GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quinta-feira, 31 de dezembro de 2020

SPORT - TREINO NA VÉSPERA DE ANO NOVO

Goleiro do Sport, Luan Polli avalia rotina diferente com treinos no final do ano


"A gente nunca tinha vivido isso", revelou Luan Polli (Foto: Anderson Stevens/Sport )



Depois de viajar no dia do Natal para o jogo contra o Goiás, o elenco do Sport ganhou dois dias de folga e volta a trabalhar neste sábado


O calendário do futebol brasileiro em 2020 foi impactado diretamente por conta da pandemia do novo coronavírus. Com a interrupção dos campeonatos por cerca de quatro meses, os jogos foram adiados e, mesmo no final do ano, período reservado para as férias dos jogadores, os times seguem entrando em campo. Convivendo com uma nova rotina, o goleiro Luan Polli revelou que o elenco do Sport tem tentado se adaptar à realidade, mesmo estranhando.

 “Posso dizer que está sendo estranho. A gente nunca tinha vivido isso. Óbvio que fora do país e em outras ligas existe isso, jogo no próprio Natal ou no Ano Novo, mas para a gente é realmente algo novo. É um obstáculo um pouco diferente do que a gente está acostumado, mas tenho certeza que logo isso tudo vai passar e vamos voltar a normalidade”, destacou o goleiro rubro-negro.

Em um ano atípico, o elenco do Sport teve que viajar no dia do Natal para o jogo contra o Goiás, no último sábado. Agora, os jogadores ganharam dois dias de folga e só se reapresentam no próximo sábado (2) para dar continuidade aos treinamentos visando o confronto direto contra o Fortaleza, que acontece no dia 6 de janeiro, na Ilha do Retiro. Em seguida, o Leão tem mais um jogo dentro de casa, dessa vez contra o Palmeiras, sequência que pode ser decisiva na luta contra o rebaixamento.

“Às vezes estamos de folga em casa e vem aquele clima de férias. Mas passado isso, quando a gente chega no CT já esquecemos e focamos no treino e no que temos que fazer nos jogos, porque é o que nos interessa”, afirmou Luan Polli. Com o calendário apertado, o Sport vai ter pouco tempo de preparação para a próxima temporada, prevista para começar logo após o término do Campeonato Brasileiro, marcado para o dia 24 de fevereiro.

DP

NÁUTICO - REPETINDO O TIME

Conservador, Hélio trabalha com 11 inicial definido; marca passa pelo preparo físico

Nas últimas partidas, Dos Anjos reservou as trocas técnicas ao ataque (Foto: Caio Falcão/CNC)



Embora entre em campo a cada três dias, time do Náutico sofre poucas mudanças com Hélio; característica passa pelo preparo dos atletas


Até a vitória contra o Cuiabá, nos Aflitos, na semana passada, o Náutico havia realizado, em pouco mais de três semanas, sete jogos: média de uma partida a cada três dias. Por conta do calendário apertado, treinadores Brasil afora, como Rogério Ceni, do Flamengo, e Jorge Sampaoli, do Atlético-MG, surfaram na tendência do ‘rodízio de elenco’, poupando o fator físico e aproveitando, ao máximo, as peças disponíveis em seus times. 

 Conservador na escolha dos atletas titulares, Hélio dos Anjos, um dos principais responsáveis pela retomada de confiança do Timbu, em suas ideias de jogo, vai de encontro à propensão dos treinadores que não estabelecem um 11 ideal. Nesta reta decisiva e repleta de jogos da Série B, para apostar na repetição, em especial no trio central, Rhaldney, Djavan e Jean Carlos - que entraram juntos entre os titulares nas últimas nove partidas -, o técnico mineiro obtém a ajuda de um trabalho realizado por diversas mãos no CT Wilson Campos: que vai de pesquisas do departamento de fisiologia até os números levantados pelos analistas de desempenho do clube. 

O preparador físico do Náutico, Robson Gomes, falou sobre os desafios e sucesso do trabalho realizado na prevenção da fadiga dos atletas alvirrubros neste mês repleto de compromissos e longas viagens pela Segundona. “Em 39 dias, fizemos 12 jogos. Um jogo a cada três dias. Nosso trabalho é de sensibilidade, flexibilidade e planejamento, porque os atletas que estão jogando precisam ser recuperados. Em conjunto com o departamento de fisiologia do clube e Hélio, nós otimizamos os jogadores ao treinamento. Se Rhaldney e Djavan, por exemplo, estão liberados para o treino e Jean Carlos não, o camisa 10 faz um treino paralelo com ganhos, mas não fará o mesmo trabalho que os outros dois”.

Ainda sobre o preparo físico dos jogadores, Robson, que chegou aos Aflitos junto ao ex-treinador Gilson Kleina, mas é um velho conhecido de Hélio - entre idas e vindas, trabalharam juntos em mais de 300 jogos, do futebol goiano à Seleção Saudita - fez um balanço do trabalho físico dos atletas e detalhou o que está por trás do desempenho do time, que, no terço central, repete a escalação titular há nove jogos.

“Hélio costuma trabalhar com o grupo principal, o qual ele não mexe, e o meu objetivo é de aumentar a minutagem dos jogadores que não estão atuando, o que gerou a homogeneidade do elenco. Acabamos de sair de um treino onde todos os 32 atletas estão em campo, o que nos dá um norte muito importante para a reta decisiva. Hoje, o profissional de educação física trabalha com estatísticas e números, visando facilitar o trabalho da comissão técnica e elevar a performance dos atletas, que se adaptaram rapidamente ao nosso estilo de trabalho”.

DP

SANTA CRUZ - RITMO ACELERADO

Presidente do Santa Cruz Constantino Júnior diz que não é hora de baixar o ritmo

Constantino também falou da importância da compra dos ingressos virtuais por parte do torcedor (Foto: Paulo Paiva/DP Foto)



Mandatário do clube Tricolor ainda afirmou que agora é o momento de cuidar do psicólogo dos jogadores


Depois da última semana ser de cobrança sobre o elenco do Santa Cruz, o presidente Coral Constantino Júnior se pronunciou neste último dia do ano.  Contente com o resultado obtido no jogo passado, o mandatário Tricolor comemorou a evolução do elenco, mas alertou que não é hora de baixar o ritmo no próximo domingo, de novo com o Ituano/SP, no Arruda. 

 “Essa virada de chave mostrou que estamos vivos na competição. Temos a condição técnica, mas nada adianta se não tiver atitude. A gente não pode deixar esse ritmo cair, é uma nova batalha. Vamos cuidar do lado psicológico e emocional dos jogadores. Temos condições de fazer uma grande partida e buscar mais três pontos”, falou.

O time Tricolor está na vice-liderança da chave, à frente do Vila Nova, porém a pontuação é quase todos os critérios sejam iguais. O desempate de cartões pesa em favos dos corais. O Santa Cruz levou menos cartões amarelos em relação ao time goiano. Mesma coisa com o líder Ituano, que tem um saldo de gols maior que os demais concorrentes do Grupo. Constantino voltou à pedir o apoio da torcida na compra dos ingressos virtuais. Segundo ele, essa receita será o combustível que o clube precisa para conseguir o tão sonhado acesso.

“Sem dúvidas a compra dos ingressos virtuais por parte do nosso torcedor irá nos ajudar bastante. Será o nosso combustível para o acesso. Estamos fazendo muito esforço para honrar com os compromissos com os atletas dentro do que foi acordado com eles”, finalizou o presidente Tricolor.

DP

SPORT - CORONAVÍRUS FAZ MAIS UMA VÍTIMA

Ex-atacante e tricampeão pernambucano pelo Sport, Irani falece em decorrência da Covid-19

Irani faleceu na manhã desta quinta-feira (Foto: Divulgação/Sport)



O ex-jogador rubro-negro conseguiu 4 títulos vestindo a camisa do Leão


No último dia de um ano marcado pela Covid-19, o vírus fez mais uma vítima. Dessa vez, o ex-atacante do Sport e com quatro títulos no currículo com a camisa rubro-negra, Irani, não conseguiu resistir a doença do novo coronavírus e veio a óbito na manhã desta quinta-feira. A informação foi confirmada pelo ex-companheiro de time, Chiquinho.  

O antigo centroavante do Leão conseguiu três títulos pernambucanos (98, 99 e 2000) e um título da Copa do Nordeste (2000). Mas, sem dúvidas o que o torcedor rubro-negro lembra com mais afeto, é a final de 1998, diante do Porto. O Sport venceu o time de Caruaru com dois gols de Irani, e consagrou-se tricampeão pernambucano. 

O ex-jogador do Leão fez 17 gols em jogos oficiais e ainda teve uma rápida passagem pelo Guarani e Internacional, em 1997. Lamentando o falecimento de Irani, o Sport postou em suas redes socias uma mensgaem prestando condolências. “O Leão lamenta profundamente o falecimento do ex-atacante Irani, multicampeão com a camisa rubro-negra, vítima da Covid-19. Ele estará para sempre na história e em nossos corações, e enviamos nossas condolências”, postaram.

DP

IRONIZANDO DORIA

Bolsonaro ironiza Doria: ‘Pode ir a Miami, só não pode fechar SP’

Presidente Jair Bolsonaro ironizou viagem de Doria a Miami Foto: Reprodução




Presidente passa o fim de ano no Guarujá, litoral de SP



O presidente da República, Jair Bolsonaro, criticou o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), durante passeio pelo Guarujá, na manhã desta quarta (30). Em meio aos cumprimentos a apoiadores, o presidente alfinetou Doria.

Sem problemas ir para Miami, mas não podemos fechar São Paulo – em referência à viagem de Doria, pela qual o governador paulista se desculpou publicamente.

 Ao chegar à praia do Forte, o chefe do Executivo nacional encontrou centenas de pessoas o aguardando em um gradil.

Além de apertos de mãos e selfies com os fãs, Bolsonaro pegou crianças no colo e vestiu uma camisa do Corinthians por cima de outra, do Santos.

MORTE DE CABO DA PM
Bolsonaro lamentou a morte do cabo da Polícia Militar Diogo Gomes de Melo, de 31 anos, que morreu afogado em Itanhaém ao tentar salvar quatro crianças que se afogavam no mar.

– Lamentamos o falecimento do cabo da Polícia Militar que foi salvar uma garotada. Lamentavelmente, ele foi tragado pela correnteza e entrou em óbito. Mantemos contato com a família e lamentamos o ocorrido – disse Bolsonaro.

De acordo com o Grupamento de Bombeiros Marítimo, que atendeu a ocorrência, o policial militar estava de folga, com sua família na praia do Suarão, em Itanhaém, e entrou no mar para salvar o enteado, de 10 anos, e três sobrinhos, todos com 13 anos, que estavam se afogando.

Antes de ser puxado pela força das águas, Diogo conseguiu salvar duas crianças; as outras duas foram salvas por banhistas, e todas passam bem.

O PM não conseguiu retornar para a faixa de areia, e as buscas por ele começaram imediatamente, sendo realizadas por cinco viaturas e 11 policiais. Uma hora depois, o corpo de Diogo foi encontrado. Ele ainda foi levado pelo Samu para a Upa de Itanhaém, mas chegou à unidade de saúde sem vida.

O Cabo Melo, como era conhecido, estava na corporação havia 11 anos e integrava a 1ª Companhia do 13° Batalhão de Polícia Militar Metropolitano, na região central de SP. Ele estava em Itanhaém trabalhando na Operação Verão.

*Estadão

FESTA DE NEYMAR

MP diz que notificou Neymar e condomínios por causa de festa

MP-RJ notificou Neymar e condomínios por festa de ano-novo em Mangaratiba Foto: Reprodução



Evento provocou muitas críticas ao atleta, que acabou viajando para Santa Catarina



O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP-RJ) informou, nesta quarta-feira (30), que notificou Neymar para que preste esclarecimentos sobre uma festa que ele estaria promovendo desde o Natal em sua mansão em Mangaratiba, município da Costa Verde fluminense.

O evento provocou muitas críticas ao atleta, por ser promovido em meio à pandemia de Covid-19. Por enquanto, o MP-RJ está investigando as circunstâncias do evento e não pediu nenhuma punição ao atleta.

 Segundo nota do MP-RJ, a 3ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Angra dos Reis “recebeu diversas reclamações, baseadas em informações divulgadas pela imprensa, sobre os eventos” promovidos por Neymar em sua mansão.

Além de Neymar, o MP-RJ notificou os condomínios PortoBello e Aero Rural para que, em caráter de urgência, prestem esclarecimentos sobre os eventos, como o número de convidados e eventuais medidas sanitárias adotadas.

Segundo o MP-RJ, a prefeitura de Mangaratiba também foi notificada para que informe as medidas adotadas a fim de garantir o cumprimento dos decretos restritivos em vigor. A nota da instituição afirmou que “outras medidas estão em curso e serão adotadas no momento oportuno”.

O MP-RJ afirmou ainda que está analisando a documentação encaminhada à Promotoria de Justiça e, caso identifique irregularidades e desrespeitos às normas sanitárias nos eventos divulgados pela mídia, “vai atuar com base nas normas vigentes”

O Estadão tentou contato com os condomínios PortoBello e Aero Rural para que se pronunciem sobre a notificação do MP-RJ, mas não obteve resposta até a publicação desta reportagem.

*Estadão

PROMESSA DE CAMPANHA

Primeiro escalão é fotografia da promessa de paridade de gênero

 


A promessa original, feita pelo prefeito eleito do Recife, João Campos, ao longo da campanha, era de garantir paridade de gênero em cargos de liderança. Aliados chegaram a observar que o compromisso era difícil de ser cumprido, porque João poderia esbarrar em dificuldades, a despeito da sensibilidade à causa, para localizar mulheres que combinassem a disposição para o desafio com a experiência nas diversas áreas demandadas. Ontem, dia em que concluiu o anúncio do seu secretariado, João Campos apresentou mais quatro nomes de mulheres que vão comandar pastas em sua gestão. Fechou, assim, um total de nove representantes da ala feminina no primeiro escalão, formado por um total de 18 pastas. Ou seja: o socialista assegurou 50% de vagas para homens e 50% para mulheres já no secretariado, superando as expectativas até mesmo de pessoas próximas descrentes. As secretárias anunciadas, ontem, foram: Glauce Medeiros (Mulher), Maria Eduarda Medicis (Habitação), Erika Moura (Saneamento) e Cacau de Paula (Turismo e Lazer).

A primeira é da cota do PCdoB, presidido nacionalmente pela vice-governadora Luciana Santos. A pasta de Habitação, como a coluna antecipara, ficou na cota do PP, presidido no Estado por Eduardo da Fonte. Saneamento foi indicação do Republicanos, de Silvio Costa Filho, recém-chegado à Frente Popular e que engajou-se na campanha de João com empenho, mas ainda não havia sido contemplado, nem no Estado nem na Prefeitura do Recife. Cacau de Paula é do PSD, presidido no Estado por André de Paula, e, como a coluna cantara a pedra, era o perfil mais técnico para o cargo, ainda que o nome de sua irmã, Andréa de Paula, um personagem mais político, também tenha sido ventilado. Cacau foi diretora da Empetur na gestão Eduardo Campos, foi gerente de captação de Eventos Internacionais do Recife Convention & Visitors Bureau e atuou com Ana Paula Vilaça na Secretaria de Turismo do Recife.  Essas quatro mulheres se somam ao conjunto das primeiras anunciadas: Luciana Albuquerque (Saúde), Maíra Fischer (Finanças), Adriana Rocha (Trabalho e Qualificação Profissional), Ana Suassuna (Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas) e Marília Dantas (Infraestrutura). A elas, se juntam mais nove secretários. A promessa de João Campos para cargos de liderança incluía diretorias, secretarias executivas, gerências, entre outros. Mas socialistas já advertiam, nas coxias, que seria inevitável fazer uma fotografia desse compromisso no secretariado, que não só tem 50% de mulheres, mas elas estão contempladas em secretarias de peso e não em espaços periféricos. 

Cacau visita Carreras
Cacau de Paula já agendou algumas visitas que fará a nomes ligados ao setor de Turismo para buscar referências e ampliar a interlocução. Escolheu abrir o diálogo com personagens que já passaram pelo comando da pasta com êxito, caso de Felipe Carreras e de Ana Paula Vilaça, atual secretária de Turismo da PCR.
.
Yane fica > Yane Marques segue como secretária executiva de Esportes, agora, na pasta comandada pelo vereador Rodrigo Coutinho, indicado pelo Solidariedade, que tem como vice-presidente nacional o deputado Augusto Coutinho.

Time masculino > Os secretários são: Fred Amâncio (Educação), Ricardo Mello (Cultura), Felipe Martins (Planejamento), Murilo Cavalcanti (Segurança Cidadã), Carlos Muniz (Governo e Participação Social), Leonardo Bacelar (Política Urbana e Licenciamento), Carlos Ribeiro (Meio Ambiente e Sustentabilidade), Rodrigo Coutinho (Esportes), Rafael Dubeux ( Desenvolvimento Econômico).

FERIADO DE FIM DE ANO

Confira o que abre e o que fecha no feriadão de Ano Novo

Feriado altera o funcionamento do comércio, shoppings e bancos no Recife e Região Metropolitana


Com o fim dos festejos natalinos, começa a contagem regressiva para a chegada do novo ano. Nesta quinta-feira (31), véspera do Ano Novo, e na sexta-feira (1°), data que celebra o feriado de confraternização universal, o funcionamento de shoppings centers, comércio e bancos segue um cronograma especial. 

Confira o que abre e o que fecha:

Academias do Recife
As Academias Recife funcionam na manhã da quinta -feira e em seguida fecham até o domingo (3). Os equipamentos voltam a reabrir na segunda-feira (4). As demais atividades e programas esportivos da Secretaria Executiva de Esportes estão em recesso até o dia 15 de janeiro.

Comércio do Centro e de bairros do Recife
Na véspera do feriado de Ano Novo, quinta-feira (31), as lojas do Centro e bairros funcionarão normalmente, das 8h às 18h, podendo se estender um pouco mais. Já na sexta-feira (1°), as lojas estarão fechadas.

Bancos
O último dia de funcionamento das agências bancárias será nesta quarta-feira (30). Na quinta e sexta-feira, os bancos estarão fechados. A população poderá utilizar os canais alternativos de atendimento bancário, como mobile e internet banking, caixas eletrônicos, banco por telefone e correspondentes para fazer transações financeiras.

Cais do Sertão
O museu suspenderá as atividades na quinta e sexta-feira. O equipamento voltará a operar normalmente, seguindo os protocolos de convivência com a Covid-19, a partir do sábado (2).

Compaz e bibliotecas do Recife
Os Compaz Eduardo Campos, Ariano Suassuna, Miguel Arraes e Dom Hélder Câmara e as Bibliotecas Municipais de Afogados e Casa Amarela estão fechados desde o último dia 21 de dezembro. As Bibliotecas Municipais reabrem na segunda-feira (4),  e os Compaz reabrem na terça-feira (5). As atividades esportivas nos Compaz retornarão dia 19 de janeiro de 2021.

Detran-PE
Na quinta e sexta-feira, não haverá expediente na sede do órgão localizada na Iputinga. Também não funcionam as Unidades de Táxis e Coletivos (DUAT); Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans); lojas da Autarquia nos shoppings e nos Expressos Cidadão. Os atendimentos retornam na próxima segunda-feira (4).

Ferreira Costa
Na quinta-feira, todas as unidades da Ferreira Costa irão funcionar em horário reduzido, das 8h às 14h. Já na sexta-feira, não haverá funcionamento em nenhum dos estabelecimentos. 

Hospital Veterinário do Recife (HVR)

O hospital estará fechado nesta quinta e sexta-feira. As atividades serão retomadas na segunda-feira (4), das 7h às 18h. O HVR fica situado à Avenida Professor Estevão F. da Costa, S/N, no bairro do Cordeiro, na Zona Oeste da cidade.

Jardim Botânico do Recife

O Jardim Botânico estará fechado para visitação nesta quinta e sexta-feira. O equipamento ambiental retoma suas atividades a partir do sábado (2), das 9h às 15h. 

Museu do Recife

Na quinta e sexta-feira, o Museu do Recife estará fechado. O espaço abre as portas novamente no dia 5 de janeiro, das 10h às 16h. 

Procon Recife
Na quinta e sexta-feira, não haverá atendimento presencial ou audiências online no Procon Recife.  As atividades presenciais e online voltam na segunda-feira (04), de acordo com agendamento realizado através do site procon.recife.pe.gov.br. Reclamações podem ainda ser feitas pelo email procon@recife.pe.gov.br ou pelas redes sociais do órgão.

Saúde
Na quinta e sexta-feira,  ponto facultativo e feriado de ano novo, a maior parte das Unidades de Saúde da Família (USF) e Unidades Básicas Tradicionais do Recife estarão fechadas e reabrem na segunda-feira (4). Apenas cinco Upinhas vão funcionar nestes dois dias, em regime de plantão, para atender pequenas urgências da atenção básica dos moradores das áreas cadastradas: Upinha Governador Eduardo Campos (Bomba do Hemetério), Dr. Moacyr André Gomes (Morro da Conceição), Vila Arraes (Várzea), Prof. Dr. Hélio Mendonça (Córrego do Jenipapo) e Profª Dra. Fernanda Wanderley (Linha do Tiro).

Tribunal de Justiça de Pernambuco
O TJPE segue em recesso até o dia 3 de janeiro de 2021. As atividades retornam na segunda-feira (4).  Durante o período, o funcionamento das unidades acontece em regime de plantão. O horário de funcionamento dos plantões do 1° e 2° Graus de Jurisdição de toda a Justiça estadual será das 13h às 17h. O atendimento acontece de modo remoto, sendo voltado para demandas de urgências de caráter cível e criminal, como habeas corpus, mandados de segurança e medidas cautelares.

Hemope
O Hemocentro Recife funcionará normalmente na quinta-feira (31), das 7h15 às 18h30. O local fecha na sexta (1º) e reabre já no sábado (2), também das 7h15 às 18h30.

Shoppings: 

Shopping Boa Vista (Boa Vista, Centro do Recife)

Na quinta-feira (31), o shopping funciona em horário reduzido, das 9h às 18h. Já na sexta-feira (1°), as lojas estarão fechadas. As operações de alimentação e lazer funcionam de modo facultativo, das 11h às 19h. O cinema funciona de acordo com a programação. 

Shopping  Tacaruna (Santo Amaro, no Recife)
Na quinta-feira, o shopping funciona em horário reduzido, das 10h às 18h. Já na sexta-feira, todas as lojas estarão fechadas. Apenas as operações de alimentação e lazer poderão funcionar de forma facultativa, das 12h às 21h. Os cinemas seguem a programação da UCI Kinoplex, a partir das 13h.

Shopping Recife (Boa Viagem, no Recife)
Na quinta-feira, o shopping funciona em horário reduzido, das 10 às 18h. Já na sexta-feira, todas as lojas estarão fechadas. As operações de alimentação e lazer funcionam de modo facultativo, das 12h às 21h. 

RioMar Shopping (Pina, no Recife)
Na quinta-feira, o shopping funciona em horário reduzido, das 10h às 18h. Na sexta-feira, as lojas e quiosques estarão fechados. As operações de alimentação e lazer funcionam de modo facultativo, das 12 às 20h.  

Plaza Shopping (Casa Forte, no Recife)
Na quinta-feira, o shopping funciona em horário reduzido, das 10h às 18h. Na sexta-feira, as lojas e quiosques estarão fechados. As operações de alimentação e lazer funcionam de modo facultativo, das 12 às 20h.  

Shopping Guararapes (Jaboatão dos Guararapes)
Na quinta-feira, o shopping funciona em horário reduzido, das 10h às 18h. Na sexta-feira, as lojas e quiosques estarão fechados. As operações de alimentação e lazer funcionam de modo facultativo, das 12 às 21h.  

Patteo Olinda Shopping (Olinda)
Na quinta-feira, o shopping funciona em horário reduzido e facultativo, das 9h às 18h. Na sexta-feira, as lojas e quiosques estarão fechados. As operações de alimentação e lazer funcionam também de modo facultativo, das 12 às 21h. 
 
Camará Shopping (Camaragibe)

Na quinta-feira, o shopping funciona em horário reduzido, das 10h às 18h. Na sexta-feira, as lojas e quiosques estarão fechados. As operações de alimentação e lazer funcionam de modo facultativo, das 12 às 21h.  O cinema funcionará de acordo com a programação.

Paulista North Way Shopping (Paulista)
Na quinta-feira, o shopping funciona em horário reduzido, das 9h às 18h. As operações de lazer – exceto o cinema, que estará fechado - funcionam das 12h às 18h. As operações de alimentação funcionam de acordo com o horário do shopping, das 9h às 18h. Já na sexta-feira, as lojas e quiosques estarão fechados. As operações de alimentação e lazer funcionam de modo facultativo, das 12 às 21h. O cinema funcionará de acordo com a programação.   

Shopping Costa Dourada (Cabo de Santo Agostinho)
Na quinta-feira, o shopping funciona em horário reduzido, das 10h às 18h. A loja Arco Vita funciona em horário especial, das 8h às 20h. Na sexta-feira, todas as lojas estarão fechadas. As operações de alimentação e lazer funcionam de modo facultativo, das 12 às 20h.  O cinema funcionará de acordo com a programação. 

River Shopping (Petrolina)
Na quinta-feira, o shopping funciona em horário reduzido, das 10h às 19h, com exceção do Big Bompreço, que funciona das 8h às 20h. Na sexta-feira, todas as lojas e quiosques estarão fechados. 

Shopping Igarassu (Igarassu)
Na quinta-feira, o shopping funciona em horário reduzido, das 10h às 18h. Na sexta-feira, as lojas e quiosques estarão fechados. O cinema funcionará de acordo com a programação. 

Por Portal Folha de Pernambuco

CORONAVÍRUS

Enfermeiro testa positivo 6 dias após 1ª dose de vacina

Enfermeiro testa positivo para Covid 6 dias após receber 1ª dose de vacina Foto: Reprodução



Caso aconteceu na Califórnia, EUA


Um enfermeiro de 45 anos, que trabalha na cidade de San Diego, na Califórnia (EUA), testou positivo para Covid-19 seis dias após ter sido vacinado contra a doença.

O profissional da saúde, identificado pela imprensa americana como Matthew W., recebeu a primeira dose da vacina das farmacêuticas Pfizer e BioNTech em 18 de dezembro. 

Ele afirmou a uma afiliada da rede ABC News que o único efeito colateral que sofreu depois de ser inoculado com a vacina foi dor no braço em que o imunizante foi aplicado.

Entretanto, seis dias depois, após um turno em uma unidade de emergência de um hospital, Matthew sentiu calafrios, dores musculares e fadiga. Um teste no próprio hospital confirmou que ele estava infectado.

Segundo especialistas consultados pela emissora, o caso não é “inesperado”, pois os pacientes vacinados não desenvolvem uma proteção decisiva contra o coronavírus imediatamente após a primeira dose.

Ensaios clínicos com a vacina Pfizer/BioNTech mostraram que a imunização pode ser alcançada poucos dias após o recebimento da segunda dose, que deve ser aplicada 21 dias depois da primeira.

Além disso, como o período de incubação do coronavírus pode ser de até 14 dias, também é possível que o enfermeiro tenha sido infectado antes de receber a vacina, em 18 de dezembro.

*Com informações da Agência EFE

STF E O CORONAVÍRUS

STF prorroga autorização para governos manterem quarentena

Ministro Ricardo Lewandowski, do STF Foto: Carlos Humberto/ SCO/ STF



Decisão foi do ministro Ricardo Lewandowski, que também manteve prazo de 72 horas para Anvisa aprovar vacinas


Por decisão do ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) terá que liberar a permissão de uso emergencial de vacinas em um prazo de até 72 horas. O magistrado prorrogou a determinação que estabelece o prazo para a agência e que também trata de outras medidas de combate à Covid-19.

Entre as medidas prorrogadas estão a autorização para que os governos estaduais e municipais mantenham medidas de isolamento, uso de máscara e quarentena. A lei entrou em vigor em fevereiro deste ano e teria validade até esta quinta-feira (31).

 Com a medida, a Anvisa terá um prazo de três dias para se manifestar sobre o uso emergencial de imunizantes após o pedido. Do contrário, a aprovação é automática desde que tenha cumprido alguns critérios, como ter sido aprovada por alguma das seguintes agências sanitárias estrangeiras: a Food and Drug Administration (FDA), dos Estados Unidos; a European Medicines Agency (EMA), da Europa; a Pharmaceuticals and Medical Devices Agency (PMDA), do Japão; ou a National Medical Products Administration (NMPA), da China.

A decisão de Lewandowski mantém trechos da lei em vigor por prazo indeterminado. O ministro apontou que é preciso “lembrar que sanitaristas, epidemiologistas e infectologistas nacionais e estrangeiros, como é público e notório, assim como a própria Organização Mundial de Saúde, têm recomendado enfaticamente a adoção e manutenção de medidas preventivas e curativas semelhantes àquelas previstas na Lei n° 13.979/2020, como providências cientificamente comprovadas para debelar ou, quando menos, retardar o avanço devastador do novo coronavírus”.

pleno.news

PRAZO PRORROGADO

Bolsonaro prorroga prazo para pagamento de auxílio ao setor cultural

O presidente Jair Bolsonaro editou nesta terça-feira (29) uma medida provisória (MP) que prorroga o prazo da utilização do auxílio emergencial da Lei Aldir Blanc para 2021. A MP autoriza o pagamento do benefício com os recursos já aprovados em 2020 e destinados ao cumprimento da lei, mas que ainda não tenham sido utilizados.

“[…] a MP, além de não representar aumento dos gastos públicos, busca conferir maior segurança ao trabalhador e à trabalhadora da cultura e maior efetividade à Lei Aldir Blanc, assegurando a continuidade das ações emergenciais, a manutenção do apoio aos beneficiários e a efetividade do socorro ao setor cultural”, afirmou a Presidência da República, em nota.

A Lei Aldir Blanc, originada da MP 986/2020 e promulgada pelo Congresso em agosto, prevê o repasse de R$ 3 bilhões de recursos federais para ações emergenciais do setor cultural em estados e municípios. 

A aplicação dos recursos está limitada aos valores liberados pelo governo federal. Caso prefeitos e governadores queiram aumentar o valor dos benefícios repassados, deverão fazer a complementação com recursos próprios.

A Lei nº 14.017/2020, que instituiu o auxílio financeiro, foi chamada de Lei Aldir Blanc em homenagem ao escritor e compositor de 73 anos que morreu após contrair covid-19, em maio, no Rio de Janeiro. O texto da lei prevê o pagamento de três parcelas de um auxílio emergencial de R$ 600 mensais para os trabalhadores da área cultural.

Está previsto ainda o pagamento de subsídio para manutenção de espaços artísticos e culturais, microempresas e pequenas empresas culturais, cooperativas e organizações comunitárias. Esse subsídio mensal terá valor entre R$ 3 mil e R$ 10 mil, de acordo com critérios estabelecidos pelos gestores locais.

Fonte: Agência Brasil

CORONAVÍRUS

Brasil passa a exigir teste negativo de covid-19 para entrada no país

 A partir desta quarta-feira (30), passageiros de voos internacionais que embarcarem para o Brasil precisarão apresentar um teste RT-PCR negativo ou não reagente para covid-19. O exame deve ter sido feito até 72 horas antes da viagem. A obrigatoriedade vale para todos os viajantes, brasileiros ou estrangeiros, independentemente de sua origem.

Crianças menores de 2 anos estão dispensadas da apresentação do teste, assim como crianças com idade entre 2 e 12 anos, desde que seus acompanhantes cumpram todas as exigências. Já crianças entre 2 e 12 anos viajando desacompanhadas são obrigadas a apresentar o exame, da mesma forma que os demais viajantes.

A medida está prevista na portaria nº 648/2020, publicada na semana passada, que e também trata da proibição, em caráter temporário, da entrada no Brasil de voos com origem ou passagem pelo Reino Unido e Irlanda do Norte. No último dia 17, o governo já havia determinado a exigência do exame na portaria nº 630/2020.

Declaração de Saúde do Viajante

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), brasileiros e estrangeiros que vierem do exterior por via aérea deverão preencher a Declaração de Saúde do Viajante (DSV) e apresentar o e-mail de comprovação de preenchimento para a companhia aérea.

O teste deverá ter sido realizado em laboratório reconhecido pela autoridade de saúde do país do embarque. Na hipótese de voo com conexões ou escalas em que o viajante permaneça em área restrita do aeroporto, o prazo de 72 horas será considerado em relação ao embarque no primeiro trecho da viagem.

As obrigações fixadas pela norma não valem para voos procedentes do exterior com paradas técnicas ou conexão no Brasil desde que não ocorra qualquer procedimento de desembarque seguido de imigração.

O descumprimento da exigência pode gerar responsabilização civil ou penal, deportação de volta ao país de origem ou a invalidação do pedido de refúgio, caso ele existe.

Fonte: Agência Brasil

PROGRAMA DE MICROFINANÇAS

Caixa anuncia programa de microfinanciamento de até R$ 2 mil feito via celular

 O presidente da Caixa Econômica Federal (CEF), Pedro Guimarães, disse nesta terça-feira (29) que a instituição vai lançar o que chamou de “programa de microfinanças”. A proposta, segundo ele, é ofertar financiamentos que variam de R$ 500 a R$ 2 mil para mais de 10 milhões de brasileiros, com taxas de juros entre 1,5% e 2,5% ao mês.

“São taxas muito menores de juros e que vão permitir que mais de 10 milhões de brasileiros tenham acesso ao crédito de maneira segura, rápida, sem precisar ir à agência. Isso reforça a bancarização e reforça o acesso dessa população mais carente ao setor financeiro”, explicou.

O programa pode representar um impulso ao microempreendedorismo. O empréstimo poderá ser usado por pequenos empreendedores para iniciar ou impulsionar pequenos negócios, ou ainda, ser usado para regularizar finanças de famílias de baixa renda.

Com informações da Agência Brasil.

SEGURO DPVAT

Donos de veículos não vão pagar Seguro DPVAT em 2021

 

O Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) aprovou, em reunião extraordinária realizada nessa terça-feira (29), prêmio zero para o DPVAT em 2021 e autorizou a contratação de novo operador pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), em caráter emergencial e temporário. As resoluções do CNSP foram publicadas hoje (30) no Diário Oficial da União.

No final de novembro, foi anunciada a dissolução da Consórcio do Seguro DPVAT a partir de 1° de janeiro de 2021, após decisão de assembleia de seguradoras consorciadas. A partir desta data, a Seguradora Líder não poderá operar o Seguro DPVAT em nome das consorciadas, mas tão somente administrar os ativos, passivos e negócios do Consórcio realizados até 31 de dezembro de 2020.

No mês passado, a Susep notificou a Seguradora Líder a recolher ao caixa dos recursos do Seguro DPVAT a quantia de R$ 2,257 bilhões, referente a 2.119 despesas consideradas irregulares pela fiscalização da superintendência, que foram executadas com recursos públicos do seguro DPVAT entre os anos de 2008 e 2020.

“A Susep está envidando os melhores esforços para viabilizar a contratação de pessoa jurídica, já na primeira semana de janeiro de 2021, com capacidade técnica e operacional para assumir o DPVAT, garantindo as indenizações previstas em lei para a população brasileira”, diz a superintendência em nota.

Nessa terça-feira, o Tribunal de Contas da União (TCU) emitiu decisão cautelar determinando que CNSP e Susep adotem as providências necessárias para assegurar a continuidade da operacionalização do seguro DPVAT.

O Seguro DPVAT foi criado pela Lei n° 6.194 de 1974 e tem como finalidade o amparo às vítimas de acidentes de trânsito em todo o país, não importando de quem seja a culpa dos acidentes.

Fonte: Agência Brasil

PREMIAÇÃO DO ANO

Chega ao fim 2020, o ano que merece ser esquecido

Nada foi mais devastador do que as notícias do front do covid-19 e as imagens de valas abertas


O ano de 2020, que vai embora nesta quinta (31) sem deixar saudades, impôs apenas notícias ruins aos brasileiros, tornando secundário o que houve de bom.

Nada foi mais devastador do que as notícias do front do covid-19, na pandemia que surpreendeu o governo e embotou sua capacidade de avaliar a tragédia, enquanto opositores festejavam, como se a pandemia tivesse convicções políticas.

Neste triste ano, só não dá para esquecer nossos 192.716 mil mortos. Nem a “premiação anual” da coluna Cláudio Humberto, que exerce o direito de atormentar os poderosos. Eles merecem

Será dividido pelos irmãos Flávio, Carlos, Eduardo e Renan, que mais uma vez demonstraram incrível capacidade de provocar mais problemas para o governo do pai do que toda a oposição.

Covid de Lata

O troféu é do Senado, da Câmara e do TSE, por garantirem as eleições de 2020 e as aglomerações que provocaram o “repique” da pandemia.

Carrapato de Ouro

Dividem o troféu os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia, e do Senado, Davi Alcolumbre, que tentaram rasgar a Constituição para continuar agarrados aos cargos, mas não tiveram força: o STF barrou a jogada.

Maria Antonieta

A medalha vai para o prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), que sancionou alegremente o próprio aumento de 47%, reservando os brioches para o sofrido pagador de impostos.

Troféu da Resistência

O presidente Jair Bolsonaro passou o ano enfrentando a maior crise da História, mas resistiu à “tempestade perfeita” que destrói governantes e fechou 2020 com a popularidade maior do que começou.

Rolando o Lero

O prêmio vai para o vice Hamilton Mourão, que driblou o isolamento no governo como comentarista-geral da União, falando sobre tudo, de futebol a pandemia.

Troféu Já Fui Grande 

É do governador João Doria, que perdeu o posto de principal rival de Bolsonaro em 2022 e encerrou o ano fugindo do lockdown que ele próprio decretou. Teve de voltar e se desculpar.

Taça Vagaba de Ouro

Vai para o prefeito presidiário do Rio, Marcelo Crivella, que chamou o governador paulista João Doria de “vagabundo”, e quarenta dias depois fez companhia a muitos deles, na cadeia.

Cumpadi Washington

O troféu é dos economistas do caos, do FMI e do “mercado” brasileiro, que previam queda de mais de 9% no PIB e quebraram a cara. Sabem de nada, inocentes!

Prêmio óleo de peroba

Ninguém tira essa de Gleisi Hoffmann, cujo PT aliou-se ao DEM (ex-PFL, ex-PDS, ex-Arena) de Rodrigo Maia na eleição para a Mesa da Câmara.

Macunaíma de Papel

O troféu é do ex-presidiário Lula, como sempre empenhado em se dar bem, e se mandou para Cuba para um mês de “férias” (de quê?) com um assessor e um segurança pagos pelo governo Bolsonaro.

Gutemberg de borracha

O prêmio é para a caça a críticos de ministros do STF. Falta só definir quem leva de brinde uma bolsa de estudos de Jornalismo Confinado na TV estatal da Coréia do Norte.

Troféu Fui!

O troféu continua com Aécio Neves (MG), que dele se apropriou desde 2017, quando, ainda senador, tomou chá de sumiço. Permanece nas sombras do poder.

Para esquecer

Uma medalha de plástico foi reservada para a tal “imprensa de funerária”, que por vezes parecia se regozijar do avanço do Covid como se fora o avanço de políticos que apoia.

Faça o Que Digo

O prêmio vai para o blogueiro Felipe Neto, que ganhou os holofotes em 2020 ao chamar Bolsonaro de “irresponsável” na pandemia. O loroteiro acabou flagrado em aglomeração, e sem máscara.

Prêmio fogo de palha

Manuela D’Ávila (PCdoB) era festejada nas pesquisas como “quase eleita prefeita de Porto Alegre”. Acabou levando uma surra do terceiro colocado nas pesquisas.

Diario do Poder