GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022

FORA DA COPA DO MUNDO

Fifa impede participação da Rússia na Copa do Mundo

Rússia foi suspensa da Copa do Mundo de 2022 (Foto: Reutes/Arnd Wiegmann)



Decisão foi motivada pela invasão russa à Ucrânia


A Fifa e a Uefa suspenderam, nesta segunda-feira (28), a seleção da Rússia e todos os clubes de futebol do país de participarem de qualquer competição organizada pelas entidades. Com isso, os russos não poderão participar das Eliminatórias para o Mundial do Catar e, consequentemente, da própria Copa do Mundo.

A punição é por tempo indeterminado e vale para o esporte no campo, na praia ou no salão, seja masculino ou feminino.

A decisão foi tomada em conjunto pela Fifa e pela Uefa e foi motivada pela ofensiva militar da Rússia sobre a Ucrânia. Em nota, os órgãos lembram que “o futebol está totalmente unido aqui e em total solidariedade com todas as pessoas afetadas na Ucrânia. Ambos os presidentes esperam que a situação na Ucrânia melhore significativa e rapidamente para que o futebol possa voltar a ser um vetor de unidade e paz entre os povos”.

Pacote de sanções
 
O anuncio é feito um dia após a entidade máxima do futebol apresentar um pacote de sanções à seleção da Rússia.

No domingo (27), em decisão tomada por unanimidade pelo seu Bureau do Conselho, a Fifa afirmou que: “Nenhuma competição internacional será disputada no território da Rússia, com partidas 'em casa' sendo disputadas em território neutro e sem espectadores; A associação membro que representa a Rússia deve participar de qualquer competição sob o nome 'União de Futebol da Rússia (RFU)' e não 'Rússia'; Nenhuma bandeira ou hino da Rússia será usado em partidas em que equipes da União de Futebol da Rússia participem”.

Agência Brasil

SAÚDE DO REI

Pelé recebe alta após se recuperar de infecção urinária

Pelé foi fez uma cirurgia para retirada do tumor no cólon em 2020 (Foto: Ricardo Saibun/Santos)


Hospital diz que Rei do Futebol está com condição clínica estável


O hospital Albert Einstein anunciou nesta segunda-feira (28) que o ex-jogador Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, recebeu alta após se recuperar de um quadro de infecção urinária. O Rei do Futebol estava na instituição desde o dia 13 de fevereiro, quando iniciou uma bateria de exames de rotina.

A alta foi dada no último sábado (26), e a nota do hospital diz que “o paciente encontra-se em condições clínicas estáveis, já curado de sua infecção urinária, e seguirá o tratamento do tumor de cólon, identificado em setembro de 2021”.

Pelé foi submetido a uma cirurgia para retirada do tumor no cólon em setembro de 2020. Ele ficou quase um mês internado na ocasião, ficando parte do período na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A previsão é que ele retorne pelo menos uma vez por mês ao hospital para continuar o tratamento.

Agência Brasil

SPORT - EVITAR ELIMINAÇÃO

Ewerthon cita quedas recentes na Copa do BR e vê grupo do Sport ciente do 'tamanho do jogo'

Prata da casa esteve na última eliminação. (Foto: Anderson Stevens/Sport Club do Recife)



Prata da casa se vê mais experiente por ter estado presente em revés para Juazeirense; Ewerthon ainda citou Mailson, Rafael Thyere e Ronaldo


Remanescente do time eliminado para a Juazeirense na primeira fase da Copa do Brasil de 2021, o prata da casa Ewerthon aposta na experiência para fazer diferente. Desta vez, o Sport encara o Altos-PI, podendo até mesmo empatar. Caso consiga o objetivo maior, o Leão segue o roteiro na busca de alívio financeiro na temporada 2022. E o grupo sabe da relevância do confronto. Foi o que defendeu o camisa 66, que apesar de apenas 21 anos, mostra conhecer a competição.

"Ano passado eu estava aqui. Joguei na partida em que fomos desclassificados. Eu vi a importância do jogo, o que restou durante o ano. O jogo foi na metade do ano e foi falado até o final (da temporada). Então, a gente, que é jogador, sabe, sim. Tem noção do tamanho do jogo de quarta-feira. Eu também falei um pouco do que passei aqui. Não só eu como o Ronaldo, o Mailson e o Thyere. E nós jogadores sabemos, sim, da importância. Estamos cientes. Vamos fazer de tudo para passar", disse.

E para avançar de fase, como mirou o lateral-esquerdo, a experiência deve ser um 'trunfo' para a equipe rubro-negra. Assim acredita Ewerthon, que vai acrescentar, nesta quarta, a sua segunda participação em Copas do Brasil, como profissional, no currículo. O atleta falou em passar um pouco do que sabe para companheiros mais jovens e avaliou a importância financeira do confronto. Se deixar o Altos para trás, o Rubro-Negro embolsará mais R$ 750 mil.

"Sei que vamos dar o máximo, porque a gente sabe a importância desse campeonato. Desse jogo. Não só na situação do Sport. Não só financeiramente, também, de cada atleta. Acho que tem três ou quatro anos que a gente não passa nem da primeira fase. E eu sei que os meus companheiros sabem da importância desse jogo. A gente vai poder dar o máximo, correr até o último minuto", enfatizou.

SPORT - FORA DO JOGO

Suspensos, William Oliveira e Sander desfalcam o Sport em clássico pelo Nordestão

William Oliveira recebeu cartão vermelho; já Sander o 3º amarelo (Foto: Paulo Paiva/Sport Recife)



Volante e lateral esquerdo foram punidos diante do Altos e estão fora do clássico regional diante do Bahia, válido pela 7ª rodada do Nordestão


Para o confronto diante do Bahia, no próximo sábado (5), às 17h45, o Sport terá duas baixas por suspensão. Após receber o terceiro cartão amarelo na Copa do Nordeste, o lateral esquerdo Sander desfalcará o time comandado por Gustavo Florentín. Já o volante William Oliveira, que foi punido com dois amarelos, acabou sendo expulso de campo diante do Altos e está suspenso do clássico regional contra os baianos.

Além dos dois atletas suspensos, o Sport conta com outros dois jogadores pendurados para o confronto - ambos importantes neste início de temporada. O camisa 10, Everton Felipe, foi punido com a tarjeta nos jogos contra o CRB e o Botafogo-PB; já o colombiano Ray Vanegas, que recebeu cartões diante do Ceará e do Belo, também está a uma punição da suspensão automática.

 empate sem gols deste domingo foi o primeiro jogo de uma sequência do Sport em Teresina. Nesta quarta-feira (2), diante do mesmo Altos, o Leão da Ilha encara um desafio ‘milionário’ pela Copa do Brasil. Tendo acumulado decepções na primeira fase do torneio nacional, os rubro-negros entrarão em campo com a proposta de ‘espantar’ o fantasma que vem os assombrando nas últimas três temporadas.

DP

SANTA CRUZ - MOSTROU FRAGILIDADE

Goleada sofrida contra o Retrô escancara fragilidade do sistema defensivo do Santa Cruz

Santa Cruz foi goleado por 4 a 0 para o Retrô no Arruda (Foto: Rafael Vieira/FPF)



Em sete partidas disputadas, o Santa Cruz sofreu 12 gols e tem a terceira pior defesa da primeira fase do Campeonato Pernambucano


A goleada sofrida por 4 a 0 contra o Retrô, no último sábado, em pleno estádio do Arruda, escancarou de vez a fragilidade do sistema defensivo do Santa Cruz. Em sete partidas disputadas, o Tricolor sofreu 12 gols e tem a terceira pior defesa da primeira fase do Campeonato Pernambucano. A marca é inferior a de 2021, ano para o torcedor tricolor esquecer. No mesmo recorte de jogos no Estadual, a Cobra Coral só sofreu cinco gols.

Nesta temporada, o Santa Cruz tem uma média de 1,7 gol sofrido por jogo. O desempenho fez com que o técnico Leston Júnior mexesse no sistema defensivo. Ao todo, o treinador já testou dois goleiros, duas duplas de zaga diferentes e cinco laterais, sendo dois improvisados na direita. Apesar do número alto de gols sofridos no campeonato, a comissão técnica coral entende que o elenco é capaz de reverter o quadro para conquistar os objetivos.

“Temos um entendimento suficiente para fazer um estadual brigando pelos objetivos. Não é atoa que éramos os líderes da competição. Então, a gente não vai, em função de um resultado de jogo, atribuir incapacidade ao elenco. Assim como em vários momentos que nós vencemos, não disse que estávamos prontos ou em condições de conquistar todos os objetivos. Nós estamos trabalhando, caminhando para buscar soluções cada vez mais efetivas”, destacou Leston. 

Por outro lado, o sistema ofensivo do Santa Cruz vem funcionando bem neste início de temporada. Com 16 gols marcados em sete jogos, o Tricolor é dono do melhor ataque do Estadual. O rendimento tem garantido, pelo menos até o momento, a classificação direta para as semifinais da competição. Após a última derrota, a Cobra Coral vai ter a chance de se recuperar no próximo sábado, quando recebe o Vera Cruz no Arruda.

“São demandas diferentes de jogo para jogo. Acredito que temos uma equipe que está sendo construída e enfrentando várias dificuldades, porque é muito difícil quando você está construindo um time perder jogadores dentro desse processo. E a gente vem quase que toda semana perdendo alguns jogadores. Momentaneamente, mas perdendo, algumas vezes, a condição de repetir determinadas situações”, completou Leston.

DP

SPORT - ENTREGUE AO DEPARTAMENTO MÉDICO

Everton Felipe tem entorse no joelho e desfalca Sport em duelo contra o Altos pela Copa do BR

Everton sentiu a lesão ainda no primeiro tempo. (Foto: Anderson Stevens/Sport Club do Recife)



Meia irá retornar ao Recife para a realização de exames mais precisos


No empate sem gols contra o Altos, pela Copa do Nordeste, o meia Everton Felipe deixou o campo com dores. O camisa 10 teve uma entorse no joelho e irá retornar ao Recife para investigar a gravidade da lesão. Com isso, o técnico Gustavo Florentín não conta com o atleta para o duelo da próxima quarta-feira (2), novamente diante do time piauiense, desta vez válido pela primeira fase da Copa do Brasil. 

Na oportunidade, o prata da casa deu lugar a Ray Vanegas, que pode ser opção para repor a baixa inesperada. No elenco, de meias, o comandante paraguaio pode contar com Denner e Adryan, garoto da base. Alanzinho, que seria outro nome para a função, também está entregue ao departamento médico do clube com uma lesão na coxa. O lateral de origem Juba, já utilizado mais centralizado, também é uma possibilidade.

 Sobre a saída de Everton durante o confronto do último domingo, o Florentín revelou que o camisa 10 já sentia dores no primeiro tempo. O atleta pediu para ser substituído. "São coisas que acontecem e tivemos que substituí-lo por Ray Vanegas. Na verdade, foram quatro trocas obrigados. Ítalo, Naressi e Sander, que machucou o pé esquerdo, pediram para ser substituídos", disse o treinador.
 
Recentemente, o prata da casa trocou a camisa 97 pela 10. Foi um pedido do atleta. Everton tem feito bons jogos pelo Leão, sendo peça titular da equipe.

NÁUTICO - TIME DESEQUILIBRADO

Problema antigo: com um número alto de gols sofridos, desequilíbrio entre ataque e defesa do Náutico reaparece

Timbu vem sofrendo defensivamente (Foto: Tiago Caldas/CNC)



Time até consegue marcar muitos gols, mas falha defensivamente e é vazado com frequência; são 20 gols feitos e 14 levados em 12 partidas na temporada


A temporada de 2022 começou tumultuada no Náutico. Com troca de treinador, eliminação na primeira fase da Copa do Brasil e atuações que vem desagradando a torcida, o clube vem apresentando alguns problemas que trouxe desde o ano passado. Um dos principais fatores para a irregularidade na Série B de 2021, o desequilíbrio entre defesa e ataque aparece novamente. Em 12 partidas até o momento, o Timbu anotou 20 gols e levou 14.

O time alvirrubro só não foi vazado em cinco jogos neste ano. Em compensação, só não balançou as redes em dois. Os números mostram que apesar de ir bem no ataque, com muitos gols, a defesa vem dando espaço aos adversários, além dos erros individuais, que assombraram o clube na temporada passada.

Depois dos dois gols anotados contra o Afogados, a média do Timbu é de 1,6 gol por jogo. Por outro lado, após ontem, o time tem uma média de 0,7 tentos tomados por partida. Já são cinco confrontos sendo vazado mais de uma vez durante os 90 minutos. Em duas oportunidades, contra Sport e CSA, três gols sofridos. Em contrapartida, o Alvirrubro marcou três gols em três jogos, diante do Íbis, do Sete de Setembro e do Atlético-BA. 

Tendo sequências de partidas sem tempo para treinar e colocar em prática as novas ideias do técnico Felipe Conceição, o Náutico precisa aproveitar todo o tempo que tem para ajustar sua organização defensiva e aprimorar ainda mais a força ofensiva, apenas assim a equipe diminuirá os erros na defesa.

SANTA CRUZ - VIRANDO A PÁGINA

Após revés diante do Retrô, Santa Cruz começa a semana com 'lições' tiradas da goleada

O Santa Cruz começa a semana para 'virar a página' (Foto: Rafael Melo/SCFC)



'O resultado de um jogo decisivo traz pra gente lições', disse Leston


Após a goleada sofrida diante do Retrô, o Santa Cruz começa a semana de treinamentos para ‘levantar a poeira’ e seguir na luta por uma das duas vagas das semifinais do Campeonato Pernambucano. Com o próximo embate marcado às 16h30 do sábado (5), o Tricolor do Arruda inicia a preparação com a ‘lição’ deixada pelo revés contra a Fênix, como pontuou Leston Júnior na entrevista coletiva após a derrota.

“O futebol não tem nada definitivo. A gente vive em transformação e o resultado de um jogo decisivo traz pra gente lições, aprendizagens e, acima de tudo, a certeza e a convicção de que a gente precisa trabalhar cada vez mais, que é o que vai ser feito”.

“Mostrá-los o que representa uma derrota dessa proporção e ao mesmo tempo gerar confiança é um ambiente positivo para que a gente trabalhe uma semana e no sábado possamos fazer melhor e mais eficiente o que temos a fazer", disse Leston.

Com a derrota para o Retrô, o Santa Cruz ligou o ‘sinal amarelo’. Afinal, com dois jogos a mais que o Salgueiro, o time comandado por Leston Júnior tem sua classificação às competições a nível regional e nacional de 2023 ameaçadas. Isso porque o Carcará depende de si próprio para conquistar a segunda colocação da primeira fase estadual.

Nesse cenário, além de ter sido ultrapassado pelo Retrô, que tem um jogo a menos, os tricolores ainda podem ser superados pelo Salgueiro - com duas partidas a menos - ao término da primeira fase. Caso o pior cenário se concretize, o Santa só teria calendário para o segundo semestre de 2023, sem depender dos rivais, caso consiga o acesso à Série C na atual temporada. 

Além da vaga na D, a classificação do Pernambucano alcança outras competições. O primeiro lugar da fase classificatória, por exemplo, também garante uma das três vagas de Pernambuco na Copa do Brasil de 2023. Já para a Copa do Nordeste apenas o campeão tem presença garantida.

SPORT - PRECISANDO MELHORAR

Naressi cita pontos que o Sport precisa melhorar para 'decisão' pela Copa do Brasil

Com o resultado, o Leão da Ilha segue no G4 da Copa do Nordeste (Foto: Anderson Stevens/SCR)



Leão encara novamente o Altos no meio da semana pelo torneio nacional


Após o jogo deste domingo (27), o Sport segue em Teresina para o próximo compromisso da temporada - talvez, o mais importante até então. Diante do mesmo Altos, que, ontem, empatou sem gols com o Leão pela Copa do Nordeste, os rubro-negros encaram, na quarta-feira (2), o maior desafio do ano: garantir a classificação pela Copa do Brasil e, assim, um afogo às finanças do clube.

O desempenho do domingo, porém, deixou o torcedor rubro-negro preocupado. O que foi visto durante os 90 minutos do confronto em Teresina, no entanto, não foi a mudança de postura prevista pela cúpula de futebol leonina no decorrer da temporada. Apesar disso, Pedro Naressi, volante que estreou como titular ontem, optou por valorizar um aspecto do time comandado por Gustavo Florentín: a defesa.

“Valorizamos esse jogo sem tomar gol. Se a gente conseguir repetir isso na quarta-feira, vamos sair com a classificação. Mas a gente tem que converter as chances que a gente cria. Porque isso vai facilitar ainda mais o nosso trabalho”, disse o volante.

Além disso, o jogador disse que 'prefere olhar pelo lado positivo’ o momento do Sport, que não conquista uma vitória há seis partidas. Segundo Naressi, que evitou lançar desculpas, o time precisa aproveitar as chances que cria no decorrer da partida.

“A gente sabe que precisamos dar mais. Principalmente em relação ao resultado. Mas eu prefiro olhar pelo lado positivo. Estamos se classificando na Copa do Nordeste, estamos classificando no Campeonato Pernambucano e temos uma final muito importante pela Copa do Brasil na quarta”. 

“A gente vem se cobrando bastante em relação a isso (seis jogos sem vitória). Vestimos a camisa do Sport e sabemos que todo jogo precisamos entrar para ganhar. Só que a gente está criando. Vamos aproveitar as próximas oportunidades para sairmos vencedores. Temos que converter as chances em gols. A gente combinou que não ia dar desculpas sobre o gramado e a arbitragem. Entramos para ganhar e faltou aproveitar as chances”, disse o meio-campista.

DP

NÁUTICO - TIME EVOLUINDO

Após empate, Felipe Conceição enxerga evolução do Náutico: 'vi mais coisas do que estou pedindo'

Técnico admitiu que a equipe precisa melhorar (Foto: Tiago Caldas/CNC)



Treinador, entretanto, pontuou que time precisa melhorar rendimento


Após mais uma atuação abaixo do esperado, o Náutico segue em busca de um equilíbrio entre a defesa e o ataque. Mesmo marcando muitos gols, a equipe vem sofrendo muito defensivamente e concedendo muito espaço ao adversário. O problema pôde ser visto novamente no empate diante do Afogados. O técnico Felipe Conceição, apesar de pontuar que o Timbu precisa melhorar, fez questão de ressaltar uma evolução no rendimento.

“A gente tem procurado esse equilíbrio. É difícil falar de um erro específico. Foi um contexto. A gente começa equilibrado, sem oferecer chance ao adversário. Aos poucos fomos achando o espaço. Dentro do que a gente está construindo para a equipe hoje, eu vi mais coisas do que eu estou pedindo, então me deixou satisfeito de enxergar a aplicação dos atletas. Eu saio satisfeito pela entrega, pelo desempenho. Ficamos com um jogador a menos. Tivemos chances de ampliar, mas não conseguimos. Saio satisfeito pelo padrão e pelo volume ofensivo. As coisas positivas a gente leva. As negativas a gente ajusta”.

A dura sequência de partidas com poucos dias de descanso tem sido lembrada frequentemente por Felipe. Com viagens e competições diferentes, os jogadores precisam de uma rodagem maior para estarem no condicionamento físico ideal. Desde que estreou, no dia 22 de janeiro, diante do Íbis, o Náutico ainda não teve uma semana cheia para treinar.

“Até o momento do segundo tempo que começou a bater o desgaste físico e ficamos com um jogador a menos. Não é desculpa e nem estou defendendo, mas faz 13 dias que estou aqui. Fizemos cinco jogos e quatro fora de casa, com viagens desgastantes. Tivemos uma consistência defensiva boa no primeiro tempo, inclusive nas bolas paradas. Há ainda falhas defensivas, estamos procurando corrigir. Estamos dando espaço no momento de construção do adversário. Mas isso já foi detectado”. 

“Pena não termos mais tempo de treinamento, mas com o pouco que estamos tendo vamos buscando equilibrar. Estamos tomando menos contra-ataques em inferioridade, isso já melhorou. A questão do bloco médio, médio-baixo, estamos tentando ajustar mesmo com pouco tempo. Mas houve uma evolução mesmo com o desgaste físico”, concluiu o treinador.

O elenco se reapresentou na tarde desta segunda-feira no CT Wilson Campos, mas não terá muito tempo para trabalhar e absorver as novas ideias do comandante, já que na próxima quarta-feira, nos Aflitos, enfrenta o Salgueiro, pela 7ª rodada do Campeonato Pernambucano.

LADEIRAS VAZIAS

Sem Carnaval, ladeiras de Olinda ficam quase vazias; equipes reforçam fiscalização

Ladeiras vaziam marcam o não Carnaval de Olinda                                                                                                                                                                                                            - Foto: Rafael Furtado/Folha de Pernambuco


Poucas pessoas foram à cidade-patrimônio neste domingo que seria de festa de Momo



Pelo segundo ano consecutivo, as ladeiras de Olinda deixaram de receber a alegria do Carnaval. A multidão, os blocos, e as cores saíram de cena e deram espaço para a calmaria, o silêncio e o desejo da festividade retornar o mais breve possível.

Com o intuito de conter o avanço da Covid-19 em Pernambuco, o Governo do Estado decidiu proibir as festas carnavalescas. Até o dia 1º de março, estão proibidas festas públicas e privadas, bailes, shows e desfiles de blocos e troças. 

No Sítio Histórico, em locais conhecidos pelos foliões como os Quatro Cantos, o Alto da Sé, a Ladeira da Misericórdia e a Praça João Alfredo, o espírito carnavalesco não se apagou. 

Para evitar aglomerações e festas clandestinas, as equipes de fiscalização da Guarda Municipal Civil de Olinda e da Polícia Militar de Pernambuco circulavam pelos principais pontos de folia. 

A fotógrafa Rebecca Torquato, moradora do Recife, foi acostumada desde pequena a frequentar as ladeiras de Olinda. Este ano, mesmo não havendo Carnaval, ela não deixou de se fantasiar de bailarina e comemorar de um jeito próprio.

"Mesmo com a proibição, é impossível não viver o Carnaval. A gente não vai poder estar todo mundo junto, mas vamos viver pelo menos a essência. Se a gente não pode brincar, damos pelo menos uma olhadinha para relembrar o passado, passar pelas ruas, tirar algumas fotos", disse.

Sensação de tristeza, mas por um bem maior. É assim que a fotógrafa define os dias sem a festividade. “Eu nunca imaginei que as ruas estariam vazias, é triste, é penoso, mas é necessário. As ladeiras daqui tem uma energia, que mesmo sem ninguém, você sente, se arrepia. Aqui nos Quatro Cantos era um fervor”, acrescentou. 

Apesar de gostar muito do Carnaval, a artista plástica Ledinalva Oliveira Steiner, mora há 65 anos na rua Prudente de Morais, um dos principais pontos de folia. Ela achou maravilhoso não ter a festividade de momo este ano por conta da Covid-19

“A gente tem que cuidar da saúde e depois do Carnaval. Esses dois anos são necessários para tudo voltar ao normal. Quando tem Carnaval, eu adoro. Vou para a rua, danço meu frevinho e entro. Vamos cuidar da saúde e curtir depois com certeza”, destacou. 

No Alto da Sé, alguns turistas circulavam para conhecer a cidade. Artesãos, comerciantes e tapioqueiras vendiam os seus produtos para quem estava passando pelo local. Mesmo sem Carnaval, o espírito carnavalesco não deixa a cidade em nenhum instante e é sentido através das cores, das culturas e das memórias

artista de rua Gilberto Nascimento Ferreira, conhecido como Diabo Lin, mora no bairro do Amparo. Ele é palhaço, mágico, anda na corda, em perna de pau e engole até fogo. Para o artista, o importante é divertir as pessoas não importa o lugar. Desde criança, a família dele sempre o fantasiava para a época. 

Este ano, o domingo de Carnaval começou triste para o artista sem a magia tomando conta da cidade. “Eu fico triste porque muitos dependem de trabalhar e ganhar o pão de cada dia com o Carnaval. Eu acordei meio triste, mas sabendo que Deus faz tudo certo. Quando tiver o próximo Carnaval, eu quero que aqui esteja lotado”, pontuou. 

O diretor comercial Fabricio Vimercati e sua família vieram do interior do Espírito Santo para conhecer as expressões culturais que permeiam Olinda. Para ele, é visível que está faltando algo nesse período. 

“Estou aqui com a minha família que está super interessada em conhecer os bonecos e as caricaturas que fazem parte da cultura e do Carnaval daqui. A chuva que está garoando dá esse sentimento de perda, que está faltando algo. Eu tenho certeza que para as pessoas que são daqui deve ser mais importante ainda do que para a gente, porque vivem isso frequentemente desde a infância. Dá pra ver pelo clima na cidade, as pessoas estão com caras não tão festiva do que estariam”, disse. 

Criado em 1993, o bloco “Lavou Tá Novo Zerado e o Guia de Olinda” sai pelas ruas de Olinda toda segunda-feira de Carnaval. A agremiação foi criada por José Carlos Urbano Dornelas, que é morador da cidade, artista plástico e guia turístico. Para o artista, a sensação é de perda por mais um ano sem o bloco sair pelas ruas. “Eu estou sentindo um vazio muito grande. É uma sensação de perda”, ressaltou. 

Por Tarsila Castro

GUERRA NA UCRÂNIA

Antonov-225 Mriya: maior aeronave de carga do mundo é destruída em ataque russo na Ucrânia

Antonov 225, maior avião de cargas do mundo - Foto: Reprodução/Twitter


Avião foi queimado em aeroporto próximo a Kiev, segundo fabricante




A maior aeronave de carga do mundo, o Antonov-225 (Mriya) foi destruída por um ataque russo nos arredores da Kiev, capital da Ucrânia, neste domingo (27), segundo confirmou o ministro de Relações Exteriores do país, Dmytro Kuleba.

A aeronave estaria no solo, no Aeroporto de Gostomel, quando foi atacada. 

"Este foi o maior avião do mundo, o AN-225 'Mriya' ('sonho' em ucraniano). A Rússia pode ter destruído nosso 'Mriya'. Mas nunca poderão destruir o nosso sonho de um estado europeu forte, livre e democrático. Vamos prevalecer!", publicou Kuleba no Twitter.

Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram a aeronave em chamas no terminal aéreo.

A aeronave tem grande importância para o transporte internacional de cargas e sua perda afetará bastante o setor.  

A fabricante de armas estatal ucraniana Ukroboronprom confirmou a destruição do avião em publicação no Facebook. 

"Invasores russos destruíram o navio-almirante da aviação ucraniana. A sua recuperação custará mais de 3 bilhões de dólares e levará muito tempo. A Ucrânia fará todos os esforços para que este trabalho seja pago pelo estado agressor", informou a publicação.

Por Fabio Nóbrega

CARNAVAL 2022

Operação da Prefeitura de Olinda registra aglomerações e festas ilegais no Sítio Histórico 

Equipes de fiscalização realizam operação especial em Olinda                                                                                                                                                                                      - Foto: Divulgação/ Prefeitura de Olinda


As equipes de fiscalização estavam divididas em cinco pontos: Praça São Pedro, Quatro Cantos, Alto da Sé, Fortim do Queijo e na Rua São Bento



Uma operação montada pela Prefeitura de Olinda para fiscalizar os trechos tradicionais de folia na cidade flagrou diversas aglomerações e festas ilegais na noite do último sábado (26). As equipes estavam divididas em cinco pontos: Praça São Pedro, Quatro Cantos, Alto da Sé, Fortim do Queijo e na Rua São Bento. O efetivo também realizou rondas e monitoramentos na Cidade Alta. 
 
De acordo com o decreto do Governo de Pernambuco, estão proibidas festas públicas e privadas, bailes, shows e desfiles de blocos e troças até o dia 1º de março. 
 
Além disso, a Prefeitura de Olinda proibiu a realização de apresentações musicais ao vivo e a utilização de equipamentos de som mecânico e eletrônico até às 6h da próxima quinta-feira (3) em todo o Sítio Histórico da cidade. 
 
Em desrespeito a essas normas, um bloco carnavalesco foi abordado pelos fiscais da prefeitura tocando instrumentos musicais na Avenida Joaquim Nabuco, no Varadouro. Os objetivos foram apreendidos pelos agentes de Operações do Controle Urbano. Cerca de 40 pessoas participavam do grupo
 
"No sábado, pegamos uma ocorrência com prisão em flagrante de algumas pessoas que estavam participando de um bloco. Elas foram conduzidas para a delegacia de plantão no Varadouro onde foi realizada a autuação. Houve uma resistência inicial, mas a ocorrência foi concluída", destacou o secretário de Segurança de Olinda, coronel Pereira Neto
 
Na Rua do Amparo, o bar Distampa e a Bodega do Véio foram fechados pelos fiscais da Prefeitura. Houve registro de aglomeração de clientes. Na via, centenas de pessoas realizavam festas ilegais, aglomerando e sem máscaras e obstruindo a passagem dos carros. 
 
"O bar Distampa já havia sido interditado um dia antes, mas furtivamente estava com as portas fechadas e utilizando o estacionamento interno para a realização de festividades. Foi aplicada uma multa de R$20 mil ao proprietário do estabelecimento e ele foi notificado para que ele comparecesse amanhã na Secretaria Executiva de Controle Urbano para regularizar a sua situação ou se explicar", pontuou o coronel. 
 
Já na Bodega do Véio, existia uma quantidade considerável de pessoas provocando aglomeração. Segundo o secretário, também foram feitas denúncias de que equipamentos sonoros estavam no local. Quando a equipe chegou fez o fechamento do estabelecimento e a dispersão das pessoas. 
 
Além dos agentes do Controle Urbano, participam da Operação representantes da Guarda Municipal; Mobilidade Urbana; Vigilância Sanitária; Patrimônio, Cultura e Turismo e da Polícia Militar de Pernambuco.

Procon Pernambuco atua no Recife e Agreste

 Também no sábado (26), fiscais do Procon Pernambuco atuaram em dois estabelecimentos no Recife: lanchonete Burguer King, na Avenida Agamenon Magalhães, que não estava solicitando o cartão de vacina contra a Covid-19; e o Boteco da Hora, na Madalena, que não estava realizando o distanciamento de um metro entre as mesas e alguns consumidores estavam dançando no local; 
 
Já em Pesqueira, no Agreste pernambucano, a Lojas Americanas estava vendendo produtos vencidos e sem identificação e foi autuada. 
 
A população pode realizar denúncias de irregularidades ao órgão através dos números: 0800.282.1512 ou 3181.7000 (WhatsApp)


Por Tarsila Castro

GUERRA NA UCRÂNIA

Putin afirma ter colocado forças de controle nuclear da Rússia em alerta

Presidente da Rússia, Vladimir Putin - Foto: Alexey Nikolsky/Sputnik/AFP


O presidente russo, Vladimir Putin, anunciou neste domingo (27) que colocará em alerta a "força de dissuasão" do Exército russo, que pode incluir um componente nuclear, no quarto dia da invasão da Ucrânia por Moscou.

"Ordeno ao ministro da Defesa e ao chefe do Estado-Maior que coloquem as forças de dissuasão do Exército russo em alerta especial de combate", disse Putin em uma reunião com os líderes militares russos.

A Ucrânia, os EUA e a Otan reagiram em repúdio.

O ministro da Defesa, Sergei Shoigu, respondeu: "Afirmativo". 

As tensões internacionais já aumentaram com a invasão da Ucrânia pela Rússia e a ordem de Putin pode causar ainda mais alarme. 

Moscou possui o segundo maior arsenal de armas nucleares do mundo e um enorme arsenal de mísseis balísticos que formam a espinha dorsal das forças de dissuasão do país. 

"Eles veem que os países ocidentais não são apenas hostis ao nosso país no campo econômico, quero dizer as sanções ilegítimas", acrescentou, em um discurso televisionado. 

"Oficiais seniores dos principais países da Otan também permitem declarações agressivas contra nosso país", disse ele. 

O presidente russo ordenou a invasão da Ucrânia na manhã desta quinta-feira. 

Desde então, tropas entraram no país pelo norte, leste e sul, mas enfrentaram forte resistência das tropas ucranianas. 

Autoridades ucranianas dizem que algumas tropas russas estão desmoralizadas e exaustas, dizendo que dezenas se renderam.

Por AFP