Rito do lava-pés é cancelado, pela primeira vez, na Semana Santa
Arcebispo lavou o pé de 12 fiéisFoto: Paullo Almeida/ Folha de Pernambuco
Devido às orientações para que sejam evitadas reuniões com mais de dez pessoas, as missas estão sendo feitas pelos canais de redes sociais das igrejas e pastorais
A Missa da Crisma, que deveria ser realizada na manhã desta quinta-feira (9), também foi cancelada e deve acontecer em outro momento. Mas, a Missa da Ceia do Senhor, que dá início ao tríduo pascal e recorda a última ceia, será realizada de portas fechadas, na Catedral da Sé, em Olinda, às 17h, por Dom Fernando Saburido.
Para conter a disseminação do novo coronavírus, as medidas sanitárias e de segurança estão sendo seguidas pela Arquidiocese de Olinda e Recife, a fim de salvaguardar a vida dos fiéis. O momento religioso da Páscoa é uma manifestação da compaixão e amor de Jesus para com o mundo. Dentro da liturgia, o tríduo pascal se inicia na quinta-feira, com o lava-pés, momentos antes da Ceia do Senhor; na sexta-feira, dá-se a Paixão e Morte, de Jesus; já no domingo, a Ressurreição representa a Celebração da Páscoa.
O bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife, Dom Limacêdo Antonio, salientou que o momento é para o bem do povo. De acordo com o clérigo, o momento de lava-pés, é uma referência para a humildade. “O lava-pés é uma mensagem de humildade, de admiração, para demonstrar que a igreja veio ao mundo para servir”, explicou.
O bispo ainda recomendo aos fiés que continuassem em comunhão. “É claro que todos nós estamos apreensivos porque nunca passamos por isso. Então, a gente recomenda que os fiéis saibam que esse é um momento atípico, por isso estas recomendações. O rito será o mesmo, a gente insiste que a comunhão pode ser feita espiritualmente”. E completou: “o amor não tem espaço físico, ele está além do próprio tempo, e o amor de Deus é Eterno”.
A Missa da Crisma ou Missa dos Santos Óleos, foi adiada para, provavelmente, dia 11 de junho, para a realização junto a Solenidade do Santíssimo Sacramento do Corpo e Sangue de Cristo. Para a celebração da Semana Santa, o Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido orientou o acompanhamento das celebrações de forma remota, respeitando as medidas restritivas.
Por: Maria Priscila Martins
Nenhum comentário:
Postar um comentário