Cais José Estelita começou a ser demolido nesta segunda
Demolições do Estelita já têm início hojeFoto: Arthur Motta / Folha de Pernambuco
Galpões menores, próximos ao viaduto do Estelita serão preservados
"Temos autorização para derrubar, bater estaca e começar a construir”, explicou o diretor de incorporação da Moura Dubeux, Eduardo Moura. Segundo ele, a construtora realizou um estudo de arqueologia na área e tem autorização para trabalhar no local. Vão, contudo, criar uma abertura no chão, para criar uma janela do tempo que mostra o passado do local, onde houve uma vila operária.
“Demoliremos os galpões mais que estão mais perto do Cabanga, como sempre esteve planejado. Os galpões mais baixos, próximos ao viaduto, não serão demolidos. Ali será área pública da Prefeitura. Além disso, construiremos um parque na orla, em frente à água. Concomitantemente, começaremos a construir o Mirante do Cais, a janela do tempo e o sistema viário alternativo ao atual. Quando ele estiver pronto, paramos o atual e construímos ali um parque”, concluiu.
Participantes de movimentos contra o Projeto Novo Recife e outros coletivos foram ao local para avaliar a situação. O projeto, que desde 2014 passa por mudanças, agora conta com a determinação de 65% da sua área para uso comum.
Assista, no vídeo abaixo, a máquinas começando a derrubar galpões:
FolhaPE
Nenhum comentário:
Postar um comentário