Com Daniel Paulista, risco de rebaixamento à Série B do Sport cai para marca inédita de 7%
Com duas vitórias em três jogos, Daniel Paulista alavancou o Leão a um patamar de maior tranquilidade
Antes do treinador ser efetivado, possibilidade de queda do Leão era de 34%
Com o término da 33ª rodada, o Sport alcançou uma marca animadora para um clube que luta contra o rebaixamento. Pela primeira vez, desde que se intensificou a briga contra o descenso, o risco de queda do Rubro-negro caiu para um dígito, segundo alguns dos principais sites especializados em projeções matemáticas do futebol nacional. De acordo com o Chance de Gol e o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais, restando apenas cinco jogos para o término da competição, o risco do Leão disputar a Série B em 2017 varia entre apenas 7,4% e 7,8%.
Para se ter uma ideia do avanço rubro-negro na busca pela permanência na Série A, após a derrota para a Chapecoense por 3 a 0, na 30ª rodada, último jogo do time sob a regência do técnico Oswaldo de Oliveria, o risco de rebaixamento do Leão chegou a ser de 34%. Com Daniel Paulista no comando, o Sport conseguiu duas vitórias (Vitória e Ponte Preta) e uma derrota (Palmeiras).
Contribuiu para a queda do risco de queda do time pernambucano, além dos resultados positivos, também a queda dos adversários diretos. Para se ter uma ideia, na última rodada, o Sport, ao lado do quase rebaixado América-MG, foi o único time a vencer do 7º lugar (Corinthians) para baixo.
Além disso, nas últimas cinco rodadas, dos times que compõem hoje a zona de rebaixamento, apenas o Coelho conseguiu somar vitórias. Antes do triunfo sobre o São Paulo, na última segunda-feira, já havia derrotado o Atlético-PR, também em casa.
Recorte em dez rodadas
Não por acaso, Sport e América-MG possuem as duas melhores campanhas dos times ameaçados de queda nas últimas dez rodadas, com 14 pontos somados, cada. Porém, como o rebaixamento do time mineiro é apenas questão de tempo (possui 99,1% de possibiliadade), o maior crescimento direto contra a queda coube, de fato, ao Sport, que abriu quatro pontos do Vitória, que abre a área de descenso.
"É sempre bom estar cada vez mais afastado da zona de rebaixamento e isso nos dá uma certa tranquilidade. Mas a gente sabe também que qualquer vacilo nosso e caso os times de baixo voltem a pontuar, a pressão e o sufoco vão voltar. Sabemos que cair agora de novo na zona vai dificultar ainda mais as coisas. Não podemos nos apegar a esses quatro pontos de vantagem, apenas", analisou o goleiro Magrão.
Risco de rebaixamento dos times
Entre 2% e 2,9%
Cruzeiro
Entre 7,4% e 7,8%
Sport
Entre 7,8% e 15,5%
Coritiba
Entre 21,8% e 28%
Internacional
Entre 56,9% e 59,2%
Vitória
Entre 91,7% e 96,3%
Figueirense
Acima de 99%
América e Santa Cruz
Diario de Pernambuco
Nenhum comentário:
Postar um comentário