Sport melhora na defesa, mas perde do Coritiba com falha de Mailson e cai para vice lanterna
Leão armou boa estratégia defensiva, mas sofreu pênalti nos acréscimos (Foto: Coritiba/Divulgação)
Na estreia do técnico Jair Ventura, Leão foi derrotado por 1 a 0 com gol sofrido graças a um pênalti bobo cometido pelo goleiro aos 48 do segundo tempo
Na estreia do técnico Jair Ventura no comando do Sport, os rubro-negros apresentaram um futebol ainda sem brilho, porém bem mais competitivo diante do Coritiba, no Couto Pereira. Porém, deixou escapar um ponto importante fora de casa graças a uma bobagem cometida pelo goleiro Mailson, já nos descontos do segundo tempo ao cometer um pênalti completamente desnecessário, que culminou na derrota por 1 a 0.
Com o resultado (a quarta derrota no campeonato, sendo a terceira seguida), o Sport cai para o 19º lugar do Campeonato Brasileiro, com apenas quatro pontos. E na próxima quinta-feira, tem um compromisso difícil pela frente ao encarar o Grêmio, em Porto Alegre. A equipe gaúcha chega motivada pelo tricampeonato estadual conquistado neste domingo sobre o Caxias.
O jogo
Para a sua primeira partida à frente do Sport, Jair Ventura fez o que se esperava dele. Reforçou o sistema de marcação, com a escalação de três volantes (Ronaldo Henrique, Ricardinho e Betinho) e com isso o Leão passou a atuar de forma mais organizada defensivamente, com as linhas mais próximas, não cedendo espaços ao ataque do Coritiba. Um avanço com relação à fragilidade apresentada em jogos anteriores.
Com a defesa mais sólida, faltou aos rubro-negros, no entanto, um segundo passo. No caso, conseguir criar também ofensivamente, quando estivesse com a posse da bola. Essa parte da estratégia, no entanto, não aconteceu, com o trio ofensivo formado por Jonatan Gomez, Marquinhos e Élton apagados e errando muitos passes. Sem criatividade e lento na saída de bola, o Sport não ameaçou à meta do goleiro Wilson.
E com o Coritiba apresentando os mesmos defeitos ofensivos e preso na marcação imposta pelos rubro-negros, o primeiro tempo foi pobre em emoção. Cenário que, em um balanço inicial, acabou sendo positivo para a equipe pernambucana.
Segundo tempo
Na volta para a etapa final, satisfeito com a atuação do Sport, Jair Ventura não fez nenhuma modificação na equipe. Já o também estreante Jorginho sacou Luiz Henrique para a entrada do meia Matheus Bueno, em uma tentativa de melhorar a criação do Coxa.
Porém, a única mudança de cenário veio com um Sport buscando acelerar mais seu jogo ofensivo, com troca de passes mais rápidas. Assim, o time pernambucano chegou com perigo logo aos sete minutos, com o goleiro Wilson precisando sair para evitar finalização do volante Ricardinho, como homem surpresa na área.
Aos 17 minutos, com o Sport já com mais posse de bola, Jair Ventura fez suas primeiras mudanças, com as entradas de Lucas Mugni e Leandro Barcia, nas vagas de Jonatan Gomez e Marquinhos, dando novo fôlego ao ataque, mas mantendo a estrutura defensiva.
Melhor em campo, o Sport teve a melhor chance de abrir o placar aos 23 minutos, com Barcia deixando Elton frente a frente com Wilson, mas o toque por cobertura do centroavante foi fraco, facilitando a defesa do goleiro. Na sequência, o próprio Barcia tentou finalizar, mas chutou em cima do zagueiro Sabino. Foi a bola tão esperada pelos leoninos.
Depois desse lance, o jogo seguiu seu ritmo normal, com as defesas se sobressaindo sobre os ataques e o empate sem gols parecia consolidado. Até Mailson cometer um pênalti infantil e desnecessário sobre Robson aos 48 minutos. Na cobrança, bem ao seu estilo, o zagueiro Sabino não desperdiçou o presente dando a vitória ao Coritiba. E a estratégia bem traçada por Jair Ventura foi jogada no lixo.
Ficha do jogo
Coritiba 1
Wilson; Patrick Vieira (Jonathan), Rhodolfo (Rodolfo Filemon), Sabino e William Matheus; Matheus Sales, Matheus Galdezani (Giovanni Augusto) e Luiz Henrique (Matheus Bueno); Ródson Fernandes, Sassá e Neilton (Igor Jesus). Técnico: Jorginho.
Sport 0
Mailson; Patrick, Maidana, Chico e Sander (Luciano Juba); Ronaldo Henrique (Marcão), Ricardinho, Betinho e Jonatan Gomez (Lucas Mugni); Marquinhos (Leandro Barcia) e Élton (Hernane). Técnico: Jair Ventura.
Local: Estádio Couto Pereira, em Curitiba (PR)
Árbitro: Raphael Claus (SP)
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse e Fabrini Bevilaqua (ambos de SP)
Gol: Sabino, aos 49 min do 2º tempo.
Cartões amarelos: Maidana, Hernane, Betinho, Mailson (S)
DP
Nenhum comentário:
Postar um comentário