O Globo mentiu, MP não apresentou denúncia contra Flávio Bolsonaro e Queiroz
A denúncia havia sido noticiada pelo jornal O Globo, que depois voltou atrás na informação.
Em nota, o Ministério Público fluminense diz que, até o momento, não há denúncia ajuizada contra o senador nas investigações referentes a movimentações financeiras em seu gabinete no período em que era deputado estadual.
“Em relação à matéria: ‘Ministério Público denuncia Flávio Bolsonaro e Queiroz por ‘rachadinha’ na Alerj’, publicada pelo jornal O Globo nesta segunda-feira (28/09), o MPRJ, por meio da Subprocuradoria-Geral de Justiça de Assuntos Criminais e de Direitos Humanos (SUBCRIM/MPRJ), esclarece que, até o momento, não há denúncia ajuizada contra o atual senador Flávio Bolsonaro nas investigações referentes a movimentações financeiras em seu gabinete no período em que era deputado estadual”, diz a nota.
Ainda na nota, o Ministério Público afirma que o caso corre em sigilo e que a publicação de informações sem confirmação por parte da instituição atrapalha as investigações.
“A Instituição lamenta e repudia a divulgação de notícias relacionadas a investigações sigilosas, sem qualquer embasamento ou informação oficial por parte do MPRJ, o que causa prejuízo à tramitação do procedimento e desinformação junto ao público”, diz a nota.
“Uma denúncia do Ministério Público somente se torna denúncia quando é ajuizada e, a partir disso, a própria sociedade pode acompanhar esse caso. Veja, o povo, hoje, está falando que o Flávio Bolsonaro cometeu ‘rachadinha’ com base em uma informação sigilosa, que não se transformou em denúncia. Ora, se ela não se transformou em denúncia, é porque não tem nem sequer robusteza para se provar alguma coisa”, comentou Bruno Dornelles no Boletim da Manhã.
As agências de fact-checking, que supostamente checam fatos, nada falaram a respeito da fake news do Globo.
Lupa, Aos Fatos, Estadão Verifica, UOL Confere, dentre outras, não se manifestaram publicamente por questões óbvias.
O Globo não assumiu que foi uma “barriga” (inverso de furo, no jornalismo), muito menos que mentiu.
“A notícia não era verdadeira, mas não houve nada?”, questionou José Carlos Sepúlveda sobre o posicionamento da Globo. E continuou: “aí houve má fé, houve desinformação, houve um engano. Mas, conforme a atitude deles, parece que não houve nada.”
Com informações, Gazeta do Povo
Nenhum comentário:
Postar um comentário