Não é piada: CPI da Covid vai ter sua própria agência de checagem de dados
Virou mesmo moda. Não bastasse o espetáculo circense que os brasileiros têm de acompanhar (ou pelo menos aqueles que têm paciência ou por dever de ofício) com a CPI da Covid no Senado, agora o relator da comissão, Renan Calheiros (MDB-AL), quer uma agência de checagem de informações para chamar de sua. Na sessão desta quinta-feira, 27, o xerife da comissão, que diariamente aparece em manchetes afirmando que determinado depoente ligado ao governo mentiu X vezes, sugeriu a formação da equipe própria.
O diálogo veio à tona numa fala de Randolfe Rodrigues (Rede-AP), o subchefe do picadeiro, e Alessandro Vieira (Cidadania-SE):
— O apelo que faço é que se encontre algum mecanismo nesta CPI, que pode ser o de checagem de fatos, que já foi aventado pelo relator Renan Calheiros, que pode ser um grupo de, enfim, de especialistas convocados pela CPI… Mas é indispensável que a gente possa repor a verdade a cada loucura que é divulgada, sob pena de prestarmos um desserviço — disse o sergipano.
— Queria pedir um rápido informe do relator sobre as providências requisitadas por esta CPI para a checagem de fatos inverídicos, que desinformam os brasileiros e brasileiras que estão assistindo esta Comissão Parlamentar de Inquérito — emendou Randolfe.
Renan, então, anunciou a “boa nova”:
— Senador Randolfe, eu queria aproveitar a oportunidade e informar a todos que nós requisitamos à Agência do Senado Federal a composição, a designação de algumas pessoas para, juntamente com consultores e com assessores da comissão, compor essa agência de checagem, que instantaneamente vai colaborar com a CPI, mas, sobretudo, com a verdade ao aclarar essas circunstâncias todas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário