Comissão técnica elabora metodologia para tentar evitar lesões musculares de atletas
Preparador físico Alexandre Irineu irá intensificar trabalhos com elenco na próxima semana
Em parceria, preparação física e departamento médico alvirrubros irão criar protocolo individualizado de prevenção contra lesões dos jogadores
Com duas semanas de pré-temporada, o elenco do Náutico já conta com duas baixas por conta de lesões musculares. O atacante Rafael Oliveira, com um problema na panturrilha esquerda, e o zagueiro Rafael Ribeiro, com dores na coxa esquerda. Ambos, porém, sem relação com a carga de treinamentos, segundo o preparador físico alvirrubro Alexandre Irineu. Mesmo assim, o profissional adiantou que o clube vem elaborando uma metodologia de parceria entre os departamentos físico e médico para prevenção de problemas musculares ao longo do ano.
Na visão de Irineu, as lesões de Rafael Oliveira e Rafael Ribeiro faz parte do histórico de problemas recentes desses dois atletas. E um trabalho específico de prevenção para cada jogador será importante para diminuir essas voltas recorrentes ao departamento médico do clube.
"O Rafael Oliveira participou de dois treinos de adaptação, com carga muito baixa, e já apresentou a lesão. O Rafael Ribeiro da mesma forma vem de um histórico (de lesões). Nós estamos criando uma metodologia de avaliação de dois setores, tanto da preparação física, quanto do departamento médico. Essas avaliações serão cruzadas e nós vamos criar um protocolo individualizado de prevenção para todos os atletas que necessitem dessa prevenção", explicou.
Segundo Alexandre Irineu, caso esse protocolo já tivesse sido implantado no Náutico, essas duas lesões poderiam ter sido evitadas. "Esses dois atletas já têm um histórico e um indicativo de prevenção. É claro que o trabalho aumenta o risco de lesões. Mas os atletas também já possuem um histórico de desequilíbrio que está fazendo com que isso aconteça de forma mais corriqueira. E é isso que nós vamos tentar, de agora em diante, minimizar", completou.
Apesar desses dois problemas, a visão geral do preparador alvirrubro com relação ao atual quadro físico do elenco é positiva. "A primeira semana foi de adaptação a metodologia. A segunda já incrementamos um pouco mais e aumentamos o nível de exigência e na próxima semana será a mais difícil para eles. Mas na semana do amistoso do dia 16 (contra o Newell's Old Boys, na reabertura dos Aflitos) nós já vamos estar fazendo uma semana de jogo de campeonato. Então nós vamos forçar nessa terceira semana e tirar o pé para que eles se recuperem e se apresentem bem no dia 16", explicou Irineu.
Diario de Pernambuco
Nenhum comentário:
Postar um comentário