A largada para o Campeonato Pernambucano
Por ter perdido a decisão do 3º lugar em 2016, Salgueiro volta a disputar a fase inicial do Pernambucano
Estadual começa nesta quarta-feira com a primeira fase, que não terá Náutico, Santa Cruz e Sport. Competição marca a estreia do Afogados da Ingazeira na Série A1
A 103ª edição do Pernambucano terá início hoje. Ao todo, serão 12 equipes e 20 datas distribuídas em quatro fases até a grande decisão, no dia 7 de maio. Ainda sem o Trio de Ferro da capital, oito times entrarão em campo na 1ª rodada da fase classificatória. Afogados da Ingazeira, América, Atlético, Belo Jardim, Central, Flamengo de Arcoverde, Salgueiro, Serra Talhada e Vitória buscam se juntar a Náutico, Santa Cruz e Sport no hexagonal do título.
Com a redução de oito para seis datas na 1ª fase, a FPF abandonou o modelo de disputa onde todos se enfrentavam em jogos de ida e trabalhou um modelo inédito. Agora os clubes estão divididos em três grupos com três equipes, onde cada time fará seis jogos nesta 1ª fase, contra os integrantes das outras chaves. No final, as três equipes que somarem mais pontos na classificação geral conseguem vaga para o hexagonal do título. Os demais disputarão um hexagonal contra o rebaixamento.
A 1ª fase também definirá os representantes do estado no Brasileiro da Série D de 2018, exceto caso o Salgueiro esteja entre os três primeiros colocados. O Carcará volta a disputar a fase inicial após ficar de fora do Nordestão deste ano. Como já tem participação na Série C, a vaga seria decidida no hexagonal da permanência.
Tomando como base as campanhas na década, o Salgueiro desbancou o Central e reclamou para si o posto de favorito entre os intermediários. O Carcará vem em plena ascensão no cenário estadual e busca a consolidação com o inédito título para um clube fora da capital. Semifinalista em quatro dos últimos cinco campeonatos, e finalista em 2015, o Salgueiro ainda expande a boa fase a nível regional, com três participações na Copa do Nordeste, e nacional, em três disputas na Copa do Brasil.
Curiosidades
Sertanejos
Após cinco anos, o Sertão terá quatro clubes na disputa. As cidades de Afogados da Ingazeira, Arcoverde, Salgueiro e Serra Talhada sediarão jogos.
De volta
Estampando as cores do Fluminense e um símbolo semelhante ao do Corinthians no escudo, o Flamengo de Arcoverde voltará a jogar a Série A do Estadual após 18 anos.
Estreante
O Afogados é o único estreante. A Coruja, mascote do clube, manda os jogos no estádio Vianão, que tem capacidade para cerca de 1.700 torcedores.
Internet
Em caráter experimental, o Estadual terá os jogos da 1ª fase transmitidos ao vivo, pela internet. A primeira partida exibida será Vitória x América.
Ingressos
Novidade no regulamento, a FPF estabeleceu no artigo 19 o valor de R$ 40,00 (R$ 20 a meia) como mínimo a ser aplicado pelos clubes na venda de ingressos.
Arbitragem
O sistema de escolha dos árbitros se dará por meio de audiência pública e critério técnico. A FPF adotará um software, em que notas são atribuídas aos árbitros. Dessa maneira, os de melhor média serão sempre escalados.
Vídeo
O PE2017 será pioneiro no país na utilização do auxílio eletrônico externo, com a utilização do vídeo para verificar jogadas que sejam determinantes para o resultado das partidas.
Os grupos
Grupo A
Atlético, Belo Jardim e Salgueiro
Grupo B
América, Flamengo de Arcoverde e Serra Talhada
Grupo C
Afogados da Ingazeira, Central e Vitória
1ª rodada
15h
Flamengo x Belo Jardim
Vitória x América
Atlético x Afogados
20h
Salgueiro x Serra Talhada
Diario de Pernambuco
Nenhum comentário:
Postar um comentário