GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sexta-feira, 30 de novembro de 2018

EMBAIXADA EM ISRAEL

Tel-Aviv por Jerusalém é sonho de Bolsonaro


O presidente eleito, Jair Bolsonaro, não pretende voltar atrás publicamente da decisão de mudar a embaixada do Brasil em Israel, de Tel-Aviv para Jerusalém. Mas tampouco deve avançar o sinal. A opção, até segunda ordem, é deixar o assunto em banho-maria, sem anunciar data para que a transferência ocorra.
Segundo um interlocutor frequente do futuro presidente, ele sabe que “há implicações geopolíticas importantes” e que mudar a embaixada “é um passo arriscado”. Está sendo aconselhado a implantar qualquer decisão “de forma paulatina”.
A abertura de um escritório de negócios em Jerusalém, por exemplo, poderia ser uma alternativa à mudança pura e simples do endereço da representação diplomática.
Um dos temas da conversa que Bolsonaro teve com o embaixador de Israel, Yossi Shelley, foi justamente a abertura de um escritório da República Tcheca em Jerusalém. O assunto foi puxado pelo diplomata. 

(Painel)

BRONCA PESADA

Vem mais para Pezão por aí


Preso nesta quinta (29), o governador do Rio, Luiz Fernando Pezão (MDB), está na mira de nova ofensiva da Procuradoria-Geral da República.
Há expectativa de que ele se torne alvo de mais uma denúncia, esta baseada em inquérito desenvolvido em cima da delação da Odebrecht.
A investigação é relatada pelo ministro Luis Felipe Salomão, do STJ, e está em fase final.  

(Folha)

CONTANDO COM O CONGRESSO

Moro e os terroristas


O futuro ministro da Justiça, Sergio Moro, pediu a ajuda de parlamentares para aprovar ainda este ano um projeto que obriga o Brasil a dar cumprimento imediato a resoluções da ONU contra o terrorismo.
O texto determina que instituições financeiras, operadoras de câmbio e corretoras de valores bloqueiem, sem aviso prévio, bens de pessoas investigadas ou acusadas de terrorismo e atos correlacionados. 

(Daniela Lima – FSP)

CONVERSA COM O CONGRESSO

Bolsonaro acena para o congresso


O governo de Jair Bolsonaro (PSL) decidiu mesmo acenar para o Congresso. Futuro ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni (DEM-RS) já teve conversas com o MDB e o PR.
Na próxima semana, vai receber o PSDB.
Após fazer o primeiro contato, Onyx prometeu marcar conversas das siglas com Bolsonaro.
A expectativa é a de que o presidente eleito receba as bancadas do MDB e do PRB na terça (4).

(FSP)

AGRADAR A GREGOS E TROIANOS

Quer se dar bem com todo mundo


Ministros do STF esperam que o impasse em torno do indulto concedido por Michel Temer seja encerrado na próxima semana.
Já há maioria contra a decisão de Luís Roberto Barroso que barrou o decreto presidencial.
Após a sessão desta quinta (29), a responsabilidade pela prorrogação da indefinição foi colocada sobre os ombros da ministra Rosa Weber.
Weber votou pela validade do indulto de Temer, mas foi contra a derrubada imediata da decisão de Barroso que impede a aplicação do decreto. “Quer ficar bem com todo mundo, dá nisso”, criticou um ministro. 

(Painel)

AUMENTO SEM VERGONHA

Apressado: Senado corre e aumenta seus servidores

Senado já incorpora reajuste do STF aos salários de seus servidores que ultrapassam o teto

Uma pequena parcela do impacto que o aumento nos salários dos ministros do STF terá nos cofres públicos já pode ser contemplada. O Senado incorporou o reajuste nas folhas de pagamento do 13º de servidores que estão no topo da carreira e batiam no teto da remuneração, que agora subiu para R$ 39,2 mil. A Casa também rodou uma folha suplementar para incluir a diferença nos ordenados já pagos em 21 de novembro –a complementação dos valores será quitada em dezembro.
Com a sanção do reajuste, a lei que estabelece o novo salário dos ministros do Supremo entrou em vigor imediatamente, abrindo espaço para esse tipo de medida. Em alguns órgãos, como no Ministério Público Federal, o reajuste só será pago a partir de 2019 porque não está previsto no Orçamento.
Procurada, a assessoria do Senado confirmou a implementação da diferença e informou que o “pagamento da segunda parcela do 13º ocorrerá no dia 3 de dezembro”. A compensação pelos salários de novembro que já foram pagos virá no dia 5 de dezembro.

Daniela Lima – Painel - Folha de S.Paulo

FESTA COM A PRISÃO DE PESÃO

Prisão de Pezão é festejada com bolo em frente à Alerj

O Sindicato do Servidores do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro (Sindjustiça RJ) promoveu manifestação com bolo, a partir do meio-dia, em frente à Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), no Centro, para comemorar a prisão de Luiz Fernando Pezão.

Organizador do ato, Ramon Carrera explica que a prisão de Pezão diz muito sobre os problemas financeiros que os servidores públicos do estado sofreram nos últimos anos.
"Isso tudo (prisão) explica tudo que acontece no estado. É o encerramento de um ciclo, e a gente acredita que se tiver mais investigações, mais gente será presa (...) Ele não queria dar um abraço no Cabral? Agora vai poder", disse, fazendo alusão a uma entrevista concedida pelo governador ao jornal O Estado de S. Paulo, publicada no dia 30 de outubro.
Em nota, o Governo do Estado informou que o vice-governador Francisco Dornelles (PP) assume a gestão do Rio a partir desta quinta-feira. Já o MDB, partido de Pezão, disse que “não iria se pronunciar sobre a prisão de mais um de seus filiados".  

O Dia

REFORMA DA PREVIDÊNCIA

Deputado vê dificuldade para reforma da Previdência

Na viagem aos Estados Unidos, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente eleito, atropelou mais dois ministros do futuro governo.Na terça, ele havia dito que seria apenas questão de tempo a mudança da embaixada brasileira de Tel Aviv para Jerusalém, atuando como sombra sobre Ernesto Araújo, indicado para comandar o Itamaraty a partir de janeiro.
Anteontem, num discurso em Washington no qual disse que seria difícil aprovar a reforma da Previdência, deixando inclusive aberta a possibilidade de fracasso, Eduardo Bolsonaro tratou de tema que está sob a batuta de Paulo Guedes e Onix Lorenzoni, respectivamente, futuros ministros da Economia e da Casa Civil.
Parlamentar, Eduardo Bolsonaro está certo ao dizer que a tarefa de reformar o sistema previdenciário não será fácil. Mas age de modo inábil. Transmite a mensagem errada a os investidores estrangeiros.
Ora, a avaliação é uma mistura de despreparo e desconhecimento sobre o comércio e as relações internacionais. É Donald Trump quem deu início a uma guerra comercial global com medidas protecionistas, inclusive contra o Brasil. A relação entre Brasília e Pequim é predominantemente pragmática e profissional.A capacidade de dar tiro no pé parece ser um risco para a futura administração Bolsonaro.

Blog do Kennedy

RESPALDO JURÍDICO

Tropa na rua sem retaguarda jurídica não, diz Bolsonaro

O presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) disse hoje (29) que não pretende colocar o Exército para combater criminosos se houver risco de punição a militares que atirarem contra bandidos. A declaração foi feita em um quiosque na orla da praia na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, próximo à entrada de seu condomínio. Bolsonaro voltava de um evento na Vila Militar, mas parou para tomar uma água de coco e foi questionado por jornalistas sobre o futuro da intervenção federal na segurança pública do estado fluminense.
"Não é possível você pegar um garoto de 20 anos de idade, servindo as Forças Armadas, engajado, e, havendo um confronto, você submetê-lo a uma auditoria militar para pegar 30 anos de cadeia. Isso é inadmissível", disse.
Conforme o decreto em vigor, a intervenção federal na segurança pública do Rio de Janeiro deverá se encerrar em dezembro. Uma eventual prorrogação dependeria de um novo decreto a ser assinado por Bolsonaro após sua posse. Ontem, o senador eleito Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) disse que a intervenção no Rio não continuará em 2019. Ele disse preferir recorrer a operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), quando as Forças Armadas são acionadas pelo presidente para manter a segurança pública no território nacional.
"Não colocarei minha tropa na rua sem retaguarda jurídica. Não quero visitar soldado humilde, com 20 anos de idade, na cadeia por ter atirado em um bandido. E isso passa pelo parlamento brasileiro", disse.

Jornal do Brasil

NEGANDO TUDO

Pezão durante três horas à PF nega propina

Em depoimento de três horas, Pezão nega propina e cita nome de Cabral
Governador disse que conta apresentada pela PF está desativada

No primeiro depoimento que deu após ser preso, o governador Luiz Fernando Pezão negou que tenha recebido propina e usado dinheiro ilícito para pagar despesas pessoais. Ele afirmou que movimenta uma conta pessoal, mantida com seus próprios proventos, e não a que foi apresentada pela Polícia Federal, que está desativada e zerada.
‘Nada a esconder’
Pezão também disse à Polícia Federal que não se envolveu com a arrecadação de dinheiro para a sua campanha a governador em 2014. Segundo ele, a tarefa teria ficado por conta de Cabral e do ex-secretário de Obras Hudson Braga. Na delação do doleiro Álvaro Novis, é citada também uma suposta propina paga como caixa dois pela Odebrecht naquele ano. Em troca, a companhia teria conquistado contratos importantes no governo.
O depoimento, acompanhado pelo advogado do governador, Flávio Mirza, na sede da PF na Praça Mauá, durou cerca de três horas. Mirza disse que Pezão, se quisesse, tinha o direito constitucional de permanecer calado. Mas optou por falar, de acordo com o advogado, por entender que “nada tem a esconder”.
Um dos pontos principais da defesa de Pezão é demonstrar, com a entrega de extratos, que o governador usava contas pessoais e dinheiro do seus proventos para pagar suas próprias despesas.


Chico Otavio - O Globo

TODOS CONTRA BOLSONARO

Esquerda forma frente contra governo Bolsonaro


Antes mesmo de tomar posse, Jair Bolsonaro (PSL) e sua equipe anunciam a intenção de implementar políticas ultraliberais que podem prejudicar profundamente a classe trabalhadora do país. Em resposta, partidos de esquerda como o Partido dos Trabalhadores (PT), o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) planejam uma forte articulação da frente de esquerda na Câmara e no Senado.
Outros partidos como PSB e PDT também iniciaram reuniões com o mesmo objetivo. Para Juliano Medeiros, presidente do PSOL, a disputa institucional será essencial no próximo período.
"O PSOL vai trabalhar para que haja uma ampla unidade, se não formal, como bloco ou como frente, pelo menos uma unidade política no plano institucional. Para nós é importante que a esquerda possa superar eventuais ressentimentos que tenham ficado do processo eleitoral que, nesse momento, não ajudam em nada", afirma Medeiros.
Na opinião de Luciana Santos, presidente do PCdoB, a oposição ao avanço da direita e do conservadorismo no país e na política nunca foi tão necessária. 
Paulo Teixeira, vice presidente do PT, também reforça a importância da articulação. "Essa frente é que vai proteger a classe trabalhadora da maior ofensiva que ela vai sofrer nos próximos anos".

MAIS UMA DELAÇÃO PREMIADA

Palocci fecha 2ª delação premiada com a PF em Curitiba

Segundo acordo fechado pelo ex-ministro trata de supostos fatos ilícitos de políticos com foro privilegiado.

O ex-ministro Antonio Palocci fechou acordo de delação premiada com a Polícia Federal (PF), em Brasília, sobre fatos relacionados à Operação Greenfield, que investiga fraudes em fundos de pensão, crimes contra o sistema financeiro e políticos com foro privilegiado no âmbito da Petrobras.
A informação foi confirmada pela RPC, afiliada da TV Globo no Paraná. Essa delação, sob sigilo, foi homologada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin, em 28 de outubro deste ano.
Foram 23 depoimentos que retratam a atuação de uma suposta organização criminosa no governo federal e também crimes envolvendo o sistema financeiro nacional. O ex-ministro dos governos petistas também deu informações sobre a atuação supostamente criminosa dos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff em fundos de pensão. Palocci já responde pelas supostas fraudes nos fundos na Operação Greenfield, que está na Justiça Federal, em Brasília.
Conforme o termo, Palocci deve prestar informações sobre cinco investigações.O acordo foi homologado pelo desembargador federal João Pedro Gebran Neto, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), relator dos casos da Operação Lava Jato, em 22 de junho. Em 1º de outubro, o então juiz federal Sergio Moro liberou trechos da delação de Palocci. Devido ao acordo, o ex-ministro teve a pena reduzida de 12 anos e 2 meses para 9 anos e 10 meses. Ele vai cumprir em prisão domiciliar.

Por José Vianna, Marcelo Rocha e Ederson Hising, RPC Curitiba e G1 PR

FESTA DO MORRO DA CONCEIÇÃO

Novo percurso da Procissão da Bandeira causa estranhamento dos fiéis

Procissão da bandeira marca início da Festa do MorroFoto: Anderson Stevens / Folha de Pernambuco


Para a maioria dos fiéis, mudança de percurso afetou a atenção dos católicos e causou dispersão

Procissão da Bandeira, realizada no final da tarde desta quinta-feira (29), não foi bem recebida pela maioria dos religiosos. A caminhada, que marca o início da programação da 114ª Festa do Morro, teve pela primeira vez concentração no no Parque da Macaxeira, no bairro de mesmo nome, na Zona Norte do Recife. Antes, a celebração era realizada no Sítio Trindade, em Casa Amarela.

Para a aposentada Maria José Bezerra, de 72 anos, a mudança de trajeto afetou a atenção dos católicos, causando dispersão. “A caminhada sempre é maravilhosa, mas o percurso que fazíamos do Sítio da Trindade era bem melhor. Realizo esta caminhada há muito anos, porém eu, assim como outros, estou estranhando. Até a animação e vibração do pessoal no antigo percurso era melhor”, criticou.

Mesmo tendo preferência pelo antigo trajeto, a doméstica Maria de Fátima Vasconcelos, de 62 anos, disse que a caminhada pela Avenida Norte é, logisticamente, melhor devido ao espaço da via. “Participo todos os anos da Procissão da Bandeira e, na minha opinião, o antigo percurso era mais animado. Agora, no entanto, a gente tem espaço e, como a Avenida Norte não tem curvas, podemos seguir com mais tranquilidade”, disse.


Ela explicou ainda que, no próximo dia 8 – data destinada à santa -, pretende caminhar, junto com a irmã Maria de Lourdes Vasconcelos, de 64 anos, do Recife Antigo ao Morro para agradecer as bênçãos conquistadas. “Como eu não tenho madrinha carnal, considero Nossa Senhora da Conceição como uma. No sábado (8), eu quero sair do Marco Zero até o Morro porque recebi muitas graças e estou aqui para dar graças a ela por mais um ano. A gente tem que acreditar e ter fé sempre”, comentou.

Os fiéis começaram a chegar por volta das 17h e seguiram, às 18h, em caminhada pela Avenida Norte ao Morro da Conceição. A comissão de organização estima que pelo menos 10 mil pessoas estiveram no cortejo, que, ao final, teve uma missa celebrada pelo reitor do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, padre José Ulysses Silva.



FolhaPE

CÚPULA DO G20

Temer chega a Buenos Aires para participar da Cúpula do G20

O presidente do Brasil, Michel Temer, é recebido pelo presidente temporário do Senado argentino, Federico Pinedo, ao chegar ao aeroporto Jorge Newbery em Buenos AiresFoto: ALEJANDRO PAGNI / AFP


A cúpula ocorre sexta-feira (30) e sábado (1º). O presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), assumirá a Presidência durante a viagem de Temer

O presidente Michel Temer chegou na noite desta quinta-feira (29) a Buenos Aires para participar da Cúpula de Líderes do G20 (que reúne as 19 maiores economias do mundo e mais a União Europeia). Ele será homenageado nesta quinta-feira com um jantar oferecido pelo embaixador brasileiro na Argentina, Sérgio França.
A cúpula reunirá líderes das principais potências mundiais, como Estados Unidos, China, Alemanha, Rússia, entre outros. Há, ainda, expectativas em torno de convidados como o príncipe herdeiro saudita, Mohammmed bin Salman, denunciado de envolvimento na morte do jornalista Jamal Khashoggi.
Além de sessões plenárias com os demais chefes de Estado do grupo, o presidente Temer tem agendas reservadas com os primeiros-ministros da Austrália, Scott Morrison, e de Singapura, Lee Hsien Loong. Assim como o presidente mexicano, Enrique Peña Nieto, Temer participa pela última vez da cúpula como chefe do Executivo de seu país.
A cúpula ocorre sexta-feira (30) e sábado (1º). O presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), assumirá a Presidência durante a viagem de Temer.
O G20 reúne, além dos sete países mais ricos e as 13 economias emergentes (como China, Rússia, Índia e Brasil), representantes de organizações multilaterais, como o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial. Cerca de 85% do produto bruto global e dois terços da população do planeta estão representados pelo grupo.
Seguindo a linha de prioridades do governo federal para o encontro, que são o comércio internacional, as mudanças climáticas e o futuro do trabalho, Michel Temer concedeu nesta quinta-feira (29) uma entrevista ao jornal argentino Clarín defendendo a abertura comercial e a responsabilidade econômica. “Cremos que o comércio internacional permite criar novas oportunidades, ajuda a modernizar a economia de nossos países e gera empregos e renda”, disse.

Por: AFP

DIESEL MAIS BARATO

Petrobras anuncia redução de 15,3% no preço do litro do diesel

DieselFoto: Fernanda Carvalho/Fotos Públicas


Em Pernambuco, o preço médio do litro do combustível era de R$3,71. Segundo o presidente do Sindicombustíveis no Estado, o preço deve, a partir da próxima semana, cair em média R$ 0,15, no máximo

A Petrobras anunciou, quinta-feira, redução de 15,3% no preço do litro do diesel nas refinarias, que passa de R$ 2,12 para R$ 1,79, queda de R$ 0,33 por litro. O novo valor, que segundo a estatal petroleira, reflete a média aritmética dos preços de diesel rodoviário, sem tributos, praticados por ela em suas refinarias e terminais no território brasileiro, vigora até o dia 15 de dezembro. Para os consumidores, no entanto, fica a dúvida se o repasse da redução irá ou não acontecer.
E a dúvida tem procedência, visto que nesta semana, segundo sondagem realizada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), enquanto a gasolina acumulava queda de 34% nas refinarias em novembro, nas bombas, a queda acumulada foi de 3%. A diferença, por sinal, motivou pedido da agência para que as distribuidoras de combustíveis deem, em 15 dias, esclarecimentos sobre os preços da gasolina.
Em Pernambuco, segundo último levantamento divulgado pela ANP, o preço médio do litro do combustível, responsável por cerca de 45% do custo dos caminhoneiros, era de R$3,71. Segundo o presidente do Sindicombustíveis no Estado, Alfredo Pinheiro, se levar em conta os últimos repasses pelas distribuidoras, o preço deve, a partir da próxima semana, cair em média R$ 0,15, no máximo.
“O repasse das distribuidoras nunca é imediato, salvo quando é para vender com aumento. Neste sentido, a gente que atende o consumidor, fica imprensado. Inclusive, estou orientando os donos de postos a mostrarem a nota fiscal de compra das distribuidoras ao consumidor que questionar que os preços das bombas não refletem a queda nas refinarias, afinal, compramos delas, não das refinarias", explica o presidente. 


SPORT - INTERESSE EM MARCÃO

Sport demonstra interesse em renovar com volante Marcão, mas aguarda fim da Série A

"Já conversei com o representante dele sim, mas ficamos de decidir depois", disse Klauss Câmara


Clube quer definir futuro no próximo ano para avançar nas tratativas


Com o desempenho aprovado na Ilha do Retiro, o volante Marcão interessa ao Sport para a próxima temporada. Para isso, ele precisa renovar o contrato que se encerra ao fim deste ano. Apesar do clube estar à beira de uma nova eleição, marcada para o dia 18 de dezembro, o atual departamento de futebol se adiantou ao processo e já iniciou as conversas para ampliar o vínculo. O negócio, no entanto, só terá uma evolução após a definição futuro do Leão em 2019. Cenário que será desenhado com o duelo diante do Santos, no próximo domingo, que definirá a sequência rubro-negra na Série A.

“Já conversei com o representante dele sim, mas ficamos de decidir depois que definirmos nossa situação. O interesse é de ficar com ele”, afirmou o executivo de futebol Klauss Câmara, que tratou da negociação para trazer o jogador no andamento desta Série A após indicação do então técnico Eduardo Baptista.

Marcão, por sua vez, também vive um clima de decisão no Sport. Desde que chegou ao clube, o cenário é de luta contra o rebaixamento. Com isso, ele prega foco total na partida com o Santos antes de tratar abertamente sobre o futuro.  

“Desde o dia que entrei em campo, cada partida está tendo uma importância tão grande que eu não estou concentrando e projetando o próximo ano. O momento é de focar em vencer. Focar em estudar os pontos fortes e fracos do adversário. Deixa essas coisas para a próxima semana. A gente senta conversa e vê o que se desenrola”, declarou. 

No Sport, Marcão, de 27 anos, tem 14 partidas disputadas. Todas em sequência e como titular. Antes de chegar ao Leão, estava na Série C do Brasileiro, onde defendeu o Cuiabá e conseguiu o acesso. Ainda neste ano, ele defendeu o Linense no Campeonato Paulista, onde chamou a atenção do técnico Eduardo Baptista.


Diario de Pernambuco