RODRIGO MAIA É REELEITO PRESIDENTE DA CÂMARA COM 293 VOTOS
RODRIGO MAIA TEVE A CANDIDATURA QUESTIONADA NO STF E FOI LIBERADO NA NOITE DE QUARTA-FEIRA PELO MINISTRO CELSO DE MELLO PARA A DISPUTA (FOTO: REPRODUÇÃO/TV CÂMARA)
ARTICULAÇÃO COM 13 PARTIDOS GARANTIU CAMINHÃO VOTOS A MAIA
Em seu discurso antes da votação, que foi secreta, Maia afirmou que, se reeleito para comandar a Casa no biênio 2017-2018, vai trabalhar para que a Câmara seja um “parlamento reformista”. Ele defendeu a aprovação das reformas da Previdência e da legislação trabalhista para “tirar o Brasil do encilhamento”.
Maia também criticou a judicialização de sua candidatura por parte de seus adversários. “Muito se fala em independência da Câmara. Mas, mais uma vez, o ator principal da nossa eleição foi o Poder Judiciário. E por decisão dos próprios políticos”, disse o deputado, que teve a candidatura questionada no Supremo Tribunal Federal (STF). Na quarta-feira, porém, o ministro Celso de Mello autorizou a candidatura de Maia.
Em busca de apoio na Câmara, Maia articulou a formação de um bloco de 13 partidos que, juntos, somam 358 deputados.
Mesa Diretora
Além da reelegerem o deputado Rodrigo Maia para a presidência da Câmara, os deputados federais elegeram os parlamentares que integrarão os demais cargos da Mesa Diretora da Casa, considerados estratégicos para as atividades e para o jogo de poder legislativo.
Nos casos da 1ª vice-presidência e da 3ª secretaria, os deputados terão de votar novamente porque as eleições foram para segundo turno, que será realizado ainda na tarde desta quinta. Veja abaixo:
1º vice-presidente - foi para segundo turno
Fábio Ramalho (PMDB-MG)
Osmar Serraglio (PMDB-PR)
2º vice-presidente
André Fufuca (PP-MA) - eleito
1º secretário
Giacobo (PR-PR) - eleito
2º secretário
Mariana Carvalho (PSDB-RO) - eleita
3º secretário - segundo turno
JHC (PSB-AL)
João Fernando Coutinho (PSB-PE)
4º secretária
Rômulo Gouveia (PSD-PB) - eleito
Suplentes eleitos
Dagoberto (PDT-MS)
Pedro Uczai (PT-SC)
César Halum (PRB-TO)
Carlos Manato (SD-ES)
Nenhum comentário:
Postar um comentário