Recife começa, na segunda (4), a vacinar contra gripe todos os moradores a partir de seis meses
Vacinação ocorrerá em todos os postos de saúde da capital pernambucana; confira os postos
Após o Governo de Pernambuco liberar os municipios para ampliar a vacinação contra gripe, o Recife passará a imunizar contra a influenza todos os moradores a partir dos seis meses de idade. A imunização começará na próxima segunda-feira (4) e será realizada nas mais de 150 salas de vacina da Secretaria de Saúde do Recife [confira a relação mais abaixo], que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h -
A nova vacina contra gripe já inclui a proteção contra a cepa do vírus H3N2 (Darwin), que recentemente teve forte circulação no país, causando uma epidemia. O imunizante também contempla outras duas cepas da influenza: H1N1 e o tipo B.
Para agilizar a vacinação, a Sesau recomenda que os usuários levem um documento de identificação, a carteira de vacinação e o cartão SUS (se tiverem esses dois últimos).Também conhecida como gripe, a Influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade no mundo todo, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais. A transmissão ocorre por meio de secreções expelidas das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir e espirrar, ou pelo contato das mãos.
Covid
Para quem recebeu a vacina contra a Covid, de acordo com orientação técnica do Ministério da Saúde de setembro de 2021, não há problema em ser vacinado contra a gripe, até mesmo no mesmo dia - no começo da pandemia, a pasta indicava intervalo de 14 dias entres os dois imunizantes.
Também, de acordo com a Sesau, não há contraindicação em caso de pessoa que tenha tido Covid-19; o único senão é se estiver com febre no momento da imunização, por questão de não se saber se será uma reação à vacina ou não.
Nenhum comentário:
Postar um comentário