Reginaldo Rossi ganha estátua no Centro do Recife
A inauguração ocorreu na tarde desta terça-feira (2)
Declarado Patrono do Brega pela Assembleia Legislativa de Pernambuco, em outubro de 2020, o cantor Reginaldo Rossi, falecido em 2013, ganhou estátua no Centro do Recife, mais precisamente no Pátio de Santa Cruz, no bairro da Boa Vista. O prefeito João Campos realizou a entrega simbólica do equipamento na tarde desta terça-feira (2).
Orçada em R$ 35 mil, a obra, assinada pelo artista plástico Demetrio Albuquerque, passa a compor o Circuito da Poesia da Prefeitura do Recife, que já tem 18 esculturas e homenageia grandes artistas da literatura e da música que foram importantes para a história da cidade, como Capiba, Antônio Maria, Ascenso Ferreira, Luiz Gonzaga, Chico Science, Clarice Lispector, entre outros.
Na escultura, Reginaldo Rossi está sentado em uma mesa de bar, em alusão à música "Garçom", um dos grandes sucessos do rei. Na mesa estão também um microfone, uma rosa, uma garrafa e um copo de cerveja.
Confira abaixo quais são e onde estão as outras 18 obras do Circuito da Poesia:
Antônio Maria (1921/1964)
Poeta, compositor e um dos maiores cronistas brasileiros de sua época. A escultura do artista está na Rua do Bom Jesus.
Ascenso Ferreira (1895/1965)
Poeta da primeira geração do Modernismo e autor de obras como “Catimbó”, “Cana Caiana” e “Xenhenhém”, a escultura do poeta fica no Cais da Alfândega, como se ele estivesse a contemplar o rio Capibaribe.
Capiba (1904/1997)
Um dos maiores compositores de Pernambuco, ele é autor de frevos memoráveis. Sua escultura fica às margens do rio Capibaribe, na Rua do Sol.
Carlos Pena Filho (1928/1960)
Poeta, jornalista e advogado, faleceu aos 32 anos. A escultura do poeta está na Praça da Independência.
Chico Science (1966/1997)
Compositor e criador do manguebeat, movimento musical que nasceu no Recife na década de 90 e que mistura ritmos regionais com rock, hip hop, samba-reggae, funk e rap. Sua escultura ocupa um espaço na Rua da Moeda, no Bairro do Recife.
Clarice Lispector (1920/1977)
Escritora ucraniana que passou parte de sua infância no Recife, a sua escultura encontra-se colocada na Praça Maciel Pinheiro.
João Cabral de Melo Neto (1920/1999)
Diplomata e membro da Academia Brasileira de Letras e um dos maiores poetas brasileiros, ele é homenageado na Rua da Aurora.
Joaquim Cardozo (1897/1978)
Poeta e engenheiro civil, trabalhou com Oscar Niemeyer em importantes construções de Brasília. A Ponte Maurício de Nassau, situada no local onde existiu a primeira ponte do Brasil, abriga a escultura do Poeta.
Luiz Gonzaga (1912/1989)
Conhecido como “O Rei do Baião”, ganhou fama com músicas que retratam o modo de ser e de viver do nordestino. Sua escultura está situada na Praça Visconde de Mauá, diante da antiga Estação Central do Recife e da Casa da Cultura de Pernambuco.
Manuel Bandeira (1886/1968)
Precursor do movimento Modernista, é homenageado na Rua da Aurora, considerada por Gilberto Freyre “a mais recifense de todas as ruas”.
Mauro Mota (1911/1984)
Jornalista, poeta e ensaísta, autor de obras como “Elegias”, “Imagens do Nordeste” e “Canto ao Meio”. A Praça do Sebo, tradicional local de venda de livros raros e usados, recebeu sua escultura.
Solano Trindade (1908/1974)
Poeta, pintor e folclorista foi, segundo Carlos Drummond, o maior poeta negro do Brasil. Sua escultura está no Pátio de São Pedro, um dos mais importantes polos de animação do Recife
Por Portal Folha de Pernambuco
Nenhum comentário:
Postar um comentário