Pernambuco registra primeira morte por Covid-19
André Longo, secretário de Saúde de PernambucoFoto: Alexandre Aroeira/Folha de Pernambuco
Idoso de 85 anos tinha diabetes hipertensão e cardiopatia isquêmica. Ele não tinha histórico de viagem
Morador do bairro de Areias, na Zona Oeste do Recife, o homem tinha histórico de diabetes e hipertensão, além de cardiopatia isquêmica. Segundo a SES-PE, o idoso apresentou os primeiros sintomas na última quarta-feira (18) e foi internado na última sexta-feira (20). Ainda de acordo com a SES-PE, o paciente não tinha histórico de viagem para fora do País. A pasta, porém, não forneceu mais detalhes de como pode ter ocorrido a contaminação, uma vez que o Brasil já tem atestada a transmissão comunitária.
O idoso foi atendido primeiramente na quinta (19) em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) com quadro de febre, tosse seca, dificuldade de respirar e dor no tórax. Ele foi entubado e transferido para a UTI do Huoc, onde recebeu antibiótico e antiviral indicado para tratar influenza em pessoas com quadro de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).
Ainda de acordo com a SES-PE, apesar de o idoso apresentar melhora no quadro respiratório e infeccioso, pelo histórico de comorbidade, teve uma piora na função renal e, por isso, precisou passar por diálise nessa terça-feira (24). Tal procedimento para pessoas acima dos 80 anos é considerado de risco. Na manhã desta quarta-feira, ele teve uma parada cardiorrespiratória durante sessão de diálise. Apesar das tentativas de reanimação feitas pela equipe médica, o paciente faleceu nesta manhã.
"Este óbito só reforça o que estamos dizendo diariamente: Fiquem em casa e sigam as orientações das autoridades sanitárias e especialistas que têm tratado esta questão com a importância e responsabilidade que ela merece. Acreditem na gravidade da situação e sigam as orientações do Governo do Estado. Cada um de nós tem a opção de escolher ser um agente de proteção ou de transmissão. Ficar em casa, neste momento, significa salvar vidas. O momento exige consciência e responsabilidade de todos”, ressaltou o secretário estadual de Saúde, André Longo.
A morte do idoso é a 49ª confirmada no País, sendo a primeira no Nordeste. Até o momento, são 40 mortes em São Paulo, 6 no Rio de Janeiro, 1 no Amazonas e 1 no Rio Grande do Sul.
No balanço desta quarta, foi apontado crescimento no total de casos no Estado: de 42 para 46 pacientes infectados pelo novo coronavírus. A Secretaria informou ainda que 14 óbitos relacionados à Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) estão sendo investigados.
Por: Portal FolhaPE
Nenhum comentário:
Postar um comentário