GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

SPORT - DECIDINDO A TEMPORADA

Inspiração em 2008 e equilíbrio: Sport decide a temporada contra velho inimigo Corinthians

Da equipe que conquistou a Copa do Brasil sobre o Corinthians, em 2008, três seguem no Sport hoje

Campeão da Copa do Brasil há nove anos em cima do Timão, Leão mantém números parelhos nos duelos da Série A contra o adversário de domingo


Sport e Corinthians são equipes bem contrastantes na Série A. Enquanto o Timão chega para o jogo do próximo domingo, na Ilha do Retiro, com o status de campeão brasileiro antecipado e empilhando números avassaladores no campeonato, o Rubro-negro dará a última cartada para se livrar da queda à Segunda Divisão. Mas a depender do histórico de partidas entre ambos no Brasileirão, o duelo tem tudo para ser equilibrado. Pela competição, as duas equipes se enfrentam desde 1971, e os alvinegros têm apenas uma ligeira vantagem sobre o Leão. Os pernambucanos não deixam de se inspirar também em um dos melhores capítulos de seus 112 anos, quando conquistou a Copa do Brasil de 2008 justamente em cima do adversário.

Pelo Brasileirão, Sport e Corinthians duelaram em 34 oportunidades. No período, foram 14 vitórias do Timão, 12 dos leoninos e oito empates. Nos jogos, a equipe paulista vazou o Rubro-negro 47 vezes, já os leoninos balançaram as redes corintianas 42 vezes. Num recorte mais recente, no entanto, os paulistanos mantêm ampla soberania sobre os pernambucanos. Desde quando retornou à elite nacional, em 2014, o Leão só bateu o adversário uma única vez  e perdeu seis em sete partidas disputadas. O feito foi em 2015, ao derrotá-lo por 2 a 0, com gols de Matheus Ferraz e André, na Arena de Pernambuco.

Se o Timão mantém vantagem sobre o Leão no Brasileiro, o Sport traz consigo uma lembrança vitoriosa em relação ao oponente: a conquista da Copa do Brasil de 2008. À época, o Rubro-negro perdeu o jogo de ida por 3 a 1, no Morumbi, mas venceu por 2 a 0 na Ilha do Retiro e se sagrou campeão. Memória viva no clube até hoje. O técnico Daniel Paulista era volante do time na ocasião. Ainda titulares da equipe neste ano, o zagueiro Durval e o goleiro Magrão também atuaram naquelas partidas. 

Com 12 anos de Sport, o camisa 1 traça paralelo entre aquele confronto de nove anos atrás com o de agora. Reconhece que ali o Leão vivia um momento muito melhor, mas trata este reencontro com o Corinthians como mais uma “final” importante para o clube. “É mais uma decisão, com certeza, esse jogo. A terceira do ano. Assim como tivemos decisões neste ano no Campeonato Pernambucano e na Copa do Nordeste, vale título para a gente porque agora está em jogo a permanência (na Primeira Divisão)”, falou Magrão. 

Baixas no Timão

Diante desse cenário de equilíbrio, o Sport pode ter um componente facilitador no próximo domingo. Artilheiro da Série A com 18 gols anotados (ao lado de Henrique Dourado, do Fluminense), o atacante Jô desfalca o Timão. Ele foi liberado para acompanhar o nascimento do filho e não joga na Ilha do Retiro. O técnico Fábio Carille já deu férias a todos os titulares, menos o zagueiro Balbuena e o goleiro Cássio.

Diario de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário