GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sexta-feira, 31 de maio de 2019

MINISTRO EVANGÉLICO

Bolsonaro questiona STF e cobra ministro evangélico na corte

BolsonaroFoto: Mauro Pimentel/AFP


O presidente ainda questionou se a corte não estaria "legislando", ao julgar uma ação que trata da criminalização da homofobia

Em evento na igreja Assembleia de Deus, em Goiânia, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) indagou nesta sexta-feira (31) se não era a hora de haver um ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) evangélico. O presidente ainda questionou se a corte não estaria "legislando", ao julgar uma ação que trata da criminalização da homofobia.

"Será que não está na hora de termos um ministro do STF evangélico?", perguntou o presidente, ao falar para um público da igreja Assembleia de Deus Ministério Madureira. Sua fala foi seguida de uma forte salva de palmas, e os presentes chegaram a levantar em sinal de aprovação às palavras do presidente. Bolsonaro participou nesta sexta-feira da Convenção Nacional das Assembleias de Deus no Brasil ao lado do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM).

O assunto STF foi abordado por Bolsonaro quando ele mencionou o julgamento sobre a criminalização da homofobia. "Existe algum entre os 11 ministros do STF evangélico, cristão?", indagou. Ao tratar do tema, Bolsonaro disse que a imprensa que estava presente no evento "vai ter que desvirtuar algo" da sua fala.


Pedindo desculpas ao STF, a quem disse que não pretendia atacar, disse: "Desculpa o Supremo. Eu jamais atacaria um outro poder, mas não estão legislando?"
Ele disse que o Estado é laico, mas ele, cristão. "Se me permitem plagiar a ministra Damares, eu também sou terrivelmente cristão", falou. Em nova crítica à imprensa, disse: "Não me venha a imprensa dizer que quero misturar a Justiça com religião".

Na semana passada, o Supremo formou maioria (seis votos) para enquadrar a homofobia e a transfobia na lei dos crimes de racismo até que o Congresso Nacional aprove lei sobre o tema. O julgamento, que havia começado em fevereiro, foi retomado nesta quinta-feira (23), um dia depois de a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado fazer avançar um projeto de lei que criminaliza a discriminação por orientação sexual ou identidade de gênero.

O julgamento no STF agora deverá ser retomado no próximo dia 5 de junho.
Nesta sexta, Bolsonaro encerrou o discurso de 17 minutos sob fortes aplausos e gritos de "mito", que por algumas vezes interromperam sua fala. "A palavra, a fé, tem que estar presente em cada instituição do Brasil", disse.

VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE

Gripe: campanha termina nesta sexta-feira, mas vacinação continua a partir de segunda

Vacinação contra a gripeFoto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco



A meta do ministério é vacinar 90% do público prioritário, formado por 59,4 milhões de pessoas

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, destinada a vacinar exclusivamente o público prioritário, entre eles, idosos, crianças, gestantes, profissionais de saúde e professores, termina nesta sexta-feira (31). Mas, de acordo com o Ministério da Saúde, a partir de segunda-feira (3), as doses restantes ficarão disponíveis para a população em geral, inclusive para as pessoas dos grupos prioritários que ainda não se vacinaram.

A meta do ministério é vacinar 90% do público prioritário,formado por 59,4 milhões de pessoas. Dois estados já bateram a meta de 90%: Amazonas (94,4%) e Amapá (94,7%). Os estados com menor cobertura vacinal são Rio de Janeiro (57,6%), Acre (64,9%) e São Paulo (65,4%).

Segundo a pasta, a campanha mantém, em todo o país, uma estrutura com mais de 41,8 mil postos de vacinação e a participação de aproximadamente 196,5 mil pessoas. Até esta quarta-feira, 44,6 milhões de pessoas buscaram os postos de vacinação, o que representa 75% da população-alvo.


Os dados divulgados pelo ministério indicam que, entre o público prioritário, os funcionários do sistema prisional registram a maior cobertura vacinal, com 94,2%, seguido pelas puérperas (91%), indígenas (86,7%), idosos (85,3%) e professores (82,8%).


Os grupos que menos se vacinaram foram os profissionais das forças de segurança e salvamento (32,2%), população privada de liberdade (50,4%), pessoas com comorbidades (66,6%), crianças (69,9%), gestantes (70,8%) e trabalhadores de saúde (72,9%).

No Brasil, a escolha do público prioritário obedece recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). “Essa definição também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias”, diz a pasta da Saúde.



Por: Agência Brasil

PRESIDENTE DO PSDB

Sob tensão, PSDB elege Bruno Araújo, aliado de Doria, para presidir partido
Foto: Divulgação/PSDB


O ex-deputado federal e ex-ministro Bruno Araújo (PE), 47, foi eleito presidente nacional do PSDB nesta sexta-feira (31) em Brasília com o objetivo de colocar em prática as diretrizes do novo PSDB, engendrado pelo governador João Doria (SP), hoje principal líder do partido na ativa.

Doria, que constrói a sua candidatura ao Palácio do Planalto em 2022, foi recebido pela militância tucana aos gritos de "Brasil pra frente, Doria presidente". Em um espaço de eventos, o governador paulista chegou acompanhado do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), de quem se tornou aliado na articulação para aprovação da reforma da Previdência.
 
Bruno Araújo sucede o ex-governador Geraldo Alckmin no comando do PSDB. Ele foi eleito em chapa única não porque todos os tucanos concordem com os rumos ditados por Doria, que prega renovação, mas porque caciques fundadores da sigla não conseguiram viabilizar um nome competitivo.
 
O novo presidente do PSDB, assim como Doria, afirma que o partido será de centro -rejeitando o que consideram extrema esquerda e extrema direita. Ambos, no entanto, colaram suas campanhas no ano passado a Jair Bolsonaro (PSL), para surfar na onda conservadora que elegeu o presidente da República.
 
Em Pernambuco, Araújo é conhecido como um político tradicional, pragmático e habilidoso nos bastidores. No ano passado, chegou a elogiar o ex-presidente Lula (PT) classificando o petista, cuja popularidade é alta no Nordeste, de "presidente excepcional".
 
Em 2015, ganhou holofote nacional ao proferir o voto que sacramentou, na Câmara, a admissibilidade do impeachment da ex-presidente Dilma (PT). Araújo é advogado e filho do ex-deputado estadual Eduardo Araújo. Em 1998, aos 26 anos, foi eleito pelo PSDB o deputado estadual mais jovem de Pernambuco.
 
Nesta sexta, logo após sua eleição ao comando do partido, Araújo disse que o PSDB terá uma postura de independência em relação ao governo Bolsonaro e fará oposição quando achar necessário.
 
"[Teremos] uma posição de absoluta independência. Se for necessário, oposição nos momentos em que haja discordância, e há", afirmou o tucano. %u200B
 
"Primeiro em relação à compreensão que democracia se constrói num processo de diálogo com as instituições, de forma firme. Não é só chamando para assinar algumas folhas de um pacto. É com interlocução direta, tratando com os representantes da sociedade civil organizada", completou.
 
O novo presidente tucano defendeu que o partido feche questão a favor da reforma da Previdência e afirmou que vai trabalhar para tirar do partido a característica de não ter posicionamento claro sobre os principais temas do país, como, por exemplo, o decreto sobre porte de armas.
 
Representantes de DEM, MDB, PP, PL (ex-PR) e PRB participaram da convenção, mas Araújo disse acreditar ser muito cedo para se falar sobre se refazer a aliança para as eleições de 2022.
 
Na convenção desta sexta-feira, a tensão entre a velha guarda tucana e aliados de Doria ficou evidente, por meio de discursos e de uma briga. Dois grupos da juventude do partido, um ligado ao governador paulista e outro ligado e ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, trocaram agressões físicas.
 
A confusão começou quando o grupo de Doria vaiou a nova presidente da juventude tucana, Júlia Jereissati, sobrinha do senador Tasso Jereissati (CE) e representante do grupo opositor. Até o presidente do PSDB de São Paulo, Marco Vinholi, que foi indicado por Doria, se envolveu no bate-boca.
 
Aliados de Doria estavam vestidos com camiseta amarela e boné azul, onde se lia "novo PSDB". Já o grupo próximo a Alckmin questionava se a alegada renovação era real. Questionavam, em tom de ironia, se os "cabeças-pretas" não eram apenas cabelos brancos tingidos.
 
No entanto, a ala alckmista não se furtou a fazer autocrítica. Em rodas de conversas pelo salão, aliados reconheceram o tamanho da derrota na disputa eleitoral do ano passado, quando Alckmin obteve apenas 5% dos votos na corrida ao Planalto, e a perda de espaço no lado direito do espectro político para o presidente Jair Bolsonaro, do PSL.
 
"Sentimento de dever cumprido", disse Alckmin, ao chegar à convenção. Questionado sobre seu sucessor, se comprometeu a ajudá-lo. "Bruno é um bom quadro, preparado, animado. Vai fazer um bom trabalho e vamos ajudá-lo."
 
Um dos jovens quadros do partido, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, vê "um processo de renovação natural e, ao mesmo tempo, com responsabilidade de respeitar o passado e construir o futuro".
 
Já o senador Tasso Jereissati disse que a transição é importante e representa a superação de "um período difícil". "Renovar não é só idade, é ideias. Cabeça nova, hábitos, comportamento político. Tem muita gente nova. Muita gente boa, que tem condições de levar o partido no seu rumo verdadeiro", afirmou.
 
Sobre a reaproximação com DEM e MDB, representados, respectivamente, por Rodrigo Maia (DEM) e Romero Jucá (presidente nacional da sigla), disse entender que é algo necessário.
 
"Estamos vivendo em um momento de extremos. Extrema-direita de um lado, extremamente radicalizada, intransigente e intolerante, e a mesma coisa na esquerda. E a grande maioria silenciosa brasileira não está em nenhuma dessas extremidades e precisa de um grupo político que os represente."
 
Rompido com Alckmin na eleição passada, o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio (PSDB), pregou que "o PSDB não pode ter dono", "tem que redefinir identidade" e defendeu o parlamentarismo, momento em que foi aplaudido.
 
O prefeito disse que o PSDB não é mais o partido que polariza e cobrou "que nunca mais se realize eleição para presidente da República sem prévias duras" e fez autocríticas. "Que saiam daqui notícias das vaias, das divergências, mas que tem um jovem de valor que assume a presidência do PSDB", disse Virgílio.
 
A convenção nacional que elegeu a nova direção do PSDB foi mais modesta que as anteriores. O evento tucano foi realizado no mesmo centro de eventos onde Alckmin lançou sua candidatura à Presidência no ano passado, mas desta vez não ocupou o salão principal, reservado a um congresso médico.
 
Os filiados se reuniram em um salão no subsolo, contíguo à garagem. O público se aglomerou à frente do palco e sobraram cadeiras vazias ao fundo.

PREÇO REDUZIDO DOS COMBUSTÍVEIS

Petrobras reduz preço nas refinarias do Diesel e da Gasolina, afirma Bolsonaro

Haverá redução de 6,0% do preço do diesel e de 7,2% no preço da gasolina

presidente Jair Bolsonaro divulgou no começo da noite desta sexta-feira (31), em seu perfil no Twitter, que a Petrobras vai reduzir em suas refinarias, os preços do diesel e da gasolina.

Sendo assim, a partir deste sábado (1) haverá redução de 6,0% no preço do litro do diesel, que será comercializado a R$ 2,1664, e de 7,2% no preço do litro da gasolina. que vai ficar em R$ 1,8144.
Na semana passada a estatal já havia reduzido o preço da gasolina em 4,4%. Já o diesel não tinha redução de preço desde o começo de maio.
A queda nos preços ocorre nas refinarias, vale lembrar que os revendedores são livres para calcular o valor de seus repasses.

Diario do Poder

ASSUMINDO CARGO IMPORTANTE

Mendonça na presidência do Instituto Liberdade e Cidadania

O ex-ministro da Educação, Mendonça Filho, vai presidir o Instituto Liberdade e Cidadania, órgão do Democratas, voltado para a formação de novos quadros políticos, gestores, formulação de políticas públicas e debate de ideias. Mendonça foi escolhido para o cargo durante a Convenção do Democratas, em Brasília e vai substituir o ex-deputado José Carlos Aleluia.
“O ILC realiza um trabalho muito responsável na promoção de cursos, seminários, patrocínio de pesquisas científicas. Foi uma alegria ser escolhido para liderar o instituto que é o braço teórico do partido”, declarou Mendonça Filho, que fica na presidência até 2022.
Mendonça Filho é administrador, formado pela Universidade Estadual de Pernambuco, com curso de Gestão Pública pela escola de Governo da Universidade de Harvard. Foi ministro da Educação, deputado, governador e vice-governador, hoje é consultor em educação.

 por Magno Martins

PREOCUPAÇÃO TOTAL

Parte do talude de mina da Vale se desprende em Barão de Cocais

Estrutura fica na mina Gongo Soco, em Barão de Cocais (MG)Foto: Márcio Neves/R7


A Defesa Civil garantiu que não há indícios que a queda de parte da talude prejudicou a estrutura da barragem

A mineradora Vale informou nesta manhã que uma parte do talude norte da cava da Mina de Gongo Soco, em Barão de Cocais (MG), se desprendeu durante a madrugada desta sexta-fira (31). Segundo a Defesa Civil de Minas Gerais, não há indícios de que o incidente tenha causado danos à estrutura da barragem.

Segundo o Major Marcos Pereira, da Defesa Civil estadual, o “escorregamento” de uma pequena parcela da base do talude não causou nenhuma alteração significativa na estrutura, não sendo necessário sequer acionar as sirenes de alarme. “É uma acomodação natural que, em um primeiro momento, não coloca em risco a segurança do local”, disse à Agência Brasil.

Taludes são planos de terreno inclinados, espécies de paredões que cercam a chamada cava da mina, ou seja, a escavação no terreno. O talude serve para garantir a estabilidade do terreno escavado. Sua queda pode provocar o rompimento de uma barragem, seja ao atingi-la, seja pela vibração no terreno decorrente da queda. No caso da mina de Gongo Soco, a barragem Sul Superior está a pouco mais de um quilômetro de distância do talude que ameaça ruir em breve.

Em nota, a Vale afirmou que os fragmentos do talude que se soltaram nesta madrugada se acomodaram no fundo da cava. A empresa assegurou que as primeiras avaliações indicam que o material está deslizando de forma gradual, reforçando as estimativas de que o desprendimento do paredão ocorra “sem maiores consequências”.

“A cava e a barragem Sul Superior, que fica a 1,5 km da mina, seguem com monitoramento 24 horas por dia de forma remota, com o uso de radar e estação robótica capazes de detectar movimentações milimétricas, além de sobrevoos com drone. A barragem está em nível 3 [de risco] desde 22 de março e a Zona de Autossalvamento (ZAS) já havia sido evacuada preventivamente em 8 de fevereiro”, asseguro a Vale, na nota em que garante estar prestando todas as informações às autoridades e à população de Barão de Cocais.

Documentos da própria Vale divulgado pelo Ministério Público de Minas Gerais (MP-MG) no último dia 16 sugeriam a possibilidade do talude da mina de Gongo Soco ceder até o sábado passado (25). O receio é de que a barragem se rompa com a queda do talude e atinja Barão de Cocais e outras cidades próximas, como Santa Bárbara e São Gonçalo do Rio Abaixo. O Rio Doce também pode ser atingido, segundo informou a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad).

No último dia 17, o diretor da Agência Nacional de Mineração (ANM), Eduardo Leão, já havia declarado que o talude de Gongo Soco certamente desmoronaria. “Isso é um fato”, disse Leão, ao anunciar a interdição e a suspensão das atividades do complexo minerário e explicar que, até que o talude ceda, apenas operações seguras para tentar recuperar a estabilidade das estruturas poderiam ser realizadas. “O que estamos fazendo agora é minimizando os riscos, evitando que pessoas transitem dentro da cava ou que sejam atingidas”, disse o diretor na ocasião.




PRIVATIZAÇÃO DOS TERMINAIS

Governo quer privatizar gestão dos terminais integrados da RMR

Terminal Integrado Pelópidas da SilveiraFoto: Úrsula Freire/Arquivo Folha de Pernambuco


Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), o objetivo é melhorar os terminais com as parcerias privadas

O Governo de Pernambuco pretende privatizar a gestão dos 26 Terminais Integrados de transporte coletivo da Região Metropolitana do Recife (RMR). Edital de chamamento público para concorrer à Parceria Público-Privada (PPP) foi publicado no Diário Oficial de Pernambuco nesta sexta-feira (31). Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), o objetivo é melhorar os terminais com as parcerias privadas. 

O documento está vinculado ao Programa de Parcerias Estratégicas do Estado (PPPE), cuja Lei nº 16.573/2019 foi sancionada pelo governador Paulo Câmara no último dia 21. Estudos detalhados sobre a PPP serão apresentados depois pela Seduh segundo a secretaria. As propostas apresentadas pelas empresas privadas poderão abranger apenas um, alguns ou todos os terminais e devem ser apresentadas até 1º de julho.

As propostas apresentadas deverão apresentar estudos de modelagem operacional, econômico-financeira, jurídica, urbanística e de engenharia e arquitetura. Os serviços administrados pela gestão privada serão administração, manutenção, conservação e requalificação dos terminais. As empresas poderão explorar comercialmente os espaços.


Uma Comissão Especial de Avaliação irá analisar os estudos apresentados. Podem participar pessoas físicas e jurídicas, nacionais ou estrangeiras. No entanto, devem preencher os requisitos presentes nos editais, disposto no site da Seduh. Atualmente, cerca de 1,8 milhão de passageiros circulam diariamente nos terminais integrados da RMR, segundo dados do Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano.



FolhaPE

NÁUTICO - FAZ FALTA

Sem atuar há mais de um mês, Jorge Henrique é bancado no Náutico: 'Indispensável'

Experiente jogador deve ser acionado no decorrer do jogo no sábado (Foto: Léo Lemos/Náutico)


Técnico Gilmar Dal Pozzo revelou bastidores nos treinos e disse que em certos momentos tem que 'controlar' o atacante do Timbu, que não gosta de perder


Desde o dia 14 de abril, pela partida de ida da final do Campeonato Pernambucano contra o Sport, que o meia-atacante Jorge Henrique não atua pelo Náutico. Tratado como principal contratação da temporada pelo Timbu, o jogador foi diagnosticado com uma lesão na panturrilha no e, até o momento, não estreou na Série C. Cenário difícil para os alvirrubros, que contavam com o atleta para a disputa da Terceirona. Porém, mesmo ausente, o técnico Gilmar Dal Pozzo fez questão de enaltecer a liderança do atleta dentro e fora de campo: ‘indispensável’. 

“Tecnicamente, é indispensável fazer qualquer tipo de qualquer comentário, porque ele é um jogador diferenciado pela competição que a gente enfrenta. Jogador acima da média. Eu acompanhei o Jorge no ano passado, no Figueirense, jogando em alto nível. Agora, por mais que o torcedor tenha a ansiedade de querer ver o Jorge jogando, eu quero ver o Jorge jogando em alto nível numa condição física boa. Mas isso é acelerar o processo demais”, destacou. 

“Ele é uma liderança, uma referência para o restante da equipe. É um campeão mundial que está no nosso grupo. E o que mais chama atenção para mim como técnico e conhecendo a carreira dele, é que ele não gosta de perder. É um  jogador ‘sanguíneo’. Até tem que controlar, às vezes, no treino porque ele quer treinar mais. E isso é bom. Porque tenho certeza que o Jorge quer encerrar a carreira dele com conquistas”, acrescentou Dal Pozzo. 

Para a próxima partida do Náutico, que enfrenta o Globo-RN neste sábado, no estádio dos Aflitos, pela sexta rodada da Série C, Jorge Henrique pode estrear na competição. O camisa 23 do Timbu foi testado entre os titulares ao longo dos treinos desta semana, mas o comandante alvirrubro ventilou entrada do atleta de 37 anos ao longo da partida, justamente pela condição física não estar 100%.   

Pelo Náutico, Jorge Henrique tem aproveitamento abaixo do esperado. São 16 jogos disputados e apenas dois gols marcados. Por competição, disputou duas partidas pela Copa do Brasil e balançou as redes uma vez, jogou oito partidas no Campeonato Pernambucano e não marcou nenhum gol e, por fim, disputou seis confrontos na Copa do Nordeste e fez um tento. 

Jorge Henrique no Náutico em 2019 

16 jogos
2 gols
1 assistência
1 cartão amarelo 


Diario de Pernambuco

SPORT - AMISTOSOS

Diretoria do Sport confirma CSA como adversário de um dos amistosos: 'jogo lá e cá'

Time alagoano, do lateral Apodi, está disputando a Série A (Foto: Francisco Cedrim/RCortez/CSA)


Datas das partidas ainda serão divulgadas nos próximos dias pelos clubes


Com objetivo de manter o time com ritmo de jogo durante a parada para a Copa América, a diretoria do Sport decidiu promover três amistosos, dois contra equipes nacionais e um contra equipe internacional. A primeira equipe já está definida: o CSA. Na manhã desta sexta-feira, o diretor de futebol Nelo Campos confirmou o acordo entre o Leão e o clube de Série A.

“Serão dois amistosos contra o CSA. Um jogo será em Maceió e o outro será aqui no Recife. Por enquanto, ainda não temos por certa as datas. O que sabemos é que será ou no 30 de junho, ou no dia 3 ou no dia 6 de julho”, afirmou o dirigente.

“Não posso cravar as datas ainda porque a prioridade é a Ariano Suassuna, até porque provavelmente vem adversário de fora. Mas tentaremos definir essas datas ainda hoje”, explicou Nelo Campos em tom conclusivo.
 
Nelo ainda adiantou que um dos possíveis convidados para a Taça Ariano Suassuna foi o Vitória de Setúbal, de Portugal. “O Vitória de Setúbal não deu certo, mas é certo que teremos um time estrangeiro na Taça Ariano Suassuna", finalizou.


Diario de Pernambuco

NÁUTICO - ATAQUE MODIFICADO

Dal Pozzo sinaliza para uma possível entrada de Rafael Oliveira no Náutico contra o Globo

Treinador deve deslocar Wallace Pernambucano para o meio-campo (Foto: Léo Lemos/Náutico)


Com a modificação, Wallace Pernambucano deve voltar ao meio de campo na vaga de Fábio Matos para o duelo deste sábado pela Série C


O Náutico terá poucas mudanças para o jogo deste sábado, contra o Globo, nos estádio dos Aflitos, pela sexta rodada da Série C. Em última coletiva de imprensa antes do duelo, na manhã desta sexta-feira, o técnico Gilmar Dal Pozzo sugeriu que a equipe deve contar com o retorno do lateral-esquerdo Assis, que se recuperava de uma lesão na coxa. Além disso, o treinador do Timbu também ventilou uma possível entrada de Rafael Oliveira na vaga de centroavante, tradicionalmente ocupada pelo atacante Wallace Pernambucano. Desta forma, o camisa nove deve voltar ao meio de campo. 

“Usar o Assis para a partida é uma questão de necessidade. Estou colocando o Assis que vem de uma transição, de uma recuperação, porque o Jiménez está fora. Aí, coloco o Josa por dentro e na esquerda eu não tenho nenhum. Então o Assis vai no sacrifício. E o Wallace atuando vindo buscar essa bola, porque ele já foi meia e faz essa função e usando o Rafael Oliveira lá na frente, como aconteceu contra o Campinense. Então, essa é uma boa possibilidade de iniciar a partida”, explicou. 

Ainda segundo o treinador alvirrubro, com exceção da entrada do Assis, o setor defensivo “provavelmente não será mexido”.  Assim, a defesa está mantida com Suéliton e Camutanga na dupla de zaga e André Krobel na lateral-direita. No meio de campo do Timbu, Josa assume a vaga do paraguaio Jiménez, suspenso por cartão, e Wallace Pernambucano assume o posto de meia armador de Fábio Matos.

No ataque, com o desfalque do ponta esquerdo Matheus Carvalho, com lesão grau 1 na coxa esquerda, abre-se a possibilidade de entrar o meia-atacante Fábio Matos. O jogador, até então, vinha sendo utilizado como articulador no meio de campo, jogando ao lado de Luiz Henrique.
 
Jorge Henrique

O meia-atacante Jorge Henrique, entretanto, não vai iniciar a partida. Mas segundo Dal Pozzo, o jogador pode entrar no decorrer do jogo. Nos treinos da semana, Jorge voltou a treinar com bola - não atua desde a partida de ida da final do Campeonato Pernambucano, dia 14 de abril - e chegou a ser acionado entre os titulares na vaga de Fábio Matos. “O Jorge Henrique não começa no início do jogo, todo mundo já sabe a condição dele. A gente tem que ter esse cuidado com a recuperação plena do Jorge para dar sequência da competição”, finalizou. 

No G4 da Série C, o Timbu vai em busca da quarta partida seguida sem perder sob o comando de Gilmar Dal Pozzo. Desde quando assumiu o clube na vitória por 2 a 1 diante do Campinense, pelo jogo de volta da seletiva da Pré Copa do Nordeste, o novo treinador já acumula, além do triunfo, uma vitória e um empate na Terceira Divisão. Na ocasião, contra o Treze, quando venceu por 1 a 0, e no último jogo, em empate de 1 a 1 contra Confiança, na Arena Batistão.

Sendo assim, a provável escalação do Náutico é: Bruno, André Krobel, Camutanga, Suéliton e Assis; Josa, Wallace Pernambucano e Luiz Henrique; Fábio Matos, Thiago e Rafael Oliveira. 


SANTA CRUZ - JOGO DIFÍCIL

Milton Mendes projeta partida complicada do Santa Cruz diante do Imperatriz no Maranhão

Santa viaja até o Maranhão para enfrentar o Imperatriz, pela sexta rodada (Foto: Leandro de Santana/Esp. DP)


Tricolor fará sua segunda partida sob o comando do novo treinador


Após conquistar a primeira vitória no Campeonato Brasileira da Série C, logo na estreia do treinador Milton Mendes à frente do Santa Cruz, o Tricolor encara um novo desafio neste sábado. O time viaja até o Maranhão para enfrentar o Imperatriz, às 19h15, pela sexta rodada da competição. Com o resultado positivo na última rodada, o Santa pulou da lanterna do Grupo A para a sexta posição. Agora, depois de uma semana cheia de treinamentos, o treinador não espera facilidade em terras maranhenses, mas espera que os jogadores se adaptem melhor ao seu estilo de jogo. 

“Sabemos que é uma equipe que está perto de nós na classificação, esperamos um jogo difícil. Assim como todos os jogos da Série C. Estamos preparados. Nos treinos estamos dando ideia de posicionamento, compactuação. Acredito que neste jogo vamos colocar mais coisa em prática. Nesse jogo já teremos uma ideia mais clara de jogo para todos. Vamos até lá lutar, será um jogo de muita luta, campo pequeno, contato”

Sem poder contar com William Alves, suspenso, o Santa Cruz pode utilizar uma dupla inédita contra o Imperatriz. As opções para substituir o defensor são William e Vitão. Caso Milton Mendes escolha o último, mandará a campo uma dupla nova. Com 34 gols sofridos ao longo da temporada, a defesa é um dos setores do time que mais inspira cuidados ao novo comandante. 

“Fala em gols sofridos é muito duro com a defesas. O atacante é tão responsável pela defesa quanto pelo ataque e o zagueiro é tão responsável por defender quanto por atacar. O mais importante, o que eu trabalhei com eles ao longo da semana é o posicionamento defensivo. Eu quero que o posicionamento em campo seja automático, que eles façam o certo sem pensar. Nos contrataram para isso, para achar solução”, concluiu. 


Diario de Pernambuco

SPORT - POUPADO DO TRABALHO

DM do Sport poupa Sammir do treino por dores na panturrilha: 'ele sentiu o gramado pesado'

Sammir foi o autor do único gol do Leão contra o Operário-PR (Foto: PAULO PAIVA/DP FOTO)


No dia que a delegação rubro-negra viajou para Belo Horizonte para enfrentar o América-MG, o meia já se queixava de dores na região


O último jogo do Sport, na terça-feira contra o Operário-PR, foi marcante para o meia Sammir, que, pela primeira vez balançou as redes com a camisa rubro-negra e jogou 90 minutos. A partida, porém, também se encarregou de deixar um “saldo negativo” para o atleta. Alegando dores na panturrilha direita, ele foi poupado do treino desta sexta-feira no CT leonino para não agravar as dores. 

Um dos médicos do Sport, o Dr. Leonardo Monteiro, deu detalhes do que teria causado os incômodos físicos do jogador. “O campo pesado gerou uma dor na panturrilha do Sammir. Foram os primeiros 90 minutos dele e, jogando nestas condições, ele acabou sentindo um pouco. Por isso, decidimos poupá-lo das atividades de hoje para que volte 100% o mais rápido possível. Inicialmente, ele não preocupa”, explicou.

No dia que a delegação rubro-negra viajou para Belo Horizonte para enfrentar o América-MG, o meia já se queixava de dores na região. Dr. Leonardo reconheceu que as dores são frequentes. “Ele teve uma tendinite faz um tempo e, vez por outra volta a sentir a panturrilha. Por isso o poupamos naquela ocasião e hoje. Mas ele não nos preocupa”, disse.

Nesta quinta-feira, o jogador concedeu coletiva de imprensa e falou sobre sua condição física sem mencionar as dores e enaltecendo seu próprio desempenho. “Estou melhorando minha condição física a cada jogo. É visível essa evolução e eu sigo trabalhando com os preparadores físicos. Estou satisfeito com o futebol que estou apresentando”, declarou. 

Treino

Depois de dar um “susto” na torcida também na partida contra o Operário-PR, o meia atacante Guilherme deu as caras no treinamento com bola desta sexta-feira. Ele foi substituído ainda no primeiro tempo da partida com dores no joelho direito. Como não se confirmou lesão na região, o atleta voltou a treinar normalmente.

Já que a situação de Sammir também não é grave, ele deve voltar aos trabalhos na próxima segunda-feira e deve também continuar sendo opção para o técnico Guto Ferreira, que indicou nas últimas semanas um time provável, caso não haja imprevistos: Mailson; Norberto, Rafael Thyere, Cleberson e Sander; João Igor, Charles e Sammir; Ezequiel, Guilherme e Hernane Brocador. 


Diario de Pernambuco

NÁUTICO - SEM FAVORITO

Dal Pozzo vê Série C equilibrada e não enxerga favoritos nem candidatos ao rebaixamento

Treinador vê Terceira Divisão do Brasileiro bastante equilibrada (Foto: Léo Lemos/Náutico)


Técnico do Náutico afirmou que apenas ao fim do primeiro turno é que será possível traçar um panorama das equipes na Terceira Divisão


Conhecida como uma competição de “tiro curto” em relação às Séries A e B do futebol brasileiro, a Terceira Divisão tem apenas 18 rodadas. Metade, portanto, dos confrontos, se comparada às divisões superiores. Sendo assim, largar bem é importante, justamente para garantir boas posições na tabela, principalmente levando em consideração a pouca duração do campeonato. Mas segundo o técnico do Náutico, Gilmar Dal Pozzo, passadas as cinco rodadas da Série C, não há muita discrepância na situação dos times que figuram no G4 e aqueles que estão mal na tabela.  

“Não tem um conceito definido em relação às equipes, a gente vai vendo nesse final de primeiro turno. Despontou o Ferroviário com uma sequência de invencibilidade de quatro jogos, mas perdeu na última rodada. E isso muda o contexto. Se olharmos para a tabela, o nosso confronto contra o Globo-RN é um confronto direto e ainda temos que jogar lá o segundo turno. Está muito igual”, afirmou o comandante alvirrubro.  

“Acho que não tem ninguém que vai arriscar, nesse momento, uma classificação. Então eu prefiro esperar terminar esta primeira fase e conhecer mais os adversários, a qualidade, a postura, o que eles pretendem na competição. Então, está muito equilibrado”,  acrescentou.

Primeiro colocado do grupo A com 11 pontos, o Sampaio Corrêa abre a liderança. Na porta do G4 está o Náutico, com sete pontos conquistados, em quarto lugar na tabela. No grupo B, cenário semelhante na pontuação: líderes e quartos lugares com o mesmo número de pontos conquistados. Diferente, inclusive, do ano passado, quando houve discrepância maior na pontuação entre os grupos. Atualmente, o Remo é o primeiro do grupo B com 11 pontos e o Paysandu, no quarto lugar, com sete.   


Diario de Pernambuco