Novembro Negro: Câmara de Vereadores realiza 1º Seminário de Enfrentamento ao Racismo
Foto: Tom Cabral
No mês em que é celebrado o Dia da Consciência Negra, a Câmara Municipal do Recife realizará o I Seminário de Enfrentamento ao Racismo e Promoção de Igualdade Racial. Idealizado pela mandata da vereadora Dani Portela (Psol), em parceria com o Movimento Negro de Pernambuco, o evento acontecerá na próxima sexta-feira (19), a partir das 13h30, com entrada gratuita. A programação também contará com uma atividade cultural com a participação do Maracatu Nação Tupinambá e o Xirê da Rede de Articulação da Caminhada de Terreiros de Pernambuco
Buscando debater assuntos pautados pelo movimento negro, a primeira edição do seminário tem como tema “O enfrentamento ao racismo não pode esperar: uma cidade melhor para o povo negro é uma cidade melhor para todo mundo”. Para a vereadora Dani Portela, a realização do evento é mais um passo importante dentro do Legislativo no enfrentamento ao racismo na cidade do Recife e alertou que ainda são necessárias mais iniciativas.
“Este ano tivemos avanços importantes na luta dentro do Legislativo, como a instalação da primeira Comissão Permanente de Enfrentamento ao Racismo da Igualdade Racial em todas as capitais do país", frisa. "Porém é preciso avançar ainda mais na luta antirracista para garantirmos a efetivação de políticas públicas para a população negra, que, sabemos, é a que mais sofre com o desemprego, a falta de acesso à educação e à saúde em nossa cidade”.
A atividade que será realizada na Câmara Municipal do Recife, próxima sexta-feira, integra a programação do Novembro Negro e é um desdobramento das ações desenvolvidas pelo Grupo de Trabalho de Enfrentamento ao Racismo da mandata, que tem realizado reuniões periódicas desde o mês de março para o debate de temáticas relativas a população negra.
Confira a programação completa:
14h - Primeira mesa: Nem de bala, nem de fome e nem de Covid, o povo negro quer viver!
Mônica Oliveira (Articulação Negra de Pernambuco)
Yasmin Oliveira (Movimento Negro Evangélico)
João Pedro Simões - Coletivo de Negritude do Mandato do vereador Ivan Moraes
16h - Segunda mesa: Juventudes, religiosidade e educação: Um grito de resistência!
Rosilene Rodrigues (Conselho Municipal de Igualdade Racial)
Rejane Pereira (Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas da Universidade Católica de Pernambuco)
Zé Vitor (Quilombo Marielle Franco)
17h30 - Atividade Cultural – Apresentações do Maracatu Nação Tupinambá e do Xirê da Rede de Articulação da Caminhada de Terreiros de Pernambuco
Nenhum comentário:
Postar um comentário