Deslizamento de terra atinge casas em Nova Descoberta
Deslizamento de uma barreira no Córrego do Joaquim em Nova Descoberta.Foto: Arthur Mota/ Folha de Pernambuco
De acordo com a Defesa Civil, o deslizamento foi provocado por uma escavação irregular combinada às fortes chuvas
O deslizamento atingiu a área de serviço de três casas conjugadas, mas não deixou feridos. Ana Paula Roza, moradora de um dos imóveis há 37 anos, relata que já suspeitava que um acidente pudesse acontecer e, segundo ela, planejava fazer obras de prevenção por conta própria. “Há um tempo que já vinha caindo pedaço, aí eu fiquei muito preocupada. Consegui um empréstimo e ia construir um muro de arrimo. O barulho foi muito grande, desde o mês de março a terra deslizava", contou. O terreno atingido é ocupado por Ana Paula e mais seis pessoas da família, incluindo duas crianças e uma idosa de 84 anos, que é avó da mulher.
A moradora relatou, que há mais de sete anos outros deslizamentos de terra aconteceram no local, o que levou a família a procurar, temporariamente, outro terreno para morar. “Esperamos que realmente eles façam, pelo menos, o muro”, declarou a moradora sobre a ação que ela espera ser tomada pela Defesa Civil.
Aline Roza Freitas, irmã de Ana Paula e também moradora do local, contou que no momento do deslizamento de terra, a avó, Ruth Maria da Conceição, e seu filho de 11 anos, estavam dormindo no quarto colado com a parede, onde a terra atingiu a área de serviço.
A atuação imediata da Defesa Civil foi fazer a limpeza do local e colocar uma lona plástica para prevenir mais deslizamentos. “A moradora estava fazendo uma escavação para fazer um muro de arrimo e era irregular porque ela não tem nem licença e nem um engenheiro responsável. Ela estava iniciando uma escavação e houve o deslizamento devido à chuva”, analisou o chefe de Engenharia da Regional Nordeste da Defesa Civil, Neuton Simões. Segundo ele, a escavação irregular, junto com as chuvas, podem ter sido responsáveis pelo ocorrido. Ainda segundo a Defesa Civil, uma análise mais detalhada do caso ainda será divulgada, além de uma possível solução para garantir a segurança dos moradores.
O engenheiro ainda disse que a região é uma área monitorada, e que está sendo feita uma análise para saber se a família será retirada do local ou não.
FolhaPE
Nenhum comentário:
Postar um comentário