GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quinta-feira, 31 de maio de 2018

PERDEU O OURO OLÍMPICO

Bolt perde ouro olímpico, e Brasil pode herdar bronze

                                         Usain Bolt, lenda do atletismo mundial                                             Foto: Gabriel Bouys/ AFP


O CAS rejeitou a apelação de Nesta Carter em julgamento sobre doping e retirou da Jamaica a vitória no revezamento 4x100 nos Jogos de Pequim, em 2008

O legado olímpico de Usain Bolt ficou um pouco menos reluzente, graças a uma decisão anunciada pela Corte Arbitral do Esporte (CAS) nesta quinta-feira (31). O órgão rejeitou a apelação de Nesta Carter em julgamento sobre doping e retirou da equipe da Jamaica a vitória no revezamento 4x100 metros nos Jogos de Pequim, em 2008.

Desta forma, o currículo de Bolt agora apresenta oito ouros olímpicos, com a perda da vitória na China há dez anos.

Por sua vez, a decisão pode honrar o desempenho do time brasileiro, que terminou a prova de 2008 em quarto lugar e agora pode herdar o bronze.

Com a anulação da corrida jamaicana, o ouro do revezamento em Pequim fica com a equipe masculina de Trinidad e Tobago. Por sua vez, o Comitê Olímpico Internacional (COI) deve confirmar que o Japão herda a prata e o time do Brasil fica com o bronze. Na oportunidade, o quarteto brasileiro era formado por Vicente Lenílson, Sandro Viana, Bruno Lins e José Carlos Moreira.

Para a realocação das medalhas acontecer, no entanto, os comitês olímpicos de cada país envolvido precisam cumprir um trâmite legal, recorrendo junto ao COI.

"A realocação das medalhas não é automática e é feito caso a caso. Como regra geral, entretanto, ela é feita quando os atletas ou equipes sancionadas têm esgotados todos os meios de apelação e os procedimentos são fechados. O COI segue a situação com os Comitês Olímpicos Nacionais, que então notificam os atletas para os quais as medalhas serão realocadas", informou o COI após consulta feita pelo UOL em janeiro de 2017.

Carter foi pego num exame antidoping, com a revelação de uso de um estimulante proibido pelas agências reguladoras. A metilhexanamina foi identificada na reanálise das amostras de urina coletadas em Pequim, o que causou a desclassificação tardia dos jamaicanos, que haviam registrado o tempo de 37s10, recorde mundial.

Anteriormente, o COI retirou a medalha do velocista e de toda a equipe que disputou a prova, mas, em fevereiro de 2017, Carter decidiu apresentar um recurso à Corte Arbitral, que agora foi negado.

A nota emitida pela CAS nesta quinta-feira diz que o órgão "não pode aceitar nenhum dos argumentos levantados por Nesta Carter de que os resultados do exame deviam ser ignorados pelo Comitê Olímpico Internacional em sua decisão disciplinar".
Em 2008, Carter foi o primeiro jamaicano a correr na final dos 4x100 metros, quando Bolt ganhou a primeira de suas nove medalhas de ouro (que agora viram oito). Em Pequim, o astro também venceu nos 100 m e 200 m -repetindo a trinca vitoriosa nos Jogos de 2012 em Londres e nos Jogos do Rio em 2016.

Revolta

Em 2017, a reportagem ouviu Vicente Lenílson sobre a possibilidade de herdar o bronze olímpico de Pequim, em caso da confirmação da pena ao time jamaicano. Na oportunidade, o atleta brasileiro manifestou que a justiça estava chegando tarde.

"Eu era atleta da Rede Atletismo naquela época e se o doping tivesse ocorrido dentro da competição (só foi comprovado após reanálise da urina de Carter), teria ganho a medalha lá em Pequim mesmo. E o meu clube dava R$ 1 milhão para cada atleta independentemente da cor da medalha. A sensação é de alegria, mas também de frustração, né? Eu perdi R$ 1 milhão. E agora, como fica?", disse Lenílson.

Por: Folhapress


INVESTIGANDO OS LÍDERES

MPF vai investigar líderes grevistas por “tentar mudar regime” do país

                                       Manifestantes pedem intervenção militar                                          Foto: Anderson Stevens/Folha de Pernambuco


Serão apurados também crimes como sabotagem e incitação “à subversão da ordem política ou social”

O Ministério Público Federal (MPF) instaurou diversos procedimentos investigatórios para apurar a violação, por parte de empresários e lideranças locais dos caminhoneiros, do Artigo 17 da Lei de Segurança Nacional (Lei 7.170/1983), que prevê pena de até 15 anos de prisão para quem “tentar mudar, com emprego de violência ou grave ameaça, a ordem, o regime vigente ou o Estado de Direito”.

Serão apurados também crimes como sabotagem e incitação “à subversão da ordem política ou social” e “à animosidade entre as Forças Armadas ou entre estas e as classes sociais e instituições civis”, previstos respectivamente nos Artigos 15 e 23 da lei e cujas penas, somadas, podem chegar a 14 anos de reclusão. As ordens para os procedimentos investigatórios foram enviadas ontem (30) pela Câmara Criminal do MPF a quatro estados - São Paulo, Goiás, Rio Grande do Sul e Santa Catarina – onde foram registrados atos e declarações em que indivíduos insuflam manifestantes a pedirem uma intervenção militar no país.

Nos despachos, são descritas condutas de empresários, líderes de caminhoneiros e de pessoas sem nenhuma ligação com a paralisação, mas que tentam se aproveitar do movimento grevista para promover o movimento da intervenção militar. Entre as pessoas citadas estão desde um empresário varejista da Região Sul que autorizou o incêndio de caminhões próprios para insuflar protestos até um sargento da reserva que circula, em grupos de WhatsApp de manifestantes, com vídeos incentivando um golpe militar. Alguns indivíduos são ligados a partidos políticos.

Inquérito

O MPF do Espírito Santo também solicitou à Polícia Federal (PF) que instaure inquérito para apurar a prática dos mesmos crimes nos estados, pois “após concessões feitas pelo governo federal, o movimento não se dissipou, desviando o foco com a intenção de forçar a mudança no regime político: de democracia representativa para ditadura militar, regime autocrático”, informou a Procuradoria da República capixaba.

Além desses casos, o MPF determinou que procuradores locais investiguem outros crimes federais previstos no Código Penal, como paralisar trabalho de interesse coletivo (Artigo 201), atentar contra segurança e funcionamento de serviços de utilidade pública como água e luz (Artigo 265) e desobedecer a ordem legal de funcionário público (Artigo 330). A PF já instaurou 48 inquéritos policiais para apurar esses tipos de delito.

Nesta quarta (30), em referência às manifestações a favor de uma intervenção militar, a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, fez uma defesa do Estado Democrático de Direito, afirmando que, para resolver problemas sociais, “a democracia é o único caminho legítimo”.



Por: Agência Brasil

PRISÃO CONFIRMADA

Planalto confirma prisão de empresário por impedir desbloqueios

                                                                    Sergio Etchegoyen                                                                       Foto: Wikimedia Commons


A realização de greves ou paralisações por empresários, prática conhecida como locaute, é proibida pela legislação

O ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, Sergio Etchegoyen, confirmou que nesta quinta-feira (31) houve a primeira prisão de empresário suspeito de interferir na paralisação dos caminhoneiros. As informações iniciais são que o transportador, detido no Rio Grande do Sul, teria ameaçado motoristas nos bloqueios em rodovias do estado. Ele foi preso temporariamente.

Desde o início da manhã, a Polícia Federal realiza operação no Rio Grande do Sul para reprimir a atuação de empresários de transporte na promoção de paralisações no âmbito da greve dos caminhoneiros. 

A realização de greves ou paralisações por empresários, prática conhecida como locaute, é proibida pela legislação. A operação da PF, que ganhou o nome Unlocked, ocorreu a partir de inquérito que investigou a participação de integrantes de transportadoras em bloqueios nas rodovias BR 116, RS 122 e RS 452.

Segundo o superintendente regional da Polícia Federal, Alexandre Isbarrola, a PF conseguiu “provas contundentes” da prática de locaute. “É uma grande transportadora que atuava com violência e grave ameaça. Havia comboios de veículos que atuavam por ordem desses empresários e que abordavam os caminhões, obrigavam a parar e que fossem recolhidos, impedindo que eles seguissem”, disse em entrevista hoje em Porto Alegre. Os nomes da transportadora e do empresário preso não foram divulgados. De acordo com o superintendente, o objetivo era gerar o desabastecimento de grãos e de proteína animal na região da Serra, no estado. 

Diálogo

Em entrevista coletiva no Palácio do Planalto, Etchegoyen reiterou a disposição do governo em manter o diálogo e lamentou a violência que provocou a morte de um motorista em Rondônia. Ele foi atingido por uma pedra após passar por um bloqueio de manifestantes. Etchegoyen concedeu entrevista após reuniu no Palácio do Planalto, do gabinete de monitoramento da greve dos caminhoneiros.



FolhaPE

SUSPEITOS DETIDOS

Dois suspeitos de incendiar ônibus no Janga são detidos

                                                        Ônibus pega fogo no Janga                                                             Foto: Cortesia/WhatsApp


Após diligências, a polícia prendeu Victor Hugo João Ottoni, de 18 anos, e apreendeu um adolescente de 16 anos nessa quarta (30), no bairro de Engenho Maranguape, também em Paulista

Polícia Civil de Pernambuco indiciou dois suspeitos de incendiar um ônibus no bairro do Janga, em Paulista, na Região Metropolitana do Recife (RMR). veículo, da empresa Itamaracá, fazia a linha Pau Amarelo/TI Pelópidas e foi incendiado na Estrada de Manepá na última terça-feira (29)

Após diligências, a polícia prendeu Victor Hugo João Ottoni, de 18 anos, e apreendeu um adolescente de 16 anos nessa quarta (30), no bairro de Engenho Maranguape, também em Paulista. Os dois foram reconhecidos pelo motorista do coletivo.

De acordo com a polícia, relato de testemunhas indicam que a dupla e mais cinco pessoas, que ainda estão sendo investigadas, se aproximaram do ônibus, armados com revólver e tochas. "O motorista nos informou que conduzia o ônibus, quando avistou um bloqueio na estrada com fogo e, por segurança, parou o veículo e começou a realizar uma manobra. Nesse momento, ele percebeu que, aproximadamente, sete sujeitos estavam indo em direção ao ônibus, um deles armado e os demais com pedaços de madeira", disse o delegado Alvaro Porpino, titular do Janga. Ainda segundo o delegado, os suspeitos ameaçaram o motorista e mandaram cerca de 20 passageiros descerem antes de incendiar o veículo.

Ainda segundo a polícia, os suspeitos afirmaram que a intenção era provocar a desordem e medo nos moradores e que não havia relação direta com a paralisação dos caminhoneiros.

Victor Hugo João Ottoni foi atuado por incêndio, ameaça e corrupção de menor e encaminhado à audiência de custódia. Já o menor foi atuado por atos infracionais correspondentes aos crimes de ameaça  e incêndio e apresentado a Unidade de Atendimento Inicial (Uniai).

FUTEBOL INTERNACIONAL

Zidane surpreende e anuncia saída do Real Madrid após nono título conquistado

Zidane disse que "é um momento estranho, mas o time precisa de mudanças para seguir ganhando"


Técnico levantou a Liga dos Campeões no último sábado com o Real


Após conquistar sua terceira Liga dos Campeões, seu nono título à beira do campo, no último sábado, Zinedine Zidane anunciou sua saída do Real Madrid. Nesta quinta-feira o treinador convocou uma entrevista coletiva inesperada após um encontro com o presidente do clube, Florentino Pérez, e optou por deixar o cargo depois de dois anos e meio comandando Cristiano Ronaldo e companhia.

“Tomei a decisão de não seguir no cardo de treinador do Real Madrid. É um momento estranho, mas este time precisa de mudanças para seguir ganhando, de um outro discurso, de uma outra metodologia de trabalho e por isso tomei a decisão”, afirmou Zidane, que recentemente se juntou a Carlo Ancelotti e Bob Paisley como os únicos técnicos a possuírem três títulos da Liga dos Campeões.

“Depois de três anos, minha decisão é a melhor, posso me equivocar, mas depois de três anos acho que esse é o momento. Se não vejo claramente que vamos seguir ganhando, que vamos fazer as coisas como quero… chega um momento que é melhor mudar para não continuar e fazer bobagens”, prosseguiu o francês.

Apesar de sua saída, o agora ex-treinador do Real Madrid garantiu que não acertou com nenhuma outra equipe, nem tampouco está cansado de treinar as grandes estrelas do elenco. Zidane, inclusive, revelou que teve uma conversa com o capitão Sergio Ramos, que entendeu sua decisão.

“Não busco outra equipe. A mensagem é para o elenco, creio que eles a receberam e também falei com Sergio [Ramos]. Ele, como capitão e pessoa com a qual joguei junto, respeita minha decisão e me desejou sorte”, disse.

“Não mudou nada, é um desgaste natural. Dizia que neste clube você pode estar acabado de um momento para outro. O dia a dia acabou para mim, depois de três anos. Não estou cansado de treinar, levo três anos, mas o momento aqui acabou”, finalizou.

Relembre a trajetória de Zidane como treinador do Real Madrid


Após sua aposentadoria, Zidane iniciou a trajetória na beira dos gramados em 2013, sendo auxiliar do técnico Carlo Ancelotti. Na temporada em questão, o Real Madrid, enfim, conquistou a tão sonhada décima taça da Liga dos Campeões, vencendo o rival Atlético de Madrid na dramática decisão em Lisboa.

Posteriormente, o francês assumiu o time B do Real Madrid, contudo, foi proibido de atuar pela Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) pelo fato de não ter a licença necessária para ser treinador da categoria. Sendo obrigado a fazer um curso específico, Zizou voltou ao comando do Castilla e em 2016 teve a grande oportunidade em sua nova carreira.

Sem conseguir convencer à frente do Real Madrid, Rafa Benítez, substituto de Carlo Ancelotti, foi demitido após somente 25 jogos. O presidente do clube, Florentino Pérez, decidiu não ir atrás de um renomado treinador, preferindo dar uma chance a Zidane, que agarrou a oportunidade com unhas e dentes e não decepcionou o mandatário.

Em apenas seis meses, Ziziou conseguiu fazer o desacreditado time vencer a 11ª Liga dos Campeões, novamente contra o Atlético de Madrid. Na temporada seguinte, em 2017, já campeão europeu, mundial e da Supercopa da UEFA, o francês voltou a vencer a Champions, mas também conquistou o importante Campeonato Espanhol, o que não acontecia desde 2012, e a Supercopa da Espanha em cima do Barcelona.

Mas a sua consagração veio mesmo no último sábado. Em uma campanha repleta de altos e baixos, Zidane viu o Real Madrid terminar o Campeonato Espanhol somente na terceira colocação, atrás do Atlético de Madrid. Quando todos imaginavam que a equipe repleta de estrelas iria terminar a temporada sem títulos, já que também caiu nas quartas de final da Copa do Rei para o Leganés, Cristiano Ronaldo e companhia se recompuseram e fizeram história ao faturar a terceira Liga dos Campeões seguidas – a última vez que um time conquistou três Champions de forma consecutiva havia sido o Bayern de Munique, em 194, 1975 e 1976.

Sem dúvida nenhuma, Zidane se despede do Real Madrid novamente muito maior do que já era na história do clube. Agora com 15 títulos pelo clube merengue somando suas passagens como jogador e técnico, o francês deixa o clube merengue com o sentimento de missão cumprida. Basta saber qual será o próximo passo de um dos maiores personagens da história do futebol, que certamente não conseguirá ficar muito tempo ausente dos gramados.

Veja os títulos de Zinedine Zidane como treinador do Real Madrid:

Liga dos Campeões (2016, 2017 e 2018)

Mundial de Clubes (2016 e 2017)

Supercopa da UEFA (2016 e 2017)

Campeonato Espanhol (2017)

Supercopa da Espanha (2017)


DEFENDENDO A DEMOCRACIA

CÁRMEM LÚCIA DEFENDE DEMOCRACIA COMO ÚNICO CAMINHO LEGÍTIMO 
inistra Cármen Lúcia ao presidir a sessão do Pleno do STF (Foto: Antônio Cruz/ABR)


Presidente do STF reage a grave momento político, econômico e social
Em reação ao contexto da greve de caminhoneiros com indícios de locaute e pedidos por intervenção militar, a ministra-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, afirmou nesta quarta-feira (30) que a democracia é o único caminho legítimo a seguir no Brasil. Ao abrir a sessão plenária, a ministra disse que Corte Suprema está exercendo suas atribuições neste momento com “profunda preocupação, atenção e responsabilidade com o grave momento político, econômico e social experimentado pelos cidadãos brasileiros”.
Cármen Lúcia destacou que é necessário ter serenidade, mas também rigor e respeito com o cumprimento aos direitos fundamentais.
“Não há escolha de caminho. A democracia é o único caminho legítimo, e assim cumprimos nosso dever com a República Federativa do Brasil”, enfatizou a ministra. “Lutamos e conquistamos a democracia, trabalhamos como órgão direta e soberanamente responsável pela sua manutenção e aperfeiçoamento permanente. Somos juízes a serviço do Estado Democrático de Direito. Também na democracia se vivem crises, mas as dificuldades se resolvem com a aliança dos cidadãos”, afirmou Cármen Lúcia.
A ministra assegurou que a democracia não está em questão e que, embora haja questões sócio-políticas e financeiras, o direito brasileiro oferece soluções para o quadro atual.
“Não temos saudade senão do que foi bom na vida pessoal e, em especial, histórico de nossa pátria. Regimes sem direitos são passados de que não se pode esquecer, nem que se queira lembrar”, disse.
A presidente do STF ressaltou que os cidadãos brasileiros podem confiar que o Poder Judiciário não deixará de cumprir sua obrigação de guardar a Constituição e de resguardar e assegurar a eficácia dos direitos de todos.
“Este Supremo Tribuna Federal, órgão de cúpula do Poder Judiciário brasileiro, contando com a responsabilidade e a atuação de cada cidadão, cumprirá com seu dever, como se espera que todas as instituições públicas e particulares o façam”.

CRISE DOS COMBUSTÍVEIS

“Operação contra locaute 100% exitosa”, diz chefe da PF


O superintendente da Polícia Federal no Rio Grande do Sul, Alexandre Isbarrola, disse, hoje, que todos os mandados de busca e apreensão previstos para integrar o primeiro dia da Operação Unlocked já foram cumpridos. Ele classificou a atuação dos agentes como ‘100% exitosa’. Isbarrola divulgou as informações durante coletiva de imprensa sobre a operação que investiga a prática de locaute em rodovias gaúchas.
“O efetivo da Polícia Federal está mobilizado e trabalhando fortemente para a identificação deste e outros fatos que venham a ocorrer para impedir o livre (tráfego) de mercadorias. Vamos identificar e responsabilizar essas pessoas, sendo comprovada a formação de quadrilha ou bando”, afirmou.
Mais cedo, a PF havia informado que mais de 60 policiais federais cumpririam três mandados de busca e apreensão nos municípios de Vale Real e Caxias do Sul, e um de prisão temporária em um condomínio de luxo em Xangri-Lá.
O locaute teria ocorrido nas rodovias RS-122, RS-452 e BR-116, na região dos municípios de Bom Princípio, Feliz e Vila Cristina, no Rio Grande do Sul.
De acordo com as investigações, o administrador de uma grande transportadora estaria ameaçando caminhoneiros para que não realizassem o transporte de cargas, com o objetivo de provocar desabastecimento nas regiões serranas.

CRISE DOS COMBUSTÍVEIS

Busca por gás de cozinha gera grandes filas na RMR

                             Fila para abastecimento de gás na revendedora da Brasil Gás                              Foto: Brenda Alcântara / Folha de Pernambuco


Mesmo com a liberação das rodovias, a população ainda enfrenta dificuldades para comprar botijões de gás

Grandes filas e a incerteza do horário de chegada do gás de cozinha nas revendedoras ainda são reflexos da paralisação dos caminhoneiros. Mesmo com o fim da greve, as pessoas ainda encontram dificuldade, no Grande Recife, nesta quinta-feira (31), para garantir um botijão.

Na Brasilgás do bairro de São José, na área Central do Recife, o vigilante Adriano Ramos, de 42 anos, contou que chegou ao local às 6h. “Cheguei cedo para garantir logo o gás. O problema é que ainda não tem previsão de chegada. Preciso comprar três pra padaria”, comentou. 

O botijão na Brasilgás está sendo comercializado a R$ 60. O preço atraiu Inácio Rocha, de 62 anos, que está desempregado. “Eu estava sem cozinhar há duas semanas. Só comendo pão. Eu encontrei botijão por R$ 200. Um absurdo”, disparou.

Apesar de uma grande fila, formada por mais de 50 pessoas e caminhões de distribuidoras, não houve registro de tumulto. “Ontem, aqui, estava uma loucura. Hoje acalmou mais, mas ainda tem muita gente”, disse o conferente da Brasilgás, Alexandre José. Segundo ele, a expectativa desta quinta é o recebimento de três caminhões, cada um com 500 botijões.

O conferente informou que será comercializado apenas um botijão por pessoa. “O Procon esteve aqui e passou algumas normas. Estamos seguindo. Em relação aos caminhões das distribuidoras, ainda vamos ver quantos botijões vamos disponibilizar. O objetivo é garantir para todo mundo”, finalizou Alexandre José.



FolhaPE

MEDICAMENTOS PARA PERNAMBUCO

Avião da FAB traz mais 15 toneladas de medicamentos para Pernambuco

                                     Avião da FAB traz medicamentos para Pernambuco                                           Foto: Divulgação


Esta é a segunda vez na semana que um avião da FAB traz medicamentos para Pernambuco devido ao desabastecimento causado pela paralisação dos caminhoneiros

Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) aterrissou no Aeroporto do Recife, na Zona Sul da capital, com 15 toneladas de medicamentos, na tarde desta quinta-feira (31). De acordo com a oficial de comunicação social do Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta III), tenente Virgínia, a aeronave, um C-130 Hércules, trouxe insumos para hemodiálise de Montes Claros, em Minas Gerais.

Os medicamentos seguiram para o Centro de Nefrologia de Caruaru, no Agreste do Estado, transportados por caminhões. Segundo a tenente, a unidade de saúde já estava trabalhando com racionamento devido ao desabastecimento causado pela paralisação dos caminhoneiros, que se encerrou nessa quarta (30).

Esta é a segunda vez na semana que um avião da FAB traz medicamentos para Pernambuco. Na última terça (29), outa aeronave desembarcou no Aeroporto do Recife com 16 toneladas de medicamento. Os insumos também foram destinados a pacientes em tratamento de hemodiálise em Caruaru.



Por: Portal FolhaPE

VOLTANDO AO NORMAL

PE: até segunda, Ceasa deve ter preço e quantidades normalizados

                                                       Movimentação no Ceasa-PE                                                  Foto: Brenda Alcântara/Folha de Pernambuco


Presidente do Ceasa-PE Gustavo Melo comemorou a retomada. Cenoura é uma das poucas raízes que ainda não foi abastecida

A paralisação dos caminhoneiros em todo País dificultou a chegada de alimentos no Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco (Ceasa-PE), na Zona Oeste do Recife. Na manhã desta quinta-feira (31), o cenário era bem diferente dos últimos dias. Nas bancas, antes vazias, já é possível encontrar uma diversidade de frutas, legumes e raízes. No entanto, os preços de alguns produtos, como cebola e batata, ainda não foram normalizados.

O empresário Xinxa Goes de Siqueira, conhecido como Xinxa da Cebola, é comerciante há 25 anos no local. Segundo ele, os preços e a quantidade de alimentos ainda não foram normalizados, mas a situação deve ser restabelecida até segunda-feira (4). “A saca da batata, que normalmente é vendida a R$ 110, ainda é comercializada por R$ 300. Já a saca da cebola, que era vendida por R$ 55, chegou a R$ 120, mas já baixou para R$ 85", infomou o empresário.

Na loja de Xinxa, costumam chegar seis caminhões por semana. Durante os nove dias de paralisação, nenhum veículo chegou. "Eu nunca tinha passado por isso. Ainda cheguei a ir buscar batata em Caruaru. Mas hoje a situação começou a ser normalizada e eu recebi dois caminhões", comemorou o empresário. Ele explicou que os produtos que vêm de fora, como a batata e cebola, sofreram um impacto financeiro por conta da paralisação. 

A cenoura é uma das poucas raízes que ainda não foi abastecida no Ceasa-PE. O comerciante Carlos Sinaldo, dono da Casa da Cenoura, que é comerciante há 26 anos no local, informou que teve um prejuízo de R$ 30 mil. "Perdi 800 sacas de cenoura e beterraba. A carga vinha da Bahia e estragou dentro do caminhão. No Ceasa, você ainda não vai encontrar cenoura. Já fiz novas encomendas e deve chegar amanhã (sexta-feira)", disparou. O empresário acredita que o preço da cenoura deve aumentar, já que ele vai pagar, de frete, R$ 6 por saca. "Antes, eu estava pagando R$ 3,50 por saca. Agora, foi para R$ 6. O preço da saca de cenoura deve subir de R$ 45 para R$ 70", informou Sinaldo. 

O presidente do Ceasa-PE, Gustavo Melo, comemorou o processo de retomada. Segundo ele, até as 11h, 398 caminhões chegaram ao Centro de Abastecimento nesta quinta. “É um processo de retomada. Daqui para segunda, estará 100%. Hoje, temos um movimento bom em todo o Ceasa e, principalmente, nos galpões”, disparou. Em relação aos preços, Gustavo Melo informou que eles estão diminuindo. “A gente já encontra o quilo da batata por R$ 6 e a cebola, a R$ 5”, finalizou.

Bolso do consumidor
O aposentado José Severino da Silva, conhecido como Lula, é dono de um sushi no município de Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife. Ele precisa ir, pelo menos, três vezes, toda semana, ao Ceasa para comprar alimentos.  Nesta quinta, ele informou que não teve prejuízo financeiro. "Os preços estão razoáveis, caminhando... Durante a greve, não vim nenhum dia aqui porque imaginei que não iria ter um bom custo-benefício. Me virei com o estoque que tinha e esperei terminar a paralisação", comentou. 




FolhaPE