GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

domingo, 28 de fevereiro de 2021

COPA DO NORDESTE

Sport sai na frente, mas cede empate ao Sampaio Corrêa em estreia da Copa do Nordeste

Com time recheado de jovens da base, Sport não consegue segurar vitória na Ilha (Foto: Paulo Paiva/DP Foto)



Resultado foi definido por gols contra marcados por zagueiros de ambos os times


Bastante desfalcado dos seus principais titulares, o Sport não conseguiu repetir o bom resultado conquistado no Estadual. Jogando em casa, na estreia da Copa do Nordeste, o Leão até saiu na frente com gol contra de Paulo Sérgio, mas não conseguiu segurar o resultado e viu a derrota escapar em lance que Chico dividiu de cabeça com Jefinho e empurrou para as próprias redes. 

Em plena maratona da disputa do Nordestão e do Estadual, o Sport já volta a campo na próxima quarta-feira, às 18h, diante do Salgueiro, novamente, na Ilha do Retiro. Em partida válida pela segunda rodada do Estadual. Pela Copa do Nordeste, o Leão enfrentará o CRB, no sábado, às 16h, em Maceió. 

O jogo
Apesar de estar escalado com três laterais e quatro volantes, o Sport passou longe de demonstrar a postura fortemente focada na anulação da Série A, que foi vista em 2021. Investindo em uma marcação forte no meio e subidas em velocidade com lançamentos vindos da defesa, o Leão logo tomou o controle das ações no início da partida. 

Porém, a primeira grande chance da partida foi do Sampaio Corrêa. Sávio arrancou pela direita e cruzou para a área, Dudu subiu mais que a zaga leonina e assustou Mailson. A partir deste lance, aos 16 minutos, o Tubarão passou a equilibrar a partida, na Ilha do Retiro.  

Após os 30 minutos o Sport voltou a se impor e chegou com perigo em duas bolas paradas. Primeiro, Juba bateu falta pela esquerda e o atacante Mikael subiu mais que a defesa, mas cabeceou fraco para a defesa de Mota. Três minutos depois, novamente com a dupla, o lateral cruzou e o atacante cabeceou para boa defesa do goleiro maranhense. 

Segundo tempo
Insatisfeito com o rendimento ofensivo da equipe, Jair Ventura trouxe o time já com uma mudança. Sacou o volante Ítalo e acionou o meia Gustavo para tornar a equipe leonina mais aguda. Porém, quem voltou com maior presença ofensiva no campo de ataque foi o Sampaio Corrêa, que teve duas boas chances nos primeiros cinco minutos. 

No momento que sofria uma leve pressão do Sampaio, o Sport acabou marcando o gol para abrir o placar aos 13 minutos. Em falta marcada pela esquerda, Ewerthon bateu direto para a meta de Mota. A bola foi desviada pelo zagueiro Paulo Sérgio e morreu nas redes maranhenses. Doze minutos depois, o Sampaio empatou, também com um gol contra, que foi assinalado pelo zagueiro leonino Chico. 

Exposto pelas mudanças buscando vencer o jogo, o Sport sofreu pressão do Sampaio Corrêa nos minutos finais da partida. Mais inteiro fisicamente, o time maranhense criou mais chances de perigo. O Sport, por sua vez, conseguiu chegar nos acréscimos em bela jogada de Gustavo e Matheusinho, que bateu forte para boa defesa do goleiro Mota.

Ficha do jogo

Sport 1
Mailson; Ewerthon (Sander), Chico, Pedrão e Luciano Juba (Matheusinho); Júnior Tavares, Ronaldo, Márcio Araújo (Marcos Serrato), Ricardinho e Ítalo (Gustavo); Mikael (Vinícius Popó). Técnico: Jair Ventura. 

Sampaio Corrêa 1
Mota; Sávio, Allan, Paulo Sérgio (Lucão) e Erick Daltro (Marlon); Ferreira, Guilherme (Maurício), Dione (Gabriel); Dudu, Cassini (Jajá) e Jefinho. Técnico: Rafael Guanaes. 

Local: Ilha do Retiro
Árbitro: Antonio Magno Lima Cordeiro (CE)
Assistentes: Cleberson do Nascimento Leite e Yuri Rodrigues Cunha (ambos do CE)
Gols: Paulo Sérgio (contra) aos 13/2ºT (Sport); Chico (contra) aos 26/2ºT (Sampaio Corrêa)
Cartões amarelos: Pedrão (Sport); Dione, Ferreira, Jajá, Dudu (Sampaio Corrêa)

DP

NÁUTICO - ÓTIMA ESTREIA

Dois anos depois, Náutico repete maior goleada desde a volta aos Aflitos em estreia no PE 2021

Timbu goleou nas três estreias no Estadual desde que retornou aos Aflitos (Foto: Tiago Caldas/CNC)



Desde volta aos Aflitos, o Náutico segue invicto em estreias pelo Estadual


A vitória do Náutico sobre o Central foi um bom primeiro passo para o Timbu na disputa do Campeonato Pernambucano. Coincidentemente, esta foi a segunda vez nos últimos três anos que o 5 a 0 é o aplicado pelo Alvirrubro em sua casa. A primeira ocorreu na segunda rodada do Estadual 2019, quando venceu o Petrolina pelo mesmo placar.

Ampliando o recorte recente de boas estreias alvirrubras, desde o retorno aos Aflitos, em nenhuma das estreias alvirrubras em casa no Estadual o time saiu de campo derrotado. Além do triunfo por por 5 a 0, o Timbu bateu o América-PE por 3 a 2 em 2019 e empatou com o Sport em 1 a 1, no ano passado.

Nesse intervalo de dois anos, além dos dois 5 a 0, o Náutico só conseguiu aplicar uma goleada em uma outra oportunidade: a vitória por 4 a 1 sobre o Oeste, na 36ª rodada da última Série B, que já aconteceu neste ano.

Em relação ao time que recebeu a Fera Sertaneja, em 30 de janeiro de 2019, o único titular que ainda está no Náutico é o volante Luiz Henrique, que acertou seu retorno ao Timbu um dia antes da estreia e, claramente, ficou de fora do jogo com a Patativa. Camutanga, titular na vitória sobre o Central, estava no banco naquela oportunidade.

Mas, se a história começou igual, o Náutico espera ter um final diferente. Nos últimos dois anos, a conquista do título bateu na trave, primeiro com o vice de 2019 e, depois, com a queda nas semis de 2020. E, para manter a crescente e embalar o time, a inspiração da grande estreia pode ser um diferencial para um novo triunfo.

DP

SANTA CRUZ - QUERENDO REFORÇOS

Por 'elenco mais forte', técnico do Santa Cruz cita necessidade de conversa com diretoria

'Está difícil, estamos buscando jogadores que venham para qualificar o elenco', explicou (Foto: Rafael Melo/Santa Cruz)



João Brigatti assegurou que clube buscando captação de peças novas


Com apenas duas contratações para o início da temporada 2021, sendo ambas para a meta do Santa Cruz, o técnico João Brigatti enfatizou a necessidade de conversas com a diretoria do clube para prospectar novos reforços que aumentem a qualidade do elenco, que saiu de campo derrotado diante do Vitória, em Salvador, no último sábado, pela estreia do Nordestão. 

“Estamos atentos ao mercado, temos conversado diariamente com o Nei (Pandolfo). Está difícil, estamos buscando jogadores que venham para qualificar o elenco, na verdade. São conversas que temos que ter fora de campo, para que tenhamos o ajuste dessa equipe e o equilíbrio que a gente necessita, para não vir a fazer uma partida ruim como fizemos ontem.”

“Temos que conversar com todos, com nossa diretoria também, porque precisamos de um elenco mais forte. Sabemos da sequência de jogos, jogos pesados, e precisamos de um elenco mais forte”, avaliou. 

O treinador ainda salientou a importância de ter um plantel uniforme na desgastante sequência que terá Campeonato Pernambucano, Copa do Nordeste e Copa do Brasil no calendário do primeiro semestre. 

“Importante não só a Copa do Brasil, mas também a Copa do Nordeste e o Campeonato Pernambucano. São partidas difíceis que a gente tem pela frente. A sequência de jogos de meio e fim de semana, isso gera um desgaste muito grande no elenco todo e precisamos rodá-lo e buscar um equilíbrio”, comentou.

O Tricolor do Arruda volta a campo na próxima quarta-feira, às 16h, para enfrentar o Central, em Caruaru, pelo Estadual. A Cobra Coral buscará manter seus 100% de aproveitamento no Pernambucano, uma vez que venceu o Vitória na primeira rodada por 2 a 0. 

DP

ANIVERSÁRIO DA COVID-19

Pandemia de coronavírus completa um ano no Brasil


Há um ano, em 25 de fevereiro de 2020, o primeiro caso de coronavírus era registrado no Brasil: um homem de 61 anos recém-chegado da Itália. Internado no hospital Albert Einstein, em São Paulo, ele se recuperou duas semanas depois. Contudo, o patógeno continuou a infectar. Inicialmente, entre as classes mais altas e, depois, alcançou os mais pobres. Até este sábado, 27, o mundo registrou 113.624.625 casos de coronavírus, 2.521.181 mortos em razão da covid-19 e 64.117.759 de recuperados da doença provocada pelo patógeno, conforme a 
Universidade Johns Hopkins.


REVISTA OESTE


SERGIO MORO INVESTIGADO

TCU investiga contratação de Moro por “conflito de interesses”

Ex-ministro Sergio Moro Foto: Reprodução



Ex-ministro foi contratado pela consultoria americana Alvarez & Marsal no fim do ano passado


O ministro Bruno Dantas, do Tribunal de Contas da União (TCU), deu o primeiro passo em uma apuração preliminar sobre a contratação do ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, pela consultoria americana de gestão de empresas Alvarez & Marsal. Dantas pediu a juntada de toda a documentação relacionada ao processo de escolha da multinacional como administradora da recuperação judicial da Odebrecht.

A decisão atende a um pedido apresentado pelo subprocurador-geral junto ao Tribunal de Contas da União, Lucas Rocha Furtado, que colocou sob suspeita a entrada de Moro como sócio da empresa de consultoria. Isso porque o ex-juiz federal da Operação Lava Jato atuou em ações penais contra sócios e executivos da empreiteira. Para o ministro, é preciso analisar se houve “conflito de interesses” na contratação de Moro.

 – O então magistrado evidentemente teve acesso a assuntos sigilosos, assim como informações com repercussões econômico-financeiras que não são de amplo conhecimento público – justificou no despacho assinado nesta quinta-feira (25).

A lista de documentos solicitada à 1ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais de São Paulo, responsável pelo processamento da recuperação das empresas do grupo Odebrecht, vai desde a proposta de honorários apresentada pela Alvarez & Marsal para atuar no caso até eventuais papeis juntados ao processo após a contratação de Sérgio Moro.

Dantas ainda pediu ao ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), o compartilhamento das mensagens atribuídas aos procuradores da Lava Jato e a Moro, apreendidas na Operação Spoofing, que mirou em grupo de hackers denunciado pela invasão dos celulares das autoridades e roubo das conversas.

– O teor dessas mensagens pode trazer valiosas informações para as apurações dos indícios de irregularidades elencados pelo Subprocurador-geral – explicou.

Após a análise dos documentos, o ministro do TCU deve decidir sobre o pedido para suspender os pagamentos da Odebrecht à Alvarez & Marsal até que os pontos levantados pela Procuradoria sejam esclarecidos.

– Até mesmo para esclarecer essa situação, no mínimo peculiar e constrangedora, entendo ser o caso de facultar à Alvarez & Marsal a possibilidade de fornecer informações completas a respeito do processo de contratação do ex-juiz Sérgio Moro, demonstrando não se tratar de remuneração indireta por serviços anteriormente prestados – destacou.

Além da Odebrecht, o rol de clientes atendidos pela Alvarez & Marsal inclui outras empresas investigadas na Operação Lava Jato, como Queiroz Galvão, OAS e Sete Brasil.

Em dezembro, logo após o anúncio da contratação, Moro disse que a questão foi pensada antes da assinatura do contrato e, para evitar questionamentos, incluída uma cláusula que proíbe expressamente sua atuação em qualquer caso que inclua companhias envolvidas em processos que já passaram por suas mãos nos tempos de magistratura.

*Estadão

TROCA APROVADA

Troca de presidentes da Câmara e do Senado foi positiva para 70% dos brasileiros

Levantamento exclusivo contratado pelo site Diário do Poder e esta coluna revela que quase 71% dos brasileiros consideram positiva a troca das presidências da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

Apenas 19,5% consideram negativa a substituição de Rodrigo Maia (DEM-RJ) por Arthur Lira (PP-AL) e de Davi Alcolumbre (DEM-AP) por Rodrigo Pacheco (DEM-MG). Outros 9,7% preferiram não opinar. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

Na região Sudeste, a troca no comando do Poder Legislativo é benéfica ao País para 69,4%. No Sul, essa convicção chega a 72,8%.

É baixa (23,6%) a maior rejeição à troca dos presidentes da Câmara e do Senado, entre entrevistados com ensino superior completo.

Os homens gostaram mais da troca de presidentes da Câmara e do Senado: 74,4%. Entre as mulheres a aprovação cai para 67,6%.

 O Paraná Pesquisas entrevistou 2.070 habitantes de 192 municípios, nos 26 estados e do Distrito Federal, entre os dias 24 a 26 de fevereiro.

Veja os números do levantamento nacional Paraná Pesquisas:


A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

SPORT - CONTRATO RENOVADO

Vai continuar nevando: Sport renova com Thiago Neves até fim de 2021

TN30 fez 25 jogos e 6 gols pelo Leão (Foto: Anderson Stevens/Sport Recife)



Meia de 36 anos vai para sua segunda temporada com a camisa leonina


Um dos principais nomes do Sport na Série A de 2020, o meia Thiago Neves acertou, neste sábado, a sua renovação com o Leão da Ilha. Contratado em setembro, o experiente armador de 36 anos foi uma das grandes referências técnicas e de liderança do elenco que conseguiu a permanência na Primeira Divisão, em uma campanha celebrada por toda a torcida. A renovação é válida até o final de 2021.

Assim, Thiago segue para sua segunda temporada no Sport, que vem conseguindo manter uma série de peças do seu atual elenco, como o treinador Jair Ventura e o volante Marcão, além do volante Betinho, que deve ser o próximo a ter renovação confirmada.

Mesmo com a renovação, porém, Thiago desfalcará o Sport nas duas próximas partidas. Na estreia pela Copa do Nordeste, contra o Sampaio Corrêa, e na segunda rodada do Pernambucano, contra o Salgueiro, Neves estará em recesso e não estará em campo. Após isso, sua renovação terá que ser publicada no BID para que ele possa reestrear, algo que pode ter entraves por causa de punições pelo não pagamento da dívida com o Sporting-POR.

No primeiro semestre de passagem no Leão, Thiago Neves fez 25 partidas e colocou a bola nas redes em seis oportunidades. Agora, ele disputará o Campeonato Pernambucano e a Copa do Nordeste pela primeira vez, além de defender o Leão na Copa do Brasil e no Brasileirão, torneios que, somados, ele já ganhou quatro vezes.

DP

NÁUTICO - SUPERIORIDADE TOTAL

Feliz pelo resultado, Hélio dos Anjos defende que Náutico 'forçou Central a ser frágil'

Hélio iniciou nova temporada no Náutico (Foto: Tiago Caldas/CNC)



Treinador alvirrubro elogiou postura do time na goleada por 5 a 0, vendo o time assumindo a responsabilidade


Após a vitória por 5 a 0 sobre o Central, o clima é de paz e felicidade dentro dos Aflitos. em um bom começo de temporada, o treinador alvirrubro, Hélio dos Anjos aprovou a atuação do time , com intensidade e responsabilidade e ainda afirmou ver o Náutico como causa da fragilidade apresentada pelo time caruaruense no jogo. Ele ainda cravou que já esperava um time com esse comportamento dominante.

"Eu esperava isso, o time entrar com muita intensidade, com muita dedicação para fazer o resultado e ele foi feito no primeiro tempo. Eu acredito que foi a nossa responsabilidade no jogo que nos levou a fazer o resultado que nós fizemos. Eu fiquei satisfeito, principalmente pela forma como o time entrou para o jogo de estreia, um jogo onde a gente sabe que a responsabilidade é maior era nossa. Assumimos essa responsabilidade, fazendo um jogo de muita dedicação e compenetração".

Com essa afirmação, Hélio foi questionado sobre as grandes fragilidades apresentadas pelo Central na partida, com falhas em todos os setores. Na visão do treinador, o Náutico não apenas se aproveitou dessa fragilidade como a potencializou.

"Eu acho que, independente de fragilidade ou qualquer coisa, nós tivemos a atitude necessária para fazer o adversário ficar mais fraco. Se nós não tivéssemos a atitude que nós tivemos, o adversário teria uma condição melhor. Eu acho que nós colocamos em prática um futebol que fragilizou o Central no nosso mérito técnico e psicológico”, afirmou o treinador, que ainda reforçou que o Náutico soube aproveitar essas brechas.

“Em cima disso, da fragilidade que eles foram apresentando, nós fomos aproveitando, mas eu não pensei muito o que eu ia esperar do Central. Nós trabalhamos em cima daquilo que nós tivemos condição de trabalhar, em termos de observação do adversário em um amistoso que ele fez e as coisas bateram um pouco em cima das observações que nós fizemos e, obviamente, o grupo forçou o Central a ser frágil no primeiro tempo".

DP

SANTA CRUZ - PRECISA MELHORAR

Citando desgaste em estreia do PE, Brigatti avalia Santa e aponta necessidade de consistência

"Não adianta a gente começar com um esquema e ficar trocando toda hora", disse (Foto: Rafael Melo/SCFC)



Jogo deste sábado marcou também estreia do treinador João Brigatti na Copa do Nordeste


Depois do desempenho do time do Santa Cruz, na derrota para o Vitória neste sábado, o treinador João Brigatti apontou os erros da equipe, sinalizando a falta de uma “saída rápida” por parte dos pernambucanos e alertando para a criação de uma consistência de jogo, já de olho no próximo adversário da Cobra Coral, que será o Central, pelo Campeonato Pernambucano.

“A gente não tinha a saída rápida, principalmente pelos lados com nossos alas. Erramos em demasia essa saída de bola por dentro e isso fez com que a gente tivesse que correr atrás da equipe do Vitória. São situações dentro de uma partida que não deram certo”, avaliou.

Para ele, mesclar a formação do seu esquema tático com o passar dos jogos não é uma boa ideia, já que isso pode gerar complicações para implementar uma consistência na equipe. João revelou ainda que o nível de dificuldade da partida deste sábado já era esperada por eles, que entraram em campo desgastados pela estreia estadual, que aconteceu na última quarta-feira. Mas, com placar positivo para o time do Arruda.

“Não adianta a gente começar com um esquema e ficar trocando toda hora. Porque aí você não consegue dar um padrão para a equipe, não consegue ter uma consistência de jogo. Vamos conversar bastante com os atletas. Hoje não conseguimos nos reencontrar dentro da partida, que foi muito difícil e a gente já esperava. Sentimos demais o desgaste da estreia do Campeonato Pernambucano”, comentou, estendendo a conversação também com membros da diretoria do clube, de olho num duelo mais equilibrado pela frente.

“A gente tem que ter cabeça fria, e conversar bastante com nosso elenco e com a diretoria. E ver o melhor posicionamento para que a gente possa, nas outras partidas, não sofrer tanto e conseguir a vitória com uma equipe mais consistente, com equilíbrio”, otimizou João.

Reforçando a necessidade de “consistência de jogo”, Brigatti lamentou o futebol apresentado neste sábado e garantiu que uma repetição desse resultado negativo não ajudará a estabelecer um “padrão” na equipe.

“Com o pouco tempo que temos de ajuste para quarta-feira, vamos passar para eles uma situação diferente, que dê um pouco mais de consistência de jogo. Lógico, temos que conversar bastante, porque da maneira que atuamos hoje, não deu e não vai dar um padrão de jogo”, alegou.


DP

COPA DO NORDESTE

Com expectativa de utilizar "muitos jovens" na disputa, Sport estreia Copa do Nordeste diante do Sampaio Corrêa

Partida deste fim de semana marcará estreia do Sport no Nordestão (Foto: Divulgação/Sport)



Treinador Jair Ventura se mostrou ansioso para desfrutar Regional e destacou presença de "clássicos" e "grandes times"


No dia em que o calendário se despede do mês de fevereiro, o Sport dá início a sua participação na Copa do Nordeste de 2021. Às 20h deste domingo, os rubro-negros receberão, no estádio da Ilha do Retiro, a equipe do Sampaio Corrêa-MA para marcar sua estreia em mais uma edição do Regional. E o treinador pernambucano, Jair Ventura, deixou algumas pistas do que esperar do Leão da Ilha ao longo da competição. O aparecimento de peças mais jovens esteve entre elas.

E com esses atletas integrados ao elenco, ele espera que o fator competitividade seja uma constante no time a cada rodada do Nordestão. Essa característica, inclusive, foi taxada pelo comandante como um desafio para as outras competições que o Sport protagonizará nesta temporada.

“Nós temos que trabalhar, dar sequência, e levar com a toda seriedade, escalar, lógico, com muitos jovens. Temos que ter um grupo forte e homogêneo, para irmos bem em todas as competições. Esse é o grande desafio do Sport: montar um elenco para sermos competitivos em todas as disputas que iremos participar”, disse o treinador.

E revelando estar vivendo em ansiedade para a disputa, exaltou o empenho e a motivação para a fase final, de olho na conquista da tão desejada orelhuda.

“Estou ansioso para disputar essa competição, com clássicos, grandes times. Vamos entrar para buscar esse título”, projetou confiante.

COMO VEM O SAMPAIO CORRÊA

Do outro lado do campo, os maranhenses chegarão ao Recife embalados por duas largas vitórias a nível estadual. A primeira aconteceu no último dia 20, contra o Barcabal, que teve sua rede vazada pela Bolívia Querida quatro vezes. A segunda, três dias depois, contra o São José de Ribamar. Novamente, 4 a 0 para o próximo adversário do Sport. Este fim de semana, inclusive, marcará a volta do Sampaio Corrêa ao Regional, já que ficou de fora do anterior.

Sport
Maílson (Carlos Eduardo); Raul Prata, Rafael Thyere, Chico e Júnior Tavares; Ronaldo Henrique, Betinho e Gustavo; Luciano Juba (Paulinho), Ewerthon e Mikael | Técnico: Jair Ventura

Sampaio Corrêa
Mota; Sávio, Joécio, Allan Godoi (Lucão) e Erick Daltro; Ferreira (André Luiz), Guilherme e Dione; Pimentinha, Dudu e Jefinho | Técnico: Rafael Guanaes
 
Local: Estádio da Ilha do Retiro, no Recife
Horário: Às 20h
Árbitro: Antônio Magno Lima Cordeiro (CE)
Assistentes: Cleberson do Nascimento Leite (CE) e Yuri Rodrigues Cunha (CE)

DP

sábado, 27 de fevereiro de 2021

CORONAVÍRUS

Veja o que pode funcionar em Pernambuco durante as restrições

Apenas serviços essenciais poderão funcionar no horário determinado pelo Governo do Estado



Com a suspensão de atividades não essenciais entre 22h e 5h em todo o território de Pernambuco, anunciada pelo Governo do Estado nesta sexta-feira (26), apenas serviços como farmácias, postos de gasolina, postos de saúde e repartições públicas podem funcionar no horário determinado.

Segundo decreto do Governo do Estado, a partir deste sábado (27), os serviços estarão proibidos entre 22h e 5h do dia seguinte.

Em 63 municípios do Agreste e do Sertão, a medida é mais abrangente: as atividades não podem funcionar entre 20h e 5h de segunda a sexta-feira e das 17h às 5h aos finais de semana.

A decisão, anunciada pelo governador de Pernambuco, Paulo Câmara, tem como objetivo conter o novo avanço da doença no Estado. De acordo com o governador, a taxa de ocupação da UTI atingiu 90% nesta sexta-feira.

Veja a lista completa de serviços permitidos, segundo o Governo do Estado:
I - serviços públicos municipais, estaduais e federais, inclusive os outorgados ou delegados, nos âmbitos dos Poderes
Executivo, Legislativo e Judiciário, dos Ministérios Públicos e dos Tribunais de Contas;
II - farmácias e estabelecimentos de venda de produtos médico-hospitalares;
III - postos de gasolina;
IV – serviços essenciais à saúde, como médicos, clínicas, hospitais, laboratórios e demais estabelecimentos relacionados à
prestação de serviços na área de saúde, observados os termos de portaria ou outras normas regulamentares editadas pelo Secretário Estadual de Saúde;
V - serviços de abastecimento de água, gás e demais combustíveis, saneamento, coleta de lixo, energia, telecomunicações e internet;
VI - clínicas e os hospitais veterinários e assistência a animais;
VII - serviços funerários;
VIII - hotéis e pousadas, incluídos os restaurantes e afins, localizados em suas dependências, com atendimento restrito aos hóspedes;
IX - serviços de manutenção predial e prevenção de incêndio;
X - serviços de transporte, armazenamento de mercadorias e centrais de distribuição, para assegurar a regular atividade dos
estabelecimentos cujo funcionamento não esteja suspenso;
XI - estabelecimentos industriais e logísticos, bem como os serviços de transporte, armazenamento e distribuição de seus
insumos, equipamentos e produtos;
XII - oficinas de manutenção e conserto de máquinas e equipamentos para indústrias e atividades essenciais previstas neste
Decreto, veículos leves e pesados e, em relação a estes, a comercialização e serviços associados de peças e pneumáticos;
XIII - restaurantes, lanchonetes e similares, por meio de entrega a domicílio e para atendimento presencial exclusivo a
caminhoneiros, sem aglomeração;
XIV - serviços de auxílio, cuidado e atenção a idosos, pessoas com defi ciência e/ou difi culdade de locomoção e do grupo de risco, realizados em domicílio ou em instituições destinadas a esse fi m;
XV - serviços de segurança, limpeza, vigilância, portaria e zeladoria em estabelecimentos públicos e privados, condomínios, entidades associativas e similares;
XVI - imprensa;
XVII - serviços de assistência social e atendimento à população em estado de vulnerabilidade;
XVIII - transporte coletivo de passageiros, devendo observar normas complementares editadas pela autoridade que
regulamenta o setor;
XIX - supermercados, padarias, mercados, lojas de conveniência e demais estabelecimentos voltados ao abastecimento
alimentar da população

Por Portal Folha de Pernambuco

SPORT - LESÃO CONFIRMADA

Após lesão no pé esquerdo, exames confirmam Marquinhos fora dos gramados por até dois meses

Marquinhos é o segundo jogador com mais partidas em 2020 pelo Leão (Foto: Anderson Stevens/SCR)



Atacante foi substituído ainda na primeira etapa da derrota diante do CAP


Com o contrato se encerrando neste domingo (28), o atacante Marquinhos, na partida desta quinta-feira (25), sofreu um entorse no pé esquerdo, que o fez ser substituído ainda na primeira etapa. A torção resultou numa fratura do quinto metatarso e, por isso, o atleta de 24 anos será submetido a um procedimento cirúrgico - que o deixará longe dos gramados por um período de um a dois meses. Embora a situação de Marquinhos pela Ilha do Retiro esteja indefinida, o Corinthians, detentor de seus direitos econômicos, não possui interesse em prolongar o empréstimo com o clube pernambucano.

A informação foi divulgada por meio da assessoria de imprensa do Leão, em comunicado do departamento médico feito, diretamente de Curitiba, por Leonardo Silveira. 

"Na partida de ontem, contra o Athletico Paranaense, na Arena da Baixada, o atleta Marquinhos sofreu um entorse do pé esquerdo, que resultou numa fratura do quinto metatarso. O atleta precisará passar por um procedimento cirúrgico e deve ficar afastado por um período de 45 a 60 dias", disse o profissional.

Vinculado ao time paulista, em sua passagem pelo Leão, entrou em campo 46 vezes - segundo com mais presenças do elenco rubro-negro nesta temporada - e foi responsável por 14 gols: sendo sete redes balançadas e sete assistências. Titular incontestável do esquema montado por Jair Ventura, o atacante entrou em campo entre os 11 iniciais em 29 oportunidades. 

Retornado ao Recife nesta sexta-feira (26), os rubro-negros se reapresentam amanhã, no CT, às 15h. Embora a temporada 2020 tenha, finalmente, sido finalizada pelas bandas da Ilha do Retiro, a preparação para 2021 já está começando. Neste sábado, o departamento médico e de fisiologia do clube pernambucano optou por conceder um período de recuperação a Adryelson, Patric, Thiago Neves, Luan Polli, Marquinhos, Marcão, Dalberto e Maidana até a próxima quinta-feira. Durante o período, o Leão recebe, pela estreia da Copa do Nordeste, o Sampaio Corrêa e, em partida válida pela segunda rodada do Pernambucano, o Salgueiro.


DP

CAMPEONATO PERNAMBUCANO

Em 35 minutos, Náutico faz 5 gols e estreia com goleada sobre o Central no Pernambucano

Alvirrubros tiveram muito o que comemorar nos Aflitos (Foto: Tiago Caldas/CNC)



Timbu dominou Patativa durante todo o jogo e saiu com a liderança temporária do Estadual, além da disparada na artilharia, com quatro gols de Kieza


Uma goleada de patamar histórico aconteceu nesta tarde de sábado. Nos Aflitos, o Náutico goleou o Central por sonoros 5 a 0. O principal destaque foi o atacante Kieza, que balançou as redes quatro vezes, e o outro gol saiu dos pés de Erick. A partida foi a estreia dos dois times na temporada e no Campeonato Pernambucano de 2021, do qual o Timbu, logicamente, assumiu a liderança pelo amplo saldo de gols.

Contra uma Patativa completamente apagada em campo, acumulando erros coletivos e individuais em todos os setores do campo, o Náutico não teve dificuldade nenhuma em ser dominante e em balançar as redes, enquanto o Central pouco conseguiu testar o Timbu.

Agora, o Central volta a campo na quarta-feira, quando recebe o Santa Cruz, às 20h. O Náutico, por sua vez, vai a Garanhuns para visitar o Sete de Setembro às 16h do domingo. Os dois jogos serão válidos pela segunda rodada do Pernambucano.

O JOGO

O Náutico só precisou de 80 segundos para chegar, com perigo à área do Central. Em uma jogada trabalhada, Rhaldney recebeu na área e, cara-a-cara com Murilo, foi derrubado pelo zagueiro Eduardo Favero. Pênalti para o Náutico, convertido por Kieza, em um chute firme no canto direito. Atrás no placar, o Central tentou aparecer para o jogo e até conseguiu chegar à área alvirrubra, mas era só acelerar o ritmo que o Timbu mostrava superioridade.

Foi assim que, aos 16, Bryan avançou pela esquerda, bateu na falha defesa centralina e viu Erick concluir o rebote para o gol. Quatro minutos depois, Kieza recebeu na área, girou, limpou, bateu no alto e marcou. Depois de mais quatro minutos, Erick subiu pela direita e Kieza, na primeira trave, fez seu hat-trick em 24 minutos. Aos 35, Bahia fez o que quis na direita e bateu, no rebote, Jean Carlos tocou de calcanhar para o chute de Kieza, de novo.

No quarto gol, um toque de mão de Kieza poderia ter anulado a marcação, assim como o impedimento de Jean Carlos no quinto. Nada que anulasse, porém, a larga vantagem do Náutico, que dominou a primeira etapa sem nenhuma dificuldade.

SEGUNDO TEMPO

O central voltou com mais vontade depois do intervalo. Tentando encontrar jogadas, mas ainda falhando bastante, coletiva e individualmente, os agrestinos não conseguiram criar perigo real. A primeira grande chance do segundo tempo só veio aos 18, quando Kieza, sozinho e com o gol aberto, recebeu um passe rasteiro na entrada da pequena área e acertou a trave, em um gol que já parecia feito para o Timbu.

Em ritmo menor, o Náutico encarou um segundo tempo mais calmo. Assim, como nos primeiros 45 minutos, o time não sofreu grandes riscos ao longo da etapa, mas desperdiçou as oportunidades que teve de ampliar a vantagem no saldo.

FICHA DO JOGO

Náutico 5
Alex Alves; Bahia, Camutanga (Carlão), Ronaldo Alves e Bryan (Matheus Trindade); Djavan (Marciel), Rhaldney e Jean Carlos; Erick (Kauan), Vinícius (Giovanny) e Kieza. Treinador: Hélio dos Anjos.

Central 0
Murilo; Izael, Alex Moreira (Jonatan), Eduardo Favero e Gleidson Sena; Madson, Djair e David; Palácios (Índio), Júnior Lemos (Denílson) e Dodô (Matheus Issa). Treinador: Catende (interino).

Estádio: Aflitos
Gols: Kieza (2’/1ºT, 20’/1ºT, 24’/1ºT, 35’/1ºT), Erick (16’/1ºT)
Cartões Amarelos: Bahia (NAU), Djair e Matheus Issa (CEN)
Arbitragem: Rodrigo Jose Pereira de Lima
Assistentes: Bruno César Chaves Vieira e Daniele de Andrade Felipe

DP

COPA DO NORDESTE

Sem causar perigo, Santa Cruz é derrotado pelo Vitória em estreia da Copa do Nordeste 2021

Time do Santa Cruz estreou no Regional perdendo fora de casa (Foto: Marcelo Malaquias)



Primeiro tempo do jogo deixou a desejar; gols dos mandantes aconteceram somente na etapa complementar


Na partida que marcou a sua estreia na Copa do Nordeste deste ano, o Santa Cruz iniciou a competição com o pé esquerdo e perdeu para o time do Vitória por 2 a 0, no estádio Manoel Barradas, o Barradão, neste sábado. A partida foi iniciada sem lances de emoção, mas recuperada ao longo da etapa complementar, quando os gols surgiram.

O primeiro tempo do confronto foi marcado por um equilíbrio entre as equipes, apesar de uma leve vantagem dos mandantes na questão da posse de bola, que foram superiores aos corais por 53% a 47%. Mas apesar dessa “igualdade” apresentada, poucas oportunidades foram criadas durante o primeiro tempo, tanto que os times foram ao intervalo zerados no placar.

Já na etapa complementar, as equipes retornaram ao gramado do Barradão sem modificações em seus esquemas táticos, mas com uma alteração na postura, pedindo por mais ações. E o plano de recuperar o fôlego deu certo. Pelo menos para um lado.

Insatisfeito com o desempenho de Vinícius Balotelli, o treinador João Brigatti o substituiu pelo meia João Cardoso, de 20 anos. A tentativa dessa primeira mudança, com a entrada do atleta da base coral, era de novamente proporcionar um equilíbrio com o Vitória, que naquele momento já dava início a uma sequência de ataques ao goleiro Jordan, do Santa.

Em duas dessas tentativas do rival em abrir o placar, o zagueiro Danny Morais apareceu para salvar o Tricolor. Numa outra, nem foi preciso. Gabriel Bispo, do Vitória, chutou e a bola desviou de Jordan.

O jogo “morno” do primeiro tempo, se transformou em frequentes tentativas de ataque dos mandantes, que entre as substituições propostas, acrescentou mais um atacante ao elenco, causando ainda mais dificuldade ao time pernambucano.

O primeiro gol da disputa regional aconteceu através dos pés de Van, aos 25 minutos do segundo tempo, pelo lado dos donos da casa. E não parou por aí. No mesmo ritmo de buscar atacar os corais, que naquela altura apenas agiam na defensiva, o zagueiro Danny Morais, que antes havia salvado o Santa, “atropelou” David e um pênalti foi marcado.
 
Sem desperdiçar a chance, Fernando Neto ampliou a vantagem dos donos da casa perto dos quarenta minutos. E assim se encerrou a primeira rodada da Copa do Nordeste 2021. 
 
FICHA DO JOGO
 
Vitória
Yuri; Van, João Victor, Wallace Reis, G. Bispo e Leocovick (Pedrinho); David (Ruan) e Fernando Neto; Soares (Ítalo), Vico (João Pedro) e Samuel (Aníbal)| Treinador: Rodrigo Chagas
 
Santa Cruz
Jordan; Danny Morais, William Alves e Célio Santos (Caetano); Augusto Potiguar, Paulinho, Ítalo Henrique (Léo Gaúcho) e Vinícius Balotelli (João Cardoso); Didira, Chiquinho (Eduardo) e Pipico | Treinador: João Brigatti

Arbitragem: José Ricardo Vasconcellos Laranjeira (AL)
Assistentes: Pedro Jorge Santos de Araujo e Fernanda Félix da Silva (ambos AL)
Gols: Van e Fernando Neto (ambos do VIT)
Cartões amarelos: Wallace (Vitória), Gabriel Bispo (Vitória), Caetano (Santa Cruz), Danny Morais (Santa Cruz) e João Pedro (Vitória)

DP