Natal do Recife inicia com inauguração de decoração e noite de cantata
Natal do Recife 2019, no Bairro do RecifeFoto: Arthur de Souza/Folha de Pernambuco
Um carrossel montado ao lado da árvore de Natal dará mais charme e encantamento à estreia do Ciclo Natalino
Como tema da decoração, foi escolhida a flor de Natal, que aparece em diversas culturas associadas a bons presságios. A flor está presente em elementos, pórticos e peças decorativas. Ainda no Bairro do Recife, 30 árvores de luz, medindo um metro de comprimento, foram espalhadas propondo a ideia de bosque. A árvore principal, de 14 metros de comprimento, apresenta uma proposta que permite que o público passe por dentro de sua estrutura, apreciando de outra forma o símbolo natalino.
Também em convite pela maior interação com a estrutura do ciclo natalino, um carrossel montado ao lado da árvore de natal presenteia as crianças com a diversão gratuita. Miguel Souza,7, aproveitou o brinquedo ao lado do tio. "Eu quero ir quatro vezes", contou o pequeno, que fazia planos de brincar em todos os bichinhos do carrossel. Seu tio, Evandro Souza, estava aproveitando o momento também para registrar a nova decoração. "Eu trouxe meu sobrinho para aproveitar o Natal e vou aproveitar também para tirar umas fotos", explicou. Tio e sobrinho seguiram para a avenida Rio Branco, onde o palco principal foi montado este ano.
Tradicional, a cantata de natal da Caixa Cultural Recife mobilizou uma multidão a fim de assistir ao espetáculo. A sexta edição do evento, que contou com 38 crianças e jovens do Coral do Movimento Pró-Criança ao lado do guitarrista Paulo Rafael, trouxe também a convidada especial Lucy Alves. O músico Rostand Júnior levou o filho para acompanhar a cantata. Para ele, incluir a criança de quatro anos nos costumes culturais é necessário. "É importante perpetuar essa forma de cultura nossa, muito forte, muito linda, muito singular e plural", comentou.
A programação de Natal do Recife estende-se até a Queima da Lapinha, dia 6 de janeiro, que dá início aos festejos de Carnaval. Com o Jornadas para Celebrar, nos próximos dias 7, 8, 13, 15 e 19 de dezembro, bairros descentralizados irão receber pastoril. Nos dias 20, 21 e 22, a Rio Branco recebe mais de 20 atrações, entre corais e pastoris, numa programação gratuita e aberta ao público. O Baile do Menino Deus celebrará o Natal e a cultura popular nordestina nos dias 23, 24 e 25. O espetáculo Natal Para Sempre será encenado no Parque da Macaxeira, nos dias 23 e 25 de dezembro. "Tem programação de Natal em todo o Recife, e tudo de graça", recordou Diego Rocha, presidente da Fundação da Cultura Cidade do Recife.
FolhaPE
Nenhum comentário:
Postar um comentário