Tradicional Corrida de São Silvestre chega à 93ª edição
Corrida de São Silvestre lota as ruas de São Paulo Foto: Divulgação
Brasileiros não vencem a prova masculina desde 2010. Na feminina, o jejum se estende há uma década
O percurso total é 15 quilômetros, com largada e chegada na famosa Avenida Paulista, só que em trechos diferentes. A saída acontece às 7h20 (horário do Recife) e a prova deve ter duração aproximada de 45 minutos na prova masculina e 50 minutos na disputa feminina.
O Brasil, que não vence a corrida masculina desde 2010, quando Marilson dos Santos foi campeão, terá seus principais corredores tentando levar a bandeira nacional ao topo do pódio. Entre eles, destaque para Giovani dos Santos, que medalhou nas últimas seis edições e vem embalado após o hepta na Volta Internacional da Pampulha, realizada no começo do mês, em Belo Horizonte, e o veterano Frank Caldeira, campeão da São Silvestre em 2006.
O desafio, porém, não será simples, visto que estarão na prova os quenianos Paul Lonyangata e Stanley Biwott. O primeiro, atual campeão da Maratona de Paris, venceu também a Maratona de Xangai de 2015, com direito ao novo recorde da prova, e foi vice-campeão da Maratona de Honolulu, em 2013, estreará na prova brasileira com status de favoritíssimo. O outro venceu a São Silvestre de 2015 e a Maratona de Nova Iorque do mesmo ano.
Entre as mulheres, o jejum nacional é ainda maior. Já são dez anos sem vitória desde o triunfo de Lucélia Peres, em 2006. Quebrar esse tabu em 2017 será tarefa complicadíssima diante das sempre favoritas africanas. Quinta colocada na prova no ano passado, a queniana Esther Kakuri é uma das visitantes que aparecem entre as mais cotadas para o título. Ela venceu a Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro nesta temporada.
As brasileiras que tentarão superá-la são Tatiele de Carvalho, melhor atleta do País na São Silvestre do ano passado, com um sétimo lugar, Andréia Hessel, terceira na Meia Maratona de São Paulo e na Eu Atleta 10K Rio, e quinta na Maratona de São Paulo, todos neste ano, além de Adriana Aparecida Silva, vice-campeã da Meia Maratona de São Paulo 2017. A Rede Globo e a TV Gazeta fazem a transmissão da 93ª São Silvestre em tempo real.
Folha de Pernambuco
Nenhum comentário:
Postar um comentário