Postos de saúde abrem neste sábado para vacinação contra o sarampo
Campanha de vacinaçãoFoto: Ikamahã/Sesau PCR
Na primeira etapa do Dia D, o público-alvo são criança de 6 meses a 4 anos
A campanha, que teve início no dia 7 de outubro, já imunizou cerca de mil crianças. A vacina, que também protege contra caxumba e rubéola, só precisa ser tomada por quem ainda não iniciou ou não completou o esquema vacinal (duas doses).
Nesta primeira fase da campanha, que segue até o dia 25 deste mês, estão sendo vacinadas as crianças de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) que nunca tenham sido imunizadas ou não tenham comprovação de ter recebido as duas doses determinadas para essa faixa etária.
A vacina dada aos bebês antes de completarem um ano de vida é considerada pelo Ministério da Saúde uma dose extra (dose zero), que não interfere no calendário de vacinação de rotina, em que a primeira dose é feita aos 12 meses e a segunda aos 15 meses.
A lista dos postos que estarão abertos neste sábado está disponível no site da Prefeitura do Recife (www.recife.pe.gov.br). Os pais devem levar os filhos munidos da carteira de vacinação e o cartão do SUS das crianças, caso tenham.
A segunda fase da campanha será realizada de 18 a 30 de novembro, com foco na aplicação da tríplice viral nos jovens de 20 a 29 anos, que não foram vacinados ou não tenham comprovação do esquema completo. Para este público alvo, o Dia D ocorrerá no sábado 30 de novembro.
Imunizados
São consideradas imunizadas:
- pessoas de 1 a 29 anos com duas doses da vacina;
- pessoas de 30 a 49 anos com uma dose;
- profissionais de saúde com duas doses da tríplice viral;
- quem está com as doses em dia, já teve sarampo ou tem mais de 50 anos.
FolhaPE
Nenhum comentário:
Postar um comentário