Recife alcança pico de temperatura em janeiro próximo a recorde histórico
CalorFoto: Paullo Allmeida/Folha de Pernambuco
Máxima é um grau mais alta que a registrada no mesmo mês do ano passado
O valor é bem próximo do recorde histórico da cidade, de 35,1º C, em março de 1988, e do mais alto de um mês de janeiro: 34,7ºC em janeiro de 2005. A Apac considera os índices registrados entre 1981 e 2010. No recorte da temperatura média, janeiro de 2020 também está mais quente em relação ao mesmo mês de 2019. A oscilação, aponta Roberto, foi de meio grau: o mês teve tempratura média de 30,1º C ano passado para 30,6º C este ano. A média histórica do mês é de 30,6º C.
Temperaturas altas próximas do pico de 15 de janeiro foram anotadas em mais três ocasiões: 33,3 ºC nessa terça-feira (28) e 33,4º C em 21 e 26 de janeiro. "Este ano as temperaturas estão elevadas, mas é comum para a época. A sensação térmica ainda pode ser afetada com fatores como falta de arborização, prédios e asfalto", acrescenta Roberto Pereira.
Em relação ao esperado para os próximos meses, o meteorologista ressalta que os termômetros devem continuar com temperaturas altas. "Até março estamos no verão, época de temperaturas elevadas. Mesmo com ocorrência de nebulosidades e chuvas, a temperatura permanecerá alta", afirma.
Por: Fabio Nóbrega
Nenhum comentário:
Postar um comentário