“Fux fez justiça”, diz Carreiro sobre saída de Matuto
Em entrevista concedida ao titular deste blog, na noite de hoje, no programa Frente a Frente, da Rede Nordeste de Rádio, o prefeito em exercício de Paulista, Jorge Carreiro (PV), falou sobre seu retorno ao comando da Prefeitura. Pela manhã, o vice-prefeito foi empossado novamente como chefe do Executivo.
Para ele, o presidente do STF, ministro Luiz Fux, “fez justiça”. “A Justiça está sendo colocada no devido lugar. Ela havia se posicionado e depois, numa medida monocrática do então presidente (do STF) Toffoli, fez com que Junior retornasse. Agora, o Supremo, através do presidente Fux, acolheu um agravo regimental nosso, bem fundamentado, decidindo pelo afastamento. Isso é Justiça”, declarou Carreiro ao jornalista Magno Martins.
Fux cassou uma decisão do ministro Dias Toffoli, que autorizou em agosto o retorno do prefeito Junior Matuto (PSB), afastado do cargo pela primeira vez no último mês de julho. A Justiça determinou sua saída da Prefeitura em decorrência das operações Chorume e Locatário, deflagradas pela Polícia Civil para investigar crimes de fraude em licitação, peculato e organização criminosa na administração pública e entre empresários.
À época, Jorge Carreiro reclamou da medida, uma vez que Junior Matuto havia ingressado com uma ação no Superior Tribunal de Justiça, instância inferior ao STF que não chegou a apreciar a matéria. O prefeito em exercício chamou a decisão de Toffoli de “anomalia”. Eleito duas vezes vice-prefeito na chapa encabeçada por Junior Matuto, em 2012 e 2016, tornou-se um desafeto do gestor afastado.
Ainda na entrevista concedida ao Frente a Frente, ele comentou a declaração dada pelo antigo aliado ao titular deste blog sobre a corrida eleitoral em Paulista: Matuto afirmou que o candidato Francisco Padilha (PSB) derrotará o ex-prefeito Yves Ribeiro (MDB), apoiado por Jorge Carreiro, no pleito majoritário de Paulista. “É uma fantasia. O candidato Padilha, em que pese ter certas qualidades, carrega sob suas costas um governo reprovadíssimo, desarrumado. O melhor índice de intenção de voto que ele conseguiu até agora não chega a 9%. Ele está na terceira fila. Então isso não tinha chance alguma e muito menos agora”, disse.
Por Houldine Nascimento
Nenhum comentário:
Postar um comentário