos de pesquisas daquele ano passaram 47 dias de campanha prevendo o resultado errado no primeiro turno

Há apenas oito anos, os principais institutos de pesquisas apontaram durante quase toda a campanha eleitoral (47 dias) que a então candidata do PSB a presidente, Marina Silva, disputaria o segundo turno contra a petista Dilma Rousseff, que liderava a corrida eleitoral.

A disputa de segundo turno acabou sendo realizada entre Dilma e o tucano Aécio Neves, e se tornou a corrida presidencial mais apertada da História da democracia brasileira. Resultado muito distante do “retrato do momento” no qual os institutos insistiram entre 16 de agosto e 2 de outubro.

Diário do Poder identificou pelo menos 25 levantamentos eleitorais divulgados pelo Datafolha, Ibope (atual Ipec), Vox Populi e MDA, que eram os principais da época, e todos apontavam uma disputa Dilma-Marina no segundo turno. O primeiro Datafolha de outubro, a apenas quatro dias da eleição, ainda apostava em Marina.

Já a última pesquisa de cada um desses institutos antes do primeiro turno de 2014, todas divulgadas apenas entre 4 e 6 de outubro, alterou a previsão que mantiveram durante 47 dias de campanha, e apontaram que o tucano Aécio iria ao segundo turno.

A eleição daquele ano teve uma particularidade: Marina apenas assumiu o papel de candidata em agosto, após a morte do governador Eduardo Campos, que era o candidato do PSB, em um acidente de avião. A partir de meados daquele mês todas as pesquisas eleitorais apostavam que Marina estava praticamente garantida no segundo turno.

Previsões 2018 foram piores

Levantamento com 97 pesquisas eleitorais realizado pela Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder, no início de agosto deste ano, já demonstrou que todos os institutos erraram suas previsões para as eleições presidenciais de 2018. Até mesmo na véspera da eleição de 2018 Ibope, Datafolha e Ipespe previam que Bolsonaro teria 36% dos votos. Ele acabou com mais de 46%.

Chute vs. realidade

Depois de muitas previsões (erradas), Dilma venceu com 41,59% contra 33,55% de Aécio. Na melhor das hipóteses, os quatro principais institutos previam apenas 24% para Aécio Neves.

Já o segundo turno acabou 51,64% de Dilma contra 48,36% de Aécio e continua a ser a corrida mais apertada pelo Palácio do Planalto desde a redemocratização.

AMEAÇA DE BOMBA NA ARGENTINA

Casa presidencial da Argentina tem ameaça de bomba, diz jornal

Cristina Kirchner Foto: EFE/ Juan Ignacio Roncoroni


Funcionários foram retirados da Casa Rosada



A Casa Rosada, palácio presidencial da Argentina, teve de ser esvaziada na noite de quinta-feira (29) depois de receber várias ameaças de bomba que chegaram por telefone de diferentes cidades do país, segundo noticiou o jornal Clarín.

Investigadores foram até o local e, uma hora depois, não encontraram vestígios de explosivos. A situação está controlada.

De acordo com o jornal, também houve ameaças no prédio do Ministério da Defesa minutos antes de presidente Alberto Fernández se dirigir ao local.

As chamadas com as denúncias aconteceram de forma praticamente simultânea, a partir de diferentes localidades da Argentina. A Brigada de Explosivos da Polícia Federal esteve na sede do governo argentino e forças de segurança se dirigiram à Praça de Maio. Os bombeiros também foram acionados com o uso de equipamentos e cachorros.

A Casa Rosada já havia recebido uma ameaça de bomba em 30 de dezembro de 2021. Nas últimas horas do ano, um homem entrou em contato com a emergência da Polícia de Buenos Aires e avisou que colocaria um explosivo no prédio, onde na época o presidente estava.

Assim como nesta quinta-feira, na época os protocolos de segurança foram ativados. No entanto, naquela ocasião a Casa Militar agiu. Como a rota era negativa e a ameaça era para uma futura colocação de explosivos, não houve funcionários retirados.

*AE

APOIO A BOLSONARO

Vídeo: Renato Gaúcho manifesta apoio a Jair Bolsonaro

Renato Gaúcho Foto: Reprodução/Print de vídeo Instagram Renato Gaúcho


"Não podemos deixar o Brasil cair no abismo", disse o técnico de futebol



No mesmo dia em que outros nomes do futebol, como Neymar e Felipe Melo, manifestaram apoio ao presidente Jair Bolsonaro (PL), o técnico Renato Gaúcho também gravou um vídeo declarando voto no candidato à reeleição. Na gravação, ele destacou que “não podemos deixar o Brasil cair no abismo, como nossos países vizinhos”.

– No próximo domingo, é Bolsonaro, é 22 para que o nosso país continue em boas mãos – falou. 

Ele concluiu o vídeo com a frase “Deus, pátria, família”.

DESMENTINDO O EX-PRESIDIÁRIO

Sergio Moro assiste ao debate e desmente Lula: “Cara de pau”

Ex-ministro da Justiça Sergio Moro Foto: Agência Senado/Pedro França


Candidato ao Senado rebateu declarações do petista sobre a operação Lava Jato



O ex-ministro da Justiça, Sergio Moro, utilizou suas redes sociais na noite desta quinta-feira (29) para rebater declarações feitas pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no debate da TV Globo. Em sua conta do Twitter, Moro, candidato ao Senado pelo Paraná, chamou o petista de cara de pau.

A declaração foi feita após Lula, candidato à Presidência, criticar a extinta operação Lava Jato.

– Para Lula o que prejudica a economia é o combate à corrupção e não a própria corrupção. Muita cara de pau. Responde aí quem roubou os fundos de pensão dos funcionários dos Correios? Quem quase quebrou a Petrobras?

Moro então acusou o petista de mentir.

– Lula, você não foi absolvido. Essa é a maior fake news da eleição de 2022. A Lava Jato desmantelou a corrupção do seu Governo. Lula mente – apontou.

CORRUPÇÃO NO GOVERNO DO PT

Ciro e d’Avila a Lula: “Autor do maior escândalo de corrupção”

Candidatos no debate da Globo Foto: EFE/André Coelho


Declarações aconteceram no debate presidencial da TV Globo



No primeiro bloco do debate presidencial da TV Globo, os candidatos Ciro Gomes (PDT) e Luiz Felipe d’Avila (Novo) fizeram uma dobradinha para atacar os governos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e definiram suas gestões como “maior escândalo de corrupção da história do Brasil”.

Ao ser questionado por d’Avila sobre o fato de Lula ter sido autor do “maior escândalo de corrupção”, Ciro afirmou que o petista reclama das mentiras do presidente Jair Bolsonaro (PL), mas faz uma coisa mais hábil que é destacar êxitos de um curto período de tempo dos seus governos, sem considerar os reflexos da pior crise econômica da história, desemprego alto e corrupção generalizada.

Em ironia, Ciro afirmou que o “paraíso” descrito por Lula nos anos de PT sob comando do Executivo resultou “na tragédia Bolsonaro”.

– O mais grave é que parece que Lula não quis aprender nada com as amargas lições que tomou – cutucou o pedetista.

Durante a mesma dobradinha, d’Avila citou o mensalão revelado nos governos do PT.

– Como essa pessoa tem capacidade moral para lidar com o Brasil, para tirar o Brasil do buraco? – questionou, em referência a Lula.

*AE

ERRO DO DESCONDENADO

PT avalia como erro Lula ofender Padre Kelmon em debate

Debate da Globo Foto: Reprodução Transmissão G1


Kelmon chamou Lula de "descondenado"


Lideranças do Partido dos Trabalhadores que acompanham o debate entre presidenciáveis promovido pela Rede Globo avaliam que o candidato Luiz Inácio Lula da Silva errou ao fazer troca de ofensas com o adversário Padre Kelmon (PTB).

Kelmon chamou Lula de “descondenado” e interpelou o ex-presidente por várias vezes. Lula chamou Kelmon de “candidato laranja” e disse que ele tem “comportamento de um fariseu”. O apresentador William Bonner precisou parar o cronômetro para reorganizar o debate e chegou a dizer que o Padre não compreendeu as regras do programa.

– Esse padre é um zé-ninguém. Não muda em nada – afirmou ao Broadcast Político um petista que minimiza o impacto do envolvimento de Lula no embate direto com Kelmon, embora acredite que o ex-presidente cometeu um erro.

Natalia Lopes

DESMASCARANDO O EX-PRESIDIÁRIO

Padre Kelmon e Lula batem boca em debate, e Bonner “se irrita”

Candidatos padre Kelmon e Luiz Inácio Lula da Silva Foto: Reprodução/TV Globo


Candidatos trocaram acusações durante o debate da TV Globo



Na madrugada desta sexta-feira (30), os candidatos Luiz Inácio Lula (PT) e padre Kelmon (PTB) protagonizaram um episódio intenso durante um debate eleitoral da TV Globo. Ambos trocaram ofensas após Kelmon questionar o petista sobre escândalos de corrupção.

O bate-boca chegou a um nível tão violento que o apresentador William Bonner precisou se desculpar com os espectadores.

Em um momento, Lula chegou a dizer que Kelmon que estava fantasiado de padre.

Ao final, o apresentador William Bonner chamou a atenção dos dois candidatos.

DEBATE NA GLOBO

Bolsonaro: “Julgamento de Lula foi anulado por amigo no STF”

Bolsonaro no debate da Globo Foto: Reprodução Transmissão G1


Declaração foi dada durante um direito de resposta de Bolsonaro no debate da TV Globo



O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que os processos contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) só “deixaram de existir” porque existia um “amiguinho” no Supremo Tribunal Federal (STF). A declaração foi dada durante o debate entre candidatos ao Palácio do Planalto realizado nesta quinta-feira (29), pela TV Globo.

– Tu foi condenado em três instâncias – disse Bolsonaro a Lula, num direito de resposta concedido pela organização do evento.

O presidente também mencionou delatores de esquemas de corrupção durante os governos do PT.

O candidato à reeleição também se defendeu de críticas a sua gestão na pandemia de Covid-19 e ao aumento da fome e da pobreza no País.

– Para de mentir. Quando se fala em fome, eu dei R$ 600 reais de Auxílio Brasil – disse Bolsonaro.

*AE

OS QUE QUEBRARAM O BRASIL QUEREM VOLTAR

Petistas se articulam por cargos, até no Supremo Tribunal Federal

Ex-presidente Lula. Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula

Políticos petistas, sobretudo que viraram personagens nas investigações da Lava Jato, já se articulam para retomar posições e fazer indicações em eventual governo Lula, inclusive para ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Caso do ex-deputado João Paulo Cunha, que presidiu a Câmara e foi condenado a 6 anos e 4 meses de prisão por corrupção passiva e peculato, até ser perdoado pelos ministros dos quais pretende ser colega. Ter sido preso pela Lava Jato virou “currículo” no PT.


Advogado militante

João Paulo Cunha hoje chefia um bem-sucedido escritório de advocacia em Brasília, pelo qual optou apesar da pressão para tentar um mandato.

Dirceu à espreita

Outro da “velha guarda” do lulismo com expectativa de poder, José Dirceu também se estabeleceu em Brasília há meses, em um escritório.

Carteirinha salvadora

Dirceu tenta que a OAB-SP devolva sua carteirinha de advogado. Ele não entende como Roberto Jefferson já recebeu a sua e ele não.

Inesquecível

Outro personagem que busca lugar ao sol petista é Nicolau Dino. Quer a PGR. Mas no PT não esquecem que ele coordenou a Lava Jato no STJ.

Cláudio Humberto