Santa só venceu Fluminense, adversário na 4ª fase da Copa do Brasil, uma vez na história
No último duelo entre as duas equipe, mais uma vitória do Fluminense, por 1 a 0, no Arruda, em 2016 (Foto: Rafael Martins/ DP)
Triunfo solitário dos corais sobre os cariocas em competições nacionais veio no Brasileiro de 1978, quando o time do Arruda terminou em 5º lugar
Em sorteio realizado na manhã desta sexta-feira na CBF, o Fluminense foi definido como adversário do Santa Cruz na quarta fase da Copa do Brasil. E para seguir em frente no torneio e embolsar mais R$ 2,5 milhões de premiação, os corais terão que superar um histórico altamente desfavorável. Isso porque, em toda a história do confronto, em jogos válidos por competições nacionais, o tricolor pernambucano só venceu a equipe carioca uma vez. Em 21 partidas disputadas.
Além disso, o triunfo solitário do Santa Cruz ocorreu há mais de quatro décadas. Foi válido pelo Campeonato Brasileiro de 1978, quando o clube acabou na 5ª colocação (eliminado pelo Internacional nas quartas de final). Em partida válida pela segunda fase, o time de Alfredo Santos, Betinho, Fumanchu e Nunes bateu a equipe das Laranjeiras por 1 a 0, no Arruda, com gol do atacante Joãozinho.
No geral, os corais somam ainda mais sete empates e amargaram 13 derrotas. Inclusive na última vez em que as duas equipes estiveram frente a frente (1 a 0, no Arruda, pelo Campeonato Brasileiro).
Entre essas derrotas, também está uma goleada sofrida por 6 a 1, no Maracanã, pela Copa João Havelange de 2000, com show do atacante Magno Alves, autor de cinco gols. O outro foi anotado pelo também atacante Roni, enquanto os pernambucanos descontaram com o lateral Márcio Allan.
O jogo de ida da quarta fase da Copa do Brasil acontece na próxima quarta-feira, no Maracanã. Já a volta será dia 24, no Arruda.
Retrospecto de jogos*
21 partidas
13 vitórias do Fluminense
7 empates
1 vitória do Santa Cruz
37 gols do Fluminense (média de 1,76 por partida)
18 gols do Santa Cruz (média de 0,86 por partida)
*Por competições oficiais a partir da Roberto Gomes Pedrosa de 1970
Diario de Pernambuco
Nenhum comentário:
Postar um comentário