GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quinta-feira, 31 de março de 2022

COPA DO NORDESTE

Sport busca empate heroico contra o Fortaleza e deixa final da Copa do Nordeste indefinida

Sport foi buscar o empate aos 46 minutos do segundo tempo (Foto: Paulo Paiva/DP Foto)



Melhor durante todo o segundo tempo, o Fortaleza vencia o jogo na Arena de Pernambuco até os 46 minutos, quando o Sport empatou com Bill


No duelo de Leões, deu empate e nenhum dos times levou vantagem no primeiro jogo da final da Copa do Nordeste. Apesar de sair de campo sem a vitória, o Sport comemorou o resultado na lotada Arena de Pernambuco. Isso porque o Fortaleza foi melhor durante o todo o segundo tempo e vencia até os 46 minutos. Foi então que o atacante Bill, estreante da noite, entrou em ação e marcou o gol que garantiu o empate em 1 a 1 no jogo.

O resultado na Arena de Pernambuco deixou o título da Copa do Nordeste completamente indefinido. Em caso de um novo empate no jogo da volta, a decisão será nos pênaltis. O gol fora de casa não é critério de desempate. O segundo jogo da final acontece neste domingo, às 18h30, na Arena Castelão. Até o momento, mais de 53 mil ingressos já foram vendidos para o confronto decisivo.

O JOGO

Até então invicto na Copa do Nordeste, o Fortaleza começou o jogo marcando a saída de bola do Sport, mas não demorou muito para diminuir o ímpeto dentro de campo. Os primeiros minutos de bola rolando foram de muita marcação e pouca inspiração. A primeira grande oportunidade de gol aconteceu aos 22 minutos. Luciano Juba aproveitou o erro de passe do zagueiro Landázuri, fez grande jogada, tabelou com Búfalo, mas dentro da área finalizou mal e desperdiçou a chance.

Seis minutos depois, o Sport tentou aproveitar o embalo e chegou novamente com perigo ao ataque. Na área, Búfalo recebeu de Denner, mas foi travado pelo zagueiro Tite na hora de finalizar. Com menos posse de bola, o Fortaleza só conseguiu criar a primeira oportunidade de gol aos 37 minutos. Renato Kayzer recebeu cruzamento na área, mandou para Yago Pikachu, que finalizou forte, mas Mailson trabalhou pela primeira vez e fez grande defesa.

O Fortaleza voltou melhor do intervalo. Com mais posse de bola, o Tricolor do Pici foi ao ataque e conseguia assustar a defesa do Sport principalmente nas bolas aéreas. O zagueiro Ceballos levou vantagem na maioria dos confrontos pelo alto e cabeceou algumas vezes com perigo. As mudanças do técnico Juan Pablo Pablo Vojvoda também contribuíram para deixar o time cearense mais ofensivo. O atacante Moisés entrou bem e criou boas oportunidades.

E aos 39 minutos, a temida “lei do ex” funcionou na Arena de Pernambuco. O volante Zé Welison, que esteve no Sport no ano passado, acertou um lindo chute de fora da área para abrir o placar e colocar o Fortaleza na frente.  No final do jogo, aos 46 minutos, o Sport foi buscar o empate heroico. Luciano Juba cobrou falta na cabeça do estreante Bill, que tinha acabado de ser acionado em campo pelo técnico Gilmar Dal Pozzo. No fim, o 1 a 1 ficou de bom tamanho para os pernambucanos.

FICHA DO JOGO

Sport 1
Mailson; Ewerthon, Rafael Thyere, Sabino e Sander; William Oliveira (Bill), Bruno Matias (Ronaldo Henrique) e Denner (Cáceres); Luciano Juba, Jaderson (Ray Vanegas) e Búfalo. Técnico: Gilmar Dal Pozzo. 

Fortaleza 1
Max Wallef; Landázuri, Ceballos e Tite; Yago Pikachu, Matheus Jussa, Zé Welison (Ronald), Lucas Lima (Romarinho) e Juninho Capixaba; Robson (Moisés) e Renato Kayser (Sílvio Romero). Técnico: Juan Pablo Vojvoda.

Local: Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata
Árbitro: Antonio Dib Moraes de Sousa (PI)
Assistentes: Rogério de Oliveira Braga e Márcio Iglésias Araújo Silva (Ambos do PI)
Cartões amarelos: Bill, Bruno Matias (Sport); Robson, Tite (Fortaleza)
Gols: Zé Welison aos 39’ e Bill aos 46’ do 2ºT.
Público: 42.544 presentes
Renda: R$ 1.897.145,00

DP

COPA DO NORDESTE

Em busca do tetra, Sport decide primeiro jogo da final da Copa do Nordeste contra o Fortaleza

Búfalo é grande esperança de gols do Sport nesta final. (Foto: Anderson Stevens/Sport )


O rubro-negro vem de uma sequência de sete jogos sem perder, enquanto o Tricolor do Pici ainda não foi derrotado na competição


Finalmente chegou o grande dia. Após cinco anos, o Sport volta a disputar um título da Copa do Nordeste. Desta vez, o adversário vai ser o Fortaleza e a partida será realizada nesta quinta-feira (31), às 21h35, na Arena de Pernambuco. O rubro-negro entra em campo buscando o tetracampeonato da competição, enquanto o Tricolor do Pici tenta o seu bicampeoanto regional.

O duelo dos Leões na final da competição acontece pela primeira vez na história. Para acompanhar esse clássico nordestino, mais de 41.097 ingressos foram vendidos e a expectativa é de quebra de recorde de público na Arena de Pernambuco, que atualmente pertence ao Náutico, com 42.352 mil pessoas na final do Campeonato Pernambucano de 2018, contra o Central.

Para essa partida, o Sport chega vivendo o seu melhor momento na temporada. Há sete jogos sem perder, o Leão vem demonstrando uma crescente jogo após jogo e destaques individuais como Búfalo, Luciano Juba e Mailson, além do sólido sistema defensivo, vivem seus melhores momentos na temporada e a manutenção dessa fase positiva será necessária para quebrar a invencibilidade do Fortaleza na competição e trazer o troféu para casa.

O Tricolor do Pici ainda não foi derrotado na competição. Até aqui, foram dez jogos disputados com seis vitórias e quatro empates e, inclusive, terminou na liderança do grupo do Sport na primeira fase da competição. Um adversário muito difícil de se bater, mas que o ponta-esquerda Luciano Juba garante que a equipe vai entrar focada em buscar a vitória, junto com os mais de 40 mil torcedores presentes na Arena de Pernambuco.

“Nossa equipe está bastante focada e concentrada para esses dois jogos. Estamos pensando em fazer um grande jogo diante de nossa torcida, porque sabemos que somos muito fortes dentro de casa com a nossa torcida nos apoiando. Consequentemente, depois desse jogo, vamos trabalhar pensando no jogo de domingo, mas espero que a gente possa fazer dois grandes jogos e sair com o título”, afirmou o Luciano Juba.

FICHA DA PARTIDA

SPORT
Mailson; Ewerthon, Rafael Thyere, Sabino, Sander; William Oliveira, Bruno Matias, Denner (Blás Cáceres); Jáderson, Luciano Juba e Búfalo. Técnico: Gilmar Dal Pozzo.

FORTALEZA
Max Walef; Landázuri, Benevenuto, Titi; Pikachu, Jussa, Zé Welison (Ronald), Lucas Lima, Juninho Capixaba; Moisés (Robson) e Renato Kayzer. Técnico: Juan Pablo Vojvoda.

Local: Arena de Pernambuco, São Lourenço da Mata-PE.
Horário: 21h35.
Arbitragem: Antônio Dib Moraes.
Assistentes: Rogério de Oliveira Braga e Márcio Iglésias Araújo Silva.

DP

ILEGALIDADES DE ALEXANDRE DE MORAES

Lasier afirma que ministro do STF ultrapassou ‘todos os limites da ilegalidade’

Senador Lasier Martins (Podemos-RS) - Foto: Agência Senado.


Senador promete se pronunciar hoje sobre pedidos de impeachment de Alexandre de Moraes


O senador Lasier Martins (Podemos-RS) se associou aos políticos que criticam a decisão do ministro Alexandre de Motraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), de impor tornozeleira eletrônica a um deputado federal em pleno exercício do mandato.

De acordo com o político gaúcho, que promete se pronunciar nesta quarta-feira (30) sobre os nove pedidos de impeachment de Moraes engavetados no Senado, “tornozeleira também é prisão”.



Para Lasier, “Alexandre de Moraes ultrapassa todos os limites da ilegalidade contra um deputado federal”.

Daniel Silveira já foi preso, por ordem do ministro, por supostamemnte haver ameaçado integrantes do STF e alvo de medidas restritivas de direito, inclusive o de se expressar livremente, como prevê a Constituição.

Na semana passada, Silveira foi denunciado pela Procuradoria G<eral da República por desrespeitar medidas impostas por Moras, que voltou a obrigar o parlamentar ao uso de tornozeleira eletrônica.

Em resposta, o deputado resolveu dormir na Câmara dos Deputados, a fim de se proteger dessa nova medida adotada pelo ministro do STF, criando um impasse institucional.

Cláudio Humberto


CRITICANDO ALEXANDRE DE MORAES

Marco Aurélio critica Moraes e diz “temer muito pelas eleições”

Marco Aurélio critica Moraes e diz "temer muito pelas eleições porque ele vai presidir o TSE". Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil


Ministro aposentado disse que poder do presidente no colegiado eleitoral é maior que no STF e Moraes vai presidir o TSE durante as eleições


O ministro aposentado Marco Aurélio Mello teceu duras críticas às decisões e atitudes do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), em relação ao caso do deputado federal Daniel Silveira (União-RJ) e do inquérito do “fim do mundo” e disse “temer muito pelas próximas eleições porque ele vai presidir o Tribunal Superior Eleitoral (TSE)”.

“O momento é de temperança, de evitar-se esses antagonismos indesejáveis presentes às instituições, a instituição que é o STF e a instituição respeitável por todos, porque os integrantes foram eleitos pelo povo, que é a Câmara dos Deputados”, disse.

Segundo Marco Aurélio, o objetivo da decisão de colocar uma tornozeleira no parlamentar ainda lhe é desconhecido e que a decisão sobre o “ato de constrição” cabe aos demais parlamentares. “Esse ato de constrição, repito porque é um ato de constrição, limita a liberdade de ir e vir, a meu ver, fica submetido ao colegiado, com a palavra os pares do deputado Daniel Silveira e que eles se pronunciem de acordo com o figurino legal”, disse, antes de completar. “Eu vejo algo até mesmo humilhante, um deputado federal ter que usar uma tornozeleira. Que período vivemos. Que tempos estranhos”.

Sobre a sessão de julgamento do deputado Daniel Silveira, marcada pelo presidente do STF, ministro Luiz Fux, para  o dia 20 de abril, a reação foi de espanto. “Eu não sei que processo é esse. É apreciação do inquérito desmembrado que envolve outras pessoas também para ter-se o crivo quanto ao deputado federal? Aí será muito ruim”, disse.


ELEIÇÕES 2022

Bolsonaro convoca Coronel Meira para se filiar ao PL


"Além de mim e Anderson Ferreira, essa é uma missão que o presidente Jair Bolsonaro pediu. O Coronel Meira é um importante quadro dentro do jogo político em Pernambuco e, por isso, deve caminhar conosco para que possamos mudar os rumos de Pernambuco e do Brasil", afirmou Gilson Machado.

"Fico muito contente em ter sido lembrado pelo presidente e pelos demais correligionários. Para mim, é uma honra atender a mais um chamado do presidente para lutar contra o PSB de Paulo Câmara, além de combater Lula e o PT. Estou pronto e em posição de sentido para trabalhar e reeleger Bolsonaro!", afirmou Coronel Meira.


por Magno Martins

ELEIÇÕES 2022

 PP lança frente Pró-Bolsonaro em Pernambuco

A Frente Pró-Bolsonaro do Progressistas de Pernambuco, criada pela Executiva Estadual do PP vai empossar, na tarde de amanhã, a deputada estadual Clarissa Tércio para presidir e liderar o grupo durante quatro anos. A vereadora do Recife Michele Collins ocupará a vice-presidência do colegiado.

O grupo tem autorização para o uso da imagem do presidente Jair Bolsonaro em Pernambuco. Além de Clarissa e Michele, o colegiado também será composto pelo pastor e deputado estadual Cleiton Collins, o evangelista e deputado estadual Adalto Santos, o pastor e vereador Júnior Tércio, o pastor Esdras Cabral, o subtenente Santiago e o deputado estadual Erick Lessa.

ELEIÇÕES 2022

Em evento de renúncia Miguel Coelho fala de necessidade de mudança para Pernambuco


Prefeito de Petrolina deixa o cargo para disputar governo do Estado


O evento de renúncia da prefeitura de Petrolina  de Miguel Coelho (União Brasil) aconteceu na noite desta quarta-feira (30) em um evento em Petrolina lotado de autoridades políticas e apoiadores. 

Miguel chegou acompanhado da primeira dama Lara Coelho, do vice-prefeito Simão Durando, do senador Fernando Bezerra, dos deputados Antonio Coelho e Fernando Filho. O pré-candidato a governador faz em seu discurso um balanço dos seus cinco anos e três meses na prefeitura. Além disso, Miguel reforçou a necessidade de mudança em Pernambuco: “estamos cansados de desculpas e transferências de responsabilidades. É hora de trabalhar”, disse Miguel. 


Por Camila Souza

SÃO JOÃO 2022

São João de Caruaru 2022 é oficialmente anunciado; abertura será no dia 4 de junho

Pátio do Forró, polo principal do São João de Caruaru - Foto: Reprodução


Na programação, nomes como Alok, Wesley Safadão, João Gomes, Elba Ramalho e Alceu Valença



Após dois anos, o São João de Caruaru está oficialmente de volta, com o lançamento oficial feito nesta quarta-feira (30), pela prefeita da cidade, Raquel Lyra. A cerimônia de lançamento aconteceu no Alto do Moura. A festa junina na cidade terá início no dia 4 de junho e segue até o dia 29. No pátio de eventos, nomes como Claudia Leitte, Elba Ramalho, Xand Avião, Wesley Safadão, Alok, João Gomes e Alceu Valença, estão entre os confirmados. 

Para a edição deste ano, a festa contará com 24 polos, distribuídos pelo município. A expectativa é de que sejam movimentados cerca de R$ 250 milhões ao longo do mês. 

“Será o São João do reencontro. Esperamos dois anos por este momento e não temos dúvidas de que, mais do que nunca, será o maior e melhor São João do mundo. Estamos construindo uma grade de programação especial, com artistas locais e nacionais, e tudo que merecemos para tirar esse atraso que a pandemia causou”, comemorou a prefeita Raquel Lyra.

No palco principal, o Pátio do Forró, estarão grandes nomes da música brasileira. A abertura ficará a cargo de Elba Ramalho, como tradicionalmente acontece, enquanto Solange e Claudia Leitte fecham a noite do primeiro dia de festa. No domingo, Dorgival Dantas, Alcymar Monteiro e Alceu Valença, encerram o primeiro final de semana.

No dia 12 de junho, Dia dos Namorados e véspera de Santo Antônio, a noite romântica ficará por conta do cantor Israel Filho e as bandas Limão com Mel e Calcinha Preta.
No dia 23, véspera de São João, as bandas Brucelose e Barões da Pisadinha, além do cantor Mano Walter fazem a festa. 

Já no dia de São João (24), quem comanda o Pátio do Forró é Novinho da Paraíba, Zé Neto e Cristiano e Matheus Fernandes. Já no dia de São Pedro (29), o palco principal será ocupado pelo cantor Wesley Safadão e Geraldinho Lins.

Outras atrações - como Alok, Alceu Valença, Xand Avião, Simone e Simaria, Léo Santana, Maiara e Maraísa, Zé Vaqueiro, Priscila Senna, Zé Neto e Cristiano e João Gomes - também estão confirmadas. 

“Escolhemos as atrações com bastante carinho, sabendo que o público está ansioso por esses dias de festa. Temos o São João pronto e esperamos que ele seja, de fato, realizado com segurança, preservando a saúde e a vida de todos”, enfatizou o vice-prefeito Rodrigo Pinheiro. 

Em 2019, última festa realizada na cidade, antes da pandemia da Covid-19, cerca de 3 milhões de pessoas passaram por Caruaru, gerando mais de 12 mil empregos diretos e indiretos e uma movimentação de aproximadamente R$ 200 milhões. Durante a cerimônia, a prefeita Raquel Lyra revelou que o município espera ter um aumento de 25% no impacto com o evento, em relação a 2019.

Confira a programação do Pátio do Forró:

4 de junho (sábado)

Elba Ramalho
Solange
Claudia Leitte

5 de junho (domingo)
Dorgival Dantas
Alcymar Monteiro
Alceu Valença

10 de junho (sexta-feira)
Renan Cruz
Simone e Simaria
Toca do Vale

11 de junho (sábado)
Vilões do Forró
Matheus e Kauan
Luan Estilizado

12 de junho (domingo)
Israel Filho 
Limão com Mel
Calcinha Preta

17 de junho (sexta-feira)
Azulão
João Gomes
João Esticado

18 de junho (sábado)
Fulô de Mandacaru
Xand Avião
Vitor Fernandes

19 de junho (domingo)
Magníficos
Tarcísio do Acordeon
Tierry

23 de junho (quinta-feira)
Brucelose
Barões da Pisadinha
Mano Walter

24 de junho (sexta-feira)
Novinho da Paraíba
Zé Neto e Cristiano
Matheus Fernandes

25 de junho (sábado)
Pedrinho
Maiara e Maraisa 
Alok

26 de junho (domingo)
Cavaleiros do Forró
Nattan
Priscila Senna

28 de junho (terça-feira)
Davi Firma
Zé Vaqueiro
Léo Santana

29 de junho (quarta-feira)
Magnatas do Forró
Wesley Safadão 
Geraldinho Lins

Por Portal Folha de Pernambuco

SÃO JOÃO 2022

São João de Petrolina terá Priscila Senna, Zé Vaqueiro, Maiara & Maraísa e mais; veja programação

Priscila Senna, Zé Vaqueiro e Maiara & Maraísa                                                                                                                                                                                                         - Foto: Arthur de Souza/Folha de Pernambuco e Divulgação


Outros grandes nomes da música nacional e regional também marcarão presença na festa



Após três anos, a cidade de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, voltará a promover os festejos de São João no próximo mês de junho.

Na programação dos shows que irão ocorrer entre os dias 17 e 26 de junho, nomes como Priscila Senna, Elba Ramalho, Jorge e Mateus, Wesley Safadão, Zé Vaqueiro, Xand Avião, Gustavo Miotto, Simone & Simaria e Maiara & Maraísa.

Os shows serão no pátio de eventos que foi construído no antigo Ceape, avenida Sete de Setembro. Por causa da pandemia de Covid-19, Petrolina não realiza as festas públicas de São João desde 2019.

A programação do ciclo junino em Petrolina terá início no mês de maio, com concursos tradicionais, apresentações culturais de artistas regionais e outras atrações. 

Sexta (17)

Mano Walter
Zezé di Camargo & Luciano
Luan EstilizadoMirella & Lenno
Atração surpresa

Sábado (18)
Calcinha Preta
Jonas Esticado
Limão com Mel
Priscila Senna
Fabiana Santiago 

Domingo (19)
Bell Marques
Elba Ramalho
Lucy Alves
Cavaleiros do Forró
Pisadinha de Luxo

Terça (21)
Bruno e Marrone
Leonardo
Elisson Castro
Duas atrações surpresas 

Quarta (22)
Jorge e Mateus
Dennis DJ
Natan
Dorgival Dantas
Silas 

Quinta (23)
Wesley Safadão
Gustavo Miotto
Eric Land
Zé Vaqueiro
Edu Carva

Sexta (24)
Xand Avião
Felipe Amorim
Mari Fernandes
Chitãozinho e Xororó 
Maciel Melo

Sábado (25)
Gusttavo Lima
Simone e Simaria
Avine Vinny
Pedro Sampaio 
Pedro Cavalcante

Domingo (26)
Marcynho Sensação
Matheus e Kauan
Maiara e Maraisa
Saia Rodada
Trio Granah 

Por Portal Folha de Pernambuco

SÃO JOÃO CONFIRMADO

Com eventos liberados para capacidade máxima, municípios de Pernambuco confirmam São João em 2022

Pátio do Forró, polo principal do São João de Caruaru                                                                                                                                                                                                        - Foto: Prefeitura de Caruaru / Divulgação


No interior, Caruaru e Petrolina anunciaram programações, enquanto Arcoverde incluiu festividade no calendário municipal. Recife avalia cenário.



Ao que tudo indica, diferentemente do que ocorreu no Carnaval, o São João será, de fato, festejado em 2022. Após dois anos de cancelamentos por causa da Covid-19as prefeituras dos principais polos da festa em Pernambuco começam a se organizar para o ciclo junino, tendo como fundamento a decisão tomada pelo Governo do Estado de liberar a realização de shows e eventos com a capacidade máxima.

Só nos últimos dias, duas das maiores cidades com forte tradição na festa, Caruaru e Petrolina, respectivamente, no Agreste e no Sertão, anunciaram programações. Além delas, a sertaneja Arcoverde incluiu a festa no calendário do município. Porém, de acordo com o atual decreto, para que sejam realizados, os eventos precisam ter controle de entrada, com exigência do comprovante de vacinação completa.

Nesta quarta-feira (30), a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, apresentou, em cerimônia no Alto do Moura, os detalhes da programação na Capital do Forró, que terá mais de 800 shows, em 24 polos, ao longo de um mês, a partir do dia 4 de junho. Entre as atrações, estão nomes como Elba Ramalho, Claudia Leitte, Alceu Valença, Simone e Simaria, Maiara & Maraísa, Alok, João Gomes, Wesley Safadão e Zé Vaqueiro.

Questionada pela reportagem sobre o controle de acesso, a Secretaria Executiva de Imprensa e Comunicação afirmou que o formato dos eventos vai depender do cenário epidemiológico no período e que seguirá todos os protocolos ditados pelas autoridades sanitárias.
Petrolina e Arcoverde
Já na última terça (29), foi a vez do agora ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, que anunciou a programação da cidade, com destaque para Priscila Senna, Elba Ramalho, Jorge e Mateus, Xand Avião e Simone & Simaria, entre os dias 17 e 26 de junho. Segundo a gestão do município, toda a festa ocorrerá no novo Pátio de Eventos e, mesmo sem gratuita, será “cercada”, com controle de acesso mediante apresentação do cartão de vacina.
Também no Sertão, o prefeito de Arcoverde, Wellington Maciel, confirmou a realização das atividades culturais. Porém, a programação e o formato das festividades ainda não foram definidas. De acordo com a prefeitura, as medidas de acesso serão anunciadas, “com base nas exigências do Governo de Pernambuco”.

Recife em análise
Na Capital, não há uma definição sobre as celebrações do São João.
 Por nota, a Prefeitura disse estar “vigilante” em relação aos dados epidemiológicos e aos protocolos definidos a cada decreto estadual. “Considerando a natureza do São João recifense, de rua, bem como o cenário atual, de gradual transição, ainda com restrições, podemos afirmar que, por ora, não há perspectiva para realização de uma festa popular na cidade”, afirmou.

A gestão ressaltou ainda que tem investido cerca de R$ 10,5 milhões em diversas iniciativas para mitigar o impacto sofrido pela cadeia criativa durante o período da pandemia.

Por Artur Ferraz

A PERSEGUIÇÃO CONTINUA

Após nova decisão de Moraes, Daniel Silveira admite colocar tornozeleira

Parlamentar indica que equipamento será instalado 'por imposição de sequestro de bens'



Após nova decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes,  que determinou multa diária de R$ 15 mil pelo descumprimento da ordem de instalação da tornozeleira eletrônica, o deputado Daniel Silveira admitiu que usará o equipamento.

"Não vou aceitar. Vou colocar (a tornozeleira) por imposição de sequestro de bens", disse Silveira.

A decisão do magistrado também determina que o presidente da Câmara dos DeputadosArthur Lira (PP-AL), "indique dia, horário e local para a efetivação do monitoramento eletrônico do réu” e adote as providências para garantir o pagamento de eventual multa, descontando o valor diretamente nos vencimentos do parlamentar.

Após sessão da Câmara desta terça-feira, o parlamentar decidiu ir para casa. Há dois dias ele usa as dependências da Casa para evitar o cumprimento da ordem da Justiça.

Perguntado por jornalistas se ainda permaneceria no Congresso, ele reconheceu que estava se encaminhando para sua residência.

"Não (vou ficar), vou para casa. Eu pagaria R$ 15 mil diário, ilegalmente? É claro que é (por causa da multa)", falou.

Réu em uma ação penal no Supremo, Silveira elevou nesta terça-feira a tensão entre Poderes e, mais cedo, dispensou autoridades notificadas pelo Poder Judiciário para cumprir a ordem.

Na Câmara, o parlamentar se recusou a colocar a tornozeleira, como ordenara o ministro Alexandre de Moraes, e se protegeu ao lado de aliados do presidente Jair Bolsonaro.

Na companhia do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), que se tornou porta-voz do grupo, o parlamentar usou a estrutura da Câmara para estimular o embate entre as instituições.

Alexandre de Moraes, no último despacho desta quarta, classificou a decisão do parlamentar de "morar" na Câmara, como chegou a anunciar, de "estranha e esdrúxula".

"O réu utiliza-se da Câmara dos Deputados para esconder-se da Polícia e da Justiça, ofendendo a própria dignidade do Parlamento, ao tratá-lo como covil de réus foragidos da Justiça", destacou.

Moraes também diz que a medida é de "duvidosa inteligência", pois Silveira acabou limitando sua liberdade aos limites da Câmara.

"Não só estranha e esdrúxula situação, mas também de duvidosa inteligência a opção do réu, pois o mesmo terminou por cercear sua liberdade aos limites arquitetônicos da Câmara dos Deputados, situação muito mais drástica do que àquela prevista em decisão judicial", afirmou.

Por Agência O Globo

EDUCAÇÃO

Unit-PE inaugura centro universitário com imersão tecnológica, cultural e área de saúde

Foto: Rômulo Chico/Esp.DP


A Universidade Tiradentes (Unit-PE) inaugurou, na manhã desta quarta-feira (30), o novo centro universitário da capital pernambucana. A sede está localizada na Avenida Mascarenhas de Moraes, no bairro da Imbiribeira, na Zona Sul do Recife, e conta com 40 salas, 11 laboratórios, além de uma clínica integrada.

A unidade de ensino oferece nove cursos de graduação -nas áreas de ciências humanas, exatas, biológicas e saúde- e onze em pós-graduação. O espaço concentra a rede de ensino oferecida nas antigas unidades da Caxangá e da Boa Vista, e oferece serviços para o público nas áreas de odontologia, nutrição, enfermagem, fisioterapia, estética, cosmética, além de tecnologia da informação, direito, empreendedorismo e novos negócios.

De acordo com a gestão da unidade, as aulas acontecem em formato híbrido, onde o aluno também poderá acessar o conteúdo através do modelo virtual. "Os alunos poderão ainda assistir às aulas online, de disciplinas complementares, em instituições parceiras de ensino superior de outros países, e ter uma nova experiência, além de ter o contato com outras línguas", explica a reitora, Vanessa Piasson. 

Para os estudantes do curso de saúde, a Unite disponibiliza o Centro de Formação em Saúde, onde serão realizadas as aulas práticas da área escolhida. No espaço, os alunos também têm acesso à clínica-escola integrada, com a presença de pacientes reais. 

Já os estudantes de Tecnologia da Informação contam com Centro de Formação em T.I., em parceria com o Porto Digital. O curso oferece imersão no mercado de trabalho através do projeto Embarque Digital, da prefeitura do Recife. 

A unidade de ensino também inaugura o Centro de Sucesso do Estudante, que une o Núcleo de Carreiras -direcionando o aluno para o mercado de trabalho-; a Copex, responsável pelos projetos de extensão; e as Relações Internacionais -que coordena as atividades de mobilidade acadêmica, além de oferecer mentoria e gestão de carreiras.

“Temos um centro de internacionalização que fica em Boston, nos Estados Unidos. Esse protagonismo que o grupo vem proporcionando para Pernambuco tem como objetivo contribuir com o mercado de trabalho, além de inserir profissionais com excelência técnica”, afirmou o vice-presidente de relações institucionais, Saumíneo Nascimento. 

Os interessados no direcionamento cultural também encontram uma imersão na área através do Centro de Informação e Apropriação Cultural, formado por uma biblioteca, salas de estudo, café, além do espaço para contação de histórias e artesanato.  

HOMENAGEM SEM A BANDA NAÇÃO ZUMBI

Solenidade renomeia Teatro Guararapes em homenagem a Chico Science e causa polêmica com a banda Nação Zumbi

Nação Zumbi fica de fora da cerimônia e se manifesta em redes sociais. Foto: Matheus Ribeiro.


Em 1966, nascia uma lenda que mudaria para sempre a cultura pernambucana e deixaria uma marca inestimável com sua união do maracatu, hip-hop, rock e frevo. Chico Science foi um dos responsáveis pela criação do Manguebeat, um dos movimentos artísticos mais revolucionários da década de 1990, e, por esse legado, o Governo do Estado, através da Secretaria de Turismo e Lazer e da Empetur, dá o seu nome ao Teatro Guararapes que, a partir desta quarta-feira (30), recebeu o nome de Teatro Guararapes Chico Science. 

Quem ficou de fora desse momento, no entanto, foi a banda Nação Zumbi, que se manifestou em redes sociais estendendo a falta do convite à família do artista. “Troca de nome do teatro Guararapes para Chico Science sem a presença de ninguém da banda e sem a presença de Tainá (filha de Chico), não dá, né? Sem legitimidade”, comentou a conta oficial da banda no Twitter. Procurada, a Secretaria informou que convidou a família de Chico Science e um dos integrantes da banda (leia a íntegra da nota abaixo).

O foyer do teatro foi o local escolhido para a cerimônia de renomeação, que aconteceu às 10h, com a presença do secretário de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes, do presidente da Empetur, Antonio Neves Baptista, do secretário de Cultura de Pernambuco, Gilberto Freyre Neto, o presidente da Fundarpe, Marcelo Canuto, e do secretário de Cultura do Recife, Ricardo Melo.

“Os versos de Chico Science são cantados até hoje por gente de todo o canto do País. Dar o seu nome ao principal teatro do Centro de Convenções, uma das maiores plateias do Brasil, reforça o compromisso do Governo do Estado com a cultura, a arte e o entretenimento para a população e para os visitantes que aqui chegam. Esta homenagem chega num momento especial, que é a retomada a todo vapor das atividades turísticas e culturais. Tenho certeza de que o espaço, que agora leva o nome de Chico Science, vai sediar ainda muitos momentos inesquecíveis”, comemora o secretário de Turismo e Lazer do Estado, Rodrigo Novaes.

O presidente da Empetur, Antonio Neves Baptista, ressaltou como Pernambuco está vivendo um bom momento no turismo. “É uma honra para o Centro de Convenções de Pernambuco, que é administrado pela Empetur, contar agora com um teatro que leva o nome de um artista tão importante para o Estado, como Chico Science. A mudança foi atribuída como uma forma de lembrarmos da sua contribuição para o cenário fonográfico, mas também por queremos testemunhar o desabrochar de outros artistas, estilos musicais e formas de expressão artística no palco principal do Teatro Guararapes", comentou.

O espaço do Teatro Guararapes, no Centro de Convenções, passou por um processo de revitalização que foi coordenado pelos setores de Operações e Marketing da Empetur. O jardim ao redor do teatro foi remodelado com 470 plantas novas e placas com a planta do teatro foram instaladas já com o novo nome, juntamente com uma placa de bronze com dedicatória sobre o velório do músico.

Nota Oficial:
A Secretaria de Turismo e Lazer e a Empetur esclarecem que a família de Chico Science e a banda Nação Zumbi foram convidados para a cerimônia em homenagem a Chico Science, que agora dá nome ao principal teatro do Centro de Convenções. Na impossibilidade de Louise, filha do cantor participar do evento – devido a uma viagem -, a família foi representada pelo irmão do artista, Jeferson França. O cantor Jorge Du Peixe e a empresária da banda Nação Zumbi, Ana Almeida, também foram convidados e não puderam comparecer.