Com largada ruim, Náutico terá que contrariar a história por acesso à Série B do Brasileiro
Com a derrota para o Atlético-AC, Timbu passou a ter a pior campanha entre os 20 clubes da Série C
Desde que a Série C passou a adotar o atual formato, apenas um dos 24 acessos foi obtido com um ponto somado nas três primeiras rodadas
A Série C do Campeonato Brasileiro está apenas no seu início. Mas o desempenho do Náutico nas três primeiras rodadas já ligou o sinal de alerta. Com apenas um ponto somado, o Timbu é não apenas o lanterna do Grupo A, mas também o pior time da competição, considerando-se também todas as equipes do Grupo B. Dado que se torna ainda mais alarmante quando se observa a história. Isso porque, desde que a Série C passou a adotar o atual formato, apenas uma vez um clube conseguiu subir para a Série B após computar apenas um ponto nos primeiros três jogos. De 24 acessos possíveis.
O feito em questão coube ao CRB, em 2014. Na ocasião, o time alagoano ficou ausente da primeira rodada por conta das finais do campeonato estadual e com isso, ao contrário do Náutico, começou sua caminhada com dois jogos seguidos em casa, estreando na segunda rodada com um empate sem gols diante do Paysandu e perdendo posteriormente para o Crac-GO por 3 a 0. Na sequência, novo revés, dessa vez para o Botafogo-PB por 2 a 0, em João Pessoa.
O alvirrubro alagoano, que na ocasião contava com o meia Clebinho, liberado recentemente pelo Timbu, só foi conseguir a sua primeira vitória na competição na sua quinta partida, ao fazer 3 a 0 no Treze-AL, em Maceió, após segurar um 0 a 0 com o Fortaleza, no Castelão. Resultado que iniciou uma reação de três triunfos seguidos. No fim, o time ainda conseguiria terminar a fase de grupos na segunda colocação, tendo o direito de decidir o mata-mata do acesso, contra o Madureira-RJ, no Rei Pelé.
Exemplo que pode servir de inspiração para o atual campeão pernambucano, que terá agora dois jogos seguidos na Arena de Pernambuco, contra Confiança, no próximo sábado, e Salgueiro, no dia 12 de maio. "Temos duas partidas em casa para só pensar em vitória. Nosso campeonato começa no próximo final de semana. Temos que conseguir esses três pontos", afirmou o atacante Lelê.
Retrospecto positivo
No geral, os times que conseguem o acesso já largam bem na Série C. Para se ter uma ideia, no ano passado, o campeão CSA, além de Fortaleza e Sampaio Corrêa somaram seis dos nove pontos possíveis nas três primeiras rodadas. Já o São Bento foi ainda além, fazendo sete pontos.
Além do CRB, os piores inícios dos times que conseguiram subir para a Série B foram do ABC, em 2016, e do Oeste, em 2012, que fizeram três pontos. No caso do time paulista, a recuperação também veio acompanhada do título, na primeira edição dentro do atual formato (dois grupos de dez clubes na primeira fase, com os quatro melhores de cada chave avançando e decidindo o acesso no mata-mata das quartas de final).
O inícios dos times que subiram*
2017
CSA
6 pontos (v/v/d)
Fortaleza
6 pontos (d/v/v)
São Bento
7 pontos (e/v/v)
Sampaio Corrêa
6 pontos (v/d/v)
2016
Boa Esporte
4 pontos (E/V/D)
Guarani
7 pontos (v/e/v)
ABC
3 pontos (d/v/d)
Juventude
4 pontos (e/v/d)
2015
Vila Nova
6 pontos (v/d/v)
Londrina
7 pontos (v/v/e)
Tupi
7 pontos (v/v/e)
Brasil
5 pontos (e/e/v)
2014
Macaé
4 pontos (e/v/d)
Paysandu
7 pontos (v/e/v)
Mogi Mirim
7 pontos (v/v/e)
CRB
1 ponto (e/d/d)
2013
Santa Cruz
6 pontos (v/d/v)
Sampaio Corrêa
7 pontos (v/e/v)
Luverdense
4 pontos (d/e/v)
Vila Nova
4 pontos (v/e/d)
2012
Oeste
3 pontos (d/d/v)
Icasa
7 pontos (e/v/v)
Chapecoense
4 pontos (e/v/d)
Paysandu
6 pontos (v/v/d)
*Após três rodadas
Diario de Pernambuco
Nenhum comentário:
Postar um comentário