Mateus Gonçalves tem velocidade acima da média entre os atacantes do Brasileirão
Camisa 22 do Sport chegou a passar quase um mês sem ser acionado para disputar jogos
Jogador virou titular do Sport desde que Milton Mendes assumiu comando
O cenário de pouca produtividade no ataque do Sport no Brasileirão, com apenas 27 gols marcados em 30 rodadas, fez o rubro-negro sofrer na Série A. Agora, de maneira surpreendente, quem preencheu essa lacuna foi o atacante Mateus Gonçalves nas últimas duas rodadas do Leão na Ilha do Retiro. Desde que o técnico Milton Mendes assumiu o comando da equipe rubro-negra, o ponta ganhou sequência e, nas quatro partidas como titular, marcou dois gols. Mas, não só por isso vem se destacando. Dentre os atletas do clube, o camisa 22 é um dos que têm velocidade acima da média entre os atacantes da Série A.
E os números comprovam. De acordo com o fisiologista do time rubro-negro, Inaldo Freire, quando o atleta está em campo, a dinâmica de jogo é intensa. “A média de velocidade máxima que a gente possui em jogo varia em torno de 30 a 32 km/h, mas Mateus Gonçalves sempre faz acima de 34, 35km/h. Quando ele entra, a gente diz que coloca fogo na partida. É um jogador que tem uma velocidade acima da média em relação aos outros atletas do futebol brasileiro”, destacou o médico rubro-negro.
Mas, não é apenas a velocidade que coloca o atacante do Leão à frente dos demais. Resistência e impulsão são outros fatores apontados como decisivos para a amostragem do desempenho ofensivo acima da média do camisa 22 rubro-negro. “A gente mede a força explosiva através de uma plataforma de salto. Nós temos uma média entre 40 e 45 centímetros no salto estático, e o Mateus faz isso em torno de 50 e 53, o que o configura como um jogador de ótima arrancada”, pontuou.
Começo tardio?
Antes de virar um dos pilares do time, Mateus permaneceu um tempo no “ostracismo”. Chegou a ter nome publicado no BID para o duelo contra o Santos, ainda na 19ª rodada da Primeira Divisão, mas, efetivamente, saiu do banco de reservas para fazer sua estreia no jogo contra o Cruzeiro, na Ilha do Retiro, cinco rodadas depois. Portanto, um período de quase um mês ausente, desde que foi apresentado.
Talismã do comandante
Com a chegada de Milton Mendes, o atacante foi logo acionado para jogo, justamente na estreia do técnico, que alçou Mateus Gonçalves na partida contra o Atlético-MG. Apesar da derrota por 5 a 2, o treinador manteve-o como titular nas últimas três rodadas, e vem rasgando elogios. Na última partida do Sport, diante do Vasco, Milton enalteceu, inclusive, o poder de reação de Mateus por ter acreditado no próprio trabalho. "A gente tem que entender que, quem erra, é porque está tentando. E o Mateus tá fazendo um belo trabalho, porque foi ele quem se resgatou."
Diario de Pernambuco
Nenhum comentário:
Postar um comentário