GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

terça-feira, 17 de abril de 2018

BABAQUICE TOTAL

Youtubers que entraram no Cotel fantasiados são encaminhados para audiência de custódia

Youtuber e amigos tentaram fazer pegadinha com máscaras da série La Casa de PapelFoto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco



Adolescente de 17 anos, que também é youtuber e se vestiu de 'La Casa de Papel', será liberado

Os youtubers Gerson AlbuquerqueMatuto Motovlog e Êta Bixiga foram autuados em flagrante, nesta terça-feira (17), por invadir, usando fantasias da série La Casa de Papel (macacões vermelhos e máscaras do pintor espanhol Salvador Dalí), o Centro de Observação e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel), em Abreu e Lima, na Região Metropolitana do Recife. Eles deverão passar a noite no xadrez da Delegacia de Paulista e serão levados, na manhã desta quarta (18), para audiência de custódia. O adolescente de 17 anos, que também é youtuber e participou da pegadinha, será liberado.

Segundo o delegado Diego Souza, titular da Delegacia de Paulista, os três homens - identificados como Gerson Albuquerque, de 24 anos, Wesllay Meireles Lopes Costa, de 33 anos, e Mateus Kleber Oliveira, de 20 anos - foram autuados pelos crimes de corrupção de menorinvasão de domicílio na forma qualificada e lei das contravenções - provocar alarme, anunciando desastre ou perigo inexistente ou praticar qualquer tipo de ato capaz de produzir pânico ou tumulto. Ainda segundo o delegado, eles também devem responder por favorecimento real, já entraram na unidade prisional com celulares.

Na delegacia, o pernambucano Gerson, que tem mais de 2 milhões de inscritos no Youtube e 158 mil seguidores no Instagram, disse que não queria entrar no Cotel e negou ter feito uma pegadinha. "Era o meu trabalho. A ideia não era entrar no presídio. Até porque a gente não é doido", disse o youtuber. O jovem informou que entrou na unidade prisional porque uma fã que visitava um preso pediu um pão. "Eu estava com uma sacola com pão e mortadela. Ela me reconheceu e pediu um pão. Eu perguntei se poderia entrar para entregar a comida e ela disse que sim. Foi nesse momento que os agentes penitenciários apareceram, disseram para a gente colocar as máscaras e mandaram a gente entrar", comentou.

Os três homens e o adolescente já haviam utilizado o stories do Instagram para exibir a fantasia de integrante da série. Eles também publicaram vídeos dançando uma paródia em ritmo de funk da música Bella Ciao, exibiram armas de brinquedo e posaram em frente a uma agência da Caixa Econômica Federal. Gerson anunciou, na noite da última segunda (16), que gravaria um vídeo usando a fantasia. "Amanhã (hoje), de meio-dia, vai sair um vídeo no canal que estou saindo para fazer agora", disparou o youtuber.

Apelidando os personagens de Belém, Paraíba e Minas Gerais, Gerson informou que chegou a ser abordado por policiais enquanto passeava fantasiado, com os amigos, dentro de um carro, na noite da última segunda. "Seis carros da polícia passaram perto da gente e só duas viaturas abordaram. Foi tenso", disparou o jovem de 24 anos.


Nota
O secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, alerta a população para que episódios como os que foram registrados nesta terça não voltem a acontecer. “É de uma irresponsabilidade inimaginável. Foi uma ação arriscada e que só não teve um final trágico graças a experiência dos nossos agentes penitenciários. Recentemente, 21 pessoas morreram numa tentativa de resgate no presídio do Pará. Na ação de hoje o grupo poderia facilmente ser confundido com estes mesmos criminosos” relata o gestor.

Entenda

O grupo, liderado por Gerson Albuquerque, de 22 anos, aproveitou o momento em que um veículo deixava o local para entrar na unidade, sendo abordado e quase baleado por agentes penitenciários. A intenção era fazer uma pegadinha para publicar no canal do Youtube.

Os agentes de segurança, ao perceber a movimentação estranha, imaginaram que se tratava de uma tentativa de resgate de presos. Os quatro foram rendidos e revistados. Apenas depois, eles revelaram que se tratava de uma pegadinha para a plataforma de vídeos. Gerson Albuquerque e os três amigos foram levados em uma viatura para a Delegacia de Paulista. 



FolhaPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário