GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

ELEIÇÕES 2020

Com candidatura encaminhada, Marília quer PT 'sem vencedores ou vencidos'

Marília Arraes na Rádio FolhaFoto: Paullo Allmeida


Após a reunião com o diretório nacional do PT com a presidente nacional da legenda Gleisi Hoffmann, o ex-presidente Lula, e as lideranças petistas nos diretórios municipal e estadual, e com a sinalização da direção nacional de que será candidata no Recife, Marília Arraes adotou um tom conciliador, em entrevista à Rádio Folha (FM 96,7), nesta sexta-feira (31).

"Minha intenção nunca foi sair de reunião ou discussão nenhuma com vencedores ou vencidos. Principalmente falando do mesmo partido. Temos muito mais convergências do que divergências, ponderou. "Saí bem tranquila e bem animada. Estamos fechados de que todas as capitais do Nortdeste terão candidatura e no Recife não seria diferente, até porque temos chances reais de ganhar a eleição", disse.


Marília defendeu o diálogo interno para promover a unidade do PT nas eleições. "O importante é que a gente pare com picuinha e de briga, isso não está na pauta das pessoas. O povo do Recife não gosta disso. Precisamos debater um projeto para cidade do Recife. É tranquilo. Quem tem prazo não tem pressa, já dizia Marco Maciel", comentou, concordando que abril é um bom cronograma para fehcar essa questão, apesar de que "vai botar o bloco na rua" desde já.

Sobre a conversa particular com Gleisi e Lula, Marília contou que foi para coordenar o processo eleitoral no Recife. "Eu fiquei mais para receber orienações para conduzir essa questão da melhor maneira. Foi um acompanhamento deles nessa condução para que não haja mais problemas nem divisão interna no partido", frisou. Marília destacou que o presidente Lula e a presidente Gleisi estão fazendo um esforço para convencer as instâncias do PT em Pernambuco sobre sua candidatura.

A deputada voltou a minimizar o embate com o senador Humberto Costa. "Ele pé uma peça fundamental e é importante que a gente ressalte isso. Merece respeito e ter suas opiniões respeitadas. Tem sido um líder importante no parlamento", elogiou.

Em entrevista, Humberto se mostrou ressentido por Marília não ter votado nele para senador e som em Silvio Costa. Marília minimizou o problema e criticou a escolha da frente Popular para a outra vaga ao senado. "Eu converso isso com Humberto sem ser pela imprensa. Se há cicatriz, gatranto que de minha parte não há alguma. E o senador da Frente Popular era Jarbas Vasconcelos que está aí votando nas pautas do governo Bolsonaro", disse.

Marília voltou a criticar o PSB e as declarações de João Campos. "O PSB fala mais de mim do que eu mesma. Se precisa ir para a impresa para falar que não tem medo de mim, é para ficar com medo mesmo porque a gente vai vir com tudo. Não me interessa o que João Campos pensa do PT, ele tem que discutir o partido dele", alfinetou.


FolhaPE

ITINERÁRIOS ALTERADOS EM OLINDA

Requalificação da av. Presidente Kennedy, em Olinda, altera itinerários de oito linhas de ônibus

Avenida Presidente KennedyFoto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco


Obras começam na segunda (3), mas a interdição já vale a partir deste sábado (1)

Começa na próxima segunda-feira (3) a requalificação da avenida Presidente Kennedy, em Olinda, na Região Metropolitana do Recife, considerada pelos moradores como uma das vias mais problemáticas da cidade. A assinatura da Ordem de Serviço será feita pelo prefeito Professor Lupércio às 9h, no canteiro central da avenida, próximo ao Centro da Moda. As obras começarão imediatamente.

Para viabilizar o serviço, um esquema prévio de interdição do trânsito será executado na via, já a partir das 14h deste sábado (1). A primeira etapa será executada no sentido cidade-subúrbio, no trecho entre as ruas Governador Agamenon Magalhães e Gentil Ferreira Gusmão. 


Por causa da interdição, o Grande Recife Consórcio de Transporte muda o itinerário de oito linhas de ônibus que passam pela localidade.

Confira as linhas e mudanças:

820 - TI Xambá (Cabugá)
824 - Jardim Brasil II (Cabugá)
827 - Jardim Brasil (Bacurau)
861 - TI Xambá/TI Joana Bezerra
881 - TI Xambá/Rio Doce (Av. Getúlio Vargas)
882 - TI Xambá/Rio Doce (Carlos de Lima Cavalcanti)
884 - Jardim Brasil/Rio Doce
885 - Sítio Novo/Rio Doce


Sentido Recife/subúrbio

Avenida Presidente Kennedy, Rua Governador Agamenon Magalhães, Rua Dr. Sérgio Loreto, Rua Carmela Dutra, Rua Austro Costa, Rua Gentil Ferreira Gusmão, Avenida Presidente Kennedy...

Com a mudança, a parada nº 130240, localizada na Avenida Presidente Kennedy, lado oposto ao Centro da Moda, deixará de ser atendida pelas linhas acima. A opção para os usuários é a parada nº 130147 que fica na Rua Governador Agamenon Magalhães, além de três outros pontos de embarque e desembarque que serão implantados ao longo do desvio.

São eles: um na Rua Dr. Sérgio Loreto, em frente ao imóvel nº 1080 B; outro na Rua Austro Costa, após o imóvel nº 98; e o último na Rua Gentil Ferreira Gusmão próximo ao cruzamento com a Avenida Presidente Kennedy, em frente ao imóvel nº 29.

Quando a Avenida no sentido cidade/subúrbio for liberada, os trabalhos já iniciam no sentido contrário. Porém, o primeiro desvio não será desfeito, uma vez que os veículos que trafegam no sentido subúrbio/cidade terão que circular temporariamente pelo contra-fluxo da via. Veja como fica:

Sentido subúrbio/Recife

.Avenida Presidente Kennedy, contra-fluxo da Avenida Presidente Kennedy, Avenida Presidente Kennedy...

Devido ao desvio, os ônibus deixarão de atender a parada nº 130235 que fica Avenida Presidente Kennedy em frente ao Centro da Moda. Como opções para o usuário, o Grande Recife implantará dois pontos de embarque e desembarque na própria via.

São eles: um antes do cruzamento da Avenida Presidente Kennedy com a Rua Gentil Ferreira Gusmão, em frente à Igreja Universal; e, o segundo, após o cruzamento da Avenida Presidente Kennedy com a Rua Governador Agamenon Magalhães, em frente ao imóvel nº 817.

Avenida Presidente Kennedy
A avenida Presidente Kennedy possui aproximadamente 4,5 km de extensão e fica no bairro de Peixinhos. Segundo divulgado pela Prefeitura de Olinda em setembro do ano passado, à época do anúncio da requalificação, a obra custará R$ 20 milhões e deverá ficar pronta em um prazo de 18 meses.

A obra prevê melhorias no sistema de drenagem, no asfalto, na iluminação e nas ruas próximas. O novo sistema de drenagem deve contar com 13 pontos de escoamento e com canaletas superficiais, diferente do sistema subterrâneo que é utilizado atualmente.


Por: Portal FolhaPE 

ARTISTAS APOIADORES

Regina Duarte posta imagem de artistas que apoiaram 'casamento' com Bolsonaro

Foto publicada por Regina Duarte em sua rede socialFoto: Reprodução/Instagram


Na colagem que a atriz publicou, há fotos dos atores Carolina Ferraz, Marcio Garcia, Ary Fontoura, Maitê Proença, Beth Goulart e da autora de novelas Gloria Perez, entre outros

A atriz Regina Duarte postou em seu Instagram nesta sexta-feira (31) uma colagem de imagens de artistas que manifestaram apoio ao "sim" que ela disse na quarta ao governo Bolsonaro.

Regina está assumindo o comando da Secretaria Especial da Cultura, após a queda do dramaturgo Roberto Alvim, demitido por ter copiado frases do nazista Joseph Goebbels em um pronunciamento oficial.

Na colagem que a atriz publicou, há fotos dos atores Marcio Garcia,Gloria Perez, Carlos Vereza,  Carolina Ferraz, Ary Fontoura, Beth Goulart, Maitê Proença, Luiz Fernando Guimarães, Thiago Rodrigues, Mário Frias.
São artistas que manifestaram apoio à atriz durante o "noivado" com Bolsonaro, termo usado por Regina para se referir ao período em que estudou a estrutura da pasta, antes de aceitar a proposta. "Bóra lá, queridos, pela pluralidade cultural do nosso amado Brasil", escreveu, com as imagens.

Nos comentários outros artistas também demonstraram apoio. Entre eles: Klebber Toledo, Malvino Salvador, Carioca, Carla Daniel, Julio Rocha e Jorge Pontual. 
A postagem da atriz soa como resposta aos diversos ataques da própria classe artística. Entre os mais agressivos, José de Abreu chegou a dizer em tom ameaçador que poderia contar algum segredo dela: 'Eu sei o que fizemos na sua casa na Barra', escreveu o ator no Instagram.

"Muita gente da classe apoia a Regina Duarte, mas não tem coragem de vir a público", disse Proença em uma entrevista o jornal O Globo.

"Sei que você irá exercer a sua função com o total comprometimento. Fico na torcida para que aqueles que criticam apenas para fomentar a oposição saibam avaliar os atos e não as bandeiras", disse Marcio Garcia, também na rede social. "Torcendo por todos nós", escreveu o ator Luiz Fernando Guimarães.

CORONAVÍRUS

OMS considera improdutivo fechar fronteiras pelo coronavírus

CoronavírusFoto: Hector Retamal/AFP


Os países estão cada vez mais preocupados com o vírus

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou nesta sexta-feira (31) que o fechamento das fronteiras com a China, onde surgiu um novo coronavírus, seria improdutivo e poderia incentivar as pessoas a viajarem ilegalmente - o que favoreceria a propagação da epidemia.

"Foi dito e reiterado claramente que a Organização Mundial da Saúde não recomenda restrições de viagens e comércio", afirmou um porta-voz da agência, Christian Lindmeier, em uma coletiva de imprensa em Genebra. "Como outras situações mostraram, como o Ebola, especialmente quando as pessoas querem viajar, elas fazem isso. E, se as fronteiras oficiais não estiverem abertas, elas encontrarão outros pontos de passagem informais", afirmou.

Os países estão cada vez mais preocupados com o vírus. Desde seu surgimento no final de dezembro, o novo coronavírus deixou 213 mortos na China. Rússia, Singapura e Mongólia anunciaram o fechamento de suas fronteiras para viajantes do gigante asiático, com o objetivo de tentar limitar a propagação da epidemia de pneumonia viral.


Lindmeier destacou, porém: "a única maneira de controlar quem passa pelas fronteiras e monitorar se apresentam sintomas de infecção é fazê-los passar por pontos de passagem oficiais".

O número de pacientes infectados é próximo a 10 mil na China continental, quantidade superior à provocada pela epidemia da Síndrome Respiratória Aguda Severa (SARS) em 2002-2003. Embora a grande maioria dos casos tenha sido detectada na China, uma centena deles também foi declarada em cerca de 20 países.

A OMS e a China concordaram em enviar uma missão internacional de especialistas, mas seus detalhes são desconhecidos, informou a organização nesta sexta-feira.



Por: AFP

ELIMINATÓRIAS DA COPA DO MUNDO

CBF confirma estreia nas Eliminatórias para a Copa 2022 na Arena de PE; confira calendário

Brasil x Uruguai foi o único jogo da Seleção em São Lourenço da Mata (Foto: Ricardo Fernandes/DP Foto)


Arena de Pernambuco será palco do jogo entre Brasil e Bolívia, no próximo dia 27 de março


Conforme antecipado pelo Superesportes há duas semanas, o jogo entre Brasil e Bolívia foi oficializado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) na manhã desta sexta-feira no Recife. O confronto, que abre as eliminatórias sulamericanas para a Copa do Mundo do Catar em 2022, será realizada na Arena de Pernambuco, no dia 27 de março, um sábado. O horário ainda será definido, assim como o cronograma para venda de ingressos. 

Na publicação, a entidade já confirmou também todas as outras oito sedes da seleção. Com o sistema de disputa de pontos corridos entre os dez países (classificando os quatro primeiros ao mundial e o quinto fazendo a repescagem), o Brasil realiza nove jogos em casa e outros nove fora. Assim, além de Recife, também receberão a Canarinha, em ordem: Brasília, São Paulo, Salvador, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Manaus e Belo Horizonte. 

“Essa organização com bastante antecedência é fruto de um trabalho que iniciamos em novembro do ano passado. Conhecemos bem as estruturas nos diferentes estados e fizemos um estudo muito aprofundado”, explicou Juninho Paulista, coordenador da seleção, ao site oficial da entidade.

“Acima de muitas questões colocadas na discussão pautamos nossa decisão pela garantia de bons gramados e a certeza de que levaríamos a equipe para todas as regiões do Brasil”, finalizou o dirigente. 

Vale lembrar que, em jogos de seleções, a Arena de Pernambuco já ganhou experiência tendo sido sede da Copa das Confederações de 2013 (3 jogos), da Copa do Mundo de 2014 (5 jogos) e das Eliminatórias da Copa da Rússia (1 jogo). Curiosamente, a seleção com mais partidas na Arena é a do Uruguai, com três partidas. Com o novo jogo, o Brasil igualará Itália, Japão e Costa Rica, com dois jogos cada.

Esta será a segunda vez que Brasil e Bolívia se enfrentam no estado. Antes, em 1993, a Canarinha aplicou uma sonora goleada por 6 a 0 sobre La Verde, com gols de Bebeto (2), Raí, Muller, Branco e Ricardo Gomes. O jogo foi disputado no Estádio do Arruda, lotado por 74 mil torcedores. A partida foi válida pelas Eliminatórias para a Copa dos Estados Unidos, em 1994, na qual o Brasil se sagrou tetracampeão mundial.

CONFIRA O ROTEIRO DA SELEÇÃO EM CASA EM BUSCA DA COPA DO CATAR 

- Brasil x Bolívia - Arena Pernambuco - 27/03/2020
- Brasil x Venezuela - Estádio Mané Garrincha - 03/09/2020
- Brasil x Argentina - Arena Corinthians - 13/10/2020
- Brasil x Equador - Arena Fonte Nova - 12 ou 13/11/2020
- Brasil x Peru - Estádio Beira-Rio - 30/03/2021
- Brasil x Uruguai - Estádio Maracanã - 08/06/2021
- Brasil x Colômbia - Estádio Morumbi - 02/09/2021
- Brasil x Paraguai  - Arena da Amazônia - 12/10/2021
- Brasil x Chile - Estádio Mineirão - 11/11/2021

DP

PERNAMBUCANO 2020

FPF tira jogo do Santa Cruz do sábado de Carnaval e altera horário de jogo do Náutico

Jogos de Santa contra Afogados e Náutico contra Central sofreram mudanças (Foto: Paulo Paiva; Ricardo Fernandes/DP)


Partida entre Tricolor e Afogados da Ingazeira foi antecipada para o dia 19 de fevereiro; na mesma data, Náutico x Central passa das 21h30 às 20h30


Na noite da quinta-feira, a Federação Pernambucana de Futebol alterou a data de três partidas do estadual, além de modificar o horário de outra. A principal mudança é no jogo entre Afogados e Santa Cruz, que seria realizado no sábado de Zé Pereira, na cidade sertaneja, enquanto o Recife vivia o final do desfile do Galo da Madrugada. Agora, a partida passa para a quarta-feira anterior. Os outros três jogos, inclusive Náutico x Central tiveram ajustes de calendário.

O jogo entre Afogados e Santa Cruz será disputado às 21h30 do dia 19 de fevereiro. Nesse mesmo horário, Náutico e Central se enfrentariam nos Aflitos. Para evitar o conflito, o jogo do Timbu foi antecipado em uma hora e começa às 20h30, na mesma data. Os dois jogos serão válidos pela sexta rodada do Pernambucano.

Outros dois jogos também sofreram alteração no calendário. Marcado inicialmente para o domingo 9 de fevereiro, a partida entre Retrô e Salgueiro foi antecipada em um dia e será disputada às 19h do sábado, na Arena de Pernambuco. O Carcará também não atuará no domingo 1º de março, quando enfrentaria o Decisão Bonito. O jogo também foi antecipado e acontece no sábado às 20h, no Cornélio de Barros. Os jogos do Tricolor Sertanejo são, respectivamente, pela 4ª e 7ª rodada do certame.

DP

NÁUTICO - LESÃO CONFIRMADA

Exame confirma lesão no joelho esquerdo e Álvaro desfalcará Náutico de seis a oito meses

Com a lesão detectada, Álvaro só retornará ao Náutico no meio da disputa da Série B (Foto: Léo Lemos/Náutico)


Jogador teve lesão detectada no ligamento cruzado anterior e no menisco medial após choque com zagueiro Carlão em treino da quinta-feira


O pior diagnóstico veio. Nesta sexta-feira, o exame de imagem realizado no joelho esquerdo do atacante Álvaro confirmou a lesão ligamento cruzado anterior, além do menisco medial, o que vai tirar o jogador das atividades no Náutico por um período de seis a oito meses. Com isso, o atleta só voltará a ficar à disposição do Timbu na Série B do Campeonato Brasileiro.

De acordo com o vice-presidente médico do clube, Múcio Vaz, Álvaro passará por uma cirurgia na próxima semana. Procedimento que se dará na capital pernambucana. O jogador, de 22 anos, tem seus direitos econômicos presos ao Internacional e está emprestado ao Náutico até o final do ano. Em contrapartida, o Timbu cedeu 50% dos direitos do atacante Carlison, de 16 anos, ao clube gaúcho.

“Ele teve uma lesão no ligamento cruzado anterior e mais uma lesão no menisco medial. Nós achamos que em seis meses ele pode se recuperar. Mas damos o prazo de até oito para sermos mais seguros”, explicou Múcio Vaz. 

“Foi um fato lamentável. Mas esse tipo de lesão não está ligada necessariamente a uma entrada violenta. Pode ter sido ocasionada por um movimento ou pelo pé do atleta ter ficado preso na grama”, completou o médico alvirrubro.

Álvaro sofreu a lesão no treino da quinta-feira, após um choque com o zagueiro prata da casa Carlão. De imediato, o jogador deixou a movimentação chorando muito.

No ano passado, Álvaro foi um o principal destaque do Náutico na fase final da Série C, marcando cinco gols nas seis partidas do mata-mata, contra Paysandu, Juventude e Sampaio Corrêa. Na atual temporada, o avançado foi acionado em três partidas, sem balançar as redes. 

DP

SANTA CRUZ - CONVERSA ADIANTADA

Com contrato até abril, Victor Rangel tem negociação encaminhada com Santa Cruz

Victor Rangel está no Botafogo desde 2019 (Foto: Vitor Silva/Botafogo)


Situação do jogador e o Tricolor deve ser resolvida até este sábado, segundo o empresário do atleta


O atacante Victor Rangel, ex-Botafogo, está a detalhes de ser o mais novo reforço do Santa Cruz. Em uma negociação que se arrasta há dias com o Tricolor, o agente do atleta, Sandro Zardo, em contato com a reportagem do Superesportes na manhã desta sexta-feira, disse que o contrato por empréstimo, cuja duração, a princípio, vai até o final do mês de abril - quando Rangel finalizará seu vínculo com o Alvinegro- está muito próximo de ser fechado, restando apenas detalhes.

Além disso, o prazo estabelecido pelo empresário do atacante é de que até o próximo sábado (1) se resolvam as últimas pendências com o Santa Cruz. Se confirmada a contratação, Victor Rangel será o 15° reforço do Tricolor do Arruda para esta temporada. 

A demora na negociação se deu pela definição do tempo de contrato do jogador de 29 anos. A princípio, Victor Rangel ficaria no Santa Cruz até meados do meio do ano, quando sairía do Tricolor para o futebol de Portugal. Vale ressaltar que o atleta chegará ao Arruda com os salários 100% pagos pelo Botafogo, em acordo feito pelas diretorias após a negociação envolvendo o lateral direito prata da casa Warley, incorporado ao elenco da equipe carioca. 

Versátil, o atacante atua pelos lados do campo, tanto o direito como esquerdo, e chega para suprir uma das principais carências no elenco do técnico Itamar Schülle. Tanto que, no plantel, não tem nenhum ponta. Quem vem fazendo as funções nos lados do ataque são: o lateral direito Augusto Potiguar, improvisado, e Pipico, que é centroavante de origem, mas vem jogando como ponta esquerdo. 

No currículo, Victor Rangel tem passagens por Botafogo - onde fez 14 jogos em 2019 -, CRB, Ponte Preta, Grêmio e América-MG.

DP

SPORT - MARATONA DE JOGOS

Com jogo de 'extrema importância' ante Brusque, Sport projeta rodízio em intensa maratona

Entre PE e NE, Leão já tem dado mostras do que esperar em iminente rodízio de jogadores (Foto: Anderson Stevens/ Sport Recife)


Pelas cotas, a Copa do Brasil tem ainda mais apelo na Ilha do Retiro; estreia na competição ocorre logo depois de sequência entre estadual e regional


Como esperado, o Sport dará um importante foco, neste início de ano, na Copa do Brasil. Ou as passagens de fase na competição. Afinal, as cotas pagas pelo torneio em cada classificação tiveram um grande aumento nos últimos, tornando-o ainda mais importante, especialmente para times em dificuldade financeira - como se encontra o Leão atualmente. E isso foi explicitado ainda mais pelo executivo de futebol Lucas Drubscy, nesta esta sexta-feira, ao contextualizar as partidas seguintes do clube.

Isso porque a equipe rubro-negra terá uma grande maratona nos próximos oito dias. Deste sábado (1º), quando enfrenta o Vitória, pela Copa do Nordeste, até o domingo da próxima semana (8), ante o Decisão, pelo estadual, o Sport entrará em campo quatro vezes, em sequência que antecede a partida diante do Brusque, pela primeira fase da competição nacional, dia 12.

“A gente vai, inegavelmente, estar fazendo um rodizío grande de atletas em cada partida. Não que necessariamente  uma (equipe) seja reserva e a outra titular. Mas a gente está dando rodagem para vários jogadores e também para não estourar ninguém com lesões”, pontuou Drubscky.

No subgrupo 2 da Copa do Brasil, o Leão já larga com R$ 960 mil. Caso consiga a classificação ante os catarinenses, em confronto único disputado fora de casa - mas que o Sport possui a vantagem do empate -, recebe R$ 1,03 milhão. Os dados são do jornalista Cassio Zirpoli.

“Pela quantidade de jogos, pelo menos nesse primeiro momento, a gente costuma falar pouco. Mas é inegável que a Copa do Brasil é, principalmente falando em termos financeiros, uma competição de extrema importância para nós”.

O discurso, aliás, é de pés no chão. Na previsão orçamentária desta temporada, o Leão contou com a cota apenas de participação na competição. Ou seja, o que vier, caso classifique-se ante o Brusque, será bônus.

“A gente não vai cometer a irresponsabilidade de contar com o dinheiro que a gente não tem. E toda a administração, encabeçada pelo presidente Milton Bivar, tem sido assim. A gente vai passo a passo, um jogo de cada vez, para chegar o mais longe possível”, finalizou o executivo. 

Até aqui, nos quatro jogos da temporada, o Leão tem utilizado no estadual uma escalação sobretudo composta por atletas da base acrescida de jogadores que precisam adquirir ritmo, como Rithely e Hernane, enquanto contra o CSA foi o time visto como titular - 
assim como deve ser contra o Vitória, neste sábado. 

Os próximos jogos do Sport 

01/02 - Sábado
Sport x Vitória-BA (Nordestão)
 
04/02 - Terça-feira
Sport x Retrô (Pernambucano)
 
06/02 - Quinta-feira
Sport x Imperatriz (Copa do Nordeste)
 
09/02 - Domingo
Decisão x Sport (Pernambucano) 
 
12/02 - Quarta
Brusque-SC x Sport (Copa do Brasil)

DP

NÁUTICO - PREOCUPADO COM O CAMPO DE JOGO

Treinador do Náutico prevê manutenção de equipe, mas mostra preocupação com gramado

Dal Pozzo deve usar equipe parecida à que jogou com Decisão (Foto: Paulo Paiva/DP Foto)


Segundo Gilmar Dal Pozzo, membros da equipe vão a Sergipe ainda nesta sexta-feira para verificar condições do campo do Mendonção, em Itabaiana


Depois do empate com o River do Piauí na estreia da Copa do Nordeste, o Náutico encara, agora, a segunda partida pela competição regional. Na tarde deste sábado, o Timbu enfrenta o Freipaulistano Para a partida, o treinador alvirrubro, Gilmar Dal Pozzo previu a utilização do mesmo time-base que enfrentou o Decisão, na última quarta. Ainda assim, ele deixou espaço para fazer alterações na estratégia de jogo de acordo com a condição do gramado do estádio Mendonção, em Itabaiana.

“Eu tenho uma equipe que está viajando para Sergipe hoje de manhã e eles devem passar lá para ver as condições do gramado também. Isso muda porque a característica do jogo se torna diferente, se é um gramado que não dá condição, tem que escalar jogadores do contato físico, de retenção de bola, que sí não vai ter a jogada individual. Passa por tudo isso”.

Segundo Gilmar Dal Pozzo, o Timbu já tem dois desfalques certos para a partida, o zagueiro Diego Silva e o atacante Álvaro, que foram titulares na goleada sobre o Decisão Bonito, mas sequer viajaram para Sergipe.

“A gente viaja com 19 atletas para esse jogo importante. Zagueiro Diego está fora, cumprindo mais um jogo de suspensão. O Álvaro ontem teve uma lesão e hoje a gente vai saber a gravidade da lesão, também está fora da viagem. A ideia é a manutenção da equipe que começou o jogo com o Decisão no meio da semana, mas ainda temos o treino de hoje de manhã, a gente vai conversar com alguns atletas para ver o desgaste”. 

Sem trabalhos táticos, o treinamento desta sexta será resumido a um trabalho de recuperação e avaliação, segundo o comandante. Ele também ressaltou a importância de voltar para os Aflitos com os três pontos e, para isso, reforçou a necessidade de se montar a estratégia de jogo de acordo com as condições oferecidas.

“Ter um futebol equilibrado, uma equipe bem posicionada, se der para colocar essa bola no chão, nós vamos trabalhar ela, se o campo não permitir, nós vamos ter que fazer diferente, fazer um jogo mais direto, porque se não tiver essa qualidade na grama, não der essa condição, não adianta a gente querer fazer triangulação porque não vai dar, não permite. Então tem a leitura conforme o jogo se desenhar, desempenho antes de resultado, mas a gente tem a consciência que precisamos pontuar”.

MENDONÇÃO

Mendonção é casa do Itabaiana (Foto: Divulgação/AO Itabaiana)


O estádio cujo gramado preocupa a Gilmar Dal Pozzo é o Etelvino Mendonça (Mendonção), com espaço para 12 mil torcedores e que fica na em Itabaiana, sendo a casa do time que leva o nome do município. A cidade fica a 20km de Frei Paulo, de onde vem o Freipaulistano, que, normalmente, manda seus jogos no estádio Titão, para 4.000 pessoas, mas não sediará nem o jogo contra o Náutico, nem o clássico contra o Confiança, na próxima rodada do Nordestão.

DP

SANTA CRUZ - PRONTO PRA JOGAR

Denílson é regularizado e fica à disposição do Santa Cruz para jogo contra Vitória/PE

Denílson tem passagens no Grêmio, PSTC e Tubarão (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)


Atleta de 24 anos poderá fazer sua estreia com a camisa coral, 21 dias após ter sua contratação anunciada pelo Tricolor do Arruda


Depois de conseguir a regularização do volante Tinga, o Santa Cruz tem mais um nome publicado no Boletim Informativo Diário da CBF. O zagueiro Denílson, de 24 anos, viu seu nome no sistema na manhã desta sexta-feira e agora fica à disposição do treinador Itamar Schülle para estrear com a camisa coral. Ele, agora, pode atuar contra o Vitória das Tabocas no próximo domingo.

Revelado pelo Grêmio, ele integrou o elenco vice-campeão brasileiro de Aspirantes em 2019, com o Tricolor gaúcho. Antes de chegar ao Arruda, o defensor já teve empréstimos a PSTC/PR, equipe na qual também começou seus trabalhos de base, e Atlético Tubarão/SC, time que defendeu no Catarinense e na Série D do ano passado, somando oito jogos. Pelo Imortal de Porto Alegre, na última temporada, além do Brasileiro de Aspirantes, ele atuou na Copa FGF, competição estadual do Rio Grande do Sul.

No Santa Cruz, Denílson disputará vaga com William Alves e Danny Morais, titulares da equipe, além de Feliphe Gabriel e o jovem Ítalo Melo, vindo da base, todos já regularizados. No BID, agora, os únicos atletas da equipe do Santa Cruz que não estão disponíveis para a atuação nos jogos oficiais são o goleiro Carlos Miguel, emprestado pelo Internacional, e o zagueiro Célio Santos, que está em período de testes no Recife.

DP

SPORT - INSPIRAÇÃO EM CIRO

Expectativa de uma cidade e referência por Ciro: Marquinhos chega para 'chance da vida'

Atacante de 23 anos falou sobre as referências adquiridas em relação ao Sport (Foto: Paulo Paiva/ DP Foto)


Quando na base do Paysandu, admirava o atacante revelado no Leão e então no Remo, assim, já criou referências positivas da equipe rubro-negra


Estar na elite do futebol já representa, por si só, uma grande oportunidade para os jogadores. Mas, no caso do atacante Marquinhos, do Sport, é ainda mais especial. Afinal, 2020 será a primeira vez que ele disputa a competição. E mais: segundo ele, será o primeiro jogador da cidade que nasceu, Santa Izabel do Pará - com pouco mais de 68 mil habitantes, de acordo com o IBGE -, a jogar a Série A. Por isso, altas expectativas. Tanto dele quanto do seu povo.

"Eu sou de uma cidade muito humilde, em Santa Izabel do Pará. E acho que sou o primeiro jogador a disputar Série A da minha cidade, então está sendo criado uma expectativa muito grande. É uma pressão para mim, mas pressão gostosa. Estou encarando como a chance da minha vida, quem me acompanha de perto sabe o quanto eu estou focado este ano. Muitas coisas eu mudei na minha vida", afirmou.

Com direitos econômicos ligados ao Corinthians, o jogador de 23 anos esteve emprestado para a Ponte Preta, Bragantino e Red Bull Brasil. No Pará, aliás, quando nas categorias base do Paysandu, em 2016, tinha um jogador do rival, Remo, como referência: o atacante Ciro, revelado e ídolo recente da história do Leão.

"Eu já via o Sport desde o tempo de Ciro, que é um parceiro que jogou no Remo. Eu tinha uma admiracao muito grande por ele, um jogador com as mesmas características. Acompanhava bastante o Sport nesse tempo".
O, digamos, primeiro 'contato' de Marquinhos com o Sport foi ano passado, pela Ponte Preta, na série B. Curiosamente, foi expulso na ocasião. Mas guardou boas lembranças daquele dia. 

"Sport e Ponte Preta ficou muito marcado na minha cabeça pela atmosfera de tudo, do campo, da torcida. Fiquei bastante feliz, de verdade, de vir para cá", finalizou.


DP

NÁUTICO - SEM META DE GOLS

Kieza não estipula meta de gols pelo Náutico e comenta início da parceria com Erick

Para Kieza, parceria com Erick já está entrosada: "Menino maravilhoso. Não tem como não se dar bem com ele" (Foto: Paulo Paiva/DP)


Atacante marcou dois gols em sua primeira partida como titular após retorno


Após marcar dois gols na goleada sobre o Decisão, em seu primeiro jogo como titular após o retorno ao Náutico, o atacante Kieza aumentou ainda mais a sua margem como principal goleador do clube nessa década. Somando as passagens do jogador entre 2011 e 2013, já são 45 gols com a camisa alvirrubra. Porém, o ídolo timbu, em entrevista coletiva, afirmou que não estipulou uma meta de gols para a atual temporada.

Pelo Náutico, o avançado foi o artilheiro da Série B de 2011 com 21 gols. Já em toda a carreira, a temporada onde balançou as redes mais vezes foi em 2015, quando marcou 29 tentos com a camisa do Bahia.

“Espero superar (essa marca), mas nunca trabalhei com metas. Sempre procurei fazer o meu trabalho da melhor forma possível e deixar as coisas acontecerem naturalmente. Já pude estrear com dois gols e espero que eles continuem saindo. Estava ansioso por voltar a jogar pelo Náutico diante do torcedor”, pontuou o jogador, que também comentou a parceria com o atacante Erick, outra contratação badalada do Náutico para 2020.

“Nós já nos entrosamos. Concentramos juntos e ficamos juntos a maioria do tempo. É um menino maravilhoso e que não tem como não se dar bem com ele. É um menino humilde, que vem da onde a gente vem também, da periferia. Estamos nos dando super bem e estamos conversando para em campo também nos entrosarmos e procurar ajudar o Náutico da melhor forma possível, como foi contra o Decisão”, afirmou o camisa 9.

Contra o Frei Paulistano, apesar de ainda não estar 100% fisicamente, Kieza deverá ser mais uma vez acionado como titular. Para o atacante, no momento, o importante é adquirir ritmo de jogo. “Fisicamente, como cheguei depois dos outros, ainda estou evoluindo. É preciso treinar mais e jogar mais partidas. Só com ritmo de jogo que vou conseguir a forma física que o time necessita. Espero conseguir atuar em mais partidas e evoluir”, finalizou.

DP

SANTA CRUZ - EMPRESTADO

Fora dos planos de Itamar e liberado pelo Santa, Pedro Maycon é emprestado ao Lagarto-SE

Empréstimo foi confirmado pelas redes sociais do próprio jogador (Foto: Rafael Melo/Santa Curz)


Jogador foi um dos primeiros contratados pela Cobra Coral, mas não agradou


Na noite desta quinta-feira, Pedro Maycon, uma das primeiras contratações do Santa Cruz para disputar a temporada deste ano, teve sua ida confirmada, via empréstimo, ao Lagarto-SE. O jogador chegou ao Tricolor como uma aposta, mas não agradou a comissão técnica, comandada pelo treinador Itamar Schülle. Desde então, o atacante vinha treinando com o grupo em separado, mas a diretoria de futebol coral procurava uma forma de cedê-lo via empréstimo.

Inicialmente, Pedro Maycon recebeu propostas do Decisão, de Bonito, clube onde conquistou o título do Campeonato Pernambucano da Série A2 de 2019 - e, consequentemente, o acesso à elite do Estadual, a Série A1. 

Assim que chegou ao Santa Cruz, o atacante repassou sua trajetória no futebol, principalmente nos campos de várzea, onde é considerado um dos melhores, e declarou que jogar no Tricolor seria a maior oportunidade da carreira. 

Pedro Maycon vive a mesma situação do volante Júlio Romão e do meia Diogo. Ambos contratados, mas fora dos planos do técnico Itamar Schülle. Romão continuará treinando com o elenco até ser emprestado, segundo garantiu o executivo de futebol Nei Pandolfo. Já Diogo, tem a ida encaminhada para o Frei Paulistano. 


DP