GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quarta-feira, 23 de outubro de 2019

PRONTO PRA RECEBER VÍTIMAS

Pernambuco diz que unidades de saúde estão preparadas para receber vítimas do óleo

Manchas de óleo na Praia dos CarneirosFoto: Clemente Coelho Júnior/cortesia/WhatsApp


Equipes do centro de assistência toxicológica de Pernambuco estão responsáveis por repassar as recomendações necessárias aos profissionais de saúde

Pessoas que tiveram contato direto na pele com o óleo que vêm contaminando as praias de Pernambuco e perceberem algum tipo de intoxicação podem receber atendimento gratuito em qualquer unidade de saúde do Estado.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco, todas as unidades estão preparadas para receber as vítimas com algum tipo de reação. Os profissionais estão sendo orientados pelo Centro de Assistência Toxicológica de Pernambuco (Ceatox-PE),  centro de referência em casos de intoxicações e acidentes por animais peçonhentos e que é localizado no Recife.

Durante o atendimento em uma unidade de saúde pública, uma equipe do Ceatox passará as informações necessárias ao profissional para o atendimento do paciente. O centro acompanha o paciente até a alta médica e direciona, a depender da gravidade, para hospitais regionais especializados.

Segundo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), caso aconteça o contato com o óleo, cuidados devem ser tomados para evitar uma grave contaminação - inicialmente lavar com água corrente e sabão neutro; se o óleo não sair da pele, removê-lo usando óleo de cozinha ou mineral (disponível em farmácia). No caso de reação, procurar a unidade básica de saúde mais próxima à residência para receber atendimento imediato.

Óleo nas praias do NE

Desde o início de setembro, inúmeras praias do Nordeste estão sendo atingidas por grandes quantidades de óleo de origem não identificada. Para a remoção do resíduo das praias, grupos de voluntários utilizam luvas e botas - como a substância é tóxica, é recomendável que não haja o contato com a pele.


FolhaPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário