Em jogo de times em ascensão, Sport x Ceará tem técnicos como protagonistas
Milton Mendes e Lista têm estilos que fogem ao comportamento tradicional dos treinadores
Milton Mendes iniciou reação com Leão e vem de duas vitórias; Lisca comanda recuperação do Vozão e time já está fora da zona de rebaixamento da Série A
O duelo decisivo entre Sport e Ceará, às 19h (do Recife) da próxima segunda-feira, na Ilha do Retiro, já tem dois protagonistas de antemão. Com estilos que fogem ao comportamento tradicional dos treinadores e fama de recuperarem rapidamente o desempenho dos times, Milton Mendes, do lado rubro-negro, e Lisca, da parte alvinegra, são as grandes atrações do confronto decisivo na luta contra o rebaixamento na Série A do Campeonato Brasileiro.
No caso de Lisca, a situação é ainda mais evidente. Foi no duelo contra o próprio Sport, ainda na 13ª rodada, que ele começou a virada na trajetória da equipe. Ali, o Vozão conquistou a primeira vitória na Série A. Com o resultado, foi para oito pontos, mas ainda ocupava a lanterna da competição. Um turno depois, ele se reencontra com o Rubro-negro fora da faixa de queda, com 37 pontos e quinta melhor campanha da segunda parte do Brasileiro. Na 13ª posição no geral, já pode sonhar com a Copa Sul-Americana.
Além da reviravolta que deu no time que comanda, Lisca tem uma relação à parte com o Sport. Afinal, em 2014, o comandante começou a se projetar para o cenário nacional treinando o Náutico e travando duelos particulares com o Leão. No primeiro deles, pela Copa do Nordeste do mesmo ano, ele venceu por 1 a 0 e subiu no alambrado para comemorar com a torcida, alimentando a fama de “doido”. No geral, o técnico tem um retrospecto de quatro vitórias e quatro derrotas diante do Leão.
“Falam que o Lisca é um doido, mas de doido não tem nada. É um treinador muito inteligente e muito atento. Ele já falou praticamente de cada jogador do nosso time que deve iniciar a partida”, afirmou o atacante Mateus Gonçalves, que está na primeira temporada como profissional no futebol brasileiro após passagem no México, mas já conhece a fama do treinador.
No lado do Sport, Milton Mendes ainda tenta alcançar a recuperação implantada pelo rival do jogo. Hoje, no entanto, o técnico já é apontado como um dos pilares do início da recuperação do time na Série A. Com ele, o Rubro-negro vem de duas vitórias e pode alcançar a terceira seguida pela primeira vez na temporada. O resultado positivo, por sinal, pode tirar o clube leonino da zona de rebaixamento depois de 13 rodadas.
“O Sport tem um treinador que sou fã. É um cara que tem muito conteúdo. Talvez, um dos técnicos brasileiros com todos os cursos da Uefa, que são os cursos que quero fazer. Vou aproveitar esse jogo para bater um papo com ele e saber o caminho das pedras”, afirmou Lisca.
Fama nordestina
Milton Mendes é natural de Içara, em Santa Catarina. Lisca é de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Nascidos mesma região do país, a dupla, no entanto, tem se notabilizado pelas conquistas no Nordeste. No Santa Cruz, Milton Mendes acumula uma passagem vitoriosa em 2016, com as conquistas da Copa do Nordeste e do Campeonato Pernambucano. Já Lisca, além de ter trabalhado no Náutico, também já foi responsável por outra campanha de recuperação no Ceará, quando ajudou a livrar o time do rebaixamento à Série C, em 2015.
Números na Série A
Milton Mendes no Sport
3 vitórias
2 derrotas
60% de aproveitamento
Quando assumiu
Estreou na 27ª rodada - Sport era 19º lugar, com 24 pontos, a cinco de sair da zona de rebaixamento
Como está agora
Sport está no 19º lugar, com 33 pontos, a um de deixar a zona de rebaixamento
Lisca no Ceará
9 vitórias
6 empates
6 derrotas
52% de aproveitamento
Quando assumiu
Estreou na 11ª rodada - Ceará era o 20º lugar, com quatro pontos, a seis de deixar a zona de rebaixamento
Como está agora
Ceará está no 13º lugar, com 37 pontos, a um da zona de classificação à Sul-Americana e a três de distância da zona de rebaixamento
Diario de Pernambuco
Nenhum comentário:
Postar um comentário