GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sexta-feira, 30 de junho de 2017

SANTA CRUZ - APRESENTADO OFICIALMENTE

Em busca de nova fase e sem temer disputa, Sandro é apresentado pelo Santa Cruz
Apresentado Sandro nesta sexta-feira, Sandro ainda não integrará o grupo na partida contra o Oeste

Com veteranos no clube no setor, defensor demonstrou estar confiante

O zagueiro Sandro foi anunciado pelo Santa Cruz na segunda-feira e em pouco tempo já foi possível ver o que ele é capaz. Aparentando ser bem mais forte do que os seus companheiros de posição, o defensor demonstrou estar preparado para estrear a qualquer momento. Botes certos e presença forte na área foram os seus cartões de visita na sua primeira semana no clube. Parecia se sentir em casa, mesmo com menos de uma semana no clube. Ao menos foi assim que ele descreveu o seu sentimento ao ser apresentado nesta sexta-feira.

“Para mim é uma felicidade imensa (estar aqui). Primeiro fazer o que a gente ama e é uma nova etapa da minha vida. Na última casa (Ceará), pude entrar para a história e tudo isso é muito importante para um jogador. Mas tudo tem um fim. Tenho uma boa relação lá e foi tudo tranquilo. Agora é uma nova história e vejo um grupo unido. Existe um carinho e respeito pelo outro. Estou me sentindo praticamente em casa, mesmo com pouco tempo”, comentou.

Sandro deve ser regularizado a qualquer momento e tinha a esperança de viajar com o grupo para o jogo contra o Oeste, neste sábado, na Arena Barueri. Situação que não ocorreu por decisão de Adriano Teixeira e que aumentou ainda mais a ansiedade do jogar. Com poucas oportunidades no Ceará após a lesão na tíbia que sofreu em 2016, o zagueiro de 29 anos quer voltar a ter oportunidades o quanto antes.

“Estou treinando há um bom tempo já. Lapidando ao máximo e ansioso para jogar. Isso sempre vai ser como se fosse a primeira vez que estivesse jogando bola. Não pode perder esse tique. Estou com bastante sede de poder ajudar. Vou esperar a regularização para ficar à disposição do professor”.

A briga por uma vaga da defesa será dura para o novato no elenco coral. Jaime, Anderson Salles e Bruno Silva estão no grupo desde o início da temporada e isso pode ser uma barreira para sua entrada na equipe. Um desafio que o atleta recebeu de bom grado.

“Não vim para ser mais um. Tenho que vir para marcar. Nossa história no futebol é muito curta e aqui quero fazer isso. Tenho que entrar sempre para vencer. O trem já está andando há bastante tempo. A equipe está bem formatada, mas no desenvolver do campeonato não dá para dizer se A, B, ou C estará até o final. São muitos jogos, há o desgaste, viagens e temos que nos preparar”, ressaltou.


Diario de Pernambuco

SPORT - CONTINUA NO DM

Meia Thomás segue como desfalque do Sport e não irá enfrentar o Atlético-PR no domingo

Thomás não enfrentou Atlético-MG e Santos e também não poderá entrar em campo contra Furacão

Previsão de retorno era no domingo, diante do Furacão, na Ilha do Retiro, mas meio-campista ainda se recondiciona fisicamente após sentir dores na perna


Não será desta vez que o Sport vai contar com Thomás. Vetado dos dois últimos jogos da Série A por causa de dores na perna, o meia não atuará na próxima partida da competição. Segundo o clube, o atleta ainda se recondiciona fisicamente e não estará apto para enfrentar o Atlético-PR no domingo, na Ilha do Retiro - conforme estava previsto pelo próprio departamento médico leonino.

Após o veto nos duelos fora de casa contra Atlético-MG e Santos, Thomás ficou de fora da partida seguinte e última do Leão até aqui: a decisão do Campeonato Pernambucano, diante do Salgueiro. Mas mesmo se não estivesse em recuperação não poderia atuar no Cornélio de Barros. o motivo: já havia jogado o Estadual pelo rival Santa Cruz.

A primeira previsão do Sport é que Thomás pudesse ficar à disposição para enfrentar o Atlético-PR. Mas o meio-campista, que está na transição do departamento médico para o físico, só deu voltas ao redor do gramado do CT nesta sexta-feira. Antes, fez fisioterapia. De acordo com a assessoria de imprensa do clube, não estima ainda quando ele poderá retornar.



Diario de Pernambuco

NÁUTICO - RESULTADO NO GRAMADO

Após semana positiva fora de campo, Beto Campos reconhece: "Agora é a nossa parte"

Beto: "Já tivemos alguns dias de trabalho e coloquei mais algumas coisas dentro daquilo que eu quero"

Treinador teve pela primeira vez desde que chegou ao Náutico semana livre


O técnico Beto Campos encerrou nesta quinta-feira a primeira semana livre para treinamentos que teve à frente do Náutico, desde a sua chegada ao clube. Dias de trabalho em que contou com notícias positivas fora de campo, com as lideranças alvirrubras formalizando um pacto de paz política, além de promoção de ingressos para o jogo desta sexta, contra o CRB, na Arena de Pernambuco. Satisfeito com a "agenda positiva", o treinador reforçou que agora é a hora do time em campo fazer a sua parte. No caso, conquistar finalmente a primeira vitória na Série B.

"Tudo isso foi muito bom e a gente fica contente. Estamos chegando agora ao clube, não conhecemos tudo ainda, mas quando há uma paz até a situação financeira pode se concretizar e organizar clube. Isso tudo chega de uma maneira produtiva para todos funcionarios, atletas e a comissão técnica. Claro que agora nós precisamos agora fazer nossa parte. Estamos trabalhando muito desde o dia que chegamos", pontuou Beto Campos, que reconhece que a evolução da equipe demonstrada desde a sua chegada ainda não foi suficiente.

Até aqui, o Náutico perdeu os dois jogos no comando do treinador, caindo para o Goiás por 3 a 2, na Arena, e frente ao Guarani, por 2 a 1, em Campinas. "Desde o que eu vi em Varginha (na derrota para o Boa por 2 a 1), mas ainda não foi suficiente. Desde já, eu conto com o nosso torcedor. Contra o Goiás, eles nos ajudaram. Começamos perdendo, mas o torcedor nos incentivou e buscamos o empate duas vezes. É assim que tem de ser novamente", convocou.

Com quatro dias para trabalhar a equipe, nos quais realizou dois treinos fechado à imprensa, Beto Campos também acredita que diante do CRB o Náutico já terá um pouco mais da sua filosofia de jogo em campo. "Já tivemos alguns dias de trabalho e coloquei mais algumas coisas dentro daquilo que eu quero. Mas ainda também tenho de ver as características dos jogadores que tenho. A gente está sempre com problemas de troca de atletas nesses três jogos. Mas e claro que, com esses dias a mais, a gente espera fazer mais do que já foi feito", finalizou.

Diario de Pernambuco

SANTA CRUZ - NOVA CHANCE

Diante do Oeste, Vallés terá nova chance de se firmar como titular do Santa Cruz

Gabriel Vallés conta em ter uma sequência para garantir vaga de titular no Santa Cruz

Enquanto Adriano Teixeira demonstrou confiança na capacidade do atleta, Ricardo Bueno revelou conversa para ajustar entrosamento


Durante os treinamentos do Santa Cruz nesta semana, algumas vezes, foi possível ouvir algo um pouco incomum. "Boa, Gabriel!", foi gritado algumas vezes. Uma das mais marcantes foi quando em meio a uma forte marcação o lateral-direito Gabriel Vallés encontrou um companheiro livre em um toque de primeira na bola. Neste sábado, diante do Oeste, o argentino terá uma nova oportunidade de mostrar que tem condições de ser titular do Tricolor do Arruda, após tanto tempo sem ser utilizado.

Parte dos 11 iniciais na partida contra o Figueirense no último sábado, Vallés deu sinais de que precisava de mais ritmo de jogo. Algo mais do que justificável. Eram mais de dois meses sem ser utilizado e três sem ser titular. Com apenas quatro jogos disputados pela Cobra Coral, Vallés ainda cava o seu espaço na equipe, mas tem toda a confiança do técnico Adriano Teixeira, que lembrou que as lesões também atrapalharam o jogador.

"Gabriel vem evoluindo. Ele foi acima da expectativa contra o Figueirense porque vinha de lesão. É um jogador muito voluntarioso e que briga para vencer”, elogiou o comandante.

Os companheiros também tentam ajudá-lo e vão além das palavras de apoio. Ricardo Bueno, que depende das bolas alçadas dos laterais para tentar marcar gols, revelou que vem conversando com o atleta para buscar um melhor entendimento e fazer ajustes para que as jogadas saiam do modo correto.

“A gente conversa bastante. Tenho muita conversa particular com ele, principalmente, quando ele chega da intermediária para frente para fazer um cruzamento ou passe. Ou é bico de área ou bola de fundo, como eu gosto de receber. Acho que tem que ser por aí, porque nos conhecemos muito pouco. Espero que a gente se entenda e saiam bons passes e bons gols”, contou o camisa 99.

Concorrência
Vallés ganhou vaga entre os titulares porque Nininho, que ocupou o posto após as lesões de Vitor e Federico Gino, se machucou contra o América-MG. Havia uma preocupação pela falta de atletas para o setor, por isso o Santa Cruz acertou nesta semana com Alex Travassos, que estava no Campinense no primeiro semestre. Uma decisão acertada, mas que pode servir de motivação para o argentino provar que tem condições de ser titular na equipe coral. Haverá mais uma oportunidade e uma possível sequência só depende do desempenho dele.


Diario de Pernambuco

SPORT - DEIXOU A ILHA DO RETIRO

Marquinhos não é mais jogador do Sport e deve ser confirmado como reforço da Chape

Meio-campista foi contratado no início da temporada e acabou não vingando com a camisa do Sport

Leão apenas acerta detalhes para se desvincular oficialmente do atleta


Mais um jogador está fora do Sport para o restante da temporada. A negociação de Marquinhos com a Chapecoense progrediu, e o meia não faz mais parte dos planos do Leão. O jogador já não treinou no gramado na tarde desta sexta-feira. Segundo a assessoria de imprensa, fez trabalhos rápidos apenas na academia antes de deixar o CT do clube para jogar agora na Chapecoense. Vinculado ao Internacional, ele mantinha contrato com o Rubro-negro até o fim de 2017.

Diante da possibilidade de deixar a equipe, Marquinhos sequer foi relacionado pelo técnico Vanderlei Luxemburgo para viajar a Salgueiro, onde o Sport disputou e venceu a final do Campeonato Pernambucano, na última quarta-feira. O executivo de futebol Alexandre Faria dá a ida do atleta a Chape como encaminhada. "Houve a tratativa. Está acontecendo a negociação e se resolvendo a parte burocrática. A tendência é que seja liberado para a Chapecoense", falou.

Aos 27 anos, o meia chegou no Leão em janeiro. Enfrentou lesões musculares que o afastaram dos gramados por cerca de dois meses. Ao todo, fez 14 jogos pelo Sport, sem balançar as redes.


Diario de Pernambuco

NÁUTICO - TENTANDO A PRIMEIRA VITÓRIA

Com paz fora de campo, Náutico tenta a primeira vitória na Série B contra o CRB

Pela primeira vez desde que assumiu o Náutico, Beto Campos teve uma semana inteira de trabalho

Alvirrubros conseguiram criar ao longo da semana "agenda positiva" para dar tranquilidade ao time e iniciar uma reação na Série B


Fora de campo, a missão da semana foi alcançada, com os alvirrubros conseguindo criar uma "agenda positiva" com a paz no campo político, expectativa de pagamento de salários e uma promoção de ingressos visando trazer de volta o torcedor. Agora, é com o time. Com tranquilidade para trabalhar, os jogadores do Náutico irão tentar nesta sexta-feira, diante do CRB, às 21h30, na Arena de Pernambuco, finalmente a primeira vitória na Série B. Que se não será suficiente para tirar o time da lanterna, já que o Timbu está a nove pontos da Luverdense, penúltima colocada. Mas ao menos dará um alívio imediato e a confiança de uma reação. Passo a passo.

Até porque o momento pede até mesmo para que a matemática seja deixada de lado. Olhar para os números é correr o risco de desanimar. Nunca um clube com tamanha desvantagem (10 pontos para deixar o Z4), após dez rodadas, conseguiu evitar a queda. Com o pior início de um clube na Série B dos pontos corridos, o Náutico tentará contrariar a lógica para evitar o rebaixamento. 

E se as notícias dos bastidores deram ao técnico Beto Campos e os seus comandados uma maior paz para focar apenas no CRB, dentro de campo o treinador também teve motivos para comemorar. A começar pelo retorno do atacante Erick, recuperado de uma lesão no ombro esquerdo. Melhor jogador do Náutico na temporada, e cobiçado por clubes do Brasil e do exterior, o prata da casa, de 19 anos, ficou de fora da derrota para o Guarani, na última rodada.

Além disso, Beto Campos teve a sua primeira semana livre para treinamentos. Com isso, espera ver em campo uma maior evolução técnica da sua equipe. "Tivemos alguns dias de trabalho e coloquei mais algumas coisas dentro daquilo que eu quero. É claro que, com esses dias a mais, a gente espera fazer mais do que já foi feito", pontuou o treinador. 

"Tudo o que aconteceu (na semana) foi muito bom e a gente fica contente. Isso tudo chega de uma maneira produtiva para todos nós. Claro que agora precisamos agora fazer nossa parte", reconheceu o comandante alvirrubro.

Com dois treinos fechados à imprensa, o técnico não confirmou a equipe. Mas pode promover mudanças na defesa, com a possível estreia do zagueiro Léo Carioca e no ataque, com Iago podendo ganhar a vaga de Gilmar.

Ficha do jogo

Náutico
Tiago Cardoso, David, Aislan (Léo Carioca), Breno Calixto e Manoel (Jeanderson); Amaral, Darlan e Giovanni; Erick, Vinícius e Gilmar (Iago). Técnico: Beto Campos

CRB
Edson Kolln; Marcos Martins, Flávio Boaventura, Adalberto e Diego; Yuri, Danilo Pires, Edson Ratinho e Chico; Erick Salles e Zé Carlos. Técnico: Dado Cavalcanti

Local: Arena de Pernambuco. Horário: 21h30. Árbitro: Devarly Lira do Rosario (ES). Assistentes: Emerson Augusto de Carvalho e Marcelo Van Gasse (ambos de SP - FIFA). Ingressos: Gratuito (sócio) e R$ 10 (não sócios), setor leste; R$ 15 (sócio) e R$ 20 (não sócio), setor oeste, até às 16h na sede do clube. R$ 10 (sócio) e R$ 20 (não sócio), setor leste e R$ 20 (sócio) e R$ 40 (não sócio), setor oeste, após às 16h, nas bilheterias da Arena.

Diario de Pernambuco

SANTA CRUZ - TIME DEFINIDO

Adriano Teixeira confirma escalação do Santa Cruz e comemora semana de treinamento

Adriano Teixeira não fez mistério e confirmou que a equipe titular será a que treinou durante a semana

Técnico coral ainda lembrou que o time terá uma sequência menos pesada em relação às últimas rodadas


O técnico Adriano Teixeira não fez mistério algum durante os treinamentos da semana. Havia deixado claro o que desejava e repetiu a escalação por duas vezes. Na sexta-feira, nada de treinamento coletivo, mas o treinador repetiu o time quando treinou bolas paradas e confirmou que está tudo definido para enfrentar o Oeste, neste sábado, na Arena Barueri. 

"Totalmente definido. É o time que vocês viram durante a semana. Os jogadores estão treinando bem e perdemos Léo Lima e Bruno Paulo. Estamos sem preocupação nenhuma em relação a isso. Os dois jogadores que estão entrando estão indo bem. No meio só empurrei o Primão para frente e coloquei o Derley ao lado do Elicarlos", comentou o treinador, que também não mostrou preocupação com a situação clínica de Thiago Primão. "Ele levou uma pancada forte no treino, mas não preocupa de acordo com o departamento médico".

Durante os treinamentos da semana foi possível observar que Derley chegou algumas vezes à frente e ajudou no ataque. Uma característica bem conhecida no volante. Uma força a mais, porém, uma preocupação também para que a retaguarda não fique desprotegida. "Ele (Derley) vai ter liberdade para sair também. Posso recuar um pouco o Primão para ele poder sair. Já falei com ele para controlar um pouco, mas se tiver que chegar vai chegar. Com responsabilidade para não nos prejudicar", avisou.

Além de confirmar a escalação, que será Júlio César; Gabriel Vallés, Jaime, Bruno Silva e Roberto; Elicarlos, Derley e Thiago Primão; William Barbio, Augusto e Ricardo Bueno, Adriano Teixeira também comemorou duas mudanças nesta semana. Finalmente teve tempo para realizar um treinamento coletivo e vai encarar uma sequência um pouco mais leve do que a última que o Tricolor encarou.

"Viemos de uma sequência muito pesada. Ceará, América-MG, Internacional e Figueirense. Agora entramos em uma sequência que também é complicada, mas tivemos uma semana para trabalhar . Hoje eles estão mais leves e relaxados em relação ao cansaço", pontuou.

Retornos
Enquanto o elenco coral realizava o treinamento antes do embarque para São Paulo, o lateral-direito Nininho, o meia Léo Costa e atacante Everton Santos fizeram trabalhos físicos e deram sinais que estão perto de retornar a equipe. O único que não trabalhou com o preparador físico Guilherme Ferreira foi Léo Costa que apenas deu voltas no gramado. Já Nininho e Everton Santos correram e o atacante chegou a tentar alguns chutes ao gol após o treinamento dos companheiros
.

SPORT - TREINOU NORMALMENTE

Em meio a impasse sobre permanência no Sport, Diego Souza treina normalmente

Meio-campista Diego Souza ainda não definiu se ficará no Leão ou se irá se transferir para o Palmeiras

Meio-campista realizou treino físico no centro de treinamento rubro-negro


Se havia a expectativa da saída de Diego Souza para o Palmeiras depois da final do Estadual, o jogador deu um sinal que pode continuar no Sport. O meia rubro-negro participou normalmente do treino desta sexta-feira, no centro de treinamento do clube. Pouco antes, o técnico do Verdão, Cuca, já havia indicado que seria "improvável" uma transferência dele para o Palestra Itália.

Diego Souza participou de um treino bem leve na reapresentação leonina para a partida de domingo da Série A do Brasileiro, diante do Atlético-PR, na Ilha do Retiro. Junto dos outros atletas que foram também titulares na decisão do Campeonato Pernambucano, fez rápidas atividades físicas no campo e logo se resguardou junto dos colegas do time principal. Enquanto isso, os reservas participavam de um coletivo.

Na última quinta-feira, a cúpula do Sport se reuniu com o pai de DS87; com o empresário dele, Eduardo Uram. O gerente de futebol do Palmeiras, Cícero Souza, também veio ao Recife para adiantar a negociação junto dos rubro-negros. Mas, ainda segundo Cuca, as tratativas não progrediram. Diego mantém contrato com o Leão até o fim de 2018.


Diario de Pernmbuco

quinta-feira, 29 de junho de 2017

NOTÍCIA MENTIROSA

Joesley Batista não foi envenenado


Circula no Facebook e no WhatsApp a notícia de que um laudo da polícia concluiu que o empresário Joesley Batista, sócio da J&F e autor da delação que gerou a abertura de inquérito contra o presidente Michel Temer, foi envenenado. Não é verdade.
A assessoria do empresário informa que o motivo de internação de Joesley foi uma dor no nervo ciático. Ele foi internado na terça-feira (27) no Hospital Albert Einstein, em São Paulo.
O hospital confirma a internação do empresário, mas não divulga boletins médicos a pedido do paciente.
A situação dele, no entanto, não é grave, como informa o texto que circula na web.
A falsa notícia, refutada na íntegra pela assessoria de Joesley, diz que "a perícia feita pela Polícia Científica aponta envenenamento por chumbinho". O texto informa ainda que "restam ser concluídas as perícias das imagens do circuito de segurança do restaurante onde Joesley fez sua última refeição".
Não há nenhuma investigação policial em curso

Do G1

CORRUPÇÃO PASSIVA

TEMER RECEBE NOTIFICAÇÃO DA CÂMARA DOS DEPUTADOS SOBRE DENÚNCIA DA PGR
A DENÚNCIA FOI PROTOCOLADA NESTA QUINTA-FEIRA PELO DIRETOR-GERAL DO STF FOTO: BETO BARATA

PRESIDENTE VAI ANTECIPAR SUA DEFESA PARA CÂMARA DECIDIR LOGO

O primeiro-secretário da Câmara, deputado Fernando Lucio Giacobo (PR-PR), comparceu na tarde de hoje (29) ao Palácio do Planalto para notificar o presidente Michel Temer sobre a denúncia oferecida contra ele pela Procuradoria-Geral da República (PGR). A rapidez dos procedimentos atende a estratégia do governo de "resolver rapidamente" a questão, no plenário da Câmara. A denúncia chegou à Câmara pela manhã, à tarde seria lida, como manda o regimento, e logo em seguida a notificação ao presidente foi expedida.
O documento foi entregue às 16h05 ao subchefe de Assuntos Jurídicos da Casa Civil, Gustavo Rocha. Ao entrar no anexo do prédio, acompanhado por grande parte da imprensa, Giacobo disse que cumpre o papel que o cabe com "tristeza" pelo momento que o país está passando. "Espero que tudo se resolva o mais rapidamente possível", afirmou.
Agora que o Planalto recebeu o documento, Temer estará oficialmente notificado da acusação de que teria cometido o crime de corrupção passiva. O presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia, está reunido com Temer em seu gabinete no Palácio do Planalto.
Rito
A denúncia foi protocolada nesta quinta-feira pelo diretor-geral do STF. Na tarde de hoje, o comunicado da denúncia, com 64 páginas, foi lido no plenário da Câmara pela segunda-secretária da Casa, deputada Mariana Carvalho (PSDB-RO). Logo após o término da leitura em plenário, a Presidência da República foi notificada para manifestar sua defesa.
A partir daí, o processo será remetido à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), que irá escolher o relator. O parlamentar irá elaborar um parecer que será apreciado pelos membros do colegiado. É nesta comissão que o presidente Temer poderá, no prazo de até dez sessões, apresentar sua defesa.
Depois da análise na CCJ, a denúncia deve ser levada ao plenário da Câmara, onde necessita receber ao menos 342 votos favoráveis para ser aceita. Se a denúncia for admitida por dois terços dos 513 deputados, Temer poderá ser julgado perante o STF. Caso contrário, ela será arquivada.

(ABr)

64 PÁGINAS

DENÚNCIA CONTRA MICHEL TEMER É LIDA NO PLENÁRIO DA CÂMARA
DEPOIS DA NOTIFICAÇÃO DE TEMER, DENÚNCIA CONTRA ELE SERÁ ENVIADA PARA A CCJ (FOTO: LUIS MACEDO/AG. CÂMARA)


GOVERNO TEM PRESSA: SE PUDER, PÕE EM VOTAÇÃO ANTES DO RECESSO

O comunicado que oficializa o recebimento da denúncia enviada à Câmara dos Deputados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) contra o presidente Michel Temer pelo crime de corrupção passiva foi lido hoje (29) no plenário da Casa. A leitura foi feita em sessão não deliberativa pela deputada Mariana Carvalho (PSDB-RO), segunda-secretária da Mesa Diretora, ao lado do presidente da Câmara, Rodrigo Maia. O documento tem 64 páginas e a previsão é que a leitura dure duas horas.
A leitura da denúncia no mesmo dia do seu recebimento revela a estratégia do governo de resolver o assunto rapidamente. Após a leitura, Temer será notificado a apresentar sua defesa no prazo máximo de dez sessões deliberativas, mas a idea é fazê-lo rapidamente.
No inquérito, Temer é acusado pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, de ter aproveitado da condição de chefe do Poder Executivo e recebido, por intermédio do seu ex-assessor Rodrigo Rocha Loures, “vantagem indevida” de R$ 500 mil. O valor teria sido ofertado pelo empresário Joesley Batista, dono do grupo JBS, investigado pela Operação Lava Jato.
A defesa do presidente Michel Temer argumenta que as provas contidas na denúncia não são concretas e que o presidente não cometeu nenhum ilício. Na terça-feira,Temer fez um proncuniamento em que classificou a denúncia de "peça de ficção" e questionou a atuação do procurador-geral Rodrigo Janot.
Rito
A denúncia foi protocolada logo cedo nesta quinta-feira pelo diretor-geral do STF. Ainda hoje, logo após o término da leitura em plenário, a presidência da República também deve ser notificada para manifestar sua defesa.
A partir daí, o processo será remetido à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), que irá escolher o relator. O parlamentar irá elaborar um parecer que será apreciado pelos membros do colegiado. É nesta comissão que o presidente Temer poderá, no prazo de até dez sessões, apresentar sua defesa.
Depois da análise na CCJ, a denúncia deve ser apreciada pelo plenário da Câmara, onde precisa receber ao menos 342 votos favoráveis para ser aceita. Se a denúncia for admitida por dois terços dos 513 deputados, Temer poderá ser julgado perante o STF. 

(ABr)

PROTOCOLADA

PRESIDENTE DO STF ENVIA DENÚNCIA CONTRA TEMER À CÂMARA DOS DEPUTADOS
O PROCESSO FOI RECEBIDO PELO SECRETÁRIO-GERAL DA MESA DIRETORA DA CASA, WAGNER PADILHA (FOTO: ALEX FERREIRA/ CÂMARA DOS DEPUTADOS)

TEMER TERÁ PRAZO DE 10 SESSÕES PLENÁRIAS PARA DEFESA NA CCJ

Sem a presença do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), o diretor-geral do Supremo Tribunal Federal (STF), Eduardo Silva Toledo, protocolou na manhã desta quinta-feira, 29, na Câmara dos Deputados a denúncia por corrupção passiva, feita pela Procuradoria-Geral da República (PGR), contra o presidente Michel Temer (PMDB). O processo foi recebido pelo secretário-geral da mesa diretora da Casa, Wagner Padilha.
Pelo regimento da Câmara, o primeiro secretário da mesa, Fernando Giacobo (PR-PR) notificará Temer sobre a chegada da denúncia. A partir da notificação, o presidente terá prazo de 10 sessões plenárias para se defender na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Caberá a essa comissão apreciar a admissibilidade do pedido da PGR. Concomitantemente à notificação de Temer, a denúncia terá de ser lida no plenário da Casa. Essa tarefa é da deputada Mariana Carvalho (PSDB-RO), que é segunda secretária da mesa.
Com a chegada da denúncia à Câmara, a expectativa agora é para o anúncio do relator do processo. O presidente da CCJ, Rodrigo Pacheco (PMDB-MG), já sinalizou que não indicará um aliado do governo para a função.
O julgamento de um presidente deve ser feito no Supremo Tribunal Federal (STF), porém, o processo só pode ser aberto após autorização no plenário da Casa. Ao menos dois terços dos parlamentares - isto é, 342 parlamentares - precisam votar favoráveis à abertura. 

(AE)

SANTA CRUZ - A EXPLICAÇÃO DE PRIMÃO

Thiago Primão explica melhora individual no Santa Cruz e baixo rendimento no começo

Thiago Primão atuando no empate contra o Figueirense, em partida realizada na Arena de Pernambuco

Meia vem atuando como segundo volante e tem sido relevante no time


O início da temporada não foi nada bom para Thiago Primão. O meia começou o ano bem abaixo do esperado e recebeu várias críticas por não atuar perto das expectativas. O atual momento é bem diferente e o atleta soube justificar o porquê. Posicionamento.

“Desde a pré-temporada, estava treinado como meia e 70% dos jogos atuei como jogador de beirada. Essas não são minhas características. Tentei ajudar o Santa Cruz a render da melhor forma possível. A partir do momento que consegui atuar mais por dentro, como meia ou como volante, consegui ajudar mais a equipe. Minhas características encaixam mais nessas funções. Nunca deixei de me dedicar e sempre estive feliz”, analisou o atleta.

Titular na cabeça de área nesta Série B, Primão só não entrou em campo uma vez nos dez jogos na competição. Situação que poderia aumentar a sua confiança na titularidade, mas que passa longe da sua mente. “Acho que não posso me acomodar. Quero ser titular em todo jogo e não temos apenas 11 jogadores. Já provamos isso. Entra jogador e sai jogador e o nível da equipe é o mesmo. Estou focado em cada jogo e quero me sentir cada vez melhor”.

Atuar contra o Oeste, uma das equipe mais inconstantes da competição, poderia ser encarado como um bônus pelo elenco do Santa Cruz. A oportunidade perfeita para se recuperar após três jogos sem vencer. Mas Primão pediu calma e concentração. “Conversamos e sabemos que dentro da Série B não tem jogo fácil. Estamos focados e determinados. Independentemente de ter torcida ou não temos que entrar para vencer.

Diario de Pernambuco

NÁUTICO - PRA SALVAR O NÁUTICO

Alvirrubros selam pacto pela paz política e para salvar o Náutico do rebaixamento

Ivan Brondi, Edno Melo e conselho deliberativo oficializam o chamado "pacto pela paz alvirrubra"

Futuro presidente, Edno Melo assume a vice-presidência financeira do Náutico


Após anos de guerra política, uma esperança de dias mais tranquilos no Náutico. Nesta quinta-feira, com a presença do atual presidente do executivo, Ivan Brondi, do futuro, Edno Melo, bem como do conselho deliberativo, Gustavo Ventura, foi oficializado o chamado "pacto pela paz alvirrubra", que resultará já de imediato em uma co-gestão das duas diretorias. Desta forma, Edno Melo já assume a vice-presidência financeira, enquanto seu vice, Diógenes Braga passa a integrar a diretoria de futebol, encabeçada por Emerson Barbosa. Ambos também presentes na solenidade. Ao mesmo tempo, a ação na Justiça que poderia anular a eleição do próximo dia 16 foi retirada.

Frases pelo pacto da paz alvirrubra

Porém, mais do que um gesto simbólico, o que o ato pretende, de imediato, é conseguir ainda salvar o Náutico do, hoje iminente, rebaixamento à Série C. Com apenas dois pontos, o time está afundado na lanterna, a dez pontos do Boa Esporte, primeiro clube fora da zona de rebaixamento. Para isso, a ideia é gerar, com o clima de paz, novas receitas para evitar os contantes atrasos salariais.

"A principal dificuldade que nós vamos ter é a obtenção de novas receitas. Mas acredito que com essa pacificação e harmonia a gente já sente outro clima no clube. Com isso vão chegar mais parceiros", afirmou Edno Melo.

"Muitos se afastaram do dia a dia do clube e hoje fico feliz em ver esse caminho inverso, satisfeitos com a nova realidade do clube. Do alvirrubro mais humilde ao mais relevante podem voltar. Divergências todos os clubes têm. Mas elas não podem ser maiores do que se pode fazer pelo clube", completou Gustavo Ventura.

"Estou convencido de que não existe outro meio para sairmos dessa situação que não seja macharmos unidos. Acredito nessa união e ela me dá ainda mais força para continuar os meus últimos seis meses de gestão", Ivan Brondi, presidente do executivo.

"Esse ato não foi fruto de uma decisão de uma pessoa só. Mas evidentemente, se não fosse o presidente Ivan Brondi, nada disso teria acontecido. O ato de grandeza foi realizado pelo presidente Ivan Brondi. Ele é o grande responsável", Gustavo Ventura, presidente do conselho deliberativo.

"Estou muito feliz com essa situação que o Náutico começa a viver. Essa união é verdadeira. Que essa tão propagada dicotomia do bem contra o mal que se instalou no clube se acabe", Edno Melo, futuro presidente do clube.


Diario de Pernambuco

SPORT - DURVAL NO BANCO

Luxemburgo exalta papel de Durval em título, mas sinaliza Henríquez como novo titular

"Coloquei o Durval pensando no jogo aqui e ganhamos Henríquez para o Brasileiro", disse

Treinador disse que "ganhou" o colombiano para o Campeonato Brasileiro


Para os mais atentos, a escalação de Durval na final do Campeonato Pernambucano representou uma certa surpresa. Afinal, o técnico Vanderlei Luxemburgo já havia sinalizado que Henríquez, titular diante do Santos, na partida que antecedeu a final estadual, seria mantido também no Sertão. Sendo assim, logo após a conquista diante do Salgueiro,  o treinador rubro-negro esclareceu por qual motivo decidiu apostar no retorno do capitão do time, que levantou o 19º troféu da carreira. Em seguida, porém, deu novamente a entender que o colombiano deve ter a vaga de volta para a disputa da Série A.

“Demos a resposta contra o Santos quando mudei a escalação para jogar aqui. Nesse jogo, foi importante a presença de um jogador porque ele sabe o que faz, conhece o Salgueiro, a história do Campeonato Pernambucano, que era o Durval. É um jogador alto. Coloquei o Durval pensando no jogo aqui e ganhamos Henríquez para o Brasileiro. Série A é um campeonato que você tem que estar muito atento”, declarou.

Com, no próximo domingo, diante do Atlético-PR, o Sport deve contar com Henríquez ao lado de Ronaldo Alves para formar a dupla de zaga da equipe. Outras mudanças também devem acontecer já que o treinador Vanderlei Luxemburgo pode contar com Osvaldo, que não estava inscrito para o Campeonato Pernambucano, assim como o volante Patrick. Os dois são considerados peças importantes do Leão.


Diario de Pernambuco

SANTA CRUZ - TIME PRATICAMENTE DEFINIDO

Adriano Teixeira mantém Derley, William Barbio e Augusto em time titular do Santa

Treino do time do Santa Cruz aconteceu sob forte chuva nesta quinta-feira, em Aldeia

Técnico manteve alterações do dia anterior para jogo contra o Oeste, sábado


Júlio César; Gabriel Vallés, Jaime, Bruno Silva e Roberto; Elicarlos, Derley e Thiago Primão; William Barbio, Augusto e Ricardo Bueno. Essa deve ser a escalação do Santa Cruz para enfrentar o Oeste neste sábado, em São Paulo. Ao menos é o que sinalizou o técnico Adriano Teixeira, após o treino desta quinta-feira, em Aldeia, no município de Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife. O comandante coral repetiu a escalação pelo segundo dia consecutivo e não deve mudar algo com apenas mais uma sessão de treinamento.

Sem a presença do meia Léo Lima, que não treinou pelo quarto dia consecutivo e ainda não teve o resultado dos seus exames divulgados, Thiago Primão assume a armação da equipe, Já Derley forma dupla com Elicarlos na cabeça de área e está pronto para sua reestreia. O que chamou a atenção é que o novo camisa 8 coral chegou por várias vezes na entrada da área e deu uma nova dinâmica à equipe.

No ataque, Augusto assumiu o posto de Bruno Paulo, que também está lesionado, e William Barbio ganhou a vaga de André Luis. A única mudança no time considerado titular foi a entrada João Paulo na vaga de Primão nos minutos finais da movimentação. Não porque o técnico desejava fazer alguma observação. A mudança ocorreu devido à uma pancada que o meia titular recebeu no tornozelo esquerdo. Apesar de colocar uma bolsa de gelo no local, Primão sinalizou que estava tudo bem na saída do treino e não deve ser dúvida para a partida deste sábado.


Diario de Pernambuco

NÁUTICO - FAZENDO MISTÉRIO

Beto Campos faz mistério, mas terá volta de Erick para partida decisiva contra o CRB

Após desfalcar o Náutico Erick está recuperado de um edema no ombro esquerdo e volta ao time

Prata da casa se recuperou de dores no ombro esquerdo e tem presença garantida diante dos alagoanos, na Arena de Pernambuco


Bem ao seu estilo, o técnico do Náutico Beto Campos encerrou os preparativos para o jogo desta sexta-feira, contra o CRB, na Arena de Pernambuco com mais um treino fechado à imprensa. Porém, entre os mistérios do treinador, uma certeza. Recuperado de um edema no ombro esquerdo, o atacante Erick tem presença garantida na partida, considerada decisiva para os alvirrubros, que somam apenas dois pontos, na lanterna da Série B.

O prata da casa, que já havia participado do trabalho reservado realizado na Arena de Pernambuco, voltou a participar da movimentação desta quinta-feira, no centro de treinamento do clube. "Erick treinou (na quinta) e vamos ter mais um trabalho. Em condições, ele vai para o jogo", confirmou Beto Campos. "A princípio fazemos treinos fechados para treinar algumas situações e termos um momento reservado com os atletas, até de cobrança. E isso fica interno", completou o comandante timbu.

Além do retorno do seu principal jogador, que não participou da derrota para o Guarani no último sábado, outras mudanças devem ser feitas na equipe. Uma obrigatória na lateral direita, já que Sueliton foi expulso diante do Bugre e cumpre suspensão. Além disso, Joazi segue em recuperação de um estiramento muscular. Assim, a única opção para o setor é o prata da casa David.

Já na lateral esquerda, que teve o zagueiro Feliphe Gabriel improvisado contra o Guarani, voltará a ter um jogador de origem, com Manoel e Jeanderson disputando uma vaga. "Utilizamos o Feliphe na lateral esquerda porque a gente precisava de mais marcação. Agora será um jogador da posição realmente", explicou Beto Campos

Outra possível alteração é no ataque, com Iago podendo ganhar uma oportunidade como titular na vaga de Gilmar.

Desta forma, a possível formação alvirrubra para o jogo contra o CRB será: Tiago Cardoso, David, Aislan, Breno Calixto e Manoel (Jeanderson); Amaral, Darlan e Giovanni; Erick, Vinícius e Gilmar (Iago).


Diario de Pernambuco

SPORT - DIVIDINDO O TÍTULO

Aliviado com título, Luxemburgo divide mérito com técnicos antecessores no Sport

Luxemburgo: "Eu cheguei para completar, com a minha competência e experiência, contribuir"

Treinador rubro-negro comandou o time apenas na final desta quarta-feira


A final desta quarta-feira foi o único jogo de Vanderlei Luxemburgo no Campeonato Pernambucano. A vitória por 1 a 0 sobre o Salgueiro, no Cornélio de Barros, deu o título estadual ao Sport e tirou um peso das costas do treinador. Após a partida, ele confessou que sabia da pressão que viria caso ele deixasse a taça escapar. Aliviado, dividiu os méritos com seus antecessores, Daniel Paulista e Ney Franco. 

"Para mim, foi um título importante. Se não ganhasse, a pergunta que eu ia ouvir aqui era 'Luxemburgo, e aí, você perdeu o título?'. Então foi importante por isso. Mas claro que temos que lembrar do Ney (Franco) e do Daniel (Paulista), que são merecedores também. Eu cheguei para completar, com a minha competência e experiência. Estão todos aqui de parabéns", afirmou Luxemburgo. 

Foi inevitável para o treinador não comentar sobre a polêmica com Tarcísio da Buzina, impedido por uma ordem judicial de entrar no estádio com seu instrumento. No lugar disso, uma orquestra de frevo ficou atrásdo banco do Sport, tocando sem parar. Com o título, Luxemburgo usou o bom humor ao tratar do assunto. "Não estou preocupado com isso. Quase dancei com a orquestra no final", brincou, inicialmente, o treinador, falando sério em seguida. "Acho que isso é uma coisa feia para o futebol brasileiro. Um cara ali atrás do banco para não deixar o profissional trabalhar. Isso não ajuda em nada", acrescentou.

Sobre a vitória diante do Salgueiro, Luxemburgo ressaltou a postura do Sport e o conhecimento do time sobre o adversário. "A gente sabia tudo o que eles iam fazer. Estudamos bastante e jogamos de acordo com o campo. Se fôssemos para a técnica, seria ruim", comentou o treinador. "Foi um jogo duro, difícil. Falei na palestra para os jogadores que tudo aquilo que o time deles vinha fazendo na Série C era para ser esquecido, porque iam fazer o jogo da vida deles"
.