Nova rodada de Pesquisas mostra Bolsonaro reeleito. “Marketing da vacina” não ajudou Doria
Uma nova pesquisa divulgada nesta sexta-feira (29) pelo Instituto Paraná Pesquisas mostra que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) venceria a corrida presidencial em 2022 em todos os cenários pesquisados.
No primeiro cenário da pequisa estimulada (os nomes dos candidatos são apresentados em uma ficha), quando o candidato do PT é Fernando Haddad, Bolsonaro lidera isolado com 30,5% das intenções de voto, contra 12% de Sergio Moro e 10,6% de Ciro Gomes (PDT). Haddad (PT) aparece em quarto lugar com 9,5% das intenções de voto.
No segundo cenário, que apresenta Lula como candidato do PT, Bolsonaro vence com margem um pouco maior, e seria reeleito com 31,0% das intenções de voto, seguido pelo ex-presidente condenado Lula (PT) com 17,3%. Sergio Moro e Ciro Gomes aparecem em terceiro e quarto lugares, com 12,1% e 9,2% respectivamente.
No terceiro cenário, com a disputa acontecendo sem Lula (PT) e com Luciano Huck e Mandetta, a vitória do atual presidente seria ainda mais certa, com Bolsonaro atingindo 33,7%. Em segundo lugar aparece Ciro Gomes com 12,1%, em terceiro lugar aparece Haddad (PT) com 11,7% e em quarto lugar aparece Luciano Huck com 9,4% das intenções de voto.
Marketing da vacina não alavancou intenções de voto em Doria
O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), não passou do quinto lugar, com índices que variaram de 5,3% no segundo cenário até 6,7% na melhor das hipóteses (terceiro cenário). A pesquisa foi realizada após o início da vacinação com a Coronavac, demonstrando que o uso do imunizante como ferramenta de marketing não teria aumentado significativamente as intenções de votos no tucano.
Segundo turno
Na simulação de um eventual segundo turno, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) também vence em todos os cenários propostos. Na disputa pelo segundo turno contra Lula (PT), Bolsonaro vence com 42,5% das intenções de voto, contra 35,7 do petista. Na disputa contra Sergio Moro, a margem diminui um pouco, mas Bolsonaro ainda vence com 39,1% contra 37,6% do ex-juiz.
Na disputa pelo segundo turno contra João Doria (PSDB), Bolsonaro vence com a maior margem entre os candidatos pesquisados, com 44,9% contra 29,4% do tucano. Contra Luciano Huck, Bolsonaro também seria reeleito com 42,7% das intenções de voto, contra 33,2% do apresentador da Globo.
Metodologia
Para a realização desta pesquisa foi utilizada uma amostra de 2002 eleitores, sendo esta estratificada segundo sexo, faixa etária, grau de escolaridade, nível econômico e posição geográfica.
O trabalho de levantamento dos dados foi feito através de entrevistas pessoais telefônicas, com eleitores com 16 anos ou mais, em 26 Estados e Distrito Federal e em 204 municípios brasileiros durante os dias 22 a 26 de janeiro de 2021, sendo auditadas simultaneamente à sua realização, no mínimo, 20,0% das entrevistas.
Tal amostra representativa do Brasil atinge um grau de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 2,0% para os resultados gerais. Nas análises das questões por localidade, o grau de confiança atinge 95,0% para uma margem de erro de 3,5% para o estrato da Região Sudeste, onde foram realizadas 872 entrevistas, 4,5% para o estrato da Região Nordeste, onde foram realizadas 539 entrevistas, 6,0% para o estrato da Região Norte + Centro-Oeste onde foram realizadas 301 entrevistas e 6,0% para o estrato da Região Sul, onde foram realizadas 290 entrevistas.
A Paraná Pesquisas encontra-se registrada no Conselho Regional de Estatística da 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª e 7ª Região sob o nº 3122/20.
Nenhum comentário:
Postar um comentário