GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sábado, 27 de abril de 2019

PERNAMBUCANA RECORDISTA

Pernambucana quebra recorde na natação paralímpica

Carol praticava natação convencional até o ano passadoFoto: Ale Cabral/CPB


Carol Santiago crava melhor tempo da história dos 100m peito SB12, para pessoas com deficiência visual

A nadadora pernambucana Carol Santiago, de 33 anos, registrou nesta sexta-feira (26) o recorde mundial dos 100m peito classe SB12, para atletas com baixa visão. É a segunda marca histórica quebrada no Open Internacional Loterias Caixa de Atletismo e Natação 2019, que ocorre até este sábado (27), no CT Paralímpico, em São Paulo. Na quinta-feira (25), Vinicius Rodrigues obteve o feito nos 100m T63, para amputados de perna, no atletismo. O evento reúne 602 atletas de 20 países. 

Carol venceu sua eliminatória dos 100m peito SB12 com o tempo de 1min14s94, oito centésimos abaixo do tempo da alemã Elena Krawzow (1min15s02), estabelecido em Eindhoven, na Holanda, no início deste mês. É o primeiro recorde mundial da natação feminina paralímpica brasileira desde 2004, quando Fabiana Sugimori faturou os 50m livre nos Jogos Paralímpicos de Atenas 2004. 

Esta é a estreia de Carol Santiago em competições internacionais. A atleta praticava natação convencional até outubro passado, no Recife. Por ter nascido com Síndrome de Morning Glory (alteração congênita na retina que reduz seu campo de visão), chamou a atenção de seu treinador, que entrou em contato com Ana Paula Brandão, técnica do Grêmio Náutico União, de Porto Alegre, para analisar a possibilidade de uma transição ao esporte paralímpico. Obteve sua classificação funcional e rapidamente destacou-se no Campeonato Brasileiro de 2018. 

A atleta passou o último mês no CT Paralímpico, onde fez um trabalho específico com Leonardo Tomasello, técnico-chefe da natação pelo Comitê Paralímpico Brasileiro. No Open, registrou ainda os novos recordes continentais dos 50m e 100m livre, classe S12. Neste sábado, encerrará sua participação nos 100m borboleta. 
O Open Loterias Caixa de Atletismo e Natação é chave para a classificação aos respectivos Mundiais e aos Jogos Parapan-Americanos de Lima, que acontecerão no segundo semestre. Carol carimbou seu passaporte para ambos os eventos com a performance desta semana


FolhaPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário