Comércio já acumula perda de R$ 53,3 bilhões com a pandemia
Comércio localFoto: Tânia Rêgo/Ag. Brasil
Valor representa uma retração de 46,1% no faturamento do setor de bens, serviços e turismo, no Brasil
Pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio (CNC) aponta uma perda direta imposta ao comércio de R$ 53,3 bilhões até o momento para dez unidades da federação. O valor representa uma retração de 46,1% no faturamento do setor de bens, serviços e turismo, comparado ao mesmo período do ano passado. Pernambuco soma R$ 1,11 bilhão em perdas e fica em penúltimo lugar entre os dez estados avaliados, à frente apenas do Amazonas. A retração é fruto do fechamento do comércio devido à pandemia do Coronavírus.
De acordo com o serviço de georreferenciamento do Google, a mobilidade de pessoas nos estabelecimentos comerciais ao final de março foi reduzida drasticamente. No varejo de rua, em shopping centers, livrarias e cinemas, houve queda de 71% na circulação de consumidores, em todo o Brasil. “Mesmo no varejo essencial, como supermercados, minimercados, mercearias e farmácias, o número de visitantes encolheu 35% em relação à movimentação usual”, destacou Fabio Bentes, economista da CNC, responsável pelo estudo.
De acordo com Bentes, por mais que o varejo eletrônico e os serviços de delivery tenham contribuído para diminuir as perdas nas vendas, a participação das receitas baseadas nesses serviços ainda é pequena se comparada ao consumo presencial. “O efeito da retração econômica sobre a renda dos consumidores, em especial daqueles que trabalham por conta própria ou exercem informalmente algum tipo de atividade remunerada, certamente contribuiu para o recuo na movimentação e no consumo após o agravamento da Covid-19 no País”, avalia o economista.
Por: João Barbosa
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